Aos dezessete anos

Aos dezessete anos Ava Dellaira

Resenhas - Aos Dezessete Anos

Gabi 28/06/2020

Aos dezessete anos... Uma leitura emocionante!
Esse livro deveria ser lido por todos!
Uma história emocionante e reflexiva, que vai contar como a vida de mãe e filha mudaram quando cada uma tinha 17 anos, esse livro mostra as injustiças da vida, mas também mostra que ainda assim ela vale a pena ser vivida, aproveitando todos os momentos, pois nunca sabemos o dia de amanhã.
Além disso, esse livro trata de um assunto super importante: justiça racial!
Recomendo a todos. Entrou na minha lista de favoritos!

Ana Clarke 23/07/2020

Aos Dezessete Anos: sobre amor e coragem
Quando comprei esse livro, não tinha muitas expectativas, e ao longo da leitura fui percebendo o quão sensacional esse livro é.
A história trata de uma garota que deseja encontrar seu pai, já que sua mãe nunca fala muito sobre ele e isso sempre foi algo que lhe trouxe muita curiosidade. Viajando junto ao seu ex namorado, vai atrás do sonho de encontrá-lo. Durante o livro, ela vai descobrindo bastante sobre a história dos pais, e principalmente sobre si mesma.
Essa é um daquelas leituras que no início você não dá nada por ela, mas ao decorrer das páginas, não dá vontade de parar de ler nunca. É uma linda e arrebatadora história de amor, que eu tenho certeza que vai tocar seu coração.
Aos Dezessete Anos trata de força, coragem, autoconfiança, autoconhecimento, e principalmente, amor. Com certeza está entre os meus favoritos.

Lane @juntodoslivros 25/07/2020

Linda história!
Angie só tem a mãe Marilyn, mas sempre quis conhecer o pai James. A única coisa que sabe dele é que ele morreu junto com seu tio Justin em um acidente de carro antes dela nascer e que ele era preto. Toda vez que Angie pergunta algo o sobre o pai, sua mãe fica com um semblante triste e mal fala sobre o assunto. Agora os dezessete anos, Angie quer respostas e sabe que elas não virão de sua mãe, então ela decide partir em uma jornada em busca de seu passado após encontrar uma foto de seu pai e um ano depois descobrir que seu tio ainda está vivo.

Aos Dezessete Anos é um young adult intenso e carregado de drama. Aqui temos a história de duas garotas de dezessete anos, Marilyn e Angie, em linhas de tempo separadas, tentando encontrar o seu lugar no mundo e não será nada fácil o longo caminho que elas terão pela frente. O livro tem uma história lenta ao acompanhar a jornada das protagonistas, mas isso não tira o brilho da narrativa, pois a construção das personagens é de extrema importância e é feita com muito cuidado e carinho.

Aos Dezessete Anos também vai além da temática de encontrar seu lugar no mundo, pois a história também aborda o preconceito e o racismo. Angie é preta de cabelos cacheados, enquanto sua mãe Marilyn tem pele branca, cabelos loiros e lisos. Na verdade, Angie é mestiça, não que isso faça diferença para a maioria das pessoas, pois quando sua cor de pele não é branca, deixa de ter importância para muitos da sociedade.

“Você não pode cometer erros, James. Algumas pessoas herdam um futuro, mas você vai ter que fazer o seu.”

Intenso, emblemático e representativo, Aos Dezessete Anos é o tipo de livro que você sente vontade de abraçar os personagens e dizer que vai ficar tudo bem no final. Mais uma vez Ava Dellaira escreve uma história significativa. Leiam esse livro!!!!

“Desperta, num mundo violento e marcado por horrores inimagináveis, crueldade e bondade, maravilhas e muito amor.”

site: https://www.instagram.com/p/CChMUJiDOsN/

Mi⨠22/01/2021

Amei o livro porque é contado sobre a perspectiva de duas personagens. Marilyn e sua filha Angie, morri de amores e ranço por Angie (ranço por que não achei legal o que ela estava fazendo com Sam seu ex namorado) . Mas no final voltei a ama-la. ?? E a capa é linda demais ??

sra.Bridgerton 28/02/2021

Arrebator, pelo menos pra mim. Mas sinto que tenho uma relação com a Ava Dellaira em que sou suspeita pra falar de maneira técnica ou crítica pq de uma jeito totalmente diferente eu me apego a história, aos personagens e a todo o universo que ela constrói. Se tem um livro que merece uma adaptação, com certeza, é esse. A história em si parece um filme, um drama mt atual e sem dúvida se tornaria o meu favorito, assim como o livro já é. Eu poderia falar sobre a história, sobre como me sinto, sobre como foi ler por dias. Minha cabeça tá fervilhando e só eu sei como precisava disso agora, então só me resta agradecer a autora por essa experiência.

Andressa 24/10/2022

Excelente?
Um livro que não me envolveu a princípio, mas que ao fazer isso me levou a ler uma das mais bonitas histórias que já conheci. discutindo assuntos interessantes e trazendo uma bonita história de amor (e olha que nem gosto muito disso fecha parênteses, este livro encheu meu coração de boas marcas.??

maurii 24/05/2021

um surpresa maravilhosa...
eu comprei esse livro por curiosidade e tbm estava bem baratinho, confesso que foi o dinheiro bem gasto amo

aos dezessete anos é um livro simplesmente maravilhoso, a narrativa que a autora criou prende você de uma forma muito boa. poder acompanhar a trajetória da Angie em busca da sua história e ao mesmo tempo o passado da Marilyn foi surpreendente.

o final acabou comigo de uma forma q até chorei, não sei como seguir em frente dpois dessa leitura kkkkkk

Rafa Durães 30/12/2021

Vale a pena!
Comprei o livro naquelas lojas de shopping, onde tem sempre promoções de 10 reais, após me interessar pela sinopse.
A história não me pegou no primeiro momento e acabei deixando o livro de lado por quase dois meses, quando resolvi dar uma segunda chance. E valeu muito a pena.
Personagens bem desenvolvidos, com seus próprios dilemas e fantasmas do passado. Quando você se dá conta quer saber como tudo terminará e a leitura se torna viciante.
A crítica racial que é presente em vários momentos do livro é extremamente bem trabalhada e abordada de forma crua e real.

mie 11/01/2023

eu estou destruída...
meu Deus, meu Deus
que livro bom
"Aos dezessete anos" não é livro nem um pouco conhecido, mas deveria ser.
é simplesmente incrível como aborda temas que estão no nosso cotidiano e como é o desenvolvimento da história, os personagens e o romance, como a aurora consegue colocar o passado e o presente no mesmo livro, fazendo com que você volte no tempo para compreender o futuro.
é um livro em que todos deveriam ler, é incrível.
tenho muito o que comentar sobre esse livro, muito mesmo, mas a única coisa que vou dizer é que se você gosta de sofrer lendo e gosta de tudo um pouco, leia "Aos dezessete anos".
amei.

bruh 04/02/2022

resenha "aos dezessete anos"
por favor, leiam, é um livro extraordinário a diagramação do livro é perfeita, a historia por ter sino narrada por duas personagens em momentos diferentes mas com a mesma idade deixou tudo mto bom, vc pode ter a visão e ver como cada uma se expressa, com certeza virou um dos meus livros favoritos da vida.

mariaaabreuu 12/02/2022

Falei muito que era ruim, q era chato. Realidade é que chorei com o final.

É muito triste o que houve com ele. 17 anos apenas, milhares de sonhos, acabou de passar na faculdade, ia ser pai, tinha encontrado o amor pra vida dele, tudo isso destruído em 5 segundos. 5 segundos que ele teria se fosse branco, mais triste ainda é pensar que enquanto eu lia, a mesma coisa acontecia com alguém no planeta, alguém estava sendo injustiçado, tirado da sua família, sendo levado do mundo por sua cor de pele e unicamente por isso!

Silvio26 27/04/2023

À primeira vista, parece que é um livro para adolescentes. Não é. A leitura me fez chorar, rir, pensar, imaginar.

Júlia 27/02/2022

Surpreendente
Eu tinha lido o livro mais famoso da autora e não tinha gostado muito da escrita (carta de amor aos mortos) mas quando eu vi esse livro na Bienal eu resolvi da mainha uma chance pra essa autora. E eu amei, livro bem desenvolvido, trouxe temáticas importantes, tudo bem que só no fim, mas valeu a pena. Amei os personagens, é um bom livro pra começar a pegar o ritmo de leitura. Não me arrependi nem um pouco de ter comprado. e ele me deu uma grande reflexão de que nós não sabemos as histórias dos outros, então não nos cabe julgar!

Bianca 08/03/2022

Esse livro é muito bom, apesar do final ser bem triste ainda sim é maravilhoso. Amei que têm o ponto de vista tanto da Marilyn conhecendo o James, quanto da Angie procurando pelo Justin. Acho que podiam explorar mais o relacionamento da Angie com o Sam, e dá um final mais certo para eles, mas ainda sim é muito perfeito o jeito que acaba com todo mundo junto.

dudaa0987 23/04/2023

Por trás de cada homem vivo há hoje trinta fantasmas
?Ela faz um desejo: que o bebê dela e de James tenha uma vida cheia de belezas daquele tipo?.

?Aos dezessete anos? é um livro que eu tenho desde dezembro de 2019, mas só nesse ano, decidi iniciar sua leitura, e sinto que deveria ter lido desde a época que o comprei, pois se tornou sem sombra de dúvidas, a leitura mais profunda e tocante que eu li neste ano. Angie e Marilyn. Marilyn e Angie. A narrativa intercala contando a história de mãe e filha que são marcadas pela dor da perda de um amor e um pai. É lindo ler o crescimento de Angie no decorrer das páginas, assim como entender a história por trás da dor que a Marilyn sente quando a Angie pergunta por seu pai. Mas mais lindo ainda, trata-se de ler a paixão que Marilyn sente pela fotografia e a perseverança que Angie sente dentro de si para conhecer mais sobre sua história e sobre a história de quem foi o seu pai. Além disso, é uma história sobre o amor e a família onde não existem barreiras intransponíveis entre um elo e o outro. Estão conectados desde sempre, assim como os fantasmas das pessoas que já viveram neste planeta e estão ao nosso redor, nas coisas vivas que sentimos e vemos no nosso dia a dia. ??