Aos Perdidos, Com Amor

Aos Perdidos, Com Amor Brigid Kemmerer

Resenhas - Aos Perdidos, Com Amor

Lilyanne 02/12/2022

amei acompanhar o crescimento deles? o desenvolvimento.. o reencontro consigo mesmo? só o final que achei meio nhem

Deborah.Paula 06/09/2021

Um dia é só um dia.
Li esse livro em 2019 e se tornou meu livro favorito, então resolvi reler esse ano.

Eu gosto bastante de livros em que os personagens principais não se conhecem muito bem e acabam trocando cartas e e-mails em anônimo por causa de algo. Nesse caso eles começam a trocar cartas porque o Declan responde a carta que a Juliet escreve e deixa no túmulo da sua mãe. De início ela fica muito brava e com raiva e acaba escrevendo uma resposta para ele, então a partir disso eles começam a trocar cartas falando sobre sua dores. Assim como Juliet, Declan também perdeu uma pessoa importante na sua vida.

A mãe de Juliet era fotógrafa. Juliet se inspirava muito em sua mãe e por causa disso ela também tirava fotos. Só que isso muda quando sua mãe morre e ela não consegue mais tirar fotos, não consegue nem segurar uma câmera sem querer chorar. Já se passaram meses, mas ela ainda não superou a morte de sua mãe. Ela continua indo ao cemitério, continua chorando muito e se afastando de todo mundo. Ela permaneceu enlutada. Sua mãe quase não ficava em casa porque ela viajava para tirar fotos na Síria, Vietnã e etc. Juliet idolatrava sua mãe por isso, achava que ela era a mulher maravilha. Percebemos durante a leitura que ela não yem mais tanta intimidade com seu pai, que eles são distantes. Mas no decorrer da história isso vai mudando aos poucos. Quando ela conversa com o "escuridão" (que é o pseudônimo do Declan) ela vai enxergando as coisas de outros jeitos. Uma das minhas partes preferidas é quando ela e o Declan se esbarram pela primeira vez. Ele acaba derrubando café nela e isso gera uma pequena confusão, mas naquele nome em que ele esta bravo e irritado e sai andando, ela sente vontade de tirar uma foto dele, isso porque ela estava meses sem fazer isso. E ela acaba tirando uma foto dele e do Rev no festival de outono, inclusive foi uma das fotos escolhidas para ser capa do anuário da escola. Juliet muitas vezes se sentiu sozinha mesmo tendo sua melhor amiga por perto. Eu particularmente acho a amiga dela chata e que julga muito os outros pela aparência, inclusive essa é uma crítica que o livro aborda. Todos os encontros da Juliet e do Declan são eletrizantes e cheio de farpas, mas aos poucos eles vão se aproximando, e durante a leitura conseguimos ver que a Juliet se sente atraída por ela, como se ele tivesse um ímã. Sabemos que a Juliet idolatra sua mãe, mad isso muda quando ela descobre um segredo e começa a ver que sua mãe não é quem ela achava que era.

Declan é visto como um garoto problema e delinquente. Mora com sua mãe e se padrasto. Ele faz serviço comunitário no cemitério porque dia 25 de maio, quando sua mãe e seu padrasto se casaram ele pegou a picape do seu pai, bebeu e acabou batendo em prédio. Ele estava tentando se matar. Depois disso todos acham que ele é um marginal e um delinquente. Percebemos durante a leitura que ele não faz questão de mudar isso, mas também ninguém faz questão de querer ver o outro lado dele. A convivência com seu padrasto não é bom, é cheia de farpas e ofensas, inclusive deu padrasto fala que Declan vai ficar igual ao pai. Em um dos e-mails que ele troca com a garota do cemitério (Juliet), ele revela que seu pai era alcoólatra, só que ele não era agressivo, pelo contrário, era muito alegre por isso sua mãe não o repreende, então ele continuava bebendo até que um dia o Declan ficou com medo de andar de carro com seu pai e escondeu as chaves, seu pai ficou muito bravo, então Declan começou a dirigir para ele, comm13 anos. Sua mãe ao invés de parar com aquilo, contava com ele. Só que um dia Declan não quis mais fazer parte disso e mandou seu pai se virar, ele só não imaginava que seu pai iria sair de carro com sua irmã e acabaria matando-a, ele foi preso então sua família começou a se deteriorar. Como eu disse, todo mundo acha que o Declan é um delinquente mas não sabem o que se passa em sua vida. As duas únicas pessoas que tentaram ajudá-lo e viram mais do que um menino delinquente foi sua professora de inglês que o incentivava a mostrar para turma que ele é inteligente e capaz de responder os poemas da aula, ela lutou por ele até o fim. o senhor melendez que era o supervisor do Declan no cemitério, também o ajudou muito, inclusive escutando seus problemas e o aconselhando, e ele disse uma coisa que me toca até hoje: ?? Um dia não é a sua vida toda, Murph. ? Ele espera até que eu olhe para ele. ? Um dia é só um dia.?. Apesar de Declan ter uma vida conturbarda, ele ainda tem o melhor amigo para ajuda-lo, que também da conselhos e o acolhe quando necessário. Durante a leitura sentimos a angústia e a dor dele. Enquanto ele é o "escuridão" ele é sensível e com muita dor, mas enquanto ele é o Declan ele é confrontador, tem a língua afiada e faz questão de ser o "badboy" como um faxada pra ae esconder. Percebemos que a mãe dele nunca interfere quando o padrasto o xinga e humilha, fiquei com bastante raiva de ambos, Declan só tem 17 anos e nenhum adulto presente de fato em sua vida, ele se sente um intruso na sua própria casa. Ele acaba descobrindo a identidade da Juliet quando ela sai do baile e chove e seu carro estraga. Na hora do desespero ela pede para o escuridão ir e ajudá-la. Quando o Declan aparece ela não se toca que ele é o escuridão, e ele também não revela para ela. Eles continuam se comunicando. A mãe do Declan engravida e eles não contam para ele e com isso ele se sente rejeitado e excluído, porém mais para frente ele e Alan conversam francamente um com o outro e o Alan diz que não contaram sobre o bebê porque achou que Declan tentaria se matar de novo. Alan conta que queria fazer parte da vida do Declan mas ele não deixava, e que não sabia que a mãe dele acobertava ele a dirigir para o pai alcoólatra. Ele pede desculpas para Declan e sugere que todos eles façam terapia. Declan aceita e a convivência em casa começa a mudar. Ele revela para Juliet que ele é o escuridão, e ela pergunta e agora?
 ?? Eu gosto de você.
 ? Eu também gosto de você.
 ? Eu já gostava de você desde aquela manhã em que você trombou em mim.?

Por isso esse é um dos meus livros favoritos, porque mostra que não podemos julgar os outros pelas atitudes e aparência sem saber o que ela sente. As pessoas não são só um dia.

obs: Rev, melhor amigo do Declan é um dos melhores personagens.

alefrocha 14/06/2022

Em dúvida???
Não entendi a avaliação desse livro. Sério!? Não vi nada demais, na verdade foi uma leitura bem arrastada. Os personagens não me cativaram e eu estava com mais ranço do que empatia em relação a ambos. A construção da relação deles permaneceu rasa e terminou do jeito que começou, na verdade eles não estavam prontos pra se relacionarem e nisso a autora acertou, ela focou em tentar solucionar os problemas pessoais deles antes de iniciar uma relação amorosa de fato.

Brunna 22/10/2017

Um apelo para que você leia este livro!
Não lembro exatamente como cheguei a me interessar por esse livro. Só sei que, quando comecei a ler, não consegui mais largar. Eu gosto bastante de ya e pensei que esse aqui seria mais um daqueles fofinhos que me deixam com um sorriso bobo no rosto. Não que eu não tenha soltado umas risadinhas com alguns diálogos dele, mas a maior parte do tempo fiz a leitura com os olhos marejados. Tudo é tão intenso, tão bem descrito. Consegui sentir cada pequeno sentimento expresso em cada palavrinha escrita. E eu tinha tanto medo de tudo terminar de uma forma "ruim", que me deixasse frustrada por ter lido um livro tão bom, mas com um final tão merda. Agradeço aos céus por isso não ter acontecido. A autora soube como construir, evoluir e finalizar uma história com imensa maestria. E aqui estou eu, apenas alguns minutos após finalizar a leitura, tentando convencer qualquer um a dar uma chance para esse livro. Talvez não seja o melhor da sua vida, talvez você nem goste dele tanto assim, talvez ache uma completa porcaria. Só que já ficarei feliz se pelo menos der uma mínima chance a ele. Tudo isso significa que eu tentei, e no momento isso me lembra que eu faço meu próprio caminho.
Maria Beatriz 19/01/2018minha estante
Eu vi uns quotes numa pagina do face e já fiquei louca pra ler e não me arrependi,sem dúvidas um dos melhores livros que li.

Leh 26/04/2021

Clichê que aquece o coração? temos, pessoas que se unem e superam suas feridas e tristezas? temos também. Esse livro é tão envolvente cativante e fácil de ler, nos traz uma mensagem tão gostosa é reconfortante.

.marie 16/01/2023

se não posso culpar o destino, quem é que sobra?
esperava mais.

a história não é ruim, mas acredito que poderia entregar muito mais, principalmente com a finalização de alguns pontos importantes da história, como a relação de declan com a mãe e padrasto ? odiei como foi concluída.

as partes das cartas e dos e-mails me agradaram, mas as narrações dos personagens nem sempre, principalmente de juliet que, inclusive, achei chatinha (odeio protagonistas que não são cativantes). não só ela como muitos outros personagens não são interessantes nem cativantes. senti falta de um personagem feito para o leitor amar. mas, apesar de não tão cativantes, os personagens trazem algumas reflexões legais em certos momentos que fizeram a experiência de ler esse livro não ser uma tortura.

isa gusmão 12/01/2022

a importância da terapia antes de ser mãe
esse livro poderia ser chamado: ?mães fudidas da cabeça são uma bomba relógio?. li tudo pensando ?meu deus tem gente que não devia ter filho?. juliet endeusando a mãe quando tudo gritava que ela diminuia a própria filha por ser completamente narcisista vs. declan sofrendo como um cão por conta da mãe dele não ter uma carteira de motorista ou um colhão

enfim, declan murphy é um amorzinho
Vit 12/01/2022minha estante
entao amg, coitados, não mereciam nada disso, te amo declan

uilson 28/01/2022minha estante
Sim, mano KKKK

Karol 20/05/2021

Amei a história de Juliet e Declan.
É viciante, a ponto de você não querer largar o livro, e quando acaba, deixa saudade!
O livro é cheio de detalhes, aborda diversas situações importantes: luto, embriaguez, conflitos familiares, amizades, traumas, mas tudo de uma forma leve e muito sensível que toca o leitor bem fundo. ?
Achei a história fluida, nem um pouco cansativa, li super rápido. É um Young Adult (YA) muito bem construído e desenvolvido. ?
A cada página o nosso coração fica quentinho, a gente torce de verdade para que os personagens se recuperem dos traumas emocionais. ?
Impossível não amar esse livro, arrebatou meu coração. Tive que favoritar! ?

Jessica Loumine 07/05/2020

Excelente!
Foi uma ótima leitura! Pode parecer que tem mais drama do que necessário, mas até isso é legal! Você fica empolgado e chocado com algumas revelações, o que só acrescenta positivamente a história. O que mais gostei foi como a autora abordou os estereótipos, os pré-conceitos e julgamentos, isso reflete diretamente em nós. Em nosso comportamento, de apenas repassar ou acreditar nos comentários alheios, sem antes conhecer a pessoa. Este livro proporciona uma ótima reflexão e discussão.

Bella 31/12/2020

Achei fofo
Achei uma leitura muito rápida e viciante. Toda hora ficava curiosa para a resposta a próxima carta ou e-mail. Crie um monte de teoria e acertei uma kkk. Declan e juliet são apaixonantes. Ri muito com eles e quase chorei também. Amo a forma que eles se apoiam. É lindo
Achei o final meio largado e rápido de mais, muita informação ao mesmo tempo. Fora isso, gostei bastante.

mariaclara 10/03/2022

Um dia não é a sua vida toda, Murph. Um dia é só um dia.
sem palavras para esse livro!
Juliet perdeu a mãe e sempre deixa cartas para ela em seu túmulo, até que um dia um garoto lê uma dessas cartas e responde, mas ela não imagina que é um cara do colégio que ela não gosta!

uma história cativante, me prendeu do início ao fim, o romance é tão perfeito, é lindo ver duas peças quebradas se encaixando e se curando.
Declan e Juliet tem meu coração, queria um segundo livro deles e um do Rev também pois ele merece.
esse livro me ensinou muito e acho que todos deveriam ler! eu amei.
User82938e 12/03/2022minha estante
tb tem o livro do Rev!!quero mto ler

mariaclara 12/03/2022minha estante
sério?? vou procurar

User82938e 12/03/2022minha estante
"mais do que palavras podem dizer" é o nome

mariaclara 13/03/2022minha estante
obrigadaaa

Elisangela.Alves 21/12/2021

Muito rápido de ler..
Adoro livro jovem que vem repleto de ensinamentos, nesse entre outros, que não devemos definir uma pessoa por um único momento, erramos mas nossos erros não nós defini.

Any 04/04/2021

Aos Perdidos, com Amor
“Minha mãe costumava dizer que as palavras carregavam sempre um pouco do espírito de quem as escreveu, e quase consigo senti-lo escorrendo da página.”
Juliet vai ao cemitério diariamente fazer uma visita ao túmulo da sua mãe e escrever uma carta para ela. É uma forma de amenizar o vazio e a dor. Declan Murphy faz a limpeza em volta dos túmulos e encontra uma carta deixada por Juliet, e sente a necessidade de expressar que compreende a dor que ela sente, porque é muito parecida com a que ele carrega. Dois estranhos que vivem se esbarrando nos corredores da escola, mas que nunca se deram conta da existência um do outro. Afinal, ela é só a garota que não superou a morte da mãe, e ele é o garoto problemático que todos temem. Eles seguem trocando cartas há certo alívio em dividir a dor com quem não conhecemos. Chegará o momento em que ambos terão que passar por cima do medo e se encontrar cara a cara, mas tanto Juliet quanto Declan temem perder o que eles construíram através das palavras. Uma história que fala sobre perdas, amizade, perdão e reconstrução emocional. Super recomendo.

Boreal.07 06/09/2021

Eu não tenho palavras pra descrever, só a sinopse tem tudo pra ser perfeito. Quando eu li eu soube na hr que eu necessitava desse livro nas minhas mãos. E no final... eu tava certa escrita perfeita, lições de morais perfeitas, esse é um tipo de livro que eu aprendi mais sobre a vida lendo, do que com a própria vida
Amands.ventura 06/09/2021minha estante
eu AMO esse livro