Doidão

Doidão José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - Doidão

1 | 2 | 3 | 4

Débora 24/10/2010

O livro é muuito bom, mas nada supera a emoção em ler "O meu pé de laranja lima"
Aline Teodosio @leituras.da.aline 05/03/2016minha estante
Quero muito ler!!!

Lara.Dalto 25/03/2023minha estante
Não supera porque não tem nada a ver essa competição entre as obras...

Mi Rubin 02/07/2023

Me despedindo de Zezé à contragosto, pq acho que poderia render ainda mais histórias.

Ver Zezé crescendo e buscando seus caminhos, lutando pelos seus sonhos deixa o coração bem quentinho.

Recomendo demais a leitura! ?

Jamilli Farineli 23/01/2022

Sofrimento sem fim
Difícil demais tá na pele do Zezé, aqui o sofrimento continua e nada parece que dá certo na vida do coitado

Bárbara 20/03/2023

Encerrando o ciclo Zezé
Esperei mais do último livro da série Zezé, ele mais Velho, virando um rapaz, encontrando o primeiro amor.

vivi503 22/02/2023

Mais uma vez temos a oportunidade de conhecer e nos emocionarmos com zezé, agora zé. é interessante ver como seu pensamento já está amadurecido, mas a mesma ternura de sempre continua presente.

o livro é bem curtinho, então acaba não sendo muito satisfatório acompanhar os relatos com menos detalhes, e ficar sem saber a continuação dos fatos. mas ainda assim é um livro muito bonito que encerra essa maravilhosa trilogia autobiográfica de josé mauro de vasconcelos!

Adriano 13/02/2021

Apesar de "Doidão" ter sido escrito antes de "Meu pé de laranja lima" e "Vamos aquecer o sol", só o vejo fazendo sentido se lido depois destes. Se lido de uma forma separada, sem o contexto dos outros dois livros que compõem essa série autobiográfica, "Doidão" acaba sendo uma leitura rápida, não muito profunda, com personagens do qual não sabemos muito. Se lido como uma sequência, vejo a obra adquirindo um significado muito maior.

Wandrovski 09/07/2023

5 estrelas pela história como um todo mas é o mais fraco
De toda série contando a história da zezé acho que esse livro é o mais fraco mas a história como um todo encaixa super bem quando se lê os 3 livros

Karoline67 10/12/2021

De Zezé a Zé
Esse livro meio que "fecha" a trilogia de Meu Pé de Laranja Lima. De todos, foi o que menos gostei, não por ser ruim mas porque não mexeu muito comigo, não me disse tanto quanto os outros dois. Mas há momentos que valem a leitura: a aproximação do Zé com o pai, o romance dele e os conflitos adolescentes. Leitura rápida, de horas.

Rebeca_Moledo 09/06/2020

O autor, nesse livro, conta sobre sua própria adolescência e sobre seus sonhos.

b3li.notess 13/10/2023

Eu sinceramente esperava mais. Não sei se naoo captei a vibe do livro, achei que fosse mais existencialista e tal.
A história é monótona e curta, não tem clímax nem nada. A escrita é muito boa.
2.5? Porque realmente esperava algo mais poético.

Vanea 25/11/2021

Lido em 1 dia
"Uma gota de ternura bastaria para salvar sua adolescência".

O menino cresceu. Agora ele precisa tomar decisões que irão interfeir ou delinear o seu futuro.
Zezé agora está com 19 anos, mas a história começa a ser contada quando ele ainda tinha 14 anos.
Recordações, namoradas, papos com o pai e sua indecisão em escolher uma carreira.
Ele adora natação e agora já é um excelente nadador, inclusive compete, mas todos lhe dizem para escolher uma profissão e estudar para isso.
O pai, o amigo e Fayolle o aconselham.
Ele começa o curso de medicina, mas abandona. Ele não se vê fazendo nenhuma das profissões mais conhecidas.
E a frase "Geografia é matéria de vadio, vagabundo..." não sai da sua cabeça.
É o que dizem, mas ele adora saber dos lugares pelo mundo.

Esse é um livro bem fininho. Parece mais um conto para completar o que faltou em Vamos Aquecer o Sol.
Inclusive o Zé já tinha completado 15 anos no livro anterior e nesse conta coisas dos seus 14 anos.

Cíntia Costa 18/01/2023

Uma continuação
É uma continuação de Vamos aquecer o sol. Mas fino o livro.. Zé continua com suas divagações sobre o relacionamento com o pai. A irmã ele odeia. Aqui ele descobre o amor, quando se apaixona por Sílvia, mas o pai proíbe o namoro.
O livro termina meio que de repente.

Laurete | @queridaeusouleitora 20/02/2022

Esse também é bem do bom mas não aprofunda tanto nas angústias e aflições. Para mim que li na ordem cronológica da idade do personagem achei que foi uma boa despedida, vou sentir falta do Zé ?

Esse livro foi escrito primeiro, e o autor o fez de uma forma na qual é quase espontânea a simpatia e empatia que criamos pelo personagem mas acho que o melhor é começa com Meu Pé de Laranja Lima mesmo.

Gláucia 21/10/2021

Doidão - José Mauro de Vasconcelos
Não sabia que era o Zezé adulto. O livro é bem curtinho e retrata a fase de sua vida em torno dos 19 a 20 anos, ele tentando se encontrar na vida. Personalidade inquieta, é interessante ler um pequeno resumo de sua biografia, explica muita coisa de sua trajetória multi-coisas que fez na vida.

1 | 2 | 3 | 4