O Ano em que Te Conheci

O Ano em que Te Conheci Cecelia Ahern

Resenhas - O Ano em que Te Conheci

ray ray 02/01/2022

Um livro sobre florescer.
Essa obra a princípio foi um problema, os protagonistas se faziam problemáticos na minha cabeça e meu sentimento era de que o foco fo romance entre os dois não fazia sentido, até porque não DEVIA FAZER! Essa história retrata a amizade, o autoconhecimento e como devemos deixar as pessoas entrarem na nossa vida e plantarem suas flores no nosso jardim, contanto que sejam bem cultivada e tragam alegria e cor. Eu me surpreendi a cada capítulo, entendi que amizade se constrói apenas quando ABRIMOS NOSSO CORAÇÃO e tentamos entender o próximo, amizades boas somam na nossa vida, nos ajudam a melhorar e a crescer, elas são nosso adubo. Terminei essa obra com o coração quentinho, meus sentimentos são de puro carinho e o desenvolvimento dos personagens é maravilhoso, me senti conectada com cada um como se fossem entes queridos, meus vizinhos mais próximos... A obra é cativante, inspiradora e me faz amar a vida

Queila - Meu vício literário 17/06/2023

Um dos melhores da autora
Como esse livro me fisgou. O fato de não ser sobre romance de casal, só fez eu gostar mais ainda.
Achei muito sensível, gargalhei em alguns momentos, e fiquei feliz com esse final.

A Cecelia é uma autor que não tem preguiça, ela conta a história com calma, sem correr pra terminar. Estava com saudade de histórias assim.

Mari_Finco_Favero 19/04/2022

No decorrer das estações acompanhamos Jasmine com suas emoções, questionamentos, certezas e incertezas, suas descobertas e aprendizagens, sim aprendizagem, pois nunca é tarde para aprender, aprender a confiar, a perdoar, a conhecer e a se deixar conhecer e porque não aprender a amar?! Jasmine também nos apresenta Matt, seu vizinho, antes odiado e julgado, que compartilha desse ano de transformações, mesmo essa não sendo a sua intenção. Foi uma leitura de emoções e sentimentos intensos, que por algumas vezes me vi pensando na minha própria vida…

Bia 20/12/2022

Grandes mudanças exigem grandes esforços
Até a última página este livro me confirmou que foi escrito pra mim. O peguei pra ler no momento certo: próximo ao fim do ano, quando acabo de completar mais um ciclo da minha vida e dar início a uma nova idade. "O ano em que te conheci" poderia ser muito bem a história do meu ano e as últimas frases descrevem isso muito bem:

"Este ano foi minha metamorfose. Não por fora [...]. Mas por dentro, mudei [...]. Meu jardim, que um dia já foi vazio e estéril e agora está cheio, florescendo, maduro. Ele cresce e prosperam. Talvez você possa dizer o mesmo a meu respeito. Eu perdi aquilo que achava que me definia e me sentia apenas uma casca. Em vez de tentar recuperá-la, eu tive de descobrir porque não poderia fazer isso sozinha. O mundo é fascinado por transformações instantâneas, pessoas totalmente mudadas ou pelo passe de mágica disfarçado por uma mesura. Mais rápido que um estalar de dedos, aqui e agora, não pisque ou você vai perder. Minha mudança não foi instantânea, e muitas vezes o ritmo lento da transformação pode ser doloroso, solitário e confuso, mas, mesmo sem que a gente perceba, acontece. [...] é graças a essa lentidão que nos lembramos da jornada, que preservamos aquela sensação de quem éramos antes, e sabemos para onde estamos indo e por quê.
Quando o destino é totalmente desconhecido nos valorizamos as travessia".

Valeria Cruz 18/11/2021

Sobre o livro.
Esse foi o livro que me tirou da ressaca que eu estava a meses, foi uma leitura rápida e divertida. No início pensei que fosse um livro de romance entre ?os protagonistas? mas é um livro sobre amizade, redescoberta, compaixão e perdão, amei.

Sara Férrer 15/01/2021

Mudou minha vida
Esse é um dos livros que com certeza eu posso dizer que me mudou. No começo eu pensei que seria um romance clichê, e quando comecei a ler e a entender a história, me vi em tantos aspectos, tantos passos. Cada fala e ação da Jasmine eu me enxergava como se fosse a minha vida. E eu só conseguia pensar nesse tempo todo no jardim que ela plantou. O jardim da vida dela. Esse livro traz muitas reflexões direta e indiretamente, e eu estou impressionada com isso. A filosofia da história me pegou, e eu só quero agora ir para o meu jardim, trabalhar e pensar. Mesmo sendo de madrugada.

Todos nós precisamos desse jardim.

Vanderlete 12/09/2021

Que história linda !!
[...]
"Eu sei que a gente nunca para mesmo, nossa
jornada nunca está completa, porque nós continuaremos florescendo assim como a lagarta que pensou que o mundo tinha acabado, e então se tornou uma borboleta."

Aaah, gente que história linda, e que belo plot no fim !
Pensei que ia desenrolar um romance onde na verdade era uma amizade. Mas que amizade linda é cheia de valor. Nos ensina sobre o perdão, segundas chances e amadurecimento. Eu gostei tanto!!
Chorei no final !!

MariCostaMartins 18/06/2020

O Ano em que Te Conheci
Uma história de amizade, conflito familiar, drama e uma pitadinha de humor.
Demorei muito tempo para ler esse livro, por simplesmente não prender minha atenção. Achei uma narrativa lenta e que demora para o desenvolvimento da história. “Bem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt. Vizinhos, eles não têm o menor interesse em tornarem-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato. Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt. Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo com seus dramas familiares. Eles precisam de ajuda. Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e estão em uma encruzilhada. Conforme as estações do ano passam, uma amizade improvável lentamente começa a florescer. Uma história dramática, original e divertida como só Cecelia Ahern é capaz de escrever. ”
Leitura e . 18/06/2020minha estante
Oii... Bom diaa...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Ju 15/01/2022

Sobre uma amizade improvável
Já tinha lido outros livros da Cecelia e tido boas experiências, mas confesso que para esse título em específico eu não estava esperando gostar tanto assim. Me surpreendi positivamente! A forma como os dois vizinhos e como suas vidas foram mudando ao longo das estações me fez ficar muito reflexiva. O ponto alto pra mim foram os personagens secundários e as relações com os protagonistas. Acho que os livros da Cecelia tem essa característica de não serem muito óbvios em suas explicações e gosto desse espaço que nos é dado para pensar e construir junto com a história. O ritmo de leitura é bem diferente, é uma história em um tom só, sem grandes reviravoltas (tenha isso em mente caso seja uma característica importante pra você). Enfim: recomendo!

mile 21/12/2021

um dos livros mais inesquecíveis que li, me ensinou tantas coisas e abordou assuntos difíceis de forma correta. Fiquei muito feliz e pensativa com inúmeras frases do livro, me marcaram demais.

Conheci "Paradise City" pelo inesquecível do livro. Só de pensar que comecei a ler porque peguei ele em um clube e nem esperava muito. O melhor livro!

Celle Lobo 05/04/2020

Trechos:
"Isso me faz pensar sobre qualquer pessoa que está tentando crescer onde alguma coisa, mesmo uma parte delas mesmas, morreu. Todos nós acabamos sofrendo dessa doença. É melhor se mudar, arrancar as raízes e começar de novo; só então poderemos florescer."

"O mundo é fascinado por transformações instantâneas, pessoas totalmente mudadas ou pelo passe de mágica disfarçado por uma mesura. Mais rápido que um estalar de dedos, aqui e agora, não pisque ou você vai perder. Minha mudança não foi instantânea e muitas vezes o ritmo lento da transformação pode ser doloroso, solitário e confuso, mas, mesmo sem que a gente perceba, acontece. Olhamos para trás e pensamos: "Quem era aquela pessoa?", enquanto durante o processo, pensamos: "Quem estou virando?". E qual foi o ponto exato em que cruzamos aquela linha, quando uma versão de nós se tornou a próxima? Mas é graças a essa lentidão que nos lembramos da jornada, que preservamos aquela sensação de quem éramos antes, e sabemos para onde estamos indo, e por quê. Quando o destino é totalmente desconhecido, nós valorizamos a travessia."

Cah 28/06/2021

Quase um monólogo
Confesso que fiquei dividida, em alguns momentos pensava quanta enrolação, em outros eu refletia, me imaginava na situação, pensava na minha própria vida, aprendia. Apesar de às vezes achar monótono, se você estiver disposto e no timing perfeito. O livro é basicamente um monólogo, estamos no pensamento da personagem principal com alguns diálogos apenas. Mergulhando na vida dela durante 1 ano e suas estações.

accrezende 06/08/2021

Leitura arrastada
Não gostei do livro. Parece que faltou foco. A obra não traz uma ideia central. Terminei só porque queria saber se no fim faria algum sentido. Pra mim, não fez.

Rafa 15/03/2021

Apesar de ter lido vários comentários negativos desse livro, me arrisquei, e gostei! Lendo em tempos de pandemia, no qual fui obrigada a desacelerar, e, principalmente ser paciente, acho que me ajudou, inclusive arranjei umas plantinhas para cuidar?