O Ano em que Te Conheci

O Ano em que Te Conheci Cecelia Ahern

Resenhas - O Ano em que Te Conheci

Cris 09/05/2024

Eu já li quase todos os livros da Cecelia Ahern e de longe esse foi o que menos gostei. Achei a história pouco envolvente e a narrativa em primeira pessoa às vezes meio confusa. Ela tem outros livros muito melhores

Jaque 05/04/2021

Esperei o livro todo por um romance entre os personagens principais mas infelizmente não veio, e tbm não acho que os romances da história tenham química e mereçam ser relatados.
Porém gostei da escrita da autora, da sua capacidade de nos envolver na historia através de uma leitura fluida e cativante, espero gostar dos outros títulos da mesma.

Hannah - Raposa literária 23/11/2022

O ano em que te conheci foi uma das melhores surpresas literarias desse ano.

Neste livro conheceremos Jasmine e sua vida corrida, ela é uma maquina de ideias, sempre inventando algo, ajudando a criar e depois vendendo, estava pronta para fazer o mesmo com sua ultima criação mas acaba sendo demitida. E como se não bastasse, de licença remunera por um ano, para empedi-lá de ir trabalhar na concorrencia, aumentando seu tedio.

Sem muita coisa para fazer e tendo que lidar com sua vida sem o agito da antiga rotina, Jasmine passa a observar com afinco a vida do seu vizinho da frente, Matt Marshall, um radialista que não esta nos seus melhores dias. Ela o odeia desde sempre, e passa a odia-ló mais so por vê-lo mais, e deseja que as outras pessoas o odeiem também.

Matt trava uma luta sobre a pessoa que é, e a pessoa que tem que ser no seu programa, acabando sendo demitido e de licença remunerada. Alcoolatra funcional, ele vai vendo se perder aos poucos, porém uma amizade inesperada com sua vizinha, promete mudar isso.

Jasmine é controladora, desde os 5 anos de idade tem uma ideia de como iria viver graças ao seu primo Kevin, que lhe contou que ela iria morrer, uma coisa que ela nunca havia pensado. Jamine tem uma irmã mais velha, a Heather, que tem sindrome de down, assumindo então o papel de protetora e esse é um dos motivos para não gostar de Matt.
O livro é separado pelas estações do ano, mostrando a adaptação de Jasmine a sua nova vida, seu relacionamento com sua familia, amigos, seu jardim, Matt e seu futuro amor Monday. Ao longo desse ano, temos muitas referencias a flores, amadurecimento, amiizade, saude mental/fisica.

Jasmine floresce de maneira enriquecedora, deixando muitos dos seus julgamentos de lado, aprendendo com seus traumas e lutando contra seus medos/preconceitos/amarguras.

No incio, achei que ela e Matt acabariam apaixonados (aquele clichê) fiquei incrivelmente satisfeita por não ter ocorrido, a amizade deles é sincera e muito bem construida, eles se apoiam, se ajudam, se desafiam. Jasmine passa a enxerga-ló alem dos seus julgamentos, e querer ajuda-ló a melhorar recupenrando assim sua familia e emprego.
Matt é muito significativo na vida dela, junto com o Dr Jamesson ? outro vizinho, tirando-a de sua caixinha perfeita.
Os ensinamentos dessa historia são enriquecedores, chorei logo nas primeiras paginas, e já sabia que ia favoritar, morrendo de medo de me decepcionar KKKK, felizmente so houve melhoras, a leitura me pegou, chorei, sorri e aprendi bastante. É o segundo livro que li da autora, com receio pois não gostei muito do outro ? Simplesmente acontece, mas este ganhou meu coração.
Já leram?
O ano em que te conheci | 336 págs | 5/5?'s + ?

accrezende 06/08/2021

Leitura arrastada
Não gostei do livro. Parece que faltou foco. A obra não traz uma ideia central. Terminei só porque queria saber se no fim faria algum sentido. Pra mim, não fez.

Rafa 15/03/2021

Apesar de ter lido vários comentários negativos desse livro, me arrisquei, e gostei! Lendo em tempos de pandemia, no qual fui obrigada a desacelerar, e, principalmente ser paciente, acho que me ajudou, inclusive arranjei umas plantinhas para cuidar?

Cah 28/06/2021

Quase um monólogo
Confesso que fiquei dividida, em alguns momentos pensava quanta enrolação, em outros eu refletia, me imaginava na situação, pensava na minha própria vida, aprendia. Apesar de às vezes achar monótono, se você estiver disposto e no timing perfeito. O livro é basicamente um monólogo, estamos no pensamento da personagem principal com alguns diálogos apenas. Mergulhando na vida dela durante 1 ano e suas estações.

Daniele.Melo 14/09/2021

Amei.
Empatia é a palavra que define o que sentir ao ler esse livro.. Achei bonito a forma como Matt e Jasmine se ajudam.
A vida tem muito a ensinar. Quando tudo parece perdido, algo pode acontecer e desfazer seus planos, para então viver algo novo.

Kiara.Jaques 11/07/2022

Foi surpreendente
Quando vi o livro e a sua sinopse achei que seria algum tipo de livro trágico (que me faria chorar absurdamente), já quando li os primeiros capítulos fiquei um pouco perdida. Pelo jeito que as coisas aconteciam aquele livro poderia ser ou completo desastre ou surpreendente. E eu admito que foi surpreendente. Fiquei com um pouco de medo de Jasmise ser uma louca, mas aos poucos a cada vez que a história ia se desenrolando eu a entendia.
O que eu mais gostei nesse livro foi que o foco não era romântico, era sobre se conhecer, sobre amizade, sobre compreender as coisas a sua volta, não sei explicar muito bem, mas eu gostei muito da forma como a escrita descrevia os fatos. Esse foi o primeiro livro que eu li dela e me peguei apaixonada pela sua escrita, é tão precisa e detalhada, simplesmente adorei. Além é claro do livro falar de assuntos bem sérios e que tratou de um jeito incrível, respeitoso e acabou me ensinando várias coisas.
Mais um livro pra lista de favoritos é só o que tenho a dizer!!

Lana 25/06/2021

Foi a minha segunda tentativa com o livro, a primeira vez achei detestável, mas acho que só não estava na vibe.
Não é o meu gênero preferido, e a história não é incrível, mas o livro é bom, me serviu muito bem em uma ressaca literária.

Jessyca 30/05/2022

Milagres só crescem onde você os planta
Eu acho sim um milagre eu ter conseguido concluir essa leitura kkk comecei ano passado e tinha dado uma pausa, achei que fosse sequelas da ressaca literária. Mas, infelizmente não foi ? eu achei muito cansativo, boa parte do livro não tem muito diálogo, é só sobre a principal personagem. Quando vim começar a gostar, já estava perto do fim. As 3 estrelas vão para o oq eu acho que a autora quis passar: aceitar ajuda. Precisamos aceitar ajuda, e principalmente querer ser ajudados.

Marcela262 15/07/2022

Lindo
Um livro muito bem construido sobre descobrir a si mesmo, crescimento pessoal, relaçoes familiares e de amizade.

Vanessa.Carvalho 03/09/2022

Primeira decepção literária desse ano, capa linda nome promissor, porém não consegui gostar da história que foi contada.

Manu Boschetti 05/03/2021

Superou mto minhas expectativas
Primeiro livro que eu leio que retrata a amizade entre um homem e uma mulher de forma verdadeira, eu inclusive quando comecei a ler, esperava que em algum momento eles fossem ficar juntos, porque geralmente é o que os autores transformam as amizades, ainda bem que eu estava errada.
Uma amizade que superou preconceitos e se baseou na ajuda mútua.
Eu amei esse livro e a Jasmine se tornou uma das minhas protagonistas preferidas.

Hay 06/06/2022

Não sei bem?
Eu esperava uma coisa com esse livro e acabou que o final não me entregou. Parecia ser algo que ia acontecer, criou uma expectativa enorme, o clímax tava vindo, pra no final simplesmente tomar outro rumo. Porém mesmo assim eu gostei da leitura, me fez cativar pelos personagens principais, senti com ela todo o processo de amadurecimento