O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Max 25/08/2021

Um livro bom. Em certas partes achei um pouco arrastado, mas o autor consegue criar uma atmosfera incrível. Vale a pena a leitura.

22/10/2022

Encantada
Achei esse livro perfeito e maravilhoso, a história é muito intrigante dinâmica, os personagens são muito bem trabalhados e a descrição dos locais é perfeita na medida correta
O jeito que o Gaston Leroux escreve tudo é tão lindo e profundo que eu fiquei perdidamente apaixonada.
O final foi surpreendente!!

alicia 27/12/2023

Se coloca no lugar dele 5 segundos
Pra mim esse meme resume o livro todo, se as pessoas se colocassem no lugar do Éric 5 segundos entenderiam a verdadeira história de vida dele kkkkkkk
Eu li a história só sabendo o mínimo do mínimo sobre o que se tratava, e pretendo assistir o filme é a adaptação pra peça em breve (já estou sabendo que é bem diferente). Decidi ler pois "O Fantasma da Ópera: é uma das histórias mais comentadas e adaptadas de todos os tempos, pensei comigo que seria um baita livro, me decepcionei um pouco. Óbvio que é um livro muito interessante, mas eu esperava mais pelo hype que tem (desconfio que a história tenha esse alcance todo pq a adaptação pro teatro deve ser muito boa).
A história em si é bem monótona, acho que o grande forte desse livro é o cenário e sua atmosfera gótica, que realmente é muito instigante e bonita, que faz nós leitores sentirmos que estamos dentro das galerias da Ópera Nacional de Paris (inclusive fiquei com vontade de visitar hahaha).
Sobre os personagens principais:

Cristhine: é uma querida, ingênua em muitos momentos, e muito esperta em outros, querendo ou não, é a vítima dessa história, já que tudo gira em torno dos dois caras que estão obcecados por ela.

Raoul: Ele tem os defeitos dele, mas uma coisa temos que admitir, ele é obstinado pelo que quer.

Éric: Como disse anteriormente, a história do livro em si é bem fraca, porém há alguns pontos altos no livro que justificam sua popularidade, óbviamente um desses motivos é a atmosfera da história, e o outro motivo com certeza é o Éric. Ele é um personagem muito denso que nos faz ter sentimentos ambíguos por ele, ora temos repulsa, ora temos compaixão (e por isso defendo a Christine, pq ela também se sente assim a história toda.)
Ou seja, tive momentos que fiquei com raiva de suas atitudes, e em alguns momentos literalmente chorei de compaixão (e identificação rsrs).
O que eu achei muito bad é que o Éric é super talentoso e inteligente, mas é condenado a viver uma vida escondido por causa de sua aparência. #triste

Persa (menção honrosa): único personagem que usava a razão nessa história, no meio de tanta gente desequilibrada, foi um alívio aparecer alguém mais centrado.

Eu ia dar menos estrelas pro livro, porém gostei muito do final, acho que a narrativa cresce bastante mais pro fim do livro, e é um final muito justo pra história. Vi algumas interpretações psicanalistas da história e achei bem interessante :)

Rafaela B 15/09/2009

A fascinação que o Fantasma da Ópera causa em mim.
Li o livro pela primeira vez quando tinha uns 14/15 anos. me apaixonei pela história e até cheguei a acreditar que a história era real pela forma que foi escrita. Mas me apaixonei e passou a figurar como um dos meus livros favoritos. Depois de muitos anos assisti o filme do Andrew Lloyd Webber e me apaixonei pelo filme tb. Comprei o livro e li inumeras vezes além de comprar mais 4 filmes baseados na grande obra de Gaston Leroux. É uma obra imortal. Linda e envolvente e recomendo a todos.
Bru 15/09/2010minha estante
acredite, você não é o unico apaixonado pelos encantos do anjo da música.

Richard O. Silva 01/07/2023

Anjo da Música
"Mostre-me sua face sem medo! Eu juro que você é o mais infeliz e sublime dos homens, e, se alguma vez estremecer de novo quando olhar para você, será porque estou pensando no esplendor de seu gênio."
Nicolas388 01/07/2023minha estante
Ah, sempre quis ler esse clássico! ?

Eliza.Beth 26/02/2022

O anjo da música
Muito interessante esse livro. Gostei demais.
Tem muitos pontos que podem ser levantados.
Eu particularmente adorei o estilo do livro. Romance e mistério. O final de cada capítulo deixava um gancho que fazia você virar a página automaticamente. E a historia mudava o foco e você precisa aguardar o próximo capítulo (maldade do Gaston haha)

Apesar de não gostar de nenhum dos 3 personagens principais, o livro em si é muito bom. A história tem pontos bem problemáticos, que não tenho certeza se eu encararia tão bem se fosse um livro mais contemporâneo.

A escrita do Gaston é muita gostosa de ler. Ele soube misturar passagens lindas com narrações frenéticas de cenas de ação. Ele nos leva para a consciência de vários personagens.
Ainda me sinto dentro de uma ópera, tamanho foi o efeito de sua narrativa.

Tive um carinho especial pela história da protagonista feminina e seu pai, de onde surge um ?personagem? muito importante para a história, que apesar de contar com bastante inocência da nossa protagonista, achei a história entre pai e filha muito humilde e emocionante.

Senti que iria adorar esse livro logo que terminei de ler o primeiro capítulo no kindle, e não pude mais continuar. Queria ler no físico e rabisca-lo.
Feliz que a leitura se confirmou excelente.
Recomendo muito.
Carolina.Gomes 04/03/2022minha estante
?Angel of music, speak. I listen?

Isabella658 13/04/2023

Interessante demais.
Eu sabia nada sobre o livro, apesar de sempre ouvir falar sobre, só sabia que tinha uma ópera e um fantasma. Nem mesmo os filmes e o musical eu conhecia, estou viciada nas músicas agora. Depois de ver uma fanart muito linda e descobrir que tava disponível no kindle unlimited, resolvi ler e finalmente descobrir sobre o que se trata.
Realmente é sobre uma ópera e um fantasma. Porém, tem um triângulo amoroso que é o motivo de quase tudo acontecer.

Pra mim, a narrativa foi muito importante pra definir o maior ponto negativo e positivo da história:
Negativo - foi muito difícil ter uma conexão com os personagens. O romance é naquele estilo de livros clássicos onde você mal vê acontecer, de repente, do nada, eles já estão se amando. Então dei uma enrolada na leitura porque não estava me cativando muito. Se algo acontecesse com os personagens, eu também não iria me importar, já que não me apeguei a eles. No comecinho tem até um spoiler do final, mas deixa em aberto o que aconteceu por trás daquilo. E é isso que ele vai explicar. Então eu tava meio ?não ligo?, pelo menos até uns 60% do livro.

Positivo - justamente por ser alguém contando, bem no estilo um jornalista/historiador querendo descobrir o que rolou por trás de uma grande polêmica, que é interessante. É uma história baseado em alguns acontecimentos e relatos reais, então parece mesmo que tô lendo um ?descubra o que rolou por trás do maior mistério da história?. Parece bem real.

O final me surpreendeu um pouco, principalmente porque passei boa parte da história entendendo nada e então BOOM! ? vem a explicação e tu entende tudo. E é uma explicação bem diferente do que imaginava, que foi por um caminho que eu não tava cogitando até então. Quase me fez chorar também, com a história do fantasma. Por isso, apesar de ter enrolado um pouco pra ler no começo, eu gostei bastante. Achei super interessante e amei o clima todo da história, aquela coisa de lugar assombrado e etc.

julia 12/10/2021

Gostei muito da escrita e a história é fascinante, no começo não estava tão apegada aos personagens mas mais pro fim do livro isso muda, e o fim é muito lindo!

Gi Santos 06/05/2022

É um dos meus livros favoritos, sem dúvidas. Adoro o jeito que é construída a imagem do fantasma, obscuro, misterioso, por vezes até impiedoso, mas que no fundo, era só alguém que precisava de amor e nunca o teve. Como o próprio Érik diz "No fundo, não sou mau. Ame-me e verá. Só faltou que me amassem para que eu fosse bom."

Anna 19/06/2021

Uma pequena desilusão
Eu avaliei esse livro mas nem tenho certeza de como ou porquê.
Ele é um livro bom, as vezes tem umas informações meio "pra quê?", mas necessárias. Não sei se foi porque eu estava esperando um outro tipo de narração, ou até a história em si, eu achei tudo meio chato. Eu comecei detestando o Raoul e isso não mudou, cara chato do caramba. Christine é muito volúvel, mas eu entendo que moça passou por um trauma tadinha, e o Érik foi injustiçado. No livro o Érik foi deixado de lado por assim dizer, o livro é sobre ele, mas poucas partes são ele de fato, dá pra entender? Fala muito sobre como viam ele, sobre quem achavam que ele era, mas não fala sobre quem ele realmente era! E por isso achei meio injusto, por mais que ele tenha sido um monstro em certas partes, ele merecia contar o seu lado (mesmo que fosse inventando), só no fim a gente tem um pequeno vislumbre de quem ele era e o que sentia, e cara meu coração se partiu. Mas ainda assim, acho que ele é muito romantizado nas telas, quando na verdade ele era sim cruel. As coisas que ele fez, o modo como pensava, a gente consegue entender o porquê dele ser daquele jeito, afinal ele vivia sozinho por anos, foi acostumado a viver sendo maltratado e a maltratar, mas pelas histórias dos filmes e das peças eu achava que realmente existia um relacionamento entre ele e a Christine, quando na verdade a mulher tinha tanto medo que mentia sobre isso.
Enfim, eu gostei, mas queria conhecer mais o Érik em vez de o fantasma, e eu achei o fim dele tão, mais tão triste que até agora eu não me conformo com o que aconteceu, apesar de tudo ele também merecia ser amado.