Todas as cores do Natal

Todas as cores do Natal Alliah...

Resenhas - Todas as cores do natal

beatrice56 31/12/2020

última leitura do ano. são contos bem rápidos e todos trazem alguma mensagem, seja ao decorrer ou no final da história.

Pamela348 28/12/2020

Depois de tanta ressaca um livro que finalmente terminei.?
Comecei esse livro sem muitas expectativas que iria conseguir termina - lo, afinal à meses estou com ressaca literária, mas me surpreendi quando terminei e gostei muito.
São contos curtos, alguns divertidos, outros meios "confusos" e outros emocionantes. Também gostei do fato de o Natal ser algo em comum em todos, outra característica entre todos os contos é a LGBTQ+.
É uma leitura rápida e indico pra quem procura livros com a temática do Natal, mas também pra quem procura mais sobre o um assunto tão comentando hoje e muitas vezes tão pouco representado.???

evelyn 27/12/2020

Descreverei a minha experiência com "Todas as cores do Natal" do conto que menos gostei ao meu favorito. Sendo assim, começarei com "Entremarés", que tem um título bastante chamativo e cativante, diferente do que eu senti ao ler. Ele apresenta uma história fantasiosa e com magia e não me agradou muito. Tem uma descrição de fatos muito confusa, como se algumas partes estivessem fora do lugar que deveriam estar e a história em si não me cativou, principalmente por não explorar as características e conflitos pessoais das personagens. Apesar disso, faz uma crítica ambiental importante e aponta algumas informações interessantes.
"Vinte bombons de banana" é bastante realista e de composição simples, demonstra muito bem vulnerabilidades, que todas as pessoas possuem, e como às vezes nós nos planejamos para algo de acordo com as nossas expectativas, mas precisamos nos adaptar ao que é posto em realidade.
"A aventura do peru de Natal" possui aspectos muito semelhantes ao anterior, inclusive na forma como é escrito, e expõe, além disso, situações comuns a muitas famílias brasileiras e um pouco de um ritual de Natal, que em cada família é diferente, quando existe.
"Garotas mágicas super natalinas", assim como o primeiro conto sobre o qual falei, não é realista, uma vez que mistura magia com a realidade e esse não é um gênero que me agrada tanto. No entanto, foi um conto que me abraçou ao demonstrar aspectos importantes para as nossas vidas, principalmente quando se é jovem e está em busca de respostas para questionamentos tão frequentes, como os da sexualidade e do bem-estar. Além disso, é narrado numa perspectiva única ao falar sobre como o amor romântico não deve ser sempre posto num pedestal e como cada tipo de relação que temos em nossas vidas devem ser bem cuidadas.
O último conto do livro, "Os quinze Natais de Benedita", é também o último sobre o qual vou falar por ter sido o meu favorito. Não consigo descrever como eu fiquei de coração quentinho com ele. Mareska Cruz escreveu com tanta leveza a relação de Benedita com todos os Natais de seus 15 anos de vida e, por mais que a minha não se assemelhe tanto à dessa garota, eu me senti representada, escutada e envolvida num abraço forte e cheio de amor, principalmente quando penso nos pais tão atenciosos da Benedita. É leve também a amizade e a conexão que a personagem principal tem com a Domitila e isso torna o conto ainda mais especial. Fiquei triste por ter acabado de ler, mas o final foi realmente muito bem articulado e deixa que nós possamos criar as nossas teorias sobre os próximos Natais.
Por fim, o livro no geral é muito marcante pelo que representa e por abrir espaço a autores e personagens pouco vistos. Todas as histórias são muito boas, apresentam vivências diferentes e a singularidade que existe na personalidade de cada pessoa, algo que eu realmente esperava do livro.

Oi, eu sou a Mila ^^ 27/12/2020

Em maioria eu gostei muito dos contos, teve alguns que não gostei tanto, outro que achei nada a ver com o tema.

iscoraline 26/12/2020

existem tantas formas de amor quanto pessoas na Terra
representatividade no natal, SIM!

de início não sabia que era um livro de contos e ao descobrir fiquei um pouco desanimada porque já havia lido outro assim com a temática natal há uns dias atrás, mas sinceramente.... me surpreendi! acho que a melhor coisa foi iniciar o livro com o conto do vitor martins, sou a cada dia mais cadelinha com a forma como ele escreve tão puramente, parece que fazemos parte da história e nos apegamos fácil aos personagens mesmo que seja um pequeno conto... além dele, gostei muito mesmo da história nomeada ?garotas mágicas? porque trouxe uma visão do amor muito para além de algo romântico e super rotulado à casais, me fez perceber que não podemos limitar o ?amar? dessa maneira quando na verdade existe amor em muitas outras coisas, em muitos outras relações, e é isso o que o torna tão mágico e plural... amei o conto da aventura do peru de natal, achei bem levinho e gostoso e o outro conto não gostei tanto, pois pra mim a história não fez sentido? não entendi a premissa real (o de allilah). mas tenho que admitir que meu conto FAVORITO foi ?os quinze natais de benedita? da mareska cruz! adorei a forma como ela constrói a relação da personagem benedita, as experiências de sua vida e as dores e traumas que se passam de forma comum muitas vezes... amei mesmo :)

no geral, acho que é um ótimo livro nacional para finalizar o ano, dar mais valor à autores locais e valorizar a riqueza de escrita de muitos deles e a temática lgbtqia+.recomendo sim!

zenik 26/12/2020

natal+representatividade=livro fav
esse livro é uma coletânea de contos que se passam no natal. O primeiro conto se chama "Vinte bombons de banana" e é muito bom, me diverti demais lendo e achei bem legal. O segundo conto é " garotas mágicas natalinas" e também gostei demais pois trouxe um aprendizado muito importante sabe? e as personagens eram super legais e tem a coisa da magia tb que eu amei. "Aventura do Peru de Natal" é o terceiro conto e foi um dos mais divertidos pra mim. "Entre marés" eu fiquei meio perdida sabe? mas traz uma reflexão muito massa sobre o meio ambiente e poluição. "os quinze natais de benedita" foi o último conto e também meu favorito, eh mto massa pq vc vê a criança crescendo e eu me emocionei tanto com algumas partes e tem um friends to lovers ali também que eu amei.

ao todo, o livro é muito bom, divertido, traz algumas reflexões e aprendizados que vc vai levar p sua vida, super gostosinho de ler e tem muita representatividade.

Thalyta Guedes 25/12/2020

Uma ótima leitura para degustar nos dias 24 e 25
A iniciativa de "Todas as Cores do Natal" é maravilhosa! Juntar contos de autores e autoras brasileiras com personagens LGBTQI+ foi uma ideia simplesmente maravilhosa.

Os contos de Vitor Martins e Lucas Rocha foram os meus favoritos, com narrativas leves e gostosos de ler, também gostei muito do de Mareska Cruz. Sobre os dois de fantasia, acho que vale a pena arriscar na leitura fora da zona de conforto pra tentar entendê-los, vi algumas críticas negativas, mas eu, particularmente, acabei gostando.

Com certeza o livro traz contos que pedem para ser relidos!

Allan Lemos 25/12/2020

Meh...
A ideia de contos natalinos é incrível, porém alguns se perderam e ficaram extremamente cansativos de ler.
Devo confessar que nem consegui terminar 2 contos de tão confusos que estavam.
Porém, não foi uma perda total, uma vez que eu não conhecia o trabalho do Lucas Rocha e me apaixonei.

Gabryella40 22/12/2020

3 contos maravilhosos
O primeiro, o terceiro e o quinto conto são maravilhosos e bastante divertidos, os autores conseguiram trazer o espírito natalino.
Achei o segundo conto legalzinho.
O quarto conto é bem confuso e não consegui ir até o fim e pulei para o quinto conto.
Quando acabei o livro decidi retornar para o quarto para tentar lê-lo e fiz uma leitura dinâmica mas no fim continuei achando confuso.

Thayane 14/12/2020

UMA PENA!
Infelizmente não posso dar 5 estrelas para o livro por causa de dois contos péssimos que acrescentaram na coletânea. O penúltimo ?Entremarés? eu nem consegui terminar de ler! Super confuso e com um tema de fantasia ambiental... enfim! Se tivesse sido só os contos do Vitor Martins, do Lucas Rocha e da Mareska teria sido perfeito, super leve e prazeroso! Uma pena...
Dear.Manoel.Neto 14/12/2020minha estante
Kkkkk o entremares realmente foi difícil, mas eu amei a mensagem por trás do que tava acontecendo..

Thayane 14/12/2020minha estante
eu entendi só que era uma crítica sobre poluição, mas era tudo tão confuso que quando vi já tinha pulado tudo kkk

Dear.Manoel.Neto 14/12/2020minha estante
Issso, tbm percebo um pouco de crítica à sociedade como um todo, além dos diálogos sobre orientação sexual e humanidade.

Alyne Lima 20/12/2020minha estante
Ai.... Estou lendo e achando a mesma coisa acabei de ler o penúltimo conto pelo amor de Deus também quase não conclui.

Thayane 22/12/2020minha estante
péssimo demais, tá doido

Gabi 23/12/2020minha estante
Tô querendo ler pelo kindle unlimited mas to com medo de ser ruim e perder meu tempo

Alyne Lima 23/12/2020minha estante
O primeiro, o terceiro e quinto conto valem a pena

Thayane 23/12/2020minha estante
Gabi finge que são só 3 cintos que é sucesso ??

Gabi 23/12/2020minha estante
KKKKKKK

Hello_iza 13/12/2020

Depende
Bom o lance complicado de livros de contos é que nunca sei qual nota dá, sempre tem contos incríveis e contos ruins e esse não é diferente, no geral dei três estrelas mas vou falar sobre cada um.

Conto 1: um conto de Natal em uma perspectiva diferente/ em uma situação diferente, gostei, daria 4,5
Conto 2: meio nada haver com natal mas tem um mundo legal, daria 2,5 ou 3,0
Conto 3: sinto que eu poderia passar por aquela situação, tem um clima de Natal real e puramente brasileiro muito legal, daria 4,5
Conto 4: ruim, comecei e nem li todo só pulei sla, não li então não vou dá nota mas sla 1,0?
Conto 5: lindo d++++ mds, muito fofo e emocionante e aí, daria 4,5 também

Todos os que dei 4,5 também são um pouco 5,0 mas preferi deixar com 4,5 todos.
Alyne Lima 20/12/2020minha estante
Ansiosa pelo último conto porque vi que muitas pessoas estão gostando mas esse penúltimo realmente é terrível.

sswiftpotter 11/12/2020

bomzinho
os três primeiros contos são bem legais, o terceiro me confundiu um pouco no incidente mas depois comecei a entender e achei até legal apesar de confuso. O penúltimo é MUITO ruim, sério, nada faz sentido nesse conto e eu acabei pulando, amei o último também.
Thayane 13/12/2020minha estante
Socorro! Eu vim aqui ver se alguém tinha pulado esse penúltimo tb kkkk

Sun 10/12/2020

3,5
Vinte Bombons de Banana, VM 5 ?
Passa muito a vibe do Natal e achei interessante que não se passa no cenário habitual da maioria das histórias de Natal

Garotas Mágicas Super Natalinas, BM 4/4,5
O universo apresentado é muito interessante, não passa a vibe de Natal, mas é muito bom

A Aventura do Peru de Natal, LR 2,5
É bem clichê, mas é legal

Entremarés, A 1
Muito deslocado, não passa a ideia de Natal e é muito ambientalista

Os Quinze Natais de Benedita, MC 5 ?
Muito bom, tá um aquecida no coração

Isabella Pina 10/12/2020

Primeiro contato muito positivo
Gostei muito de ler esse livro. Os cinco contos são de autores nacionais que até então, eu não tinha lido nada (apesar de ter na lista de desejados três deles).

Achei a leitura leve, fofa, com clichês divertidos e muita representatividade bem feita. É uma ótima opção pra pegar nessas últimas semanas de dezembro, pra aliviar o humor e acreditar que o mundo ainda tem esperança e nem todo mundo é um lixo.

O fato de todos eles se passarem no Brasil com certeza deixou a experiência muito gostosa (amo ler sobre o natal no calor!!).

Obviamente gostei de uns contos mais do que outros - na verdade, é difícil elencar, na real, mas tem um conto específico que fugiu do meu estilo e acabei não curtindo tanto.

Recomendo pra todo mundo que adora ler sobre o Natal (especialmente nesse mês!!), que quer ler mais livro nacional e conhecer um pouquinho da escrita desses autores antes de entrar de cabeça em um livro solo deles.

RSTING: 4 natais marcantes