O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Tangerina 06/09/2021

Eu gostaria de ter lido a edição física, e espero poder fazer isso em breve.

Num geral, foi uma história que me agradou em todos os pontos. No começo, eu me incomodei com a opinião de alguns personagens em relação a coisas específicas, mas em seu desfecho, tudo acabou se equilibrando.

Desde de muito nova, o gótico me encanta, e foi o que O Retrato de Dorian Gray me entregou.

Felipe 14/03/2022

Difícil
Achei o livro bastante interessante, mas talvez pelo período escrito julguei de difícil leitura. Dorian prova de tudo um pouco do mundo mas assim como alguns homens atormentam-se repentinamente por seus feitos, ele o faz. Todavia, não carrega consigo as dores e o tempo vivido e sim, em um retrato. A concepção de pecado, vivência, moral e tempo vivido são fantásticas, quando analisadas pela pintura de sua alma.

Júlia 04/07/2021

Achei que ia gostar mais, é um bom livro com alguns personagens irritantes. No fim eu até gostei do final, não tinha muito para onde ir.

KC.bookstan 12/01/2022

O Retrato de Dorian Gray
Seria possível um quadro pintado refletir a alma de uma pessoa? É exatamente isso que acontece nesse livro e com Dorian Gray. O começo me prendeu muito, estava interessada na história e ansiosa pelo fim. No meio eu achei que a escrita ficou maçante, páginas e páginas e não levava a lugar nenhum. O final eu achei que poderia ter se extendido um pouco mais, mas a história em si é bem filosófica, bem como as diversas falas presentes no livro, e com certeza vc vai refletir um pouco. Achei o livro denso no meio. Talvez por ter sido um dos primeiros clássicos que eu li e por eu ter visto o filme antes de ler o livro isso pode ter influenciado na minha experiência de leitura. Talvez eu releia esse livro daqui um tempo. Dei 3,5 estrelas justamente porque eu não me conectei muito com a história ao decorrer do livro, mas eu o recomendo. Talvez dê certo pra vc, especialmente se vc tiver o hábito de ler clássicos e souber lidar com livros densos.

Karla Lima @seguelendo 05/03/2023

Resenha Segue lendo
O Retrato de Dorian Gray é uma daquelas obras que marcam a história da literatura. O enredo, que aborda temas como a imortalidade, perfeição e moralidade causou polêmica antes mesmo de sua publicação. Foi considerado imoral pela sociedade da época, carregada de puritanismo e apegada a valores rígidos.

A história centra-se em Dorian Gray, um homem jovem e muito belo, que é retratado pelo artista Basil Hallard.

Ao contrário de muitas histórias do período, aqui temos um livro escrito no século XIX com uma premissa simples, direta, de fácil entendimento e com uma narrativa que flui sem maiores percalços.

A força do livro está em seus personagens, na exploração de fatores psicológicos e no aprofundamento de suas personalidades. Dorian Gray, por exemplo, é um protagonista mesquinho, egoísta, que não percebe a influência e o fascínio que gera em outras pessoas. A princípio, ele se projeta como um rapaz profundo, apaixonado pela arte e pela vida, porém ao primeiro sinal de contrariedade, a frustração o faz se revelar de forma impiedosa. E é através dessa forma de comportamento que vemos o desdobramento da trama.

Para mim, foi uma leitura muito rápida, mesmo que eu não tenha conseguido me apegar aos personagens. Li com certa distância e na maior parte do tempo a obra me despertou raiva. E isso é bom. Livros que são capazes de despertar os nossos sentimentos mais primitivos são aqueles que conseguem nos alcançar de forma verdadeira.

Ouso dizer que talvez seja justamente por explorar tão bem o aspecto humano que Oscar Wilde tenha tornado sua obra atemporal. Considerado “indecente” em 1890, tendo sido editado para se adequar melhor à sociedade, O Retrato de Dorian Gray sobreviveu ao crivo do tempo e se tornou um clássico.

Mais do que recomendo. Creio que seja uma obra que deva fazer parte de toda biblioteca pessoal e que todo leitor, uma vez na vida, deva mergulhar nessa história que, mesmo com mais de um século, aborda aspectos da humanidade que continuam, e continuarão, atuais.

Você já leu O retrato de Dorian Gray? Qual edição? Gostou? Se ainda não leu, pretende ler?

site: https://www.instagram.com/p/Ck9qh58LFPQ/
Georgia.Paula 05/03/2023minha estante
Meu clássico favorito

Michela Wakami 07/09/2020

Embora tenha achado a leitura arrastada em muitos pontos, achei o livro bastante reflexível.
Até aonde os nossos desejos, podem nos levar, quando realizados?

Matheus 22/02/2024

Um dos maiores baques literários que li ultimamente
Livro: O Retrato de Dorian Gray
Autor(a): Oscar Wilde
Faixa etária: +16
Nota: 5/5 favoritado

Isso sim pode ser chamado de um verdadeiro clássico da literatura. "O Retrato de Dorian Gray" é uma obra atemporal escrita por Oscar Wilde, publicada no fim do século XIX e, minha nossa, esse aqui chegou com tudo e conquistou o seu lugar nas leituras de 2024.

Dorian Gray tem uma beleza impressionante. Seus brilhosos cabelos dourados, seus lábios avermelhados e seu rosto jovial encantavam a todos os homens e mulheres da época. Foi, inclusive, isso que deu a Basil, um renomado pintor, a fazer um belo retrato de Dorian Gray: a sua obra-prima, a mais bela de todas.

No mesmo dia, Dorian conhece Lord Henry: um homem influente e que ensina Dorian a valorizar futilidades como a beleza exterior, desprezando a anterior, e buscar o prazer, não o amor. Com a lábia de Henry, Dorian Gray é corrompido e, indiretamente, "vende a sua alma" num acordo para não envelhecer, prezando pela sua beleza jovial e modificando o seu quadro.

A partir disso, o retrato vai se modificando a cada ato cruel ou libidinoso cometido por Dorian. O livro vai retratar sua mudança, e trazer assuntos muito interessantes e necessários para a sociedade.

Eu sempre soube que amaria esse livro. Desde meus primeiros contatos com o mundo literário eu ouvi falar do renomado "O Retrato de Dorian Gray" mas eu nunca me interessei muito na leitura. Até um dia em que eu estava vendo um vídeo no YouTube de "melhores leituras de 2023" e a booktuber falou dele. Então, como minha lista é como um coração de mãe - sempre cabe mais um - eu adicionei na minha TBR de prioridades de 2024.

Se você quer ler um livro clássico que desmistifica totalmente aquele estigma de que clássicos são livros difíceis e tediosos, Dorian Gray é a melhor das opções. São pouquíssimas páginas, as quais passam bastante rápido, e é uma história que deixa você com vontade de devorar inteira em um único dia, apesar das reflexos duras e cruas que precisam ser bem mastigadas e que deixam você olhando para o teto. Sem contar as diversas críticas sobre temas super importantes.

Essa é uma daquelas leituras que muda totalmente o modo que você enxerga você, o outro e o mundo como um todo. Garanto que se você começa essa leitura de um jeito X, você terminará de um jeito Y (no bom sentido). Esse é um dos livros mais lindos, sombrios e necessários que eu já me deparei até hoje.

E outra, você sabia que Oscar Wilde foi preso quando publicou esse livro? Pois é, lá em 1800 e bolinha a galera não era lá tão aceptiva para as críticas revolucionárias que o Oscar trouxe, principalmente às indiretas tão duras à sociedade que ele faz na leitura.

Essa leitura é uma verdadeira crítica ao hedonismo e sobre debruçar-se sobre os prazeres carnais, afinal, né, nós somos pessoas racionais e, apesar de agirmos as vezes de modo confundível, não somos animais selvagens. De todas as críticas, a maior de todas é à valorização do amor e a não-valorização dos prazeres. Muitas vezes as pessoas fazem isso indiretamente e tal e foi esse um dos pontos que corrompeu o Dorian.

Eu recomendo demais esse livro para absolutamente todo mundo. Acho que toda e qualquer pessoa deveria dar uma chance a ele na vida porque ele é extremamente, extremamente necessário.

É um livro sobre valorizar sua beleza interna, e por ela sobre a extrema. É sobre ser crítico, ter princípios fortes e não deixar que o influenciem fácil. É sobre a capacidade de que uma pessoa com palavras bonitas tem de lhe modificar completamente, seja pro bem ou pro mal. É sobre a beleza das artes e a valorização delas e de si mesmo, mas com moderação. É sobre a vaidade e o quanto ela pode fazer mal a alguém. É sobre se tornar uma má pessoa e se arrepender quando já é tarde demais.
mari 22/02/2024minha estante
simplismente CARACA

Matheus 22/02/2024minha estante
É PERFEITÍSSIMO

Juan199 23/02/2024minha estante
Quem dera a escola passasse um pouco de literatura estrangeira ?

Matheus 23/02/2024minha estante
Simmm!!

Douglas 16/01/2022minha estante
Bem legal esse livro. ?

rafamassagardi 02/11/2023

"Existe algo de fatal em um retrato. Ele tem vida própria."
O retrato de Dorian Gray é um livro altamente filosófico e artístico, com uma história simplesmente genial que gira em torno de reflexões à respeito da beleza, da juventude e do pecado.
Nesse sentido, a corrupção gradual do Dorian é surpreendente: aquilo que começa com a vaidade culmina em crimes horrendos. E em meio a tudo isso, o protagonista conserva a face da inocência e da meninice imaculada.
"Mas ali estava um símbolo visível da degradação do pecado. Ali estava um sinal onipresente da ruína a que os homens levavam as suas almas."
O uso da irônico e poético da linguagem é maravilhoso, e adorei as referências frequentes à Filosofia, às Artes e à História.
Enfim, leiam!!
stvonnie 04/11/2023minha estante
Esse livro é TÃO bom! Um dos meus clássicos favoritos. A forma como o Oscar Wilde escreveu esse livro foi magnífica!

rafamassagardi 05/11/2023minha estante
Demais! É muuito bom??

Amanda 18/12/2022

E sim uma boa leitura, o começo é ótimo cheio de coisas chamativas, o meio é batido não é tao bom quando o começo mas é muito bom também, o final que final foi essa gente, não acredito até hoje.

keyla 17/02/2022

nunca imaginei que essa história seria tão intensa. Wilde sofreu por conseguir se expressar de maneira tão pura em um livro tão artisticamente escrito. (também: recomendo muito a edição da Biblioteca, que contempla a versão original da obra com várias notas exemplificando o contexto histórico).
Geo 17/02/2022minha estante
To doida pra ler

keyla 17/02/2022minha estante
geo, espero que você goste :)

pizarrel 18/02/2022minha estante
Tenho muita vontade de ler, só que medo de achar ruim kkkkkkkk

keyla 18/02/2022minha estante
tem umas partes bem paradas que são só os pensamentos dos personagens e usa MUITA metáfora, se vc gosta de filosofia, arte e psicologia vai gostar do livro

pizarrel 18/02/2022minha estante
só de psicologia e arte, não suporto filosofia kkkk

keyla 18/02/2022minha estante
Israel, isso é filosofia pura kkkkk o Lorde Henry só abre a boca pra falar de filosofia kkkkk

pizarrel 18/02/2022minha estante
ai Deus, queria gostar de filosofia, mas é tão chato

keyla 18/02/2022minha estante
literatura cristã não tem filosofia?

Michela Wakami 19/02/2022minha estante
Fiquei muito feliz por você ter gostado. ??????????
É um livro marcante.

pizarrel 19/02/2022minha estante
não, é mais bíblia mesmo kkkkkk, ao menos as que eu consumo

ah!! não sabia..

keyla 19/02/2022minha estante
verdade, Michela. imagino como foi pra época

Michela Wakami 19/02/2022minha estante
Sim.

pizarrel 19/02/2022minha estante
mas tem os mais complexos, que usam filosofia mesmo, mas ainda não cheguei nesse nível kkkkk

keyla 19/02/2022minha estante
eu não sei exatamente o que se encaixa em literatura cristã

pizarrel 19/02/2022minha estante
eu entendo por todo o globo de livros que abordam a temática cristã mesmo

faz sentido

Darky 19/11/2021

"Como a pintura de uma tristeza Um rosto sem coração."
Sem dúvidas, uma obra fantástica, sendo um dos maiores clássicos da literatura inglesa.
Com forte influencia de personagens como Narciso da literatura grega e Fausto de Goethe, a obra de Oscar Wilde se mostra um romance filosófico cheio de críticas ao moralismo exagerado e hipócrita na era vitoriana, época em que foi publicado (1890). Embora o autor pertencesse ao movimento conhecido como Esteticismo, O Retrato de Dorian Grey possui passagens profundas sobre a natureza humana que, quando contextualizado com a época e vida do autor, torna está obra ainda mais magnífica.
Viollet 19/11/2021minha estante
pls!! quero mt ler a versão sem censura!!

Caio Gouveia 19/11/2021minha estante
Excelente resenha!

tete 02/04/2022

QUE LIVRO BOM!!!!! Juro por tudo, só consigo ver o Dorian Gray como Ben Barnes, não tem jeito. Que sabor

Thaís 28/12/2020

oscar wilde foi um gênio, esse livro é simplesmente incrível.... o jeito que ele constrói Dorian Gray e como ele foi "corrompido" e o final... perfeito!

dudapontes 24/07/2022

"Se não há prazer em ler ou reler um livro, é inútil até lê-lo uma única vez."
'O Retrato de Dorian Gray' é um grande clássico da literatura inglesa. Composto por vários parágrafos onde, por meio de uma escrita filosófica, gótica, misteriosa e um tanto perturbadora, nos identificamos em pelo menos alguma parte da história. Há muitos ensinamentos em cada capítulo, principalmente sobre o declínio de uma pessoa por influência de outra.
No início da história, Dorian Gray é uma pessoa inocente, um exemplo de menino; tanto que, quando adentrava os locais, as pessoas se sentiam envergonhadas por tamanha inocência e gentileza, levantavam e iam embora. No entanto, ao final da história, as pessoas passaram a se levantarem e iam embora por puro medo do que o rapaz poderia fazer. Dorian foi corrompido por Lord Henry Wotton. No entanto, Henry não é um homem mau, ele apenas coloca o prazer, a beleza e a juventude acima de qualquer outra coisa em sua vida. Ouso dizer que ele é o personagem mais importante da história, por tamanha influência sobre Dorian, por sua inteligência e cinismo, e por tantos comentários ousados que atrevia-se a dizer.
'O Retrato de Dorian Gray' é sobre como aquilo que temos em nosso interior vale muito mais do que mostramos por fora. É sobre deixar-se ser influenciado por outros, ainda mais num mundo onde temos a rede social e deixamos de ter opinião própria; passamos a querer pensar da forma que o outro pensa. É sobre entender que "Todos nós temos o céu e o inferno em nossa alma", segundo o próprio Dorian Gray. Não existe uma pessoa somente boa ou somente ruim. Somos seres humanos e o ser humano é feito de erros e acertos.
E não menos importante, o romance homossexual. Oscar Wilde jamais saberia que, com o mesmo livro em que faria maior sucesso, também condenaria sua vida. Foi muita coragem do autor ter escrito e publicado uma obra tão sagaz em um época onde, basicamente, todos os tópicos abordados eram considerados, para a lei e sociedade, como crimes e pecados.
É, de fato, uma história muito genial. Pretendo ler novamente quando estiver mais velha, com outra cabeça e mais maturidade. É sempre importante fazer releituras de obras que te faz refletir sobre a vida.

rafa 24/07/2022minha estante
q resenha boa uau