O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Gabi F. 15/05/2022

Fácil entender porque esse livro é considerado um clássico. Leitura tranquila e fluida, com temas muito atuais. ?Todo retrato pintado com sentimento é um retrato do artista, não do modelo. O modelo é mero acidente, algo ocasional?.

dudapontes 24/07/2022

"Se não há prazer em ler ou reler um livro, é inútil até lê-lo uma única vez."
'O Retrato de Dorian Gray' é um grande clássico da literatura inglesa. Composto por vários parágrafos onde, por meio de uma escrita filosófica, gótica, misteriosa e um tanto perturbadora, nos identificamos em pelo menos alguma parte da história. Há muitos ensinamentos em cada capítulo, principalmente sobre o declínio de uma pessoa por influência de outra.
No início da história, Dorian Gray é uma pessoa inocente, um exemplo de menino; tanto que, quando adentrava os locais, as pessoas se sentiam envergonhadas por tamanha inocência e gentileza, levantavam e iam embora. No entanto, ao final da história, as pessoas passaram a se levantarem e iam embora por puro medo do que o rapaz poderia fazer. Dorian foi corrompido por Lord Henry Wotton. No entanto, Henry não é um homem mau, ele apenas coloca o prazer, a beleza e a juventude acima de qualquer outra coisa em sua vida. Ouso dizer que ele é o personagem mais importante da história, por tamanha influência sobre Dorian, por sua inteligência e cinismo, e por tantos comentários ousados que atrevia-se a dizer.
'O Retrato de Dorian Gray' é sobre como aquilo que temos em nosso interior vale muito mais do que mostramos por fora. É sobre deixar-se ser influenciado por outros, ainda mais num mundo onde temos a rede social e deixamos de ter opinião própria; passamos a querer pensar da forma que o outro pensa. É sobre entender que "Todos nós temos o céu e o inferno em nossa alma", segundo o próprio Dorian Gray. Não existe uma pessoa somente boa ou somente ruim. Somos seres humanos e o ser humano é feito de erros e acertos.
E não menos importante, o romance homossexual. Oscar Wilde jamais saberia que, com o mesmo livro em que faria maior sucesso, também condenaria sua vida. Foi muita coragem do autor ter escrito e publicado uma obra tão sagaz em um época onde, basicamente, todos os tópicos abordados eram considerados, para a lei e sociedade, como crimes e pecados.
É, de fato, uma história muito genial. Pretendo ler novamente quando estiver mais velha, com outra cabeça e mais maturidade. É sempre importante fazer releituras de obras que te faz refletir sobre a vida.

rafa 24/07/2022minha estante
q resenha boa uau

dudapontes 24/07/2022minha estante
Obrigada! :)

annacsfraccaro 05/06/2022

Talvez eu tente ler em outro momento
Achei o livro bem maçante, tive vontade de abandonar umas 1000 vezes, achei bem chato mesmo.
Porém, acho que vou dar uma outra chance para ele em um outro momento e talvez ler ele na versão física, não sei, vamos ver.
Emypeiixoto 23/07/2022minha estante
achei a mesma coisa

annacsfraccaro 23/07/2022minha estante
Não é? Sempre ouvi falar tantas coisas boas sobre esse livro, ai fui ler e foi meio decepção

Emypeiixoto 24/07/2022minha estante
Simmm, me falaram muito bem, só que sempre que eu sentava pra ler eu travava, e não fluía nada

annacsfraccaro 24/07/2022minha estante
Exatamente, eu lia e lia e a porcentagem não mudava, não sei se foi a edição do livro ou por ser e-book, mas foi insuportável ler esse livro

Emypeiixoto 25/07/2022minha estante
eu tentei ler ele, o livro físico mesmo, e mesmo assim não ia

annacsfraccaro 25/07/2022minha estante
Então vou deixar quieto, não quero passar raiva

KKKKKKKKKK recomendo ficar longe

Emypeiixoto 26/07/2022minha estante
Só que me falaram q o meio pro final é bom, q ele se transforma, um dia eu leio, pra poder falar q é ruim msm KKKKKKKK

annacsfraccaro 26/07/2022minha estante
Olha, eu achei tão maçante que chegou no final e eu só queria acabar logo mesmo, então não achei bom não kkkkkkk

Emypeiixoto 26/07/2022minha estante
KKKKKKKk ent nem vou perder meu tempo viu

annacsfraccaro 26/07/2022minha estante
As vezes você gosta, mas sei lá, não recomendo

larisreads 17/12/2022

Não esperava mais de um clássico
Gente vamos combina? Esse livro aqui é uma merda!!! Não entra na minha cabeça que alguém considerou uma história tão ruim um clássico.

E o pior ainda tem gente que julga um leitor que não gosta de clássico, gente mas se for pra ler um livro assim sem sentido nenhum, eu prefiro continuar com meus darks, fantasia e água com açúcar que entrega mais!
Brenda 17/12/2022minha estante
Eu penso a mesma coisa de Uma Amiga Genial! Me julgam horrores por detestar aquele livro

larisreads 17/12/2022minha estante
Esse eu nunca li, fala sobre o que?

Bellesbooks 20/12/2022minha estante
O que eu acho engraçado é que quando a pessoa não gosta de um clássico ou um hype vem um monte falar que vc não entendeu a obra ou te xinga de burro, eu tbm não curti o livro.

larisreads 20/12/2022minha estante
POIS É AMIGA!!!! o livro ruim pra porra mas eu que sou burra não o autor que é sequelado

Bellesbooks 20/12/2022minha estante
Kkkkkkkkkk, aí jesus

jeslendo 31/08/2022

Fiquei extremamente chateada quando descobri que a edição que tenho na estante, e li há mais de dois anos, era censurada. Então corri na mesma hora para encontrar a outra.

E foi uma leitura interessante. Não me lembrava muito da história em detalhes depois de tanto tempo e leituras entre ela, então foi como se tudo fosse uma enorme novidade.

É uma história muito bem escrita, com muitas críticas e com personagens interessantes, mas nem sempre para o seu melhor. Suas frases e pensamentos belíssimos sobre assuntos como a beleza e o amor inundam as linhas, me encantando a cada página. O final é impactante, ainda como bem me lembro.

Um dos, se não o único, clássicos que realmente amo.
persefonemortal 17/01/2023minha estante
Qual seria a edição sem censura? Necessito saber ??

Thathithas 27/08/2023

Uma alma corrompida
Qual o preço você estaria disposto a pagar pela juventude eterna? O quanto esse desejo te corromperá? E será que isso valerá realmente apena?

Dorian Gray experimento da fonte e com a certeza da imortalidade ele se corrompeu e levou outros com ele. Tantas camadas dispostas em um livro.

Saiu da leitura fascinada por um livro que nunca achei que fosse gostar.

Meu conselho é de uma chance aos clássicos eles nunca saem de moda. E sempre tem algo a nos ensinar. Mesmo quando vc acha que já conhece a história.

lui 06/01/2023

muito bom. bem escrito, leitura super fluida, coisa que não é comum para livros clássicos. gostei muito do final do livro e de como as coisas escalaram, apesar de ter um início um pouco chato.

só tirei meia estrela porque é muito misógino, foi difícil ler em uma parte

potranca 27/05/2021

O Retrato de Dorian Gray ou O Nosso Retrato??
Nesse momento existe duas de mim: a que existia antes desse livro e a que existe agora depois dessa leitura!

Como a grama do vizinho as vezes parece ser mais verde, não é mesmo?! Ou como a gente cobiça ter a vida parecida com a de alguém baseado nas aparências que ela aparenta, mas como não sabemos nem a pontinha do iceberg daquela vida!

Eu amei demaais essa história! Me fez refletir sobre como a sociedade descrita a tantos anos atrás é tão parecida com a que vivemos ainda hoje. E principalmente, me fez parar e pensar em tantos aspectos da minha vida!

Não achei o livro 100% perfeito. Algumas coisas que os personagens falam sobre as mulheres não me agradou algumas vezes, mas levando em conta que ele foi escrito no século 19 eu relevei! Os plot são previsíveis, mas mesmo assim quando eles chegam você sente como eles são necessárias e ótimos! E levando em consideração toda a obra, esses pontos não estragam em nada a experiência! É excelente! Já tô doida pra comprar o livro físico e fazer as milhares de marcações!!
Mi 29/05/2021minha estante
Amei! A resenha tá descrevendo os meus pensamentos! Tbm me desagradei de certos comentários, mas relevei devido à época. É um dos meus livros preferidos!

potranca 30/05/2021minha estante
Aaaa obrigada! ? Tbm se tornou um dos meus livros preferidos!

sorace 08/01/2023

ótimo
é realmente um livro muito bom com pensamentos e reflexões que me fizeram pensar bastante, mas a história em si me arrastou um pouco.
o final me surpreendeu, achei que terminaria de outra forma.
Giovanna 08/01/2023minha estante
uuuu vou ler

VeraCyntia 29/08/2021

Bom!
O livro narra a história de Dorian Gray, um jovem tímido, bonito e inconsciente do fascínio que provoca nas outras pessoas até conhecer o Lord Henry Wotton, um aristocrata que defende a vaidade e o gozo da vida com plenitude. Para o Lord, Dorian deveria aproveitar ao máximo sua juventude e tirar vantagem de seus atrativos físicos.
Tem momentos que tantos diálogos se tornam enfadonhos, bem cansativos. Mas o livro como um todo é bom e vale a leitura, sim. Principalmente por representar uma obra revolucionária na história do conservadorismo e moralismo social da época.

Jonas (@castelodepaginas) 09/06/2020

O Retrato de Dorian Gray
Fiz a resenha no meu blog, por favor acessem, se inscrevam e se gostarem adquira pelo link abaixo da obra

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/o-retrato-de-dorian-gray.html

Jamile.Almeida 01/07/2022

Quando um copo vazio?
E quando um copo vazio é preenchido por veneno?
Basil um pintor apaixonado por Doryan
Lord Henry que amava uma vida que não era a sua
Doryan que não amava ninguém além de si mesmo.
Esses são os três personagens envolvidos numa relação homoafetiva numa época em que a homossexualidade era crime, então é descrita nas nuances. Mas apesar desse tema ser o mais polêmico e comentado do livro (foi fonte para a acusação do Oscar Wilde - teoricamente bissexual - por tal crime). Esse é apenas um pano de fundo sobre a grande história!
A história de um jovem, lindo, rico, criado sem grandes laços, que idealiza uma vida hedônica fantasiada pelo Lord Henry? e tenta se eximir da culpa de seus atos! Quando o prazer próprio rompe qualquer barreira da moralidade, ética, criminalidade e ausência de compaixão para o próximo, como não conviver com a culpa? Assim o Doryan ?delega? todo o tipo de crueldade que pratica no caminho do seu bel prazer ao seu retrato, pintado pelo enamorado Basil!
Ah quem diga que Oscar Wilde utilizou o realismo mágico para essa transferência de culpa, tornando o pacto do diabo como algo real para a transfiguração do retrato e que esta era realmente visível? bem, não sou conhecedora da obra do autor e nem de literatura, só uma admiradora? mas interpretei tudo como uma metáfora a uma distorção de imagem? Doryan no ápice da culpa, distorce a imagem do retrato para se proteger! Uma fulga inconsciente! O retrato é escondido, ele segue com aquela imagem? o retrato envelhece pela ação do mofo e tempo, num sótão ? Basil o encontra e percebe as mudanças que o tempo fez nele? mas quem o vê pela primeira vez, ainda vê toda a beleza do garoto pintada.
Uma obra cheia de poesia! E lida num mês importante!

Felipe Augusto 13/10/2021

Sensacional
Já havia lido esse ano a edição censurada de O Retrato de Dorian Gray na edição da literatura clássica e não havia gostado da tradução mas é história é sensacional, agora lendo a edição sem censura da Biblioteca Azul fiquei mais admirado com a obra ainda porque tiverem um trabalho de tradução maravilhosa e textos de apoios simplesmente essenciais para entender o contexto da obra principalmente na época em que foi escrita. Recomendo demais essa edição para um melhor proveito dessa leitura.
Maria 13/10/2021minha estante
essa edição da Biblioteca Azul é maravilhosa! meu sonho ter ela aqui na minha estante! ?

Felipe Augusto 13/10/2021minha estante
Sim, esta edição é maravilhosa mesmo!!! ?

Ari Phanie 13/10/2021minha estante
Ótimo livro, né!? Vou reler algum dia, e essa edição é incrível. Morria de vontade de ter ela e consegui mês passado em uma troca aqui.

Felipe Augusto 13/10/2021minha estante
Que bom Ari!!!

milenagemir 24/03/2023

Boa leitura
Eu peguei esse livro para ler sem saber absolutamente nada sobre a história. o começo foi um pouco lento e as diversas páginas de descrição me incomodaram um pouco. mas a história realmente vale a pena e em boa parte nos envolvemos muito com a história. o Dorian é um personagem bem complexo e acontecem vários plots durante a trama. o toque de misticidade também me agradou! recomendo!
_izz.1d 24/03/2023minha estante
sim!! to lendo agora, e depois de uns 40% o livro fica imprevisível. to me surpreendendo mt positivamente com ele

Jamile.Almeida 29/06/2022

Quando um copo vazio
E quando um copo vazio é preenchido por veneno?
Basil um pintor apaixonado por Doryan
Lord Henry que amava uma vida que não era a sua
Doryan que não amava ninguém além de si mesmo.
Uma obra cheia de poesia! E lida num mês importante!