O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Giovanna 22/06/2021

sendo sincera, não tenho muito uma opinião formada sobre esse livro. a narrativa é bem fluida e os personagens são complexos, mas o único com quem eu realmente simpatizei foi o basil e coitado, deu no que deu. objetivamente falando é muito bom e é até bem interessante, mas não foi pra mim.

brearantes 28/11/2022

Resenha "O Retrato de Dorian Gray."
Me faltam palavras. Uma leitura surreal e impaciente a respeito do desfecho. Sensacional, o livro mais espetacular de minha estante. Personagens nada carismáticos são a marca registrada da obra, em função de se relacionarem com a realidade em que vivemos. Um espelho de cada um, creio eu, e uma crítica a se pensar.
Guilherme909 28/11/2022minha estante
Eu assistir o filme
Porém acredito que a leitura não ocultou os detalhes sombrios que o filme simplesmente entregou com o impacto visual. Futuramente gostaria muito de lê -lo

Bibi 09/08/2022

?????
Como assim acabou???
Ps:eu sei que essa é a versão censurada mas mesmo assim acho que o final é o mesmo na outra versao
Vanda 09/08/2022minha estante
Acho que o maior proveito do livro é a filosofia dele, esse desfecho me deixou com nó no peito kkkk, mas nem consigo imaginar um fim diferente

Victoria (Vic) 11/08/2022

Dorian Gray foi um verdadeiro desafio para mim. Tentei ler duas vezes mas acabei parando nos, ao meu ver, enfadonhos e prolixos primeiros capítulos. Pensei em abandonar, mas decidi persistir, teimosa de que não desistiria de ler um clássico.
Me sinto grata por ter continuado a ler aquela que viria a ser uma grande leitura. A jornada de Dorian Gray e as reflexões sobre juventude, vaidade, beleza, arte, o Mal e a corrupção, a influência de pessoas ruins sobre as outras inocentes, o ceticismo e etc são brilhantes. Me surpreendi com diversos acontecimentos e o final me deixou sem fôlego! Considero um dos melhores que eu já li.
A obra por vezes é cansativa, apesar de ser um livro curto considerei lento, Lorde Henry é insuportável (o maior palestrinha que eu já vi!) e a impressão que eu tinha é que havia diversas frases prontas, como se o autor, na verdade, quisesse escrever um ensaio. Porém, recomendo que os que tiverem dificuldade com a leitura, insistirem, pois o resultado é gratificante!

Maju Deolindo 18/03/2021

O retrato de Dorian Gray
Um livro escrito em 1890 mas é extremamente atual. Vai falar sobre as futilidades da vida e como as colocamos como item principal da nossa vida. E até que ponto o ser humano pode chegar para alcançar o "belo".

Mirela 19/08/2022

A vida foi a sua arte
Esse livro fala muito sobre desejos e a que custo vale realizá-los. Outro ponto importante são as consequências que iremos enfrentar frente à essas escolhas.
Muito se fala sobre o pecado e como as aparências enganam, como é citado no livro, não há maldade em um rosto angelical como o de Dorian Gray, a beleza e aparente pureza acaba por mascarar a podridão e coisas erradas feitas por ele.
Mostrar o lado egoísta e narcisista é algo arriscado frente às falsas aparências mantidas, mas por outro lado se faz necessário para nos questionarmos sobre não apenas nós, mas como a sociedade num geral e esse tipo de comportamento.

Sam 03/07/2021

A escrita não é muito como estou acostumado. Parágrafos tomam páginas inteiras, monólogos e pensamentos muitíssimo longos ocupam quase os capítulos inteiros, então posso dizer que foi uma experiência nova.
A história é cativante, ainda mais o significado e questionamento por trás, mas realmente é uma leitura mais arrastada e detalhista, não é para qualquer um.

Lu 10/02/2011

Tenho a impressão de que "O Retrato de Dorian Gray" é um desses livros que devem ser relidos no intervalo de alguns anos. A cada leitura, o livro revela uma nova camada, uma nova história.

Nesta primeira leitura, eu me diverti bastante com a ousadia que o Oscar Wilde teve ao escrever um romance como este em plena Era Vitoriana. Na figura de Lorde Henry, ele expôs suas opiniões sobre casamento, a sociedade do século dezenove, ética, arte...são um escândalo. Imagino que tenham xingado Wilde de tudo, mas nunca puderam dizer uma coisa: que ele não sabia escrever.

Do prólogo ao capítulo final, passando pelos diálogos, o texto do autor é... arte. Primoroso. E, embora Dorian seja o personagem central, acho que o grande destaque é Lorde Henry. Ele rouba a cena com suas tiradas afiadas. O diálogo entre ele e a prima, no final do livro, é sensacional!

Outro detalhe que me surpreendeu foi a maneira como, de uma crônica de costumes, a história sutilmente muda para o gênero da fantasia, chegando ao terror. isso é feito com muita habilidade pelo escritor. No todo, a história parece um passeio pela beirada abismo.

Enfim, é um livro que merece ser lido não apenas por ser um clássico, mas por ser um livro muito interessante, sob vários aspectos. E eu resolvi que não vou dar cinco estrelas, apesar de ter gostado muito, porque eu acho que ele peca um pouco pelo ritmo. Em alguns momentos, a leitura ficou um pouco arrastada. Mas é um livro extremamente atual e que merece ser lido ontem, hoje e sempre.

Recomendo.

Robélia 10/02/2011minha estante
Lu, muito boa a sua resenha!
Eu li esse livro quando era adolescente, imagina quanto tempo atrás... e ainda lembro de como fiquei impressionada com a estória. É um dos meus livros favoritos e pretendo rele-lo algum dia.
Bjs

Thai Mafra 22/02/2011minha estante
Gostei muito da sua resenha. Foi bem fiel às sensações que tive ao ler o livro.

Léia Viana 14/04/2011minha estante
Estou com muita vontade de ler este Livro, agora que saíu o filme a cho que assistirei primeiro para depois ler.

Heidi Gisele Borges 04/05/2011minha estante
Eu amo esse livro, é perfeito. Pra ter uma ideia, o nome do meu gato é Dorian Gray rs.
Tenho um caso de amor e ódio com o Lord Henry, ele fala demais, às vezes coisas que interessem, outras parece que ele se perde no assunto que está falando - e como fala! rs

Concordo que algumas vezes a leitura fica arrastada, exatamente nas partes em que o Lord Harry fala demais rs

Denise 06/12/2011minha estante
Um dos meus livros preferidos. Sua resenha me fez ter vontade de ler novamente!

Marcos 13/09/2012minha estante
De tanto recomendarem-no, decidi lê-lo.

Lis 23/11/2014minha estante
Concordo. O livro se arrasta em descrições de obras e poemas e sonetos e acaba perdendo em ritmo mesmo. Mas a mensagem foi ótima

Mari 19/05/2022

sou burra ou apenas n sou a maior fã de clássicos?
Confesso que esperava que outras coisas acontecessem mas o resultado geral foi ok. Dorian é um desgraçado e o Henry é pior, passei o livro xingando eles kkkkkkkkk
rayssa b 19/05/2022minha estante
no meu caso sei q sou burra, mas finjo que é porque não sou fã

kimberlly 22/05/2022minha estante
PSE, detestei esses dois

Daniel 08/07/2013

Indicado pelo Morrissey
Li O Retrato de Dorian Gray pela primeira vez quando tinha 17 anos, influenciado por uma entrevista do Morrissey (The Smiths é até hoje meu grupo de rock favorito), na qual ele dizia que adorava tudo o que Oscar Wilde tinha escrito.

Lembro que fiquei muito impressionado com a sagacidade dos diálogos, com a descrição dos ambientes, com o clima de suspense do enredo. Os personagens também eram marcantes: o dandy Dorian Gray, o atormentado pintor Basil e o cínico Lorde Henry, com suas incríveis frases de efeito (Há sempre um quê de ridículo nas emoções das pessoas que deixamos de amar, entre tantas outras).

Reli esta obra há pouco tempo, e me pareceu um livro bastante diferente do que eu lembrava, mas igualmente brilhante. Faz toda a diferença ler Dorian Gray na juventude e ler depois, na maturidade. Muito do cinismo do Lord Henry faz todo o sentido do mundo quando se começa a sentir o passar dos anos, a perda da jovialidade...

O melhor biógrafo de Oscar Wilde, Richard Ellmann, escreveu que Wilde via seus três personagens como refrações da sua própria imagem: Basil Hallward é o que penso que sou; Lorde Henry o que o mundo pensa que sou; Dorian o que eu gostaria de ser em outras épocas, talvez. (...) No entanto, ele é maior do que as três personagens juntas: elas reproduzem distorções ou reduções de sua personalidade, nenhuma chegando a produzir seu espírito magnânimo, sua espirituosidade ou a plenitude de sua criatividade.

Um livro brilhante, uma obra prima indiscutível da literatura universal.
John Gray 10/07/2013minha estante
Vc tem toda razão, comigo aconteceu a mesma coisa

David 31/07/2013minha estante
Lorde Henry é um gênio!

bruno 02/02/2022

"de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a própria alma?"

esse livro foi uma grande surpresa, não sabia quase nada sobre a história, somente sobre o retrato, amei muito a escrita do Oscar wilde, achei bastante filosófica e poética.

algumas falas de um personagem específico?vulgo Harry palestrinha?me incomodou bastante, porém acredito que esse era o intuito, para mostrar a influência negativa dele sobre o dorian.

é um bom retrato da sociedade da época, uma grande crítica da supervalorização da beleza e a superficialidade das pessoas.
Valdir.Lopes 03/02/2022minha estante
Livro que também chama minha atenção. Preciso revisitá-lo

JAlia.Desimon 23/04/2023

Chato
Achei uma chatice cansativo de ler e arrastado, esperava bem mais PORÉM o final foi tudo isso eu achei legal enfim não sei pq acham esse livro tão incrível
Manu 23/04/2023minha estante
Tive a mesma impressão, ele é muuuito parado, mas acredito que o hype dele é porquê foi escrito em uma época em que ser gay era proibido e o autor do livro até chegou a ser preso pela obra

Geraldo Marçal 08/04/2021

O intrigante RETRATO DE DORIAN GRAY.
Espetáculo !!
Um livro escrito de forma engenhosa e de maneira distintamente deslumbrante, a história de Oscar Wilde de um jovem elegante que vende sua alma pela juventude e beleza eternas.

Com um enredo cativante e envolvente, o livro nos convida a mergulhar sem cerimônias em um mundo marcado por vaidades, preconceitos e sentimentos outros, os quais permeiam a vida dos viventes que ardentemente desejam viver a vida de forma intensa sem abrir mão de nenhum dos seus prazeres disponíveis.

O livro termina exatamente como deveria terminar. #soacho .

elisarss 02/05/2021

As Influências de Dorian Gray. (editada)
Ouvi muita gente falando bem deste livro e resolvi arriscar na leitura. Devo admitir que superou todas as minhas expectativas!!!

Há um trecho do livro que o descreve quase por completo, e pode ser encontrado na página 221 desta edição:
"Dizem que as paixões obrigam o nosso pensamento a caminhar em círculo vicioso. Realmente, com terrível insistência, os lábios de Dorian Gray murmuravam e tornavam a murmurar com amargor as palavras sutis que se referiam à alma e aos sentidos. Até que ele encontrou sua expressão plena e profundo sentido, como se se identificassem com seu estado de espírito e justificassem, por aprovação intelectual, as paixões que, sem aquela justificação, continuariam dominando seu temperamento."

Oscar Wilde conseguiu abordar temas que são muito atuais, apesar de ser um livro antigo. Ele mostra com nitidez que a juventude fascina a todos e que, muitas vezes, tentamos nos agarrar a ela para que dure para sempre.

O personagem Dorian Gray, ao receber um quadro que o retratava, desejou que a sua juventude fosse eterna e que o retrato contivesse todos os seus pecados (por assim dizer). Este retrato acabou sendo como um "espelho" para ele, revelando a sua alma enquanto seu corpo continuava intacto aos males da vida.

Chegou um momento em que o próprio Dorian tinha receio de olhar o seu retrato, simplesmente por medo do que poderia encontrar nele. Durante muito tempo, o personagem foi guiado pelos prazeres, o que contribuiu com a negritude de sua alma.

"O Retrato de Dorian Gray" merece mais do que 5 estrelas. Este clássico deveria ser lido por todos, pois as reflexões contidas nele - a respeito da vaidade, do egoísmo e de muitos outros desafios encarados na atualidade - são excelentes!!
Marcos Aurélio 02/05/2021minha estante
Leio? Rs... Acho que sim, embora tenha ficado com receio de ler sua resenha até o fim, e me deparar com spoiler.

elisarss 02/05/2021minha estante
Olha, é um livro que eu indico com toda certeza!! A história é muito envolvente

Marcos Aurélio 02/05/2021minha estante
Obrigado Elisa!

Pablo.Almeida 03/05/2021minha estante
Ta na minha meta pra esse ano?

Bia 02/07/2021minha estante
Amei de mais esse livro!!!

Marina 23/01/2022

O retrato fatídico de Dorian Gray!!
Apenas decepcionada!! Óbvio que pra época e contexto em que esse livro foi escrito ele podia ser incrivelmente chocante, mas pra mim foi como se eu tivesse vendo minha alma se desfazer a cada capítulo.

Claramente da pra ver que Wilde sabia o que tava fazendo ( o cara era revolucionário)e é muito interessante como ele traz pros personagens um lado mais afeminado e sem pudor aos homens do século XIX ( som do tabu pré-histórico sendo quebrado).

Sobre construção de personagem, o Dorian é muito chato, mas também é muito ingênuo e ao longo da história se torna mais narcisista do que o próprio Narcisio, isso por conta de influências ao seu redor.
Henry é o próprio macho hétero top tóxico do século XXI, é um P*TA manipulador de M*RDA, simplificando INSUPORTÁVEL, PÉSSIMA INFLUÊNCIA.
Basil passou claramente o livro inteiro com dor de cotovelo por Dorian ter uma adoração doentia por Henry e com isso ser deixado como segunda ou nenhuma opção.
Já no ?relacionamento? entre Dorian e Sybil mostra claramente uma superficialidade, dando alusão de que a aparência é a única importante em um relacionamento e que você se apaixona por aquilo que alguém aparenta ser e não pelo que ela é de verdade.

Bem mais pra frente vemos que quanto mais se segue à vaidade extrema, mais a pessoa se perde no caráter e começa a se tornar uma pessoa repulsiva à si mesma e para as outras pessoas.

Apesar do livro trazer uma ótima crítica social, foi um livro que me deixou SUPER entediada, a cada capítulo era um mártire, nem mesmo o final me convenceu de gostar do livro. Enfim, foi uma ótima experiência de leitura, mas esse livro não foi pra mim!!
Gabriel Rodrigues 23/01/2022minha estante
Tá na minha meta desse ano ??.

Mayara 23/01/2022minha estante
Eu acho legal quando as pessoas sabem separar achar um livro chato/o livro não ser pra elas, de o livro ser ruim, eu me vi muito nessa sua resenha, com a diferença de que eu gostei mais.

Marina 23/01/2022minha estante
Simm!! Até pq eu achei que pra época que ele foi escrito, ele traz pensamentos muito atuais e isso faz o livro ser muito F*ODA!!

Giovana 27/04/2022minha estante
nossa sua resenha descreveu tudo o que eu to sentindo com esse livro
não tiro o mérito de ser um clássico e ser muito bem escrito, mas tá me entediando