Doidão

Resenhas - Doidão

1 | 2 | 3 | 4

Sara277 27/09/2023

Doidão
Para quem leu "O Meu Pé de Laranja Lima" e "Vamos Aquecer o Sol", vale a pena a leitura.
Da trilogia autobiográfica de José Mauro de Vasconcelos, "Doidão" foi o primeiro livro lançado, mas fico feliz por ter lido essa obra por último, caso contrário acho que não teria sido interessante.
Gosto muito da escrita do autor e estou triste por me despedir do Zezé.

Isa 06/09/2021

Doidão - 06/09/21
Finalmente, o último desta trilogia!
Doidão é um livro fácil de ler, com poucas páginas e pouco arrastado.
Em minha opinião, não precisa deste livro, porém ele complementa algumas lacunas do anterior.
Após finalizar a trilogia de José Mauro de Vasconcelos, posso dizer que o primeiro - Meu pé de Laranja Lima - é, sem sombra de dúvidas, o melhor dos três.

jaque103 26/05/2023

Não queria dizer adeus
Tudo começou com meu pé de laranja, que foi uma das leituras mais divertidas . a trilogia é muito boa o zé escreve bem pra caramba. eu amo cada detalhe é muito legal fui muito feliz acompanhando a jornada do zezé

Isabel.Canaveze 28/09/2021

Nada a ver
Eu comprei o livro esperando uma continuação de o meu pé de laranja lima e o que tive aqui pareceu mais com uma narrativa solta e desconexa do Zé,um adolescente que até tem sonhos mas não tem raízes, julgado por tudo e por todos, que precisa de terapia (na época acho que nem existia isso de fazer terapia).

Não que seja ruim, mas não acrescentou em nada na experiência de leitura do primeiro livro...
Mel 04/02/2022minha estante
Depois que peguei pra ler me disseram que era a continuação e eu até fiquei triste, nunca li o meu pé de laranja lima. Mas pelo seu comentário vejo que minha experiência não foi tão ruim

Isabel.Canaveze 04/02/2022minha estante
É isso mesmo, só que o meu pé de laranja lima é legal! Doidão foi muito fraco comparado.

Rebeca 04/01/2023minha estante
é que esse é a terceira e última continuação de Meu pé de laranja lima seguindo a ordem cronologica da vida de Zezé, após os acontecimentos de Meu pé de laranja lima, Vamos aquecer o Sol dá continuidade ao que aconteceu depois daquele acontecimento trágico, seria ele o segundo livro da triologia, só a ordem de lançamento que tá atropelada mesmo. Tô lendo Vamos Aquecer o Sol e é bem coerente com Meu pé de laranja lima, aparece Zezé com 11 anos e com lembranças de sua dura infância.

Mel 04/02/2022

É bom, mas...
A história é gostosa de ler, dá pra ver o crescimento do personagem, é confuso igual a cabeça dele mesmo.

A única questão é o final. Não gostei, achei que poderia ter um desfecho melhor.

thami 03/04/2022

"Conseguia acompanhar os seus pensamentos.Ele não se decepcionava comigo. Sabia que buscava uma solução, porque jamais seria capaz mesmo de mandar-me embora. Ele estava abrindo para mim as portas do mundo. E sentia medo, para que mentir. Medo, o mundo era algo enorme, a maior e mais triste casa que um ente humano poderia receber."

Silvia87 27/01/2023

Meu neném cresceu
Zé... Ah, qual é! Ele sempre vai ser Zezé. Zezé cresceu, mas não faz ideia do que fazer com sua vida. Excelente nadador, aluno exemplar, prodígio da inteligência e... sem rumo. Quem nunca, não é? Ele está, mais do que nunca, em busca de si mesmo, descobrindo os amores, descobrindo vocações, mas é difícil. Bem, ninguém disse que a vida seria fácil, mas também não disseram a Zezé que seria tão difícil! É complicado... Virar adulto é uma jornada árdua, mas Zezé vai entender que, no momento certo, tudo se acerta. Meu menino cresceu e, ao fim desse terceiro livro, sinto que vivi ao lado dele durante todos esses anos relatados. Zezé virou parte da minha vida.

Vvih007 05/06/2023

Poderia entregar mais
Bom, "o meu pé de laranja lima" é um dos meus livros favoritos e um dos que eu mais chorei, "vamos aquecer o sol" o segundo livro da trilogia apesar de um pouco lento no começo eu também achei muito bom e muito bonito, já "doidão" que é o livro que fecha a trilogia, eu achei que poderia ter entregado mais, é um bom livro pra quem gosta do personagem assim como eu, eu o comprei mais para saber o desfecho do personagem e ter a trilogia completa, mas acho que foi tudo muito resumido principalmente o final, poderiam fazer um final mais completo principalmente por ser o ultimo livro da trilogia, o livro é bem fino bem rápido de ler, gostei de ver a vida jovem/adulta do Zezé, amei ter acompanhado essa trilogia a história do personagem que me cativou tanto, vou dar 2 estrelas pelo personagem que eu gosto mas achei o livro bem fraco comparado aos outros 2

Thiago Narciso 14/05/2023

Um fim digno a história de Zezé, agora somente Zé. A leitura de Doidão é fluída e rápida (infelizmente até demais) passaria mais 100 páginas tranquilamente com esse protagonista cativante. Também é curioso pensar que esse foi o primeiro livro a ser escrito, mas cronologicamente é o último. Sendo assim, é muito bacana tentar pescar dentro das páginas de Doidão, referências as obras ainda não escritas.
No geral, Doidão é o menos emocionante e tocante da trilogia, mas nem por isso perde o brilhantismo. Por ter uma proposta diferente, Doidão transforma a criança sonhadora que acompanhamos nos dois últimos romances num adulto inquieto e que jamais, esqueceu o poder da ternura.

Elizabeth 21/08/2023

Triste decisão
O personagem tem que fazer escolhas, que pode mudar sua vida para sempre ou não. Como todos nós. De forma mais drásticas.

Lara.Dalto 25/03/2023

Se você vem querer comparar o Meu Pé de Laranja Lima, não perca seu tempo. A proposta é diferente, e afinal, as histórias SE COMPLEMENTAM!!!
Se você tiver afim de seguir a trilha de todas as obras de Zé Mauro, ótimo! Fora isso, vejo que esse livro não fará tanto brilho em sua vida.

Germana 15/03/2023

"Aos dezenove anos a tristeza nunca tem tamanha tragédia"
Este livro q segue uma dinâmica muito parecida com "O meu pé de laranja lima" é tocante igual.
*ele pode ser considerado uma continuação já q segue um tempo e fala de Zezé, todas essas histórias são baseadas na vida de José Mauro*

Confesso q realmente não é DIFERENTE nem sensacional. Pra mim foi representativo, tocante por ser muito simbólico. É um livro com menos de 100 páginas, infantojuvenil não acho q seu material seja revolucionario. Mas eu como indivíduo acho q foi um livro muito legal que tem algum "mérito".

Não imaginei que fosse gostar tanto da escrita de José Mauro de Vasconcelos.

Leonardo896 09/04/2024

É um livro curtinho, de leitura super rápida e fluída. Não é apaixonante quanto O meu pé de laranja lima, mas ainda assim Zeze continua me divertindo. Nessa fase da vida as dúvidas são outras, mas continua a existência dessa sensação de não pertencimento uma dificuldade de se encaixar. Ansioso pra ler o último livro da trilogia.

1 | 2 | 3 | 4