O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux




Resenhas - O Fantasma da Ópera


999 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Agatha 01/10/2022

Li para a escola e admito ter sido surpreendida!
Este é um clássico que é muito conhecido pelo musical que foi inspirado neste livro, "O Fantasma da Ópera" é uma obra renomeada mundo a fora, e apesar disso nunca tive vontade me aventurar neste livro, mas vou ter que admitir não me arrependo nenhum pouco!
Confesso que a edição que li (não é a mesma da imagem) não favoreceu, justamente por ser uma tradução simplória em comparação com este enredo majestoso. A ambientação do livro é um dos pontos mais altos além de permitir que você tenha diversas opiniões e reflexões distintas sobre um mesmo acontecimento e personagem. Este livro fala sobre morte, relacionamentos abusivos, manipulação e ainda mais! Recomendo, com certeza é uma experiência que vale a pena!
comentários(0)comente



Denise.Marreiros 24/07/2020

" Quem não tiver aprendido a pôr uma máscara de alegria sobre suas dores e o disfarce da tristeza, do desgosto ou da indiferença sobre sua alegria íntima nunca será parisiense."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Diego Rodrigues 12/04/2020

"Em que acreditar, em que não acreditar nesse conto de fadas? Onde termina o real, onde começa o fantástico? O que ela viu? O que imaginou ver?"
Clássico da literatura mundial que transcendeu seu gênero e se estendeu para o cinema, o teatro e a música, "O Fantasma da Ópera" de Gaston Leroux foi publicado pela primeira vez em formato de folhetim na França em 1909 e se tornou um marco cultural e artístico que permanece vivo até hoje em diversas mídias. Sua primeira adaptação cinematográfica aconteceu em 1925 e desde então muitas outras foram feitas, sendo a mais famosa delas o filme de 2004 dirigido por Joel Schumacher e que foi indicado a três categorias no Oscar do ano seguinte. Em 1980 estreou como balé na Ópera de Paris. Em 1986 fez sua estreia na Broadway, onde viria a se tornar o maior musical de todos os tempos, permanecendo em cartaz até os dias de hoje. Na música, diversos artistas tiveram composições baseadas no romance, entre eles as bandas Iron Maiden e Nightwish. Suas várias adaptações em diversos formatos alcançaram tanto sucesso que a obra original muitas vezes acaba sendo ofuscada. Quase todo mundo já ouviu falar do Fantasma da Ópera mas não são muitos os que leram o livro.

"Em que acreditar, em que não acreditar nesse conto de fadas? Onde termina o real, onde começa o fantástico? O que ela viu? O que imaginou ver? - acrescentou, fremente: - E eu mesmo, o que vi? Vi realmente os olhos incandescentes ainda há pouco? Ou eles só reluziram em minha imaginação? Eis que já não tenho mais certeza de nada! E não juraria nada quanto a esses olhos."

Esse pequeno trecho retirado do livro descreve bem o que é o Fantasma da Ópera. Uma história que mescla fatos históricos e elementos fantásticos, sendo os dois separados por uma linha muito tênue. Fato é que no fim do século XIX coisas estranhas aconteceram na Ópera de Paris. Mas onde termina o real e começa o fantástico? Essa pergunta sem resposta ajuda a construir e a manter vivo o mito do Fantasma da Ópera.

Na história aqui contada vamos acompanhar o dia a dia dos artistas, diretores, funcionários e frequentadores da glamourosa Ópera de Paris. Mas outro habitante muito misterioso reside ali, ele é conhecido como o Fantasma da Ópera. Sempre que ocorre algum acidente ou algum objeto é perdido, ou melhor dizendo, sempre que algo de ruim acontece dentro da Ópera, é imediatamente atribuído ao Fantasma. A Ópera está passando por uma mudança de direção, os ex-diretores alertam a nova diretoria sobre a existência do misterioso inquilino e revelam uma espécie de contrato assinado no qual o Fantasma impõe algumas exigências aos administradores do local. Os novos diretores não levam a história a sério e, acreditando que tudo não passa de uma brincadeira de mau gosto, decidem ignorar as exigências impostas no contrato. O que eles não sabem é que fazendo isso estão colocando em risco a vida de diversas pessoas que frequentam e trabalham na Ópera. Uma dessas pessoas é a cantora Christine Daaé, que começa a desenvolver uma paixão pelo Fantasma ao se deixar seduzir pela voz do misterioso vulto que vive nas sombras e nunca mostra seu rosto. Logo ela vê seu coração dividido entre o Fantasma e o visconde de Chagny, um amigo de infância pelo qual sustenta um amor platônico. A trama vai girar em torno desse trio mas não espere muito romantismo, a obra é recheada de suspense e mistério envoltos em uma atmosfera gótica com narrativa policial.

E por falar na atmosfera do livro, não posso deixar de dedicar aqui algumas palavras sobre a sua ambientação. Fundada em 1669 como Academia Nacional de Música, a Ópera da Paris ainda hoje recebe espetáculos de teatro, música e dança. Durante a leitura o autor consegue nos transportar para dentro dessa magnífica obra de arte e nos da muitos detalhes da estrutura. Vale destacar aqui também a bela edição que a editora Zahar nos entrega, recheada de notas de rodapé assinadas por André Telles e que nos permitem uma imersão muito mais profunda na riqueza histórica, cultural e artística que a obra traz. Essas notas fazem toda a diferença uma vez que o livro traz inúmeras citações de obras e artistas, fatos e personagens históricos, e detalhes do mundo do teatro que só quem atua no ramo seria capaz de entender.

"O Fantasma da Ópera", além de uma verdadeira aula de história e cultura da França do século XIX, é uma obra atemporal pois trata de temas universais como o amor, o desejo e as consequências de nossos atos. O Fantasma é um personagem que brinca muito com os sentimentos do leitor, ora despertando repulsa, ora piedade. Assim como os outros personagens da história ficam intrigados com ele, nós também ficamos. Gaston Leroux conseguiu envolvê-lo em uma névoa de mistério de tal forma que mesmo quando o personagem se faz ausente nós ficamos nos perguntando se ele não está à espreita e essa atmosfera de suspense é onipresente durante quase toda a leitura. Com certeza o Fantasma da Ópera é um dos personagens mais bem construídos e emblemáticos de toda a literatura, não à toa possui uma imagem impactante que é muito mais explorada nas suas inúmeras adaptações do que na obra original. A genialidade do livro está justamente na ausência física do personagem e na iminência da sua aparição, portanto, acredito que ler "O Fantasma da Ópera" irá proporcionar uma nova experiência mesmo ao leitor que já tenha tido contato com a obra em uma de suas inúmeras adaptações.

site: https://discolivro.blogspot.com/
comentários(0)comente



Thais Verdan 13/04/2023

Perfeito, maravilhoso e emocionante.
Um dos melhores livros que li em minha vida!!! Recomendo muito. Tem terror, mistério, suspense, ação, investigação, aventura, romance e reviravoltas incríveis. Tudo junto e misturado. Vai chegando nos últimos capítulos e o autor vai deixando a gente numa adrenalina sem fim ... Amei. Dei 5 estrelas mas merece 1.000
comentários(0)comente



Fer Paimel 26/10/2020

Surpreendente
Gostei muito do livro e achei bem diferente do que eu estava esperando. Acho que por ser uma história tão famosa e tão clássica, eu fui ler com algumas pré-concepções. O enredo é cheio de mistérios... a leitura foi divertida e me proporcionou um bom entretenimento. Fiquei curiosa para assistir aos filmes e peças teatrais baseadas no livro. Acho uma obra importante para quem gosta de clássicos da literatura! Recomendo!
comentários(0)comente



Pris Magalhães 17/06/2023

O Fantasma da Ópera é um romance francês de ficção gótica, escrito por Gaston Leroux. Foi publicado pela primeira vez como uma serialização em Le Gaulois de 23 de setembro de 1909 a 8 de janeiro de 1910 e em forma de volume, em abril de 1910 por Pierre Lafitte. A obra se concentra em um gênio musical que tem o rosto deformado e vive nas catacumbas de uma ópera em Paris.

A novela é parcialmente inspirada em fatos históricos da Ópera de Paris durante o século XIX e um conto apócrifo relativo à utilização de esqueleto de um músico famoso. Normalmente seu uso é de festas folclóricas produção de Der Freischütz de 1841

Trama principal (com pequeno spoiler)

O Fantasma da Ópera conta a história trágica de um triângulo amoroso passado nos bastidores de uma ópera parisiense. O protagonista, uma entidade mascarada que assombra o local, desenvolve uma paixão obsessiva por Christine, a jovem soprano que ficou órfã e foi acolhida pela trupe. Durante anos, de noite, ela escuta a sua voz e ele a ensina a cantar, dizendo que é o Anjo da Música. Raoul, o novo patrono do teatro, chega e altera a rotina dos dois: ele tinha sido namorado de infância da moça. O Fantasma ameaça e ataca a prima donna, Carlotta, a cantora principal, que é substituída por Christine. Depois de vê-la no palco, o patrono a convida para sair. O Fantasma fica enraivecido de ciúmes, aparecendo diante da moça e sequestrando-a. A soprano é levada para o mundo subterrâneo onde o Fantasma vive. Ele confessa o seu amor, dizendo que precisa da sua companhia e da sua voz para a música que compõe. Ela tenta ver o seu rosto e arranca a sua máscara, provocando a fúria e vergonha no homem. Ele deixa que Christine regresse ao teatro e a cantora decide fugir com o namorado, mas volta a ser sequestrada e Raoul também é mantido como refém. A protagonista se recusa a casar com o Fantasma, mas acaba aceitando, para salvar a vida do amado. Quando a jovem levanta a máscara para beijar seu rosto, o Fantasma confessa que nunca foi beijado, nem mesmo pela mãe.

continua resenha no blog

site: cursolivre.ampli.com.br/users/sign_in
comentários(0)comente



jennibel 23/02/2023

10/10
O autor faz vc realmente acreditar que ele existiu, e vc no final não saber o que é real e o que não é, é concerta o charme do livro.

Em pensar que Erick tem uma mente brilhante, mas por vir enrolando em algo não agradável ele nunca poderia viver normal.

Erik não era um mostro, mas o trataram como um, e ele escolheu por causa disso viver como o mostro, bem triste.

(Mas agora tô me coçando pra saber se ele existiu de vdd)

Perfeição não tem o que falar desse livro, dramático, extremamente bem escrito, simplesmente perfeito!!!! Sem contar que foi inspirado em acontecimentos reais....

O mistério dele também é coisa de louco, não parei de ler enquanto não tinha descoberto tudo, quando vc vê já criou um milhão de teorias.
comentários(0)comente



Carolina221B 07/04/2022

Início complicado, fim inesperado.
No início confesso, não foi fácil. Estava completamente perdida com as ratinhas. Mas confesso, que do meio em diante, ficou bem interessante. Senti admiração, medo, pena, e amor pelo fantasma. Enfim, o livro é encantador e muito emocionante. Seu suspense me deixou "sem ar", e com muita vontade de conhecer a tão falada Ópera de Paris. Recomendo, uma boa e proveitosa leitura.
Karol 07/04/2022minha estante
Opa falou em suspense eu gostei kkkk mais um pra lista




spoiler visualizar
comentários(0)comente



sunixye 02/08/2023

Te amo fantasma da ópera
Esse é o livro da minha vida. cada detalhe dessa história me encanta, e como alguém que teve contato primeiramente com o musical, o que me apaixonou aqui foi o diferencial na forma que a história é contada. no livro, a narração é de como se estivesse lendo um artigo de um crime real, a forma que leroux se inseriu como um personagem em sua própria história é genial e isso é notável até hoje, visto que muita gente ainda acredita, como afirma leroux no livro inclusive, que o fantasma da ópera realmente existiu. outro ponto positivo pra mim também na narração foi a escrita ser pelos olhos do raoul, o que deu um ar de mistério e suspense muito maior, já que não se sabia nunca o que acontecia com christine.

essa história não é uma tragédia por conta da escolha final de christine. é uma tragédia porque, como cantado no musical, já não há mais retorno para erik. é trágico porque christine sabe que essa persona do "fantasma da ópera" é uma máscara que erik cria para não ser visto como vulnerável, e é trágico pelo questionamento deixado no final: será que erik seria dessa forma se não tivesse sido essa vítima da sociedade?

o dilema de raoul/erik/christine se dá pela pena que christine sente de erik, uma vez que é deixado bem claro a quem seu coração pertence. sigo defendendo para sempre que nao se trata de um triângulo amoroso!!!

amo cada um dos personagens, desde o trio principal até la carlotta ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marina.Anicet 08/12/2021

Belíssimo
Pra começar, esse box gente! Ele é divino. Uma obra de arte como esse livro é. Cada detalhe é maravilhoso. Além do extra dos bastidores com informações muito interessantes!
O livro tem pontos baixos. Sendo um pouco confuso as vezes e lento de vez em quando.
Mas é genial. Realmente maravilhoso e vou ter que ver de novo o filme e ir de novo assistir a ópera. De preferência na ópera de Paris no camarote 5.
Se cria um mundo de fantasia sobre o local. Ansiosa agora pra ir visitar.
Vale a pena ler. Valeu muito.
comentários(0)comente



Ariel 16/02/2023

Quem nunca ouviu falar do fantasma da ópera? É uma obra que nós praticamente crescemos ouvindo, mesmo que nunca tendo visto. A figura do fantasma se personifica de maneiras diferentes em cada cabeça, mas é em Erik que ele está. Erik, extremamente inteligente e criativo, porém feio na mesma medida. Sem sombra de duvidas, um dos personagens mais incríveis que já tive o prazer de encontrar. Sua personalidade apaixonada e forte, ao mesmo tempo que ingênua. Seu estilo de vida que literalmente incorpora a arte e o drama. Uma caricatura perfeita. Até agora posso imaginar sua bela voz ressoando em meus ouvidos, que como Daaé, me encantaram e me assustaram. Vive o drama dela, senti sua compaixão. ?Pobre Erik?, nunca uma frase fez tanto sentido. Nunca senti tanta pena de um personagem que mais poderia ser um vilão, se visto apenas pelos olhos de quem não o compreendia. Privado das mais simples coisas, por uma sociedade que não poderia equilibrar a feiura externa a sua genialidade. Um clássico!
comentários(0)comente



Cris 15/12/2021

Uma história intensa, cheia de mistérios, de humor, de tragédia, de curiosidades.
Um livro que vale a pena ser lido, até mesmo pela sua importância nas artes.
comentários(0)comente



999 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR