Doidão

Resenhas - Doidão

1 | 2 | 3 | 4

Van 04/09/2021

O Zezé criança brincando no sofrido Zé quase adulto
Apaixonada pela escrita desse homem. Já sabendo das angústias e da sede de viver que acompanhava Zezé desde O meu pé de laranja lima, em Doidão vemos esse espírito livre continuar a se debater com tantas imposições e regras. Mas sempre, sempre aquele aquele coração puro e generoso, que as pessoas tornavam invisível. Nesse livro é como se a gente, já sabendo tão bem das aflições do Zé, conseguisse ler até aquilo que ele não escreveu, tantos sentimentos, tantos julgamentos injustos por que passou, tanta vida que deixou de viver por não poder ser "vagabundo". E claro, a frase tão repetida: "Geografia é matéria de vagabundo!".
Ewerton Farias 07/12/2022minha estante
Descobrindo agora que meu pé de laranja Lima é uma trilogia

Já li o 1° livro pra um desafio de 30 livros para ler antes dos 30 anos

No caso, se eu ler esses outros 2 só vou aumentar a quantidade de paginas do 1 livro porque ambos são continuações da mesma história

Eu me identifiquei com o Zezé do 1° livro

Pesquisei na internet e descobri que ele tem mesmo tipo de personalidade que eu > infp

Pelo visto, vou continuar a me identificar com ele nesses outros 2

Van 07/12/2022minha estante
É lindo demais! Quero ler os outros do José Mauro.

Aline ig @escape.abacharel 15/09/2021

Mais um do José Mauro que compensa!
"Doidão" faz parte das obras autobiográficas de José Mauro Vasconcelos. Se for olhar pela ordem cronológica dos fatos, esse é o terceiro livro da série, mas curiosamente de acordo com a ordem de publicação, esse é o primeiro livro.

No início da história, temos um Zezé de volta aos seus 14 anos, relembrando dos acontecimentos de "Vamos aquecer o sol". Agora o pequeno Zezé é chamado apenas de Zé. Ele passa por sua adolescência e chega aos seus 20 anos ainda no início do livro. Continua vivendo em Natal, mas abandonou o curso de Medicina e vive apenas com pouco dinheiro da mesada do pai...

Qual seria o lugar de Zé no mundo? Por que era tão difícil escolher uma profissão para a vida toda? Por esse motivo ele sempre é visto como um vagabundo pelas pessoas da cidade...

Zé continua com o mesmo jeito de sempre: mesmo tendo se tornado um homem feito, ainda se emociona fácil, vive com os olhos marejados de lágrimas. E eu amo esse jeito do personagem! O que senti falta é daquela imaginação de quando ele era criança, seja conversando com seu pé de laranja lima, ou seja com o seu sapo-cururu chamado Adão, ou até mesmo com Maurice Chevalier. Mas faz todo o sentido ele não estar mais na presença dessas figuras, afinal, ele cresceu... agora, ele pensa mais é em namorar e nadar muito no Rio Potengi ou no mar alto.

Esse livro é extremamente curto comparado aos outros dois livros, foi muito rápido e fácil de ler... por isso mesmo até preferi ler em ebook, pois apreciei com mais calma as falas e reflexões do personagem Zé.

Enfim, esse é um livro que compensa muito ser lido.

site: https://www.instagram.com/p/CT2G98kL-8x/
Descobri agora que " meu pé de laranja Lima " é uma trilogia

Eu li " meu pé de laranja Lima " pra um desafio de 30 livros para ler antes dos 30 anos

No caso, se eu ler o 2 e 3 livro, só vou aumentar a quantidade de paginas do 1 livro porque ambos são continuações da mesma história

Ewerton Farias 07/12/2022minha estante
Nesse livro, o Zezé continua triste e solitário?

Aline ig @escape.abacharel 07/12/2022minha estante
Ahh que legal, eu vou fazer esse desafio dos 30 anos no ano que vem! Então, é uma continuação da história sim. Mas são 4 livros, não é uma trilogia. Recomendo ler nessa ordem: Meu pé de laranja lima --> Vamos aquecer o sol ----> Doidão ----> As confissões de Frei abóbora

Isabel.Canaveze 28/09/2021

Nada a ver
Eu comprei o livro esperando uma continuação de o meu pé de laranja lima e o que tive aqui pareceu mais com uma narrativa solta e desconexa do Zé,um adolescente que até tem sonhos mas não tem raízes, julgado por tudo e por todos, que precisa de terapia (na época acho que nem existia isso de fazer terapia).

Não que seja ruim, mas não acrescentou em nada na experiência de leitura do primeiro livro...
Mel 04/02/2022minha estante
Depois que peguei pra ler me disseram que era a continuação e eu até fiquei triste, nunca li o meu pé de laranja lima. Mas pelo seu comentário vejo que minha experiência não foi tão ruim

Isabel.Canaveze 04/02/2022minha estante
É isso mesmo, só que o meu pé de laranja lima é legal! Doidão foi muito fraco comparado.

Rebeca 04/01/2023minha estante
é que esse é a terceira e última continuação de Meu pé de laranja lima seguindo a ordem cronologica da vida de Zezé, após os acontecimentos de Meu pé de laranja lima, Vamos aquecer o Sol dá continuidade ao que aconteceu depois daquele acontecimento trágico, seria ele o segundo livro da triologia, só a ordem de lançamento que tá atropelada mesmo. Tô lendo Vamos Aquecer o Sol e é bem coerente com Meu pé de laranja lima, aparece Zezé com 11 anos e com lembranças de sua dura infância.

Débora 24/10/2010

O livro é muuito bom, mas nada supera a emoção em ler "O meu pé de laranja lima"
Aline Teodosio @leituras.da.aline 05/03/2016minha estante
Quero muito ler!!!

Lara.Dalto 25/03/2023minha estante
Não supera porque não tem nada a ver essa competição entre as obras...

Jeromix 28/12/2018

Mais parece ser um extra
Li "Meu Pé de Laranja Lima" no início da adolescência, e fiquei muito tocado. Desde então, frequentemente indico a obra, mas admito que nunca soubera que havia continuação. Em verdade, uma trilogia!

Mas acabo de remediar essa ignorância - soube e já li "Vamos Aquecer o Sol" e "Doidão", em uma tacada só.

Em verdade, esta obra mais se parece com extras do livro anterior "Vamos Aquecer o Sol", que ficou uma obra relativamente grande - devido a isso, parece que partes foram cortadas, deixadas de fora ao final - e estas partes são justamente as que dão forma a "Doidão".

Continua sendo muito bem escrito, mas não se apresenta como uma obra completa - um conto no máximo, sem começo nem fim. Por isso, é muito inferior aos outros dois livros, que são obras primas.

Ainda assim, vale a rápida leitura.

Rebeca_Moledo 09/06/2020

O autor, nesse livro, conta sobre sua própria adolescência e sobre seus sonhos.

Martinha.Souza 05/08/2020

Zezé ou Zé
Zezé cresceu, mas as inseguranças continuaram, embora as preocupações sejam outras.
Encontramos um jovem que ainda traz marcas da infância sofrida e da adolescência sem carinho, mas o jovem está aprendendo que nem sempre há falta de amor, quando o mesmo não é explícito.

Adriano 13/02/2021

Apesar de "Doidão" ter sido escrito antes de "Meu pé de laranja lima" e "Vamos aquecer o sol", só o vejo fazendo sentido se lido depois destes. Se lido de uma forma separada, sem o contexto dos outros dois livros que compõem essa série autobiográfica, "Doidão" acaba sendo uma leitura rápida, não muito profunda, com personagens do qual não sabemos muito. Se lido como uma sequência, vejo a obra adquirindo um significado muito maior.

Isa 06/09/2021

Doidão - 06/09/21
Finalmente, o último desta trilogia!
Doidão é um livro fácil de ler, com poucas páginas e pouco arrastado.
Em minha opinião, não precisa deste livro, porém ele complementa algumas lacunas do anterior.
Após finalizar a trilogia de José Mauro de Vasconcelos, posso dizer que o primeiro - Meu pé de Laranja Lima - é, sem sombra de dúvidas, o melhor dos três.

Gláucia 21/10/2021

Doidão - José Mauro de Vasconcelos
Não sabia que era o Zezé adulto. O livro é bem curtinho e retrata a fase de sua vida em torno dos 19 a 20 anos, ele tentando se encontrar na vida. Personalidade inquieta, é interessante ler um pequeno resumo de sua biografia, explica muita coisa de sua trajetória multi-coisas que fez na vida.

Vanea 25/11/2021

Lido em 1 dia
"Uma gota de ternura bastaria para salvar sua adolescência".

O menino cresceu. Agora ele precisa tomar decisões que irão interfeir ou delinear o seu futuro.
Zezé agora está com 19 anos, mas a história começa a ser contada quando ele ainda tinha 14 anos.
Recordações, namoradas, papos com o pai e sua indecisão em escolher uma carreira.
Ele adora natação e agora já é um excelente nadador, inclusive compete, mas todos lhe dizem para escolher uma profissão e estudar para isso.
O pai, o amigo e Fayolle o aconselham.
Ele começa o curso de medicina, mas abandona. Ele não se vê fazendo nenhuma das profissões mais conhecidas.
E a frase "Geografia é matéria de vadio, vagabundo..." não sai da sua cabeça.
É o que dizem, mas ele adora saber dos lugares pelo mundo.

Esse é um livro bem fininho. Parece mais um conto para completar o que faltou em Vamos Aquecer o Sol.
Inclusive o Zé já tinha completado 15 anos no livro anterior e nesse conta coisas dos seus 14 anos.

1 | 2 | 3 | 4