Todas as cores do Natal

Todas as cores do Natal Alliah...

Resenhas - Todas as cores do natal

Dear.Manoel.Neto 09/12/2020

Toda representatividade para o natal
Que ideia incrível! Não só de de trazer personagens únicos cheios de representatividade, mas que essa ideia veio de autores brasileiros, que conseguiram escrever 5 contos natalinos incríveis, com bastante referências que só brs conseguem entender como: show do Roberto Carlos; funk natalino; calooooor e outras coisas, tornando tudo tão próximo da nossa realidade, que não é trazida em livros estrangeiros.
E mesmo que algumas histórias utilizem elementos mágicos, todos conseguem abordar bem cada trama, tratando com bastante naturalidade as diferentes orientações sexuais. Contendo comédia, aventura, drama, romance, além de personagens e situações que você irá se identificar.

SPOILER - Resumo:

Vinte Bombons de Banana
nota: ????

Ocorrendo durante um amigo secreto numa escola de inglês, onde conhecemos Renato, que está apaixonado por Daniel e tira o nome dele no sorteio, acompanhamos mais sobre essa paixão dele, a medida de que ele procura o presente perfeito, e assim conhecemos sua família, sua melhor amiga, e um pouco do pessoal da turma de inglês. Porém no dia do amigo secreto, Renato percebe que se enganou e na verdade não tirou Daniel e sim Daniela, temos o momento mais vergonhoso do conto, com a Daniela abrindo o presente claramente feito pro Daniel, até mesmo com a numeração da blusa maior e os bombons de banana, mas no fim, o Daniel encontra um bilhete que estava no presente que seria dele e se encontra com o Renato, e os dois decidem sair juntos.

Garotas Mágicas Super Natalinas
nota: ??????

Mesmo tendo um teor fantasioso, e poucas páginas, soube explicar bem o universo, apesar de ter momentos em que a quantidade de personagens, deixam as coisas um pouco confusas. Aqui conhecemos Sofia, que participa de um clã de garotas mágicas, que salvam as pessoas normais, das forças do mau, apesar de não fica muito claro esses vilões, aqui são mostrados como seres que possuem pessoas ou objetos causando caos no shopping. O conto em si, além de focar nesta parte fantasiosa, aborda Sofia como uma aparente assexuada (até o momento) que não quer se relacionar amorosamente com ninguém, mas sua mentora dar a missão para que ela encontre o poder do amor, que só no final, depois de passar por funks natalinos conversas estranhas com outro amigo, ela enfim entende, que não era de relacionamento romântico, encontrando essa força na amizade e assim liberando seu poder.

As Aventuras do Peru de Natal
nota: ???

Acompanhamos Danilo, um garoto que todo ano cria uma lista de metas para ser cumprida ao longo do ano, chegando nas festividades, percebe que não cumpriu alguma delas, e principalmente a que mais gostaria de ter cumprido, ter coragem de falar com Vinicius, um outro garoto que mora próximo a sua casa. A história segue com o dia de Danilo, lendo ?um conto de natal? e demonstrando que essa é uma época que ele gosta, me identifiquei com isso, já que sempre estou tentando ler livro/séries/filmes/músicas de natal nesta época. Em meio aos preparativos, Danilo deve cuidar do cachorro da vizinha, até que encontra Vinicius na rua, mas infelizmente a conversa acaba sendo sobre o cocô do cachorro, após isso ele fica responsável de levar o peru para a casa da avó. Porém, dorme de mais e uma temporal surge, fazendo ele sair com o peru e o cachorro de casa, e assim encontrando Vinicius novamente no carro, que o ajuda, eles tem uma conversa profunda e sincera sobre família, natal e sobre os dois de forma descontraída e apaixonante, no fim acabam indo juntos para a ceia da avó.

Entremarés
nota: ?????? ?

Transitando entre presente, onde uma live está sendo transmitida e o passado, onde nos é contado o que aconteceu numa viagem à uma ilha no Rio de Janeiro, poucos dias antes do natal, vamos descobrindo em conjunto com quem está assistindo a live, onde um grupo de amigos LBGTQ+ nos falam os acontecimentos estranhos da ilha, onde encontram uma sereia, um tubareio, tendo uma experiência surreal e fantástica, se juntando para salvar a ilha de doenças do mar, o conto tem um apelo ambiental necessário, e apesar das transições entre tempos, as vezes serem confusas, ainda consegue transmitir uma mensagem importante sobre sexualidade, sociedade e o futuro.

Os Quinze Natais de Benedita
nota: ?????

Mostrando todos os natais de Benedita, onde sempre acontecia alguma confusão com ela e seu cachorro (Bartolomeu), mas sempre tudo ficava bem no final, tinha a tradição de dar uma coxa de peru para ele, e assim, vamos acompanhando seu crescimento, descoberta de sexualidade, separação dos pais, até que também chegamos a morte do Bartolomeu, e a partir daí, o natal deixaria de ser uma alegria para Benedita. Se aproximando do seu 15º natal, uma amiga na qual ela tem interesse, enfim pergunta o que houve no natal, ambas compartilham suas histórias tristes que haviam acontecido na época, mas Domitila faz Benedita enxergar que a alegria sempre vai estar com você, só basta você enxergar. Então o conto termina com a Benedita enfim enxergando que de fato teve momentos alegres nos natais passados, e acaba encontrando um novo cãozinho abandonado, que acolhe e presenteia seu irmão mais novo.
Lara.Leao 17/04/2022minha estante
ESSE LIVRO E BOM , ELE TEM VERSAO FISICA

Dear.Manoel.Neto 20/04/2022minha estante
Muito bom! Tive a oportunidade apenas de ler a versão digital! Mas foi incrível poder conhecer essas histórias!

natan 08/12/2020

natal diferente
bom, acabei esse livro de contos e esperava mais...os contos vinte bombons de banana, a aventura do peru de natal e os quinze natais de benedita foram os que mais me trouxeram uma vibe natalina, os outros não foram ruins, mas me deixaram meio confuso e ficaram meio longe da temática...enfim, fofinho pra ler nessa época

lays.azevedo.94 07/12/2020

Leve
Os contos são bonitinhos e tirando um que achei doido demais, são todos muito fofos em relação ao Natal!

Gostei muito da proposta do livro.

Rafa 04/12/2020

2° - Garotas mágicas super natalinas por Bárbara Morais [3?]
3° - A aventura do peru de natal por Lucas Rocha [5?]
4° - Entremarés por Alliah [2?]
5° - Os quinze natais de Benedita por Mareska Cruz [5?]

Post no @livrosdavez no instagram.

Ana julia 03/12/2020

fofo e leve
Por ser um livro de contos de autores brasileiros logo fiquei muito curiosa para ler. Claro que, se tratando de um livro de contos eu iria gostar mais de uns do que outros. Alguns contos, na minha opinião, se perderam em ambientar o Natal no Brasil e tudo mais. No geral, é um livro leve e divertido, dei risada várias vezes durante os contos. O último foi TUDO PRA MIM

Giulia 01/12/2020

Muita representatividade e coisas natalinas
Eu sou a DOIDA do prompt de Natal, então gostaria de dizer que, como pessoa lgbtqia+, ESSE LIVRO FOI FEITO PRA MIM! Primeiro que livros de contos = tudo pra mim. Depois que NATAL! SABE? NATAL!!!

Eu adorei a maneira como elementos comuns ao nosso natal BR foram incorporados nas narrativas presentes nesse livro. Amigo oculto, a indignação em ver decoração natalina de inverno, competição familiar pra quem faz a melhor comida... Chorei com a maioria pois sou chorona e, principalmente, não aguento um draminha lgbtqia+ ou de família (se for de família lgbtqia+, então, fudeu!). Os meus favoritos, no entanto, foram o da Bárbara Morais (pois falou diretamente com o meu coraçãozinho) e o último conto do livro, de Mareska (pois histórias de família e PROTAGONISMO BI, como resistir??? me acabei de chorar MESMO). Se tivesse um antologia dessa por ano eu lia FÁCIL.

Lívia 17/11/2020

Melhor do que o presente do meu grande amor
Eu gostei, considero um livro que indicaria com algumas ressalvas:
O conto do Vitor Martins e da Mareska Cruz são os melhores (primeiro e o último).
O da Barbara Morais viaja, mas é muito legal.
O do Lucas Rocha vale a leitura, é curtinho.
O da Alliah podem pular, não gostei, não traz natal de verdade, e é muito viajado.

juliarfs 10/11/2020

fiquei querendo ler esse livro por causa do vitor martins, mas acabou que o lucas rocha me conquistou muito com sua escrita, eu amei o conto dos dois

achei os outros meio viajados mas são legais de ler também

Luzia 05/11/2020

Boas histórias, outras nem tanto...
Dei três estrelas pelo fato de que dos cinco contos, três são bons, enquanto os outros dois fiquei bastante confuso com o realismo fantástico que as historias tentaram desempenhar.

Sayuri 08/10/2020

Achei esse livro sensacional e muito gostoso, com aquele sentimento gostoso que deixa o coração aquecido, sabe? Uma pena que não li ele no natal, porque ia ser bem mais legal entrar no espírito natalino.

Amei quase todos os contos, os meus favoritos foram os dois primeiros e que me deixaram com mais vontade de ler os livros desses autores, mas também amei os outros (Menos o Entremarés, o conto é confuso, não tem muito a ver com o natal, odiei. Me deu uma vontade de desistir do livro só por causa dele, ainda mais por ser o conto mais longo do livro, mas valeu a pena só pelo conto seguinte.)

Nunca tinha lido outros livros dessa temática LGBT, mas adorei e foi bem surpreendente. Recomendo a todos que queiram uma leitura leve, rápida e descontraída.

WhoIsMica 22/09/2020

Complicado...
Toda vez que um livro parte do pressuposto de fazer uma coletânea de contos de diversos autores tem aquele risco de gostarmos mais de alguns do q de outros, isso aconteceu comigo, tinha conto que eu leria mais 200 páginas tranquilo e tinha outros q se viesse uma palavra a mais eu não suportaria, então é um livro razoável.

nix 19/09/2020

Representatividade + Natal + Quentinho no coração
Confesso que me interessei pelo livro só pela participação do Vitor Martins com o conto “Vinte bombons de banana”. Não se espera que em contos seja possível construir uma narrativa maravilhosa, com personagens com profundidade e afins, mas eu confesso que gostei muito. O do Vitor, junto com o do Lucas e o da Mareska formaram uma tríade de contos fofos que juntaram representatividade + natal + quentinho no coração. Dos outros dois não se pode dizer o mesmo, infelizmente. O das garotas mágicas até que tinha uma “lição” no final, mas tirando esse detalhe, os dois foram muito mal planejados, por assim dizer, já que apresentaram diversos elementos mágicos que eram muita informação pra cabeça do leitor, e ainda beiravam o irreal por colocar sereias fazendo feitiços e afins. Além disso, eram tantos personagens que não tinha como se “envolver” com eles, não passavam de nomes na narrativa. E detalhe: esses dois contos em questão também fugiram MUITO do tema do natal, o que me chateou bastante, já que eu achei a premissa muito boa.

No geral, eu dou 3.5, mas individualmente minha nota seria:

Vinte bombons de banana 5/5
Garotas mágicas super natalinas 3/5
A aventura do peru de natal 4.5/5
Entremarés 1/5
Os quinze natais de Benedita 4/5

Giuliows 19/09/2020

Contos que valem a pena cercados de contos sem sentido
Fou interessante a premissa de retratar o natal em diferentes estados do nosso país,mas fui decepcionada por histórias que começaram sem pé nem cabeça ou que terminaram em anticlimax.
Como amante das histórias de Natal,não recomendo esse livro.
Daniel 28/02/2021minha estante
Se eu tivesse lido isso antes... nem tinha começado. Tô achando esse livro muito ruim até o momento. Só dois contos salvam, por enquanto

karine117 17/08/2020

Uma leitura leve e deliciosa. Amei os finais felizes, as mensagens que são passadas e como são passadas.

Cami Sanches 03/08/2020

Mais em: @encantodafuga !
Não gosto de dizer que são leituras ruins, porque acredito que cada um tira algo de cada livro, mas essa não se encaixou muito no meu gosto... Sinceramente, não é um livro ruim, não mesmo! É um livro que tenta trazer um novo conceito (ou novos conceitos) e eu não senti que fez muito sentido a união deles, sabe? Li pelo conto do Vitor Martins que, aliás, amei! Tem escritas muito gostosas, mas senti uma descontinuidade entre elas que me deixou bastante confusa

site: https://www.instagram.com/encantodafuga/?hl=pt-br