O Ano em que Te Conheci

O Ano em que Te Conheci Cecelia Ahern

Resenhas - O Ano em que Te Conheci

Vanessa Daflon 21/12/2022

Essa é sem dúvida a primeira vez que classifico um livro como ruim. Mas razoável me pareceu forçar demais a barra! A história é legal, mas foi muito enfadonho ler sobre Jasmine.
dilemasdeumaleitora 24/01/2023minha estante
Estou no capítulo 5 e MDS não tá me prendendo kkkk mas vou ler

Vanessa Daflon 24/01/2023minha estante
Se não consegue abandonar, siga! ?? acaba rápido.

Rafa 06/04/2021

Sobre amizades, amores e mudanças
Foi o primeiro livro que li da autora, então não sabia muito bem o que esperar quando comecei, porém gostei bastante de como se desenrolou a história. A construção dos personagens, os temas importantes abordados, a importância da amizade e do autoconhecimento me agradaram muito.

Vinicius.Correa 15/02/2020

O livro conta a história de Jasmine, uma mulher na casa dos 34 anos que é totalmente dedicada ao seu trabalho. Jasmine é autossuficiente, gosta mais de ter uma rotina super agitada do que de ficar jogando papo fora com conversas que não sejam profissionais. Mas tudo acaba quando ela é demitida. Por ser uma pessoa ambiciosa, Jasmine tinha a péssima mania de criar empresas e negócios de sucesso, mante-los por um tempo e vender o projeto, já em pleno funcionamento, pelo melhor preço possível. Ela nunca conseguiu criar e desenvolver algo e ficar com isso até o fim. E por este motivo, acabou entrando em desentendimento com seu sócio, que não queria vender a empresa. Com isso, Jasmine foi demitida. Antes fosse só isso, pois se fosse, bastava ela conseguir um novo emprego, algo que seria fácil para uma pessoa com o seu currículo, entretanto, junto com sua demissão, veio também uma licença de 1 ano, ou seja, ela ficaria recebendo seu salário por um ano sem poder trabalhar em outra empresa (Pode parecer estranho isso, mas segundo o livro, é super comum na Irlanda, onde a história se passa).

Para Jasmine, não poderia haver coisa pior. O primeiro mês ela dedicou para fazer tudo aquilo que sempre quis e não podia por falta de tempo, passando isso, o momento de alegria passou e o tédio ganhou a vez. Com o fim das atividades, Jasmine passou a passar as infinitas tardes do dia dentro de casa, e sem nada pra fazer ela começou a reparar mais em sua vizinhança. Jasmine mora em um condomínio calmo e tranquilo que em sua grande parte é ocupado por aposentados que passam o dia todo cuidando dos seus jardins, com exceção de Matt, que mora em frente a Jasmine, um polêmico locutor de rádio que por certos motivos ganhou o irrevogável ódio de sua vizinha. Entretanto, alguma coisa aconteceu na virada de ano, e que desse acontecimento surgiu também uma bonita amizade entre eles.

O desenrolar do livro ocorre de uma forma muito agradável, gostei de ver e de acompanhar a vida de Jasmine por esse período de um ano. Para ela foi um período de renovação e de reencontro. Jasmine amadureceu muito nesse meio tempo, juntamente com Matt, que desde o inicio do livro foi um personagem que eu não consegui gostar muito, mas que com o tempo, foi mudando e se tornando uma pessoa melhor, não, na verdade, passamos a conhece-lo melhor e entende-lo mais fielmente.

Porém, um dos personagens que mais me surpreendeu, com toda a certeza, foi a irmã mais velha de Jasmine, a Heather. Apesar dela ter síndrome de Down e precisar de uma atenção especial, ela demonstrou ser uma pessoa encantadora. Pura, inocente, sensível e ao mesmo tempo, corajosa, independente e determinada. Em alguns trechos e diálogos que continham a presença de Heather, eu confesso, brotou lágrimas em meus olhos. Não por ser um acontecimento triste, mas por ser uma cena lindamente tocante. Enfim, ela, na minha opinião foi uma das melhores personagens do livro.

Outro ponto em que fui surpreendido foi no quesito romance do livro. Há, sim, romance na história, avá, mas é de uma forma que eu não esperava e que foge, realmente, dos clichês, pelo menos para mim, que não sou muito acostumado com o gênero.

Enfim, não quero contar muita coisa para não estragar a história, mas preciso deixar claro que este é um ótimo livro, e que me deixou, sinceramente, surpreendido. Eu ainda não conhecia a escrita da Cecilia Ahern, autora de muitos outros livros de sucesso, como o Simplesmente Acontece, por exemplo. Mas, agora, após concluir a leitura de O Ano Em Que Te Conheci, posso dizer que é uma escrita simples e envolvente, descritiva e ao mesmo tempo suave, resultando em uma leitura rápida e prazerosa.

site: http://decidindose.blogspot.com/2016/10/resenha-o-ano-em-que-te-conheci-cecilia.html

Beca1908 20/03/2021

Este livro é bom, porém ao começar a lê-lo fiquei com pé atrás por ser meio enrolado até chegar ao fim da primavera, preciso fazer esta simples resenha para acabar com o desafio do Skoob.
Este livro é legal pois mostra que dois personagens principais em romance não precisam terminar juntos

flavinhaa.domingos 23/09/2021

humm... esse livro no começo me irritou demais, confesso que não gostei muito da escrita da autora... me dava muito uma certa agonia da personagem pensar 24 horas do dia em seu vizinho e referir á ele em seus pensamentos como você. A leitura até o meio do livro é muito arrastada e cheguei até á ter ressaca literária por causa desse livro. Mas ao final dele vc vai se acostumando com a rotina dos personagens e até que acaba gostando.

Tamara 23/06/2022

Tempo de florescer
Leitura agradável e leve, gostei da forma como a autora compara o ano sabático da personagem ao ciclo das estações do ano.
A relação da protagonista com a irmã com Síndrome de Down é um bom exemplo de como nos tornamos codependentes dos enredos que criamos.
Uma história bem construída, que vai acrescentando personagens e relações de forma gradual, mostrando as várias versões e fases que todos têm se olharmos com mais profundidade.

Naiara 14/12/2021

Adorei o livro, o título me deu a impressão de que seria um romance, uma casal se conhecendo e se apaixonando, mas foi totalmente diferente. Adorei a amizade do Matt e Jasmine e fiquei muito feliz por serem só amigos no fim e não um casal, porque ela e o Monday foram perfeitos juntos.
E a Heather então, um amor, o cuidado e o carinho que ela tem pela Jasmine é encantador!!

Para mim esse livro ensinou muito sobre amizade, paciência, amor e principalmente sobre recomeços.

Tati 04/09/2021

Uma história de amizades improváveis, cheia de reviravoltas. Mostrando que as vezes temos que parar e olhar ao nosso redor, prestar atenção aos pequenos detalhes do cotidiano.

Sara 12/01/2023

O Ano Em Que Te Conheci ??
Eu amei a história, super leve de ler em um dia ou dois.
Aprendi muito com a história e amei o jeito que a autora explica cada mínimo detalhe.

Tintin 01/08/2021

O ano em que te conheci.
Eu gostei da escrita da autora, mas a história em si é muuuito entediante, é legal a lição sobre amizade e tals. Me emocionei, gostei do desenvolvimento da personagem, sua amizade com seu vizinho, sua ralação com sua irmã.......mas o livro não tem muita coisa que te prenda e faça continuar a ler.

laura 17/07/2022

o ano em que te conheci
para quem gosta de drama esse livro é perfeito, do começo ao fim a protagonista faz análises e metáforas da vida dela de uma maneira muito bem escrita
confesso que em certos momentos o livro me cansou um pouco, esperava mais romance por conta da autora ser famosa por tantos, mas recebi uma amizade "enimies to friends"
de qq jeito a cecelia ahern é incrível e conseguiu me prender capítulo por capítulo

livrosdalay 13/08/2021

Muito monótono!
O livro inicia muito descritivo e monótono, o que acaba ficando bem cansativo, quase desisti de ler, vai começando a ficar interessante no meio do enredo.

Confundi um pouco o relacionamento de Jasmine e Matt, achei que teria uma ligação romântica, porém só fica na amizade mesmo, e foi a parte que mais achei interessante na história, um foi ajudando o outro em seus problemas, assim se auto descobrindo e melhorando suas atitudes e pensamentos!

Vale a pena ler pela mensagem de vida que o livro trás!

Minha nota vai ter um peso grande a respeito do começo, a autora poderia ter contado os fatos de outra forma!

Mariana 20/05/2023

Sobre florescer
Amadurecer, florescer, reconstruir. Essas são algumas palavras que, para mim, simbolizam um pouco dessa história.
O livro conta sobre Jasmine, uma mulher que foi demitida e que, para não trabalhar em seguida para a concorrência, foi colocada em licença remunerada por um ano. Jasmine mora em um bairro pacato, especificamente em uma rua cuja vizinhança se conhece e se ajuda, sendo na maior parte dela, idosos. Exceto por "você", um homem chamado Matt, um radialista polêmico que vem enfrentando problemas com o álcool e com o relacionamento familiar, cujo quintal se torna cenário de seus conflitos. Matt também encontra-se de licença.
Jasmine repudia Matt por declarações já feitas anteriormente, pelo rádio, sobre mulheres e sobre portadores da síndrome de Down, condição a qual sua irmã possui.
Mesmo com esse repúdio, Jasmine vai conhecendo Matt melhor, e ao longo da história, vão aprendendo juntos a se ouvir, se dar novas chances de vida, a amadurecer e, então, florescer juntos.
Além da relação com Matt, Jasmine constrói relações com outros vizinhos, com seu jardim (que se tornou seu principal hobby durante a licença) e com um headhunter chamado Monday, que estava tentando a reinserir no mundo do trabalho.
De forma geral, o livro retrata a amizade entre Jasmine e Matt - embora, em alguns momentos, eu até achasse que havia algo a mais nessa relação.
Porém, sinto que falta algum tempero nos livros da autora. Sinto falta de maior complexidade nas suas histórias, de uma trama mais envolvente. Depois de ler seus livros, a sensação é que sempre falta algo.
Recomendo o livro para quem quer ler sobre amizade, de forma leve, mas saibam que falta alguma coisa!

Lavi 28/07/2022

Livro emocionante que retrata a história de Jasmine, que perdeu a mãe muito cedo e teve que lidar com diversas responsabilidades.

Mas o que mais me tocou nesse livro, foi o modo como a Síndrome de Down foi retratada. Lindo demais mesmo.