O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Marina 23/01/2022

O retrato fatídico de Dorian Gray!!
Apenas decepcionada!! Óbvio que pra época e contexto em que esse livro foi escrito ele podia ser incrivelmente chocante, mas pra mim foi como se eu tivesse vendo minha alma se desfazer a cada capítulo.

Claramente da pra ver que Wilde sabia o que tava fazendo ( o cara era revolucionário)e é muito interessante como ele traz pros personagens um lado mais afeminado e sem pudor aos homens do século XIX ( som do tabu pré-histórico sendo quebrado).

Sobre construção de personagem, o Dorian é muito chato, mas também é muito ingênuo e ao longo da história se torna mais narcisista do que o próprio Narcisio, isso por conta de influências ao seu redor.
Henry é o próprio macho hétero top tóxico do século XXI, é um P*TA manipulador de M*RDA, simplificando INSUPORTÁVEL, PÉSSIMA INFLUÊNCIA.
Basil passou claramente o livro inteiro com dor de cotovelo por Dorian ter uma adoração doentia por Henry e com isso ser deixado como segunda ou nenhuma opção.
Já no ?relacionamento? entre Dorian e Sybil mostra claramente uma superficialidade, dando alusão de que a aparência é a única importante em um relacionamento e que você se apaixona por aquilo que alguém aparenta ser e não pelo que ela é de verdade.

Bem mais pra frente vemos que quanto mais se segue à vaidade extrema, mais a pessoa se perde no caráter e começa a se tornar uma pessoa repulsiva à si mesma e para as outras pessoas.

Apesar do livro trazer uma ótima crítica social, foi um livro que me deixou SUPER entediada, a cada capítulo era um mártire, nem mesmo o final me convenceu de gostar do livro. Enfim, foi uma ótima experiência de leitura, mas esse livro não foi pra mim!!
Gabriel Rodrigues 23/01/2022minha estante
Tá na minha meta desse ano ??.

Mayara 23/01/2022minha estante
Eu acho legal quando as pessoas sabem separar achar um livro chato/o livro não ser pra elas, de o livro ser ruim, eu me vi muito nessa sua resenha, com a diferença de que eu gostei mais.

Marina 23/01/2022minha estante
Simm!! Até pq eu achei que pra época que ele foi escrito, ele traz pensamentos muito atuais e isso faz o livro ser muito F*ODA!!

Giovana 27/04/2022minha estante
nossa sua resenha descreveu tudo o que eu to sentindo com esse livro
não tiro o mérito de ser um clássico e ser muito bem escrito, mas tá me entediando

Dhewyd 01/04/2022

Alma deteriorada
Oscar Wilde fora bastante corajoso em escrever esse livro. Naquela época havia leis na sociedade inglesa, que proibiam certos comportamentos, como por exemplo expressões de amor entre sexos iguais. Sendo que nesta obra, em algumas passagens, deixa subentendido que o pintor, Basil, estava apaixonado por Dorian Gray. Após a publicação e grandes e fervorosas críticas da imprensa, o autor fora processado e condenado há dois anos de prisão, por tentar incutir na sociedade Londrina pensamentos tão nefastos à época.
Com relação à obra, temos três principais personagens, o pintor Basil, amantes das artes e de um coração puro e de sentimentos bons; o Lord Harry, um homem já vivido e de reputação duvidosa, vive a vida a seu bel-prazer e não tem meias palavras, faz o que acha que vai lhe fazer feliz, independente de ferir outras pessoas e Dorian Gray, um jovem rapaz que herdou uma fortuna e que ainda não viveu o que tinha que viver e ainda está sujeito à formação de seu caráter, tanto para o bem quanto para o mau.
No começo da obra, Basil após demorado processo criativo, pinta um retrato de Dorian, e este retrato é uma verdadeira obra de arte... Descreveu com maestria a juvenil aparência do modelo, bem como suas feições ingênuas e puras.
Entretanto, toda essa pureza de Dorian vai mudando, através de pensamentos incutidos em sua cabeça por Harry, um dos quais dizia que toda a beleza que Dorian tinha no momento iria passar, que sua juventude seria apenas um momento, e que o tempo iria castigá-lo com todas as intempéries possíveis. Dorian então ficara desesperado a ponto de pensar que ninguém iria mais gostar dele, como se só a sua beleza fosse motivo de honra. Assim faz uma prefeitura desesperada para que nunca envelheça, que seja sempre jovem e bonito como o quadro que está à sua frente.
E do inesperado, se torna realidade, Dorian a partir desse momento não mais envelhece, e por contrário, a obra que sente os efeitos do tempo, mudando sobremaneira a aparência juvenil.
Entretanto, não só o tempo é refletido no retrato, mas também, todas as mazelas que Dorian começa a cometer em sua vida, também são refletidas na pintura. Enquanto Dorian leva uma vida indigna e sua face ainda aparenta santidade, todos esses pecados são maculados na face da pintura a tornando-a horrenda.
Livro muito bem escrito, que nos deixa a mensagem de que beleza física não é tudo, que não se pode vender sua alma visando viver de aparências, sendo que o final, seus desmantelos sempre serão cobrados.

Rosieee 17/12/2023

Um clássico
Me empolguei totalmente ao ler esse livro. Eu fui com sede ao copo e confesso que me surpreendi.
Certas vezes Dorian tinha a forma correta de fazer eu me irritar com ele e suas atitudes mesquinhas. O meio do livro me deixou incrédula com tamanha atrocidade teve com sua namorada atriz, no fim, concluí com meus olhos o quão destrutivo foram suas atitudes.
E tudo isso por culpa de um quadro e de sua vaidade.
Realmente um clássico sensacional.

Fran.5s 08/04/2020

Um clássico para refletir
O Retrato de Dorian Gray se trata de um clássico da literatura inglesa. A história se passa na era vitoriana, quando a sociedade ainda era extremamente conservadora. Oscar critica nessa obra vários valores e ideias da época.

Um livro original, profundo e reflexivo. Wilde apresenta, de maneira brilhante, as faces de Dorian Gray, um jovem puro que tem sua alma corrompida sob influência de um amigo libertino. O livro traz reflexões acerca do imprevisível comportamento humano, da valorização da aparência e de questões morais. Não é um livro fácil ou divertido de se ler, ele nos fazer pensar sobre a vida, sobre nossas ações e valores.
Ayan_lucca 08/04/2020minha estante
Preciso muito ler esse livro...

Fran.5s 08/04/2020minha estante
Não vai se arrepender.

Amaurijbarros 09/04/2020minha estante
Muito interessante

m.eduarda1 12/04/2023

O meu clássico favorito.
Eu estava tão ansiosa para ler e quando li, saí deste livro totalmente estupefata e querendo comprar todas as edições. A reflexão sobre o hedonismo, as consequências dos atos e todas as metáforas presentes em CADA contexto das páginas me faz ficar extasiada. O retrato de dorian gray é uma reflexão onde sua mente se pergunta constantemente como você lidaria ao olhar o reflexo da sua alma no espelho se pudesse. Um tipo de reflexão no qual muita das vezes não tem resposta por medo do que realmente somos, essa negação da natureza humana. GENTE, UM ESPETÁCULO DE LIVRO.
Carlos Nunes 12/04/2023minha estante
Concordo! Nada menos que ESPETACULAR!!

Laura Januário 12/04/2023minha estante
????????

Moon 08/06/2021

Uma perfeita descrição das vaidades humanas
É assim que eu começaria descrevendo esse livro. Dorian Gray representa tudo aquilo que o ser humano custa a evitar, nem sempre com sucesso. Ele representa a inocência juvenil, pela facilidade que tem de ser manipulado e, depois de manipulado, uma personalidade toda moldada em pecados surge. Ele se torna um ser totalmente soberbo, cheio de luxúria , orgulho e arrogância.

Cheia de metáforas, essa história mostra até onde o ser humano pode ir quando dá vazão às suas vontades imorais.

Vi claramente o personagem Harry como uma figura manipuladora, que existe na vida de todo mundo (o diabinho no ombro esquerdo) que faz de Dorian sua experiência antropológica perfeita, quando vai aos poucos inserindo ideias na cabeça do personagem principal que vão aos poucos moldando seu caráter.

Fica explícito o questionamento: o homem nasce mal ou a sociedade o corrompe?
Pheriannath 08/06/2021minha estante
Esse livro é uma obra prima

Fernanda Coelho 13/08/2023

Um rosto sem coração.
Dorian é um jovem encantador que se deixa influenciar de que a beleza é o bem maior de um ser humano. Convicto disso, vende sua alma para que apenas o seu retrato pintado pelo seu amigo Basil, revele as marcas do tempo e ele tenha sua juventude intacta.
Dorian se tornou tudo de mais desprezível em um ser humano. E o fim dele foi pouco perto do que merecia! ????

Mais uma LC concluída! ???

Maíra Marques 10/04/2022

É um livro sobre a vida, sobre o culto à beleza, à juventude. Também é um livro sobre rompimento, sobre romper nossa essência, ocultar nosso verdadeiro eu.
Os diálogos são incríveis e transformadores, com frases e trechos que nos fazem refletir sobre a sociedade, a arte, a amizade e o amor.
Além disso, tudo o que envolve esse livro e seu autor dão um sabor especial à leitura. Recomendo. Talvez seja meu clássico favorito.

Ester.Rezena 14/06/2021

Não achei que fosse gostar tanto...
Pra mim é difícil a leitura de clássicos, mas definitivamente este livro ganhou meu coração. Gostei de um personagem só e passei ódio com o resto. Cada parágrafo foi escrito com perfeição e de um modo que queria entrar na cabeça dos personagens e ouvir mais sobre.

Marix 02/07/2022

Muito incrível, de verdade. Algumas passagens são perfeitas. O livro entrega mais do que as nossas meras expectativas

Giutsudasombras 10/11/2022

Ou olha lá pro quadro...acho que to vendo um Zé Ruela
Meu menino Dorian...a juventude não te caiu bem viu, tadinho.
Puramente ganância, tinha tudo mas sempre queria mais e mais, sem aceitar o fato de que a beleza física se vai e que é necessário aceitar e deixa-la ir, com um toque de vaidade e egoísmo.
Um livro incrível, com uma leitura moderadamente difícil mas quando flui, flui demais, recomendo.
Além de ser um clássico, ele rompe com a narrativa do protagonista "bonzinho", torci pro Dorian se dar mal o livro todo, e no fim, tava em choque olhando e pensando "caramba...até no fim ele consegue ser medonho"
Ma-ra-vi-lho-so!

clarinha 04/09/2021

como uma pintura de uma tristeza, um rosto sem coração
o retrato de dorian grey é sem dúvidas um dos livros mais íntimos e sombrios que ja li em toda minha vida. podemos ver por dentro da mente de dorian e seus pensamentos mais profundos e angustiantes e sem duvidas a influência do henry sobre sua mente e ações.
esse livro é perfeito do início ao fim e mesmo sendo um classico, a leitura é muito fluida e a historia é muito boa, te faz entrar em uma batalha com o seu subconsciente e pensar sobre as motivações de dorian e como funciona a genialidade da mente do henry.
serio eu amei e recomendo tudo, nao deixo de falar que nada disso teria acontecido se o dorian tivesse feito terapia ou nunca ter conhecido o henry kk ???

Tangerina 06/09/2021

Eu gostaria de ter lido a edição física, e espero poder fazer isso em breve.

Num geral, foi uma história que me agradou em todos os pontos. No começo, eu me incomodei com a opinião de alguns personagens em relação a coisas específicas, mas em seu desfecho, tudo acabou se equilibrando.

Desde de muito nova, o gótico me encanta, e foi o que O Retrato de Dorian Gray me entregou.

liv 17/06/2021

Além das minhas expectativas
Comecei o livro totalmente desanimada, além de ser uma leitura obrigatória da minha escola, meu irmão já tinha lido porém abandonou. Demorei pra conseguir me sentir dentro da história, e a escrita maçante e difícil foi um dos motivos pelos quais eu não dei 5 estrelas. A história é muito boa, personagens complexos e eu fiquei completamente apaixonada. Li em praticamente 1 dia.

"Há coisas que são preciosas por não durarem."
Malu 17/06/2021minha estante
estou cm medo de comprar por ser uma leitura difícil

Irisssmithh 17/06/2021minha estante
É uma leitura difícil mesmo, pois a escrita é muito robusta por causa da década que foi escrita. Porém mas a história é incrível!

Júlia 04/07/2021

Achei que ia gostar mais, é um bom livro com alguns personagens irritantes. No fim eu até gostei do final, não tinha muito para onde ir.