O Ano em que Te Conheci

O Ano em que Te Conheci Cecelia Ahern

Resenhas - O Ano em que Te Conheci

Andressa 09/04/2022

Jardins Floridos e (Muita) Vodka
Jasmine acabou de ser demitida da própria empresa e, devido à exigências contratuais, é obrigada a passar um ano inteiro de licença sem poder trabalhar. A então super ocupada e bem resolvida empresária se vê perdida e sem rumo, lutando para encontrar um novo projeto, qualquer coisa que lhe dê um propósito, por menor que seja. E é aí que surge a ideia. Porque não retirar todos os blocos que cobrem seu jardim - que ela mesma mandou colocar quando se mudou - e trazer de volta sua vida e beleza?

Passando tanto tempo em casa, ela volta sua atenção à rotina da vizinhança e, especialmente, ao tão irritante vizinho Matt, que, sempre bêbado, insiste em gritar do lado de fora de casa até que sua esposa e filhos abram a porta. O ódio de Jasmine por Matt é muito mais antigo do que sua bebedeira atual, e se relaciona a sua irmã mais velha, Haether, uma mulher decidida e inteligente que mostra a cada página que a Síndrome de Down nunca foi um "obstáculo", como muitos pensam, a ser superado.

"— (...) Quando a nossa mãe morreu, ela me disse que eu era a irmã mais velha e que eu tinha de tomar conta da Jasmine. Eu faço todas essas outras coisas, mas proteger a Jasmine é o meu trabalho mais importante."

Em meio ao humor divertido e inteligente que permeia os embates de Matt e Jasmine, é possível acompanhar o desenvolvimento pessoal de ambos, a forma como suas lutas se cruzam e a maneira como realmente compreendem as dificuldades um do outro. Essa é uma história sobre amizade, sobre desacelerar e se permitir reconhecer seus erros e identificar aquilo que realmente importa na nossa vida.

"Isso aqui é sobre eu e você, nossa queda e nossa ascensão com as estações do ano, e sobre o que aconteceu quando uma porta se fechou para nós dois."

A história é dinâmica, nunca se prolongando demais em um único ponto e sempre apresentando novos elementos importantes para a narrativa que, camada a camada, torna-se complexa e única. Os diálogos, as tiradas sarcásticas, a construção da amizade e, principalmente, da cumplicidade entre Matt, Jasmine e Dr. J, são os elementos mais especiais desse livro.

Alyssa @culpadoslivros 23/03/2017

Sabe aquele livro gostoso de ler do começo ao fim?
Assim é O ano em que te conheci da Cecelia Ahern! 😍

Nesta “novel”, a autora vai do drama ao romance de uma maneira incrível. Com excelentes e cativantes personagens, a trama mescla com maestria as relações familiares, amizades improváveis e convivência com os vizinhos. O amor que se desenvolve, é apenas uma parte da história.

Jasmine é uma jovem na casa dos 30 anos, bem sucedida profissionalmente, workaholic inveterada. Ela vê seu mundo desabar quando é demitida e, ainda pior, precisa ficar um ano inteiro sem trabalhar, de licença remunerada.
A jovem simplesmente não sabe o que fazer com seu tempo livre, pois desde cedo só esteve focada no trabalho. Ela também se sente humilhada por não ter um emprego. Então, Jasmine começa a perceber a vida que se desenrola na pacata rua sem saída, principalmente o odioso vizinho da frente, que ela despreza, mas passa a espionar pela janela, acompanhando suas bebedeiras e desentendimentos com a esposa e filhos.

A história é contada através das estações do ano, mostrando como Jasmine vai se modificando, ao começar a se relacionar com outros moradores da vizinhança. O 1º grande passo para ocupar o tempo livre, é reconstruir o jardim da casa, que ela mandou cimentar assim que se mudou.

Relacionamentos familiares complexos e novas amizades vão surgindo. Aos poucos, outros objetivos ingressam na vida da moça de uma maneira tão profunda, que procurar um novo trabalho perde parte de sua importância.

A trama principal consiste na inimizade de Jasmine com Matt, um homem mais velho, que apresenta um polêmico programa na rádio. Logo de início, ficamos sabendo que ela o despreza, mas acaba sendo forçada a uma convivência com ele. Aos poucos, os acontecimentos passados são revelados e o motivo desta inimizade vem à tona. Adorei a maneira como a autora fez Jasmine se referir a Matt, como se ele estivesse presente o tempo todo. “Eu reagi a você. Você me afetou. Você me ajudou. Você foi a amizade mais improvável, e o ouvido emprestado mais gentil.” Esta é uma linda e comovente história sobre amizade e transformação, que vale a pena ser lida!

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/

Whiltney 31/05/2022

Matt eu te amo kkk??
Dei altas gargalhadas como Sr. Marshall e seu sarcasmo q eu tanto amo, gostei muito mas fiquei um pouco chateada com o fato da autora não ter colocado uma cena onde o Matt e o Fionn resolvessem o seus problemas, queria muito ver isso

E que trio, Matt, Jasmine e Dr. J, foi incrível ficou aí da melhor quando o Segunda-feira se juntou a eles kkkkkkkkk Recomendo

FabyTedrus 29/07/2018

O Ano em que Te Conheci - Cecelia Ahern
Já me apaixonei por mtos livros da Cecelia Ahern mas esse não foi um deles. A história é confusa, até mais de 60% do livro eu ainda estava tentando entender 'qualé' que era o propósito e se ao menos existe um. A escrita é arrastada, a Jasmine é entediante nas explicações e divagações. A amizade entra ela e o Matt, que acredito que deveria ser o ponto principal, por causa do título, é confusa tbm e meio forçado. Os personagens secundários foram interessantes mas, junto com os personagens principais, nenhum me cativou. O livro tem alguns momentos interessantes, alguns trechos que me fizeram refletir mas no geral... bléh. Podia ser muito melhor. (Fev/17)
@allinegoesf 09/03/2019minha estante
Estou lendo e partilho da mesma sensação que a sua! Vou terminar para saber no que vai dar, mas sem grandes expectativas mais... ?

FabyTedrus 11/03/2019minha estante
Alline, que bom que ela tem outros livros muito melhores, hahahaha!

@allinegoesf 18/03/2019minha estante
Preciso dizer que afinal eu gostei do livro já no final! Haha e decidi dar outra chance para os livros dela! Hehe

Ana Jessica Serrates 02/11/2022

Leitura leve.
Esse livro me deu um aconchego, mostra que até os momentos difíceis nos trazem amadurecimento e descobertas de nós mesmos.
Fala sobre auto conhecimento,amizade e amor.

Mari 10/08/2020

Sobre Amizade
Bom, o livro não é empolgante conta a história de duas pessoas Jasmim e Matt, que perderam seus empregos e precisam tomar um rumo em suas vidas e diante de uma amizade improvável um vê no outro um apoio para seguir em frente e lidar com questões bastante delicadas com relação as suas famílias.

Mila 26/09/2020

Blé
Só fica bom no final pô...

Pauline 22/09/2021

Livro sobre transformação pessoal
Eu amo os livros da Cecelia Ahern, eles sempre me surpreendem e a narrativa nunca vai para onde eu espero que vá / o que acho que vai ser explorado, sempre me apresenta novas nuances, novas reflexões. Geralmente o início dos livros dela são meio lentos e me arrasto um pouco na leitura, mas como sempre gosto do livro no fim, eu insisto e não me arrependo. No final da leitura sempre penso que ela poderia ter usado o mesmo tema para escrever uns 4 livros diferentes e mil outras possibilidades e sempre acho que tem personagem que daria uma história a parte.

Nesse livro não é diferente. O livro todo é narrado pela Jasmine e a maior parte do livro é ela, os pensamentos dela e o jardim e o relacionamento de ódio e amizade com o vizinho Matt. O livro fala sobre a jornada de transformação da personagem. Mas não espere milagres e grandes mudanças de vida, apenas amadurecimento e entender suas próprias dores.

Tantas coisas a mais poderiam ser exploradas e tantas coisas da vida de outros personagens me deixaram curiosa, mas a história espelha a vida, quando vemos as coisas pela nossa ótica nem sempre sabemos o que acontece com outras pessoas, seus motivos e seus fins e, nos preocupamos com a nossa transformação, e nem tanto com a dos outros. Como a vida pontas ficam soltas ou não tão bem resolvidas, a transformação é lenta e nem sempre provoca uma mudança drástica e sim apenas um entendimento melhor sobre quem se é, porque a vida continua e a transformação também e isso a autora tentou representar e para mim deixou o livro bem real.

Decididamente não é um livro que todo mundo vai gostar e acho que depende muito do momento de vida de cada um, em outro momento talvez eu não gostasse. Os livros dessa autora sempre me fazem refletir muito sobre a vida, as pessoas e esse não é diferente. Se quiser ler, leia por sua conta e risco (hehehe) e vá sabendo que estar na cabeça de outra pessoa as vezes é maçante.

Isabel 12/07/2022

"Estamos constantemente evoluindo: eu acho que sempre soube disso, mas, porque eu sempre soube disso, eu tinha medo de parar, e é irônico que foi apenas quando parei de vez que mais evoluí. Eu sei que a gente nunca para mesmo. nossa jornada nunca está completa, porque nós continuaremos florescendo-assim como a lagarta que pensou que o mundo tinha acabado, e então se tornou uma borboleta."

a.najuoliveira 27/03/2021

Maravilhoso
O ano em que te conheci foi meu primeiro contato com a Cecelia Ahern e estou encantada com a história e com a escrita da autora.
Não é um romance clichê (como eu tinha imaginado), é bem diferente de tudo que lá li.
É um livro sobre autoconhecimento e evoluções. É ótimo!
Recomendo muito!

"Qual é a melhor época para plantar uma árvore? Ontem ? diz ele, e então dá uma risadinha, a tristeza ainda nos olhos dele. ? Como todas as outras coisas. E, se não deu ontem, então agora."

Loize 06/06/2021minha estante
Falou tudo