Todas as cores do Natal

Todas as cores do Natal Alliah...

Resenhas - Todas as cores do natal

josi :) 03/01/2022

esqueci de marcar como lido. achei os contos bem fofinhos e mt leves p ler no natal. todos foram muito bons mas o Vitor Martins tem meu coração

Bia 28/12/2021

Natal com diversidade
A leitura de forma geral foi muito prazerosa, mas alguns contos do livro não me prenderam tanto. Gostei muito mais dos três primeiros do que dos dois últimos contos. Mas definitivamente é uma leitura que recomendo muito.

Letícia Bernardes 24/12/2021

5 contos de natal
Vinte bombons de banana: 4
Garotas mágicas super natalinas: 3
A aventura do peru de natal: 3,5
Entremarés: 2,5
Os quinze natais de Benedita: 5

André Hausmann 22/12/2021

Aqui temos uma reunião de cinco contos natalinos por autores brasileiros contemporâneos e que também abordam o tema da representatividade. Mas como em toda antologia, não são todas as histórias que me agradaram.
Entre amigos secretos, problemas com um peru assado, lembranças de últimos natais – pontos que me remeteram melhor ao tema proposto – também encontramos super-heroínas, sereias e preocupação ambiental.
Ambos os contos apelam muito mais para o fantástico, mas ao mesmo tempo, na minha opinião, se afastaram do tema do Natal, que se tornou apenas uma citação para a época dos acontecimentos dos eventos narrados. Essas histórias poderiam ter ocorrido em qualquer outra época sem problema.
O conto que aborda o caso da sereia foi o mais confuso, pois alguns detalhes revelados sobre os personagens eram irrelevantes para a narrativa, além de que tudo ocorria em dois tempos, passado e presente, mas as transições não eram muito claras. Não sei se esse detalhe ocorria devido à formatação do ebook que estava lendo.
Já os outros três contos são muito bons e retratam como é o nosso Natal brasileiro, com direito a muito calor, chuvas inesperadas e aqueles encontros anuais com a família que marcam sempre memórias.

Sakurazuka 21/12/2021

4 contos
Dos 4 contos que tem eu só não gostei de um, o último eu fiquei bem emocionado, pq me traz lembranças e acho fantástico como uma história pode mexer tanto com a gente trazendo memorias.
Os dois primeiros contos são muito fofos de aquecer o coração. Só o terceiro que é muita confusão e pra mim foi sem sentido.

jotapegui 19/12/2021

Um livro mediano
Eu tava toda cheia de expectativas com esse livro, por conta da ideia ser muito inovadora.

Eu adorei o primeiro conto, escrito por Vitor Martins, a escrita é extremamente fluída e você termina o conto bem rapidinho.

O segundo conto, que foi escrito por Barbara Morais, eu já não gostei tanto. Da pra ver que autora tem bastante desenvoltura para escrever fantasias, mas talvez o formato de conto não seja o ideal, a introdução foi bastante confusa, não ficou claro no início que se tratava de uma fantasia, então até a metade do livro eu não sabia se a personagem principal tava vivendo aquelas coisas de verdade ou se fazia parte de alguma ilusão.

O terceiro conto eu amei, terminei de coração quentinho, Lucas Rocha mandou muito bem.

O quarto conto, escrito por Alliah, eu simplesmente desisti da leitura, eu tive que ler a parte introdutória 2 vezes antes de dar sequência a leitura. Mesmo na metade do conto eu ainda tava meio perdida com os personagens e a leitura parecia muito extensa e pouco interessante. Eu gostei da premissa da história e acho que se fosse escrita num formato de romance talvez desse pra explorar melhor.

E o último conto eu também gostei bastante, a Mareska Cruz conseguiu fazer um excelente trabalho.

Foi o meu primeiro contato com esses autores e eu com certeza darei uma chance para outros trabalhos do Vitor Martins e do Lucas Rocha. Talvez da Mareska também, mas os outros eu acho que dificilmente vou querer ler algo de novo. Não sei. Não funcionou para mim.

Então no geral, esse livro é mediano.

bacelar2 14/12/2021

Minhas cores favoritas são as cores do Natal
Em geral, eu achei "ok". Não teve gatilhos nem fortes emoções, mas me deixou num ótimo clima natalino.

Fazendo um ranking, acho que ficaria mais ou menos assim:

1°) Vinte Bombons de Banana (maravilhoso, Vitor Martins nunca erra);

2°) A Aventura do Peru de Natal (simples e rápido, me deixou com o coração quentinho);

3°) Os Quinze Natais de Benedita (achei a proposta legal e fofa, com um forte apelo emocional, mas não me prendeu tanto);

4°) Garotas Mágicas Super Natalinas (o tema é inusitado e muito legal, porém achei o começo confuso e a história meio fraca, além de ter um excesso de personagens sem desenvolvimento);

5°) Entremarés (eu até agora não entendi o que foi esse conto; tudo é muito confuso e mal explicado, apesar de ter sim uma temática interessante e muita representatividade, mesmo sem parecer uma obra natalina).

poli! 13/12/2021

eu acho ruim fazer resenha de livros que são compilados de contos (principalmente quando esses contos são de autores diversos), então falarei brevemente sobre cada um dos 5 contos:

1 - Vinte bombons de banana
QUE CONTO PERFEITO! eu sempre via elogios dirigidos ao Vitor Martins, mas ainda não havia lido nada dele. agora posso dizer que ele, sem dúvidas, escreve muito bem.
foi o meu conto preferido dos 5, me fez corar de vergonha alheia pela situação que o protagonista tava passando e aqueceu meu coraçãozinho no final.

2 - Garotas mágicas super natalinas
no início eu não entendi nada, foi quase chegando no final q eu consegui entender alguma coisa. uma vibe "3 espiãs demais" e afins. senti que o natal ficou em segundo plano, mas passou uma boa mensagem. poderia ter sido melhor trabalhado, mas não é um conto ruim, achei mediano. contudo, acho que não faz muito sentido ele estar nessa coletânea já q seu foco não é o natal ????

3 - A aventura do peru de natal
gente, olhem esse nome. o nome já é perfeito, então é de se esperar que o conto seja sensacional (e ele é mesmo). meu segundo preferido!
amei os personagens, dei risada e li rapidinho de tanto que a escrita é gostosa. acho que esse conto conseguiu passar muito bem a essência do natal, e o final foi perfeito também.

4 - Entremarés
CADÊ O NATAL??? O QUE ROLOU AQUI????
se no segundo falta eu senti q o natal ficou em segundo plano, aqui eu nem senti ele. se no segundo conto eu demorei pra entender o que tava acontecendo, aqui eu nem consegui entender. que história mais confusa! achei q muitos temas foram jogados e nenhum tinha relação com o natal. fora esse mundo de fantasia mal explicado, não achei que os personagens foram bem apresentados. inclusive, acho q existem personagens demais para um conto.
eu sei que contos são breves, mas não é pq são breves e curtos que é impossível explicar o que tá acontecendo e fazer o leitor sentir alguma coisa ou ao menos se divertir passando o tempo. tudo que eu senti foi tédio, tanto que quase desisti de ler e pulei pro próximo.

5 - Os quinze natais de Benedita
o anterior eu >quase< desisti, e esse aqui eu desisti mesmo. mas calma lá, não é pq é ruim! na verdade eu tava achando muito legal, e gostei muito da escrita também. o motivo que me fez desistir foi: senti que algo ia acontecer e esse algo ia me deixar muito triste e ansiosa e eu ia acabar não conseguindo dormir. é algo que mexe comigo e eu prefiro não ler para cuidar de mim.
mas não tem nenhum problema nesse conto. até onde eu li, achei muito bom e que conseguiu passar a essência do natal também :)

jul 05/12/2021

ai todo mundo sabe que eu sou cadelinha do vitor martins então...... Obrigada por isso vitor, é a coisa mais ??????

Chorei com o conto sa Benedita, por causa do cachorrinho ???? não aguento galera

Raul.Victor 23/11/2021

Quase que paro de ler mas valeu a pena!
Sinceramente, alguns contos aqui foram tanta enrolação que só o final de alguns desses contos valeu realmente a pena! Duas das histórias parece que foram escritas em outra situação e os autores incluíram na marra o natal pra poder entrar na coletânea! Mas, fora isso, as lições que cada conto passou, é linda e trouxe pra minha vida!

Maria Gabriela 13/11/2021

Simone, é Natal e o que a gente fez?
Não há palavras para descrever meu contentamento com esta obra! É simplesmente incrível e cativante, recheada de simbolismo quanto a descoberta e aceitação da sexualidade e da própria identidade, além de ser carregada com um humor cômico de fazer o leitor rir em um bom tom e esconder o rosto em algum lugar e precisar de um momento de contemplação, depois de testemunhar uma cena tão vergonhosa que lhe causou aquela sensação incômoda de vergonha alheia. Os autores reunidos para compor os contos são extremamente distintos entre si, o que traz uma importância quanto a diversidade apresentada em cada protagonista, em cada piada e momento estranho, em cada angústia e risada, em cada aceitação de quem você é.

Todos os contos são especiais em suas proporções e descobertas, todas em comum o calor infernal que faz, em dezembro, no Brasil. "Vinte bombons de banana" é divertido e extremamente cômico, acompanhando diretamente as aventuras e a consequente vergonha de um jovem garoto ao querer se declarar para sua grande paixão, preparando-lhe um presente especial com todos os seus gostos, mas que paga o maior mico ao ver que não era o nome de seu amado naquele papel; o final fofo e delicado dos dois foi recompensador, valeu a pena todos os gritos de vergonha! "Garotas Mágicas Super Natalinas" é a trajetória de autodescoberta de uma membro das Meninas Superpoderosas (a piada, meu deus) e a reflexão necessária de que o poder do amor não vem apenas do romântico, mas do fraterno e da amizade. "A aventura do peru de Natal" é como o primeiro conto, divertido e cômico em seus momentos, mas carregado de uma angústia sucinta e que faz o leitor parar e refletir quanto a certos assuntos em sua vida; e o final fofo e todo romântico ganhou meu coração. "Entremarés" é, bom... Extremamente confuso e não tenho muito o que comentar sobre ele. Por fim, "Os quinze Natais de Benedita" quebra o ciclo de contos alegres no clima de Natal, fazendo o leitor sentir na pele como a perda de um bichinho de estimação, um ser tão próximo e afeiçoado a você, pode afetar seu gosto pelas coisas; mas o final é esperançoso e muito recompensador, após a protagonista aceitar que a vida deve seguir e que aqueles que se foram, sempre serão amados.

Em suma, são contos maravilhosos e muito bem escritos (com exceção de "Entremarés" que não fez sentido algum... Talvez haja algum simbolismo que não compreendi nesta leitura), todos muito divertidos e carregados de amor, seja ele romântico ou não, e que fazem o coração ficar quentinho ao ver cada personagem descobrindo sua sexualidade, sendo aceito e se aceitando perante a sociedade. Recomendo demais para quem quer ler algo descontraído e animado para este Natal (bom para esquecer todos os problemas ruins desse ano).

huguitcho 12/09/2021

Ótimo para o fim de ano.
Uma coletânea de contos deliciosamente identificaveis, perfeitos para uma viagem longa, para alimentar o tédio ou simplesmente ler sem motivo nenhum.
Um time de escritores brilhantes, com tramas brilhantes, e resultados impecáveis.

JoiceCoutinho 18/07/2021

Contos muito bem escritos, trazem uma sensação de pertencimento! Parece que somos amigos dos personagens principais! Cativante.

Dandara63 23/04/2021

Vinte bombons de banana:
Apesar dos meus surtos de vergonha alheia durante esse conto, o final foi muito fofinho e eu amei.

Garotas mágicas super natalinas:
No começo, foi meio confuso. Depois a autora conseguiu explicar mais ou menos como funcionavam as coisas e eu achei muito interessante, bem ao estilo Três Espiãs Demais, e adoraria ver outros livros nesse universo.

A aventura do peru de natal:
Muito fofo também, apesar de ter me dado um nervoso do personagem principal. Como ele simplesmente dormiu, com uma coisa importante pra fazer, sem nem colocar alarme? Minha ansiedade jamais deixaria hahaha

Entremarés:
Achei esse muito confuso. Muitos personagens, muita coisa sem sentido em relação às coisas mágicas. Quer dizer, como que entra um ser estranho na casa e as pessoas olham e ficam tipo: "ah, olha só, show de bola". Abandonei pela metade e quase me fez abandonar o livro.

Os quinze natais de Benedita:
No começo, foi meio chatinho e teve uma coisa que fez zero sentido pra mim: um bebê de um ano descrito como "dando de ombros". Que eu saiba, bebês de um ano não fazem isso. Tirando isso, FOFÍSSIMO, AMEI, SURTEI DE FOFURA. O melhor é que, como o cachorrinho é filhote, ele vai poder crescer juntinho do Igor.