Doidão

Resenhas - Doidão

1 | 2 | 3 | 4

mariah71 17/10/2023

Doidão?
Esse foi o primeiro livro escrito e publicado, mas cronologicamente é o último.
A leitura foi extremamente rápida e muito fluída, acredito que a história poderia ter se prolongado tranquilamente por mais 100 páginas.
"Doidão" é o livro menos triste e emocionante da trilogia, mas de certa maneira senti um aperto no coração por ter que me despedir desse personagem que eu tanto gosto.
Nesse livro, nos despedimos daquela criança sonhadora e somos apresentados a um adulto doido, inquieto, que não sabe o que quer da vida, mas que nunca deixou para trás a sua ternura.

sabados 04/01/2024

Primeiro do ano.

Leitura curtinha e gostosa. Tenho um carinho desmedido por essas obras e pelo Zezé, que me conquistou desde o início.

Por vezes é engraçado todo o drama adolescente, mas também triste reconhecer o quanto todas as feridas ainda se fazem presentes no dia a dia dele e como todas elas moldam a pessoa extremista que ele se tornou.

Gláucia 21/10/2021

Doidão - José Mauro de Vasconcelos
Não sabia que era o Zezé adulto. O livro é bem curtinho e retrata a fase de sua vida em torno dos 19 a 20 anos, ele tentando se encontrar na vida. Personalidade inquieta, é interessante ler um pequeno resumo de sua biografia, explica muita coisa de sua trajetória multi-coisas que fez na vida.

Van 04/09/2021

O Zezé criança brincando no sofrido Zé quase adulto
Apaixonada pela escrita desse homem. Já sabendo das angústias e da sede de viver que acompanhava Zezé desde O meu pé de laranja lima, em Doidão vemos esse espírito livre continuar a se debater com tantas imposições e regras. Mas sempre, sempre aquele aquele coração puro e generoso, que as pessoas tornavam invisível. Nesse livro é como se a gente, já sabendo tão bem das aflições do Zé, conseguisse ler até aquilo que ele não escreveu, tantos sentimentos, tantos julgamentos injustos por que passou, tanta vida que deixou de viver por não poder ser "vagabundo". E claro, a frase tão repetida: "Geografia é matéria de vagabundo!".
Ewerton Farias 07/12/2022minha estante
Descobrindo agora que meu pé de laranja Lima é uma trilogia

Já li o 1° livro pra um desafio de 30 livros para ler antes dos 30 anos

No caso, se eu ler esses outros 2 só vou aumentar a quantidade de paginas do 1 livro porque ambos são continuações da mesma história

Eu me identifiquei com o Zezé do 1° livro

Pesquisei na internet e descobri que ele tem mesmo tipo de personalidade que eu > infp

Pelo visto, vou continuar a me identificar com ele nesses outros 2

Van 07/12/2022minha estante
É lindo demais! Quero ler os outros do José Mauro.

Jeromix 28/12/2018

Mais parece ser um extra
Li "Meu Pé de Laranja Lima" no início da adolescência, e fiquei muito tocado. Desde então, frequentemente indico a obra, mas admito que nunca soubera que havia continuação. Em verdade, uma trilogia!

Mas acabo de remediar essa ignorância - soube e já li "Vamos Aquecer o Sol" e "Doidão", em uma tacada só.

Em verdade, esta obra mais se parece com extras do livro anterior "Vamos Aquecer o Sol", que ficou uma obra relativamente grande - devido a isso, parece que partes foram cortadas, deixadas de fora ao final - e estas partes são justamente as que dão forma a "Doidão".

Continua sendo muito bem escrito, mas não se apresenta como uma obra completa - um conto no máximo, sem começo nem fim. Por isso, é muito inferior aos outros dois livros, que são obras primas.

Ainda assim, vale a rápida leitura.

Gabriela 22/07/2022

Terceiro livro
O Zezé tá grande!! E ele está vivendo um dilema que muitos vivem, entre família e amor, que mania essa dos pais se meterem tanto. Acho que esse foi o menos sofrido até que ele já estava mais maduro e vivendo o carinho do pai. Mas esse personagem vai deixar saudades. Já fazem 4 dias que terminei de ler e não sei qual livro leio agora. E porquê será que demorei tanto pra esbarrar nesse título. Só sei que foi/é uma boa leitura.

emi 14/01/2024

Um pouco de decepção
O livro continua contando sobre a vida de Zezé, na época de sua vida dos 14 aos 20 anos. Ele começa a compreender e desenvolver mais carinho pelo seu pai, e entra para a vida de farra, se apaixonando e conhecendo meninas.
Me decepcionei porque esperava muito mais do sentimental. Claro que a situação de ser inútil e não ser o que os outros esperam é desesperador para o protagonista. Mas nenhuma situação me prendeu tanto.
O livro é curto, e se fosse para fazer um pódio dos três livros da série, seria o mesmo seguindo a ordem cronológica (o meu pé de laranja lima / vamos aquecer o sol / doidão).

Aline Teodosio @leituras.da.aline 26/12/2022

"Não quero ser nada. Tenho coração de vagabundo. Quem quiser gostar de mim, me aceite como sou."

O doce Zezé, aquele mesmo de Meu pé de laranja lima, cresceu e reaparece nesta terceira obra de sua saga já com quase 20 anos. Ele ainda vagueia em busca de autoconhecimento, mas em suas buscas só consegue escandalizar as pessoas da época.

O livro foi escrito nos anos 60, mas é atemporal quando mostra uma sociedade altamente conservadora e julgadora, apontando o dedo para aqueles que ousam subverter em nome da própria liberdade de ser... Ousar SER quem se é verdadeiramente, é um ato de coragem, e sempre haverá quem não entenda, quem não respeite e quem se ofenda com o que não é da sua conta. "Nada de novo no front." Continuamos nos dias de hoje com perspectivas e percepções bem semelhantes a alguns aspectos desse enredo.

Quanto à narrativa em si, ainda somos agraciados com uma escrita sensível, porém, com uma carga emocional menor que nas duas primeiras obras: Meu pé de laranja lima e Vamos aquecer o sol. Achei a história até um pouco apressada, senti falta da densidade que permeia as demais. Mesmo assim, valeu muito a pena. Apesar da tristeza de alguns trechos, fagulhas de esperança brotam o tempo todo nestas singelas páginas.

Martinha.Souza 05/08/2020

Zezé ou Zé
Zezé cresceu, mas as inseguranças continuaram, embora as preocupações sejam outras.
Encontramos um jovem que ainda traz marcas da infância sofrida e da adolescência sem carinho, mas o jovem está aprendendo que nem sempre há falta de amor, quando o mesmo não é explícito.

Aline ig @escape.abacharel 15/09/2021

Mais um do José Mauro que compensa!
"Doidão" faz parte das obras autobiográficas de José Mauro Vasconcelos. Se for olhar pela ordem cronológica dos fatos, esse é o terceiro livro da série, mas curiosamente de acordo com a ordem de publicação, esse é o primeiro livro.

No início da história, temos um Zezé de volta aos seus 14 anos, relembrando dos acontecimentos de "Vamos aquecer o sol". Agora o pequeno Zezé é chamado apenas de Zé. Ele passa por sua adolescência e chega aos seus 20 anos ainda no início do livro. Continua vivendo em Natal, mas abandonou o curso de Medicina e vive apenas com pouco dinheiro da mesada do pai...

Qual seria o lugar de Zé no mundo? Por que era tão difícil escolher uma profissão para a vida toda? Por esse motivo ele sempre é visto como um vagabundo pelas pessoas da cidade...

Zé continua com o mesmo jeito de sempre: mesmo tendo se tornado um homem feito, ainda se emociona fácil, vive com os olhos marejados de lágrimas. E eu amo esse jeito do personagem! O que senti falta é daquela imaginação de quando ele era criança, seja conversando com seu pé de laranja lima, ou seja com o seu sapo-cururu chamado Adão, ou até mesmo com Maurice Chevalier. Mas faz todo o sentido ele não estar mais na presença dessas figuras, afinal, ele cresceu... agora, ele pensa mais é em namorar e nadar muito no Rio Potengi ou no mar alto.

Esse livro é extremamente curto comparado aos outros dois livros, foi muito rápido e fácil de ler... por isso mesmo até preferi ler em ebook, pois apreciei com mais calma as falas e reflexões do personagem Zé.

Enfim, esse é um livro que compensa muito ser lido.

site: https://www.instagram.com/p/CT2G98kL-8x/
Descobri agora que " meu pé de laranja Lima " é uma trilogia

Eu li " meu pé de laranja Lima " pra um desafio de 30 livros para ler antes dos 30 anos

No caso, se eu ler o 2 e 3 livro, só vou aumentar a quantidade de paginas do 1 livro porque ambos são continuações da mesma história

Ewerton Farias 07/12/2022minha estante
Nesse livro, o Zezé continua triste e solitário?

Aline ig @escape.abacharel 07/12/2022minha estante
Ahh que legal, eu vou fazer esse desafio dos 30 anos no ano que vem! Então, é uma continuação da história sim. Mas são 4 livros, não é uma trilogia. Recomendo ler nessa ordem: Meu pé de laranja lima --> Vamos aquecer o sol ----> Doidão ----> As confissões de Frei abóbora

Sarah.Wynne 21/09/2023

Não queria me despedir do Zezé ?
Esse foi o livro mais fraquinho da trilogia, mas foi bom ter o contato com ele na vida adulta

Isabel.Canaveze 28/09/2021

Nada a ver
Eu comprei o livro esperando uma continuação de o meu pé de laranja lima e o que tive aqui pareceu mais com uma narrativa solta e desconexa do Zé,um adolescente que até tem sonhos mas não tem raízes, julgado por tudo e por todos, que precisa de terapia (na época acho que nem existia isso de fazer terapia).

Não que seja ruim, mas não acrescentou em nada na experiência de leitura do primeiro livro...
Mel 04/02/2022minha estante
Depois que peguei pra ler me disseram que era a continuação e eu até fiquei triste, nunca li o meu pé de laranja lima. Mas pelo seu comentário vejo que minha experiência não foi tão ruim

Isabel.Canaveze 04/02/2022minha estante
É isso mesmo, só que o meu pé de laranja lima é legal! Doidão foi muito fraco comparado.

Rebeca 04/01/2023minha estante
é que esse é a terceira e última continuação de Meu pé de laranja lima seguindo a ordem cronologica da vida de Zezé, após os acontecimentos de Meu pé de laranja lima, Vamos aquecer o Sol dá continuidade ao que aconteceu depois daquele acontecimento trágico, seria ele o segundo livro da triologia, só a ordem de lançamento que tá atropelada mesmo. Tô lendo Vamos Aquecer o Sol e é bem coerente com Meu pé de laranja lima, aparece Zezé com 11 anos e com lembranças de sua dura infância.

Silvia87 27/01/2023

Meu neném cresceu
Zé... Ah, qual é! Ele sempre vai ser Zezé. Zezé cresceu, mas não faz ideia do que fazer com sua vida. Excelente nadador, aluno exemplar, prodígio da inteligência e... sem rumo. Quem nunca, não é? Ele está, mais do que nunca, em busca de si mesmo, descobrindo os amores, descobrindo vocações, mas é difícil. Bem, ninguém disse que a vida seria fácil, mas também não disseram a Zezé que seria tão difícil! É complicado... Virar adulto é uma jornada árdua, mas Zezé vai entender que, no momento certo, tudo se acerta. Meu menino cresceu e, ao fim desse terceiro livro, sinto que vivi ao lado dele durante todos esses anos relatados. Zezé virou parte da minha vida.

1 | 2 | 3 | 4