O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Jamile.Almeida 29/06/2022

Quando um copo vazio
E quando um copo vazio é preenchido por veneno?
Basil um pintor apaixonado por Doryan
Lord Henry que amava uma vida que não era a sua
Doryan que não amava ninguém além de si mesmo.
Esses são os três personagens envolvidos numa relação homoafetiva numa época em que a homossexualidade era crime, então é descrita nas nuances. Mas apesar desse tema ser o mais polêmico e comentado do livro (foi fonte para a acusação do Oscar Wilde - teoricamente bissexual - por tal crime). Esse é apenas um pano de fundo sobre a grande história!
A história de um jovem, lindo, rico, criado sem grandes laços, que idealiza uma vida hedônica fantasiada pelo Lord Henry? e tenta se eximir da culpa de seus atos! Quando o prazer próprio rompe qualquer barreira da moralidade, ética, criminalidade e ausência de compaixão para o próximo, como não conviver com a culpa? Assim o Doryan ?delega? todo o tipo de crueldade que pratica no caminho do seu bel prazer ao seu retrato, pintado pelo enamorado Basil!
Ah quem diga que Oscar Wilde utilizou o realismo mágico para essa transferência de culpa, tornando o pacto do diabo como algo real para a transfiguração do retrato e que esta era realmente visível? bem, não sou conhecedora da obra do autor e nem de literatura, só uma admiradora? mas interpretei tudo como uma metáfora a uma distorção de imagem? Doryan no ápice da culpa, distorce a imagem do retrato para se proteger! Uma fulga inconsciente! O retrato é escondido, ele segue com aquela imagem? o retrato envelhece pela ação do mofo e tempo, num sótão ? Basil o encontra e percebe as mudanças que o tempo fez nele? mas quem o vê pela primeira vez, ainda vê toda a beleza do garoto pintada.
Uma obra cheia de poesia! E lida num mês importante!

Felipe Augusto 13/10/2021

Sensacional
Já havia lido esse ano a edição censurada de O Retrato de Dorian Gray na edição da literatura clássica e não havia gostado da tradução mas é história é sensacional, agora lendo a edição sem censura da Biblioteca Azul fiquei mais admirado com a obra ainda porque tiverem um trabalho de tradução maravilhosa e textos de apoios simplesmente essenciais para entender o contexto da obra principalmente na época em que foi escrita. Recomendo demais essa edição para um melhor proveito dessa leitura.
Maria 13/10/2021minha estante
essa edição da Biblioteca Azul é maravilhosa! meu sonho ter ela aqui na minha estante! ?

Felipe Augusto 13/10/2021minha estante
Sim, esta edição é maravilhosa mesmo!!! ?

Ari Phanie 13/10/2021minha estante
Ótimo livro, né!? Vou reler algum dia, e essa edição é incrível. Morria de vontade de ter ela e consegui mês passado em uma troca aqui.

Felipe Augusto 13/10/2021minha estante
Que bom Ari!!!

B 31/12/2021

Não dá pra negar que Oscar Wilde sabe gerar inúmeras reflexões ao contar uma história, e que o autor estava MUITO a frente do seu tempo. Alguns capítulos e parágrafos cansam? Sim, um pouco. Mas o resto compensa. O retrato de Dorian Gray é uma história curta, mas bem escrita, intrigante e extramemente cheia de reflexões. Além disso, os últimos parágrafos trazem aquela "surpresa" que a gente adora ler por aqui. Sobre a história em si: eu só sabia sentir ódio do Dorian na maior parte do livro, mas confesso que no final passei a sentir dó dele. Acho bizarro notar o quanto alguém pode deixar sua "alma" se corromper pelo simples medo de perder aquilo que te torna especial. Genial.

Regis 18/04/2022

Eu julgava conhecer a história por já ter visto a adaptação para o cinema, mas nada me preparou para o impacto dessa leitura.
A corrupção física e moral retratadas em uma imagem que exibe diante de seus olhos toda a devassidão e o espúrio horror de sua alma, é de causar espanto e medo das consequências de nossos próprios pecados... Que podem estar impregnados em nossos espíritos, mas invisíveis aos nossos olhos.
A narrativa do livro nos mostra que o belo não sobrevive sem o feio.
O Retrato de Dorian Gray é imersivo e poético, sem deixar de ser um assustador relato do que somos capazes, desde que estejamos acobertados pelo véu da Inocência.
Recomendo muitíssimo essa leitura?
Darte 14/05/2022minha estante
Melhor livro ever

Regis 15/05/2022minha estante
Não posso discordar. Rsrsr

Diana Garcia 26/05/2021

Até o meio do livro, ele é entediante. Mas depois ele começa a ficar mais interessante, principalmente o final que é muito bom, eu não esperava que acabasse assim, nem imaginava. Mas foi um final bem merecido para o Dorian.

LetAcia.Vincenzi 21/03/2021

Atemporal
Achei o livro maravilhoso, são 223 páginas carregadas com uma reflexão sobre como as influências podem nos danificar e nos tornar superficiais nos fazendo perder a chance de admirar a verdadeira essência das pessoas/coisas, bem como aborda sobre os limites da vaidade.
Durante a minha leitura, fiquei relacionando a debilidade de Dorian com questões atuais, como a pressão estética que rodeiam as redes sociais, a forma como as pessoas manipulam as suas fotos/usam filtros para alterar suas características, bem como se submetem a realizar inúmeros procedimentos estéticos de forma irresponsável.

alice1816 22/05/2024

"Ser bom é estar em harmonia consigo mesmo"
"A beleza não fora senão uma máscara e a juventude uma zombaria.Teria sido melhor para ele que cada pecado tivesse acarretado a respectiva pena correta,rápida,concomitante".
O Retrato de Dorian Gray.O que falar sobre este livro?
Eu tinha vontade de lê-lo desde o ano passado,pois muito tinha ouvido falar sobre esse livro,e o desejo de o ler brotou dentro de mim.Confesso que não foi uma leitura fácil.Faz muito tempo que não leio clássicos que não sejam infanto-juvenis,e acredito que minha vida não estava num bom momento para ler este livro.Demorei muito para acaba-lo,e cheguei até fazer leitura dinâmica para ir mais rápido,mas eu finalmente consegui ler.
Dorian é como um anjo caído.Podemos ver o quanto ele muda durante o livro,no começo sendo um tímido jovem belo,retraído em sua própria bolha de pureza e inocência,e que,ao longo do tempo,foi se tornando um homem sórdido,imoral,sujo e pecaminoso.Não podemos julga-lo,afinal de contas,se existisse um retrato que pudesse nos mostrar nossa alma,como ele estaria?
Mesmo que tenha sido uma leitura penosa para mim,eu gostei da experiência de ter finalmente lido O Retrato de Dorian Gray,e agora entendo o motivo de ser um livro tão aclamado até os dias de hoje.
JoAo366 22/05/2024minha estante
Estou lendo também

alice1816 22/05/2024minha estante
espero que goste!é um ótimo livro.

LionMaster 06/01/2021

Muito bem escrito mostrando Dorian Gray, um rapaz acima dos padrões de beleza e sua juventude "intocável" onde era considerado uma espécie de imagem a ser adorada por todos que o rodeavam, evidenciando sua "perdição" e as causas que o levaram a isso. Um livro reflexivo que aponta diversas situações onde mostram a mais pura alma humana, egoísta, mundana e narcisista. Tem uma escrita filosófica e poética muitas vezes tornando a leitura um pouco arrastada mas nada que atrapalhe tanto.

mxavier 17/07/2022

Resenha O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde
Li em algum canto que este não era um livro para se ler rapidamente, e sim demorar uns dois meses. Agora eu entendo, mas mesmo se você demorar um ou dois meses nessa história, é impossível perceber e absorver a genialidade de cada detalhe dessa narrativa numa única leitura. O Retrato de Dorian, nesse sentido, é como O Pequeno Príncipe, você precisa lê-lo com diferentes idades, em diferentes fases da vida, para ter diversas compreensões.

Nada aqui é por acaso. E é compreensivo que esse livro tenha sofrido críticas avassaladoras para a época em que foi lançado. A Inglaterra conservadora com seus lordes de ternos impecáveis e mentes vazias nunca aceitaria bem algo que fugia de um padrão e ainda se aproximava da França. Lembremos que as melhores histórias são assim.

Mas Oscar Wilde não desistiu de sua obra e tentou rebater as críticas mais severas. Independente do tempo ou de uma época, o benefício de um livro - se memorável - é que ele sobrevive a tudo isso. E que bom que essa história em questão sobreviveu. Assim como o livro supracitado dentro deste livro, este conto é um veneno pois ele desperta sentimentos e pensamentos que dificilmente faríamos por nós mesmos.

As conversas entre os personagens - em especial Lorde Henry - tem a capacidade de nos colocar em debate internos. Não existe respostas erradas obviamente, mas aqui está a prova de que um personagem ficcional consegue nos marcar mais que alguém que existe em carne e osso. Perdemos a filosofia e a poesia, perdemos o apreço pela arte e o que ela significa, mas personagens como os de O Retrato Dorian Gray reavivem esses contextos dentro de nós.

Fato é, Oscar Wilde em seu único romance entrega um clássico da literatura recheado de mistério, hedonismo, estetismo e filosofia. Ao dizer que "[...] todo homem mata aquilo que ama.", ele acerta em cheio em nosso consciente porque talvez o motivo de odiarem - ou amarem - tanto essa história, é porque ela nos faz refletir sobre quem realmente somos e se conseguimos superar as nossas sombras.

"[...] influenciar uma pessoa significa entregar-lhe a alma. Ela não pensa seus pensamentos naturais ou arde com suas paixões naturais. Suas virtudes não lhe são reais. Seus pecados, se existe tal coisa, são emprestados. Ela se torna eco da música de outrem, ator em um papel que não lhe foi escrito. O objetivo da vida é o autodesenvolvimento. Para perceber nossa natureza perfeitamente - é para isso que cada um de nós está aqui. As pessoas temem a si mesmas nos dias de hoje. Esquecem o mais importante dos deveres, aquele que cada um deve a si mesmo".
Nicolly RS 17/07/2022minha estante
Caramba, amei tua resenha! Tava me planejando pra ler ele agr em agosto, to bem animada ?

mxavier 17/07/2022minha estante
Obrigado! Acho que você não vai se arrepender. E essa edição da Darkside ainda vem com uns poemas bem bonitos ao final.

E. Dantas 20/03/2010

INGLESES SEMPRE INGLESES.
Essa foi a dúvida(?) que me sobrou ao final do livro: Serão os ingleses tão antigos sarcásticos?
Lorde Harry me pareceu antes de tudo uma bichona, assim como Basil e , whatafoque, o própio Dorian G(r)ay!!!

Ao decorrer do livro, Lorde Harry mutou-se para o próprio capeta encarnado, frio, distante, desgostoso, enfim, o cão-de-macacão! Basil e Dorian continuaram bichas, sendo que um do bem e um do mal.

Não pensem que estou desdenhando do livro. Longe de mim! Mas ao meu ver, Oscar Wilde quis passar ao mundo ( por vaidade ou princípios ) representações do que ele mesmo era: O Lorde era a dúvida dilacerante da crueza humana na sua mais selvagem perspectiva ; Basil, o mundo no bem idealizado pelo próprio homem com seus hábitos e educação plena; e Dorian seria o homem divido nestas questões. Conclusão: Um Macaco-assassino, um maníaco-depressivo, um psicopata-gentleman e por aí vai.

A capacidade do Senhor Wilde de contruir uma estória incrível com tão pouco elemento, sendo este elemento o papo tão enfadonho ( na maioria das vezes ) sobre "a vida e o caráter" sem cansar ou estagnar a linguagem à uma época específica é impressionante.

Chega um momento na vida de todo leitor em que é preciso romper as amarras do "nem-vem-com-essa-porra-de-clássico-da-literatura-pra-cima-de-mim-!". O meu foi com "O retrato de Dorian Gray" e acho que acertei em cheio.

Isso porque, para os amantes da literatura moderna, é possível achar aqui as dissertações de Koontz tão específicas, a velocidade ( pensem que naquela época nem carro existia!) de Dan Brown, as surpresas de Harlan Coben e a acidez irônica de Douglas Adams.

É um prato cheio, para quem tem esse sarcasmo ingles correndo na veia.

Vale muito!
Beijos e inté!

Viviane 20/01/2022

Espectavas
Assim a estória é boa, mas não sei no meu caso deixou algo a desejar. Talvez mais para frente caiba uma releitura. Mas por horas e só
Rafael Kerr 20/01/2022minha estante

Sophi 28/10/2022minha estante
Amo esse livro

Clara.Gusman 08/07/2021

O Retrato de Dorian Gray
Eu esperava mais desse livro.Criei expectativa de que seria maravilhoso mas eu não gostei.Achei que tem muitos diálogos inúteis e quase não acontece nada de empolgante.
Qlucas 08/07/2021minha estante
Criar expectativa é muito ruim kk.