A máquina de contar histórias

A máquina de contar histórias Maurício Gomyde

Resenhas - A Máquina de Contar Histórias

Fabíola 23/02/2015

Gostei!
Eu gostei muito desse livro. Ele já começa com um lançamento de um livro de Vinícius um famoso autor. Na noite após a festa, liga seu celular e descobre que sua mulher faleceu.
Ele tem duas filhas que são Valentina e Vida. Valentina é a mais velha e está com muita raiva de seu pai, por nunca estar presente. Vida, como é muito nova ainda não entende muito bem as coisas, mas está sempre ao lado de Valentina.
Vinicius vendo que suas filhas o desprezam, vai tentar reconstruir o relacionamento entre eles, mas não será fácil. Ele se dá umas férias e chama as filhas para viajar. Quando convence elas, eles vão para lugares incríveis e acontece várias coisas legais.
Algumas partes do livro ficam meio forçadas, mas tudo bem! A parte que mais gostei foi de Vinicius contando sobre a vida dele com sua mulher e como ele conseguiu reconquistar as filhas.
É um livro com um final já esperado, mas que você quer acabar ele logo para ver como vai ser.

site: http://perdidaemlivross.blogspot.com.br

Karla Sabino 19/02/2015

Simplesmente o livro mais lindo que li este ano.
Vai ser difícil algum superar.
Chorei horrores.
Favorito!

Jehovana Campos 19/02/2015

Há muito tempo eu queria escrever uma resenha deste livro, mas precisava organizar minhas ideias. Tive uma ressaca literária após ele, pois foi o livro mais lindo que já li.
Emocionante, imperdível. A escrita do Maurício Gomyde é gostosa demais, você nem vê o tempo passar. A conexão das partes, o jeito que a história vai subindo até a conclusão, com os detalhes se encaixando são perfeitos.
Valentina, Vida, Vinícius e Viviana. A Família V é perfeita!
Recomendo demais aos que gostam de se emocionar com um livro.

Sheila 19/02/2015

Resenha: "A Máquina de contar histórias". (Maurício Gomyde)
Por Sheila: Oi gente! Como vocês estão? Vocês não devem saber - por que as resenhas são programadas e estão sempre sendo postadas - mas faz um tempãooooo que eu não escrevo nada :( . Minhas leituras também estão todas bem atrasadas, e ando me sentindo meio enferrujadinha... mas como recebi uns muitos livros da Junny, resolvi dividir com vocês minhas opiniões (antes que passe tanto tempo que eu até esqueça quais elas eram mesmo).

Hoje trago a vocês mais um autor nacional que eu não conhecia também: Maurício Gomyde. E olha só que bacana, a história é sobre um escritor best seller, Vinícius Becker (entenderam? Um escritor escrevendo sobre um escritor). Seu novo livro, “A máquina de contar histórias” – e que também intitula o livro – é um sucesso.

Vinícius está acordando, de ressaca, no hotel em que passou a noite após o lançamento de seu novo livro, o décimo, quando resolve ligar seu telefone e vê que tem uma grande lista de chamadas não atendidas. Dezenove delas. Todas de sua filha adolescente Valentina.

As mãos tremeram e o coração disparou, como se antecipassem a notícia que havia quatro anos ele esperava não receber. Imediatamente ligou de volta. Quem atendeu foi Dona Lourdes, a velha governanta da casa.
- Alô? Lourdes? Eu ... o quê?
A notícia veio dilacerando o peito de Vinícius, do jeito que ele jamais poderia ter descrito em uma de suas tantas histórias. Sentou-se na cama, uma tontura o invadiu.

Era isso. Sua esposa Viviana, que vinha há quatro anos lutando contra uma doença grave, havia falecido. E ele não estava lá, nem com Valentina, nem com Vida, a filha mais nova do casal.

A verdade, é que apesar de Vinícius escrever histórias cativantes, elas eram todas construídas de forma mecânica, baseadas em técnicas para encantar, emocionar, vender. E, na rotina rígida que Vinícius se auto impôs, as vezes acabava sobrando muito pouco tempo para as filhas, ou para a esposa doente. E isso, Valentina não iria perdoar.

- Meu amor, eu...
- MAIS UMA VEZ VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI! – o berro agudo ecoou dentro do carro.
Vida acordou chorando, dona Lourdes abraçou-a para confortá-la e preferiu ficar em silêncio.
- Mas... – ele tentou dizer alguma coisa.
- VOCÊ NÃO SE DESPEDIU DELA, você não se despediu dela, você não se despediu... – Valentina começou gritando e as frases foram diminuindo de volume, até ela murmurar pela última vez, olhando pela janela, ainda de costas para o pai.

O que fazer? Vinícius admite sua ausência. Mas como reconquistar o amor das filhas? É assim que Vinícius resolve entrar em uma viagem cheia de significados ocultos com as duas filhas, a fim de tentar cicatrizar as feridas latentes, e conhecer melhor as duas pessoas que mais importam em sua vida: suas duas filhas.

A história é muito bonita e bem escrita, a capa ficou um mimo (vocês o que acharam?) e também parece que o nome da família inteira começar com “V” foi não só proposital, mas utilizada como uma forma de dedicatória, já que o autor oferece o livro para Mi, Ma e Manu (muuuuuuiittoo ffoffo!).

Mas... não gostei muito do argumento da história. Não consegui criar empatia nenhuma pelo tal Vinícius (COMO assim ele deixa a mulher morrendo e vai lançar um novo livro?!?!?!?!?) e não consegui acreditar no final. E, bom, pelo menos para mim, uma história ficcional precisa me convencer, principalmente as que não são fantasia.

Mesmo assim, recomendo, é uma leitura fácil (terminei o livro em um dia) e contém algumas lições valiosas. Abraços e até a próxima.

site: http://www.dear-book.net/2015/02/resenha-maquina-de-contar-historias.html

Vivi Dimas 18/02/2015

Lindooooo!
A história de Vinícius Becker, o escritor, e a reconquista do amor das filhas por meio de uma viagem emocionante é realmente linda.
No início eu não me conectei com ele pelo descaso com a esposa. Mas quantos de nós não deixamos nossos queridos de lado em troca da carreira e dos sonhos pessoais? O importante foi a redenção e ele conseguiu isso com mágica.
Recomendadíssimo a quem quer se emocionar com uma linda história.

Kamilla 13/02/2015

livro fala sobre algo que considero o mais importante na vida de todos: a família!
Vinícius Becker é um autor nacional super famoso mundialmente e que acabou deixando sua família de lado, não por não amá-la, mas por não suportar ver a sua esposa, Viviana, definhando e perdendo a vida para o câncer. Vinícius e Viviana tem duas filhas, Vida e Valentina, formando assim a Família V e eles moram em uma casa grande e cheia de conforto comprada graças ao dinheiro que o Vinícius ganhou por conta dos seus livros.

Um dia Vinícius saiu para mais um lançamento do seu livro, passou o dia todo somente pensando nesse lançamento e vivenciando ele. Só a noite quando chega ao hotel percebe que seu celular está descarregado, quando liga, vê que tem inúmeros telefonemas da sua filha mais velha, Valentina. E retorna, quem atende é a Dona Lurdes (mulher que trabalha na casa dele) e aí vem a notícia: Viviana falecera.

E depois desse acontecimento triste para toda a Família V, Vinícius começa a se dá conta do quanto deixou de lado, a mulher da sua vida e as suas filhas. O livro não é um romance, é mais que isso. Ele fala do amor de um pai para suas filhas e o amor das filhas para o pai.

No começo do livro não me joguei inteira, mas no decorrer das páginas eu fiquei completamente fisgada. Eu sou uma pessoa muito família, mas mais que isso a valoriza demais. Então no começo fiquei um pouco "p" da vida com o Vinícius porque como assim ele deixa a mulher que está com câncer de lado? e as filhas, que precisava dele? Mas o Maurício Gomyde não deixou nenhuma ponta solta e nenhum porquê. A gente consegue entender as atitudes do Vinícius e consegue sentir o arrependimento dele.

Sobre os personagens: O Vinícius errou feio e sabe disso, foi muito bacana a gente conseguir sentir o arrependimento dele. E mais que isso, tudo que ele fez pra ter o amor e a admiração das filhas.
A Valentina é a filha mais velha e que dá um certo trabalho, que é justificável, como ela tem 16 anos ela entende bem mais as coisas. E fica, obviamente, revoltada com o "abandono" do pai.
E a Vida, que é um amor de criança, inocente e ingenua que é algo maravilhoso em uma criança. Como ela tem apenas 4 anos não consegue entender certas coisas direito, porém tem sacadas que só uma criança tem, né gente? o que faz dela ser uma das minhas preferidas no livro.

Se eu indico o livro? mais que indico. É um livro maravilhoso, com certeza quem valoriza a família e sabe o verdadeiro valor dela vai adorar. Porque não tem nada desses romances, mas de um amor muito maior, que é de um pai para um filho e vice-versa. Ainda não tenho filhos, mas quando tiver com certeza irei fazer a leitura deste livro novamente e com certeza irei me emocionar mais. Porque sim, pessoas, chorei com ele, principalmente nas últimas páginas.

E sobre a diagramação, um comentário: Espetáculo. A Novo Conceito pelo selo Novas Páginas vem dando uma abertura muito bacana para os autores nacionais e o melhor de tudo é que cuidam tão bem de cada coisinha do livro, como a diagramação interna e a capa. Realmente ficou show, os detalhes nas páginas e em cada capítulo foi incrível, sem mencionar a capa em si que jé é um show.

site: http://lendoeapreciando.blogspot.com.br/2015/02/resenha-maquina-de-contar-historias.html

Quatro Amigas 11/02/2015

Resenha para o blog www.quatroamigaseumlivroviajante.com
“A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS” é o quarto livro do escritor e compositor, MAURÍCIO GOMYDE, lançado pelo selo NOVAS PÁGINAS da nossa parceira, a editora NOVO CONCEITO. Os três primeiros livros de Maurício, "O Rosto Que Precede o Sonho”, “Ainda Não Te Disse Nada” e “O Mundo de Vidro”, todos independentes, são muitíssimos bem avaliados na Blogosfera Literária e têm a expressiva média de 4.5, entre os leitores do site Skoob, uma rede social para leitores.

VINÍCIUS BECKER é um escritor famoso, o maior do País. Seus livros, aclamados “Best-sellers”, são sucesso e foram traduzidos para vários idiomas. Becker é aclamado pelo público e pela crítica que não se cansam de esperar ano após ano, livro após livro, outra grande e avassaladora história de personagens fortes e sentimentos intensos, descritos sempre em seus parágrafos perfeitos. Vinícius Becker é "A Máquina de Contar Histórias".

Na noite da festa de lançamento de seu décimo livro, Vinícius, - ao ficar sem bateria - não se dá conta das inúmeras ligações recebidas em seu celular. Em todos os recados perdidos a inevitável e dolorosa notícia que tanto temia, VIVIANA, sua esposa, chegou ao fim da sua luta contra o Câncer. O grande amor de sua vida havia morrido sozinha em um quarto de hospital.

Arrasado pela culpa, ele volta para casa e, pela primeira vez, em tempos, olha para os lados e percebe que a família "V", como chamam uns aos outros, está aos pedaços. VALENTINA, sua filha mais velha, de dezesseis anos, escudeira fiel da mãe em todo o doloroso processo da doença, está arrasada, acabou de perder a mãe e, na resolução de jamais perdoar o pai, perdeu também o seu grande herói. Valentina não quer dar nenhuma chance a Vinícius, nada a fará perdoar a ausência do pai sempre tão ocupado e envolvido com sua carreira e seus livros. A encantadora e apaixonante VIDA, de quatro anos, não sabe muito bem o que está acontecendo, mas precisa de todo amor possível neste momento.

----------------------- CITAÇÃO -----------------------
“Para ele, uma boa ideia jamais deveria ser desperdiçada em poucas linha. Se a ideia é boa o suficiente para ser colocada no papel, ela deve iniciar uma história maior. Deve ser a semente de algo que caminhará de braços dados com o leitor por longo e prazeroso tempo.”
----------------------------------------------------------

Com uma trama tecnicamente simples, transcorrida em pouco mais de 190 páginas, Maurício Gomyde vem certificar a máxima: menos é mais!

Uma narrativa clara e assertiva, personagens esmeradamente bem construídos e desenvolvidos, diálogos verossímeis e texto fluído e envolvente.

Para os aspirantes a escritores, #ficaAdica, leiam Maurício Gomyde.

----------------------- CITAÇÃO -----------------------
“... No fundo, as pessoas não compram autores, não compram livros. Compram a emoção que a história promete proporcionar. O que cada leitor quer é, durante a imersão no mundo criado pelo escritor, esquecer dos problemas, angústias e tragédias do dia a dia.”
----------------------------------------------------------

“A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS” é prova irrefutável que um bom livro não pede linhas e mais linhas com palavras que se atropelam - mas não orientam - ou diálogos mirabolantes em parágrafos desconexos, mas sim, um texto carregado com doses certeiras de emoção que nos conduza a sentar ao lado do personagem, rir o seu sorriso e chorar as suas lágrimas.

Na trama, VINÍCIUS BECKER usou do artificio mais comum aos que precisam fugir da realidade, enterrou-se em um universo chamado rotina, aquele que quase sempre vem disfarçado na forma de “vida profissional”, esta roda viva que gira ferozmente e nos rouba o direito de realmente viver, apenas observamos a vida passar.

----------------------- CITAÇÃO -----------------------
“Eu queria escrever cada vez mais, criar mundos perfeitos em que nada de mal acontecesse, brincar de ser esse Deus que tudo resolve.”
----------------------------------------------------------

Todo o processo construído por Vinícius para tentar reaver o amor de sua família traz reflexões e emociona. É um convite para nos questionar por que, por inúmeras vezes, deixamos o supérfluo e descartável nos envaidecer em detrimento dos que amamos, principalmente a nossa família.

Sim, é claro que fui as lá-gri-maaaas nas últimas páginas de “A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS”. Viviana é um dos personagens mais cativantes e forte que já conheci. Uma mulher incrível e admirável que conduziu e eternizou laços de amor – ainda que estremecidos - que todos nutrem uns pelos outros.

Mais uma vez a NOVO CONCEITO é IM-PE-CÁ-VEL na diagramação, amo a capa desse livro (minha filha também) e a forma que os capítulos são iniciados, todos com desenhos de "rewind", "play", "pause" e "forward", que ilustra a maneira que "Tempo e espaço" serão retratados no livro.

Óbvio que assim que eu terminei “A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS”, eu imediatamente adquiri as outras obras de Maurício Gomyde, quero conhecer TUDOOOO que ele já escreveu, e também vou me candidatar a Beta Reader, quem sabe ele - o que eu duvido - precise de uma!

A Máquina de Contar Histórias
Autor: Maurício Gomyde
Páginas: 191
Editora: Novo Conceito
Resenha por: Alessandra
Classificação: 5/5 ♡

site: http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com/2014/11/resenha-maquina-de-contar-historias.html#.VNvwmfnF800

Thila 06/02/2015

"...escrever era um exercício, e, uma vez aplicadas as técnicas, não tinha como dar errado."
E mais uma vez um livro nacional me surpreende! Terminei o livro com um enorme sorriso no rosto e agradecendo muito aos autores, como o Gomyde, por serem os responsáveis pelo aumento, desenfreado, da minha paixão pela literatura nacional. Chega até ser inacreditável que ainda exista preconceito e relutância de alguns com os livros brasileiros. Eles estão cada vez melhores!

"A Máquina de Contar Histórias" é o primeiro livro do autor lançado pelo selo Novas Páginas da editora Novo Conceito. Além dele, Maurício Gomyde possui quatro livros lançados de forma independente, são eles: "O Mundo de Vidro", "Ainda Não Te Disse Nada", "O Rosto que Precede o Sonho" e "Dias Melhores Pra Sempre".

O livro começa com Vinícius Becker, um autor best-seller em seu coquetel de lançamento e leitura pública de trechos do seu novo livro no Centro de Convenções de Belo Horizonte. Além de ser a maior aposta da editora X², é o romance mais aguardado do ano.

Vinícius entra de cabeça na sua carreira de escritor e começa a lançar diversos livros. Um termina, outro começa. Se trata de uma "máquina de fazer histórias", como Salvatore, seu agente e único amigo,o chamava. Ele possui vários métodos de escrita, planilhas com as características dos personagens e técnicas que seguem um roteiro muito bem traçado, igual a uma "receita de bolo", que quando seguida, leva a um saboroso resultado final. Era como se as emoções fossem um fichário onde Vinícius abria e selecionava a emoção desejada, como o amor, saudade, pena, entre outros.

Após o lançamento, uma arrebatadora notícia chega para Vinícius. Sua esposa Viviana falece devido à Leucemia Mieloide e Crônica , fazendo-o se sentir o pior homem da Terra por não estar próximo a ela num momento tão difícil.

Após chegar em São Paulo, no enterro, Vinícius não consegue encarar a filha mais velha de 16 anos, Valentina, que alega que odeia ele, por ser egoísta, por não ter deixado a carreira de lado, por sempre pensar mais em si mesmo, na vida, no seu evento,no seu livro ao invés de estar ao lado da esposa e da família quando mais precisavam. Sua outra filha de 4 anos, Vida, é tão inocente que achava que a mãe estava dormindo em uma caixa.

Vinícius pecou na arte de cultivar o amor e a família, com o foco na pesquisa e na escrita. O avanço da carreira assumiu o primeiro lugar ao tentar ser o melhor escritor do Brasil. O preço que pagou com isso? O amor das filhas e uma infinidade de momentos que poderia ter divido com as 3 mulheres da família V. Ele nem ao menos sabia que Valentina e Viviana tinham um livro juntas até o dia do enterro. Saber que sua filha era escritora assim como ele, tornou tudo mais doloroso.

"Milionário, mas sem duas das coisas mais importantes na vida de um homem: o amor das filhas e a presença de uma grande mulher"

A partir disso, Vinícius percebe que precisa encarar a vida de outra maneira e reconquistar as duas filhas. Brigas com Valentina são constantes e todas as tentativas de aproximação com a filha são falhas. Vinícius começa, então, a pensar no que fazer para reverter a situação. Após uma visita ao quarto de Valentina, onde acha o livro da filha, um email de uma amiga com quem ela expressa seus sentimentos e um vídeo retratando Viviana um dia antes de sua morte, Vinícius bola um plano.

Qual é esse plano e se ele funciona? Esses são spoilers que eu jamais darei. O livro no geral é absolutamente lindo e a escrita de Maurício Gomyde é espetacular! Como disse no começo, os livros nacionais estão cada vez melhores. Então galerinha, vamos deixar as relutâncias de lado, para quem tem alguma, é claro, e vamos apreciar esses "potes de ouro" da literatura nacional.

Para finalizar, preciso dizer que uma ida ao Mc Donalds jamais será a mesma coisa pra mim! Sempre vou lembrar da Vida falando que dá "furo na bunda", rsrs. Espero que no meu próximo sonho tenha um enorme campo de girassóis!

Livro HIPER recomendado ;)
Confira mais resenhas no blog, Nunca Desnorteados

site: http://nuncadesnorteados.blogspot.com.br/2015/02/resenha-maquina-de-contar-historias.html#more

Três Leitoras 26/01/2015

Resenha: A Máquina de Contar Histórias
Oi, Leitores...

Ano Novo... Resenhas novas... E meu primeiro post do ano!

Estou aqui para contar a vocês tudo o que eu achei do livro A Máquina de Contar Histórias que ganhei de presente da minha amiga Joice Bispo... Recebi o livro quando estava de saída para resolver umas coisas na rua e enquanto esperava um amigo para almoçar comecei a leitura e confesso, foi difícil parar quando ele chegou.

Quem me conhece sabe que adoro livros que falam da família e suas relações. E gosto mais ainda quando o autor traz claramente situações reais e nos faz se sentir próximos daquilo ali. Sem contar que nos traz a oportunidade de reflexão e aprendizado. E isso o Maurício Gomyde consegue facilmente.

Vinícius descobriu quando adolescente que queria ser escritor, mesmo que este não fosse o desejo dos seus pais, ele realizou o seu sonho. E encontrou em Viviana uma fonte de apoio e admiração. Eles se amavam mais do que tudo e ele não soube conviver com a doença que cedo ou tarde levaria embora o grande amor da sua vida.

E assim, Vinícius dedicou-se ao seu trabalho, escreveu livros de grande sucesso. Então sua vida era dividida em lançamentos e escrita de um novo best seller. Até que o inevitável aconteceu, Viviana faleceu justamente em uma das suas ausências, na noite de lançamento do seu último livro...

Voltando para casa, chegou em cima do horário para o enterro da sua esposa e ao irem para casa constatou que além de não ter mais o amor da sua vida ao seu lado, ele também havia perdido o amor e respeito das suas duas filhas, Valentina e Vida.

Ele se vê perdido, pela perda da sua esposa e pela "perda" das suas filhas... Ele entende que não adiantará se entregar a esta dor e que é necessário que ele faça algo para resgatar o amor que existe entre ele e suas filhas, mas também não consegue entender por onde começar... Até que, ao tentar compreender a sua filha Valentina, ele tem a oportunidade de ver um vídeo gravado por sua esposa e é a partir daí que ele iniciará essa jornada.

Continue lendo no link

site: http://tresleitoras.blogspot.com.br/2015/01/resenha-maquina-de-contar-historias.html

Alê Lendo 24/01/2015

“A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS” é o quarto livro do escritor e compositor, MAURÍCIO GOMYDE, lançado pelo selo NOVAS PÁGINAS da nossa parceira, a editora NOVO CONCEITO. Os três primeiros livros de Maurício, "O Rosto Que Precede o Sonho”, “Ainda Não Te Disse Nada” e “O Mundo de Vidro”, todos independentes, são muitíssimos bem avaliados na Blogosfera Literária e têm a expressiva média de 4.5, entre os leitores do site Skoob.

Para os aspirantes a escritores, #ficaAdica, leiam Maurício Gomyde.

Poly 21/01/2015

Surpreendentemente maravilhoso
Wow! Após ler 3 livros do Maurício Gomyde não imaginava que eu ainda pudesse me surpreender com a narrativa perfeita do autor, mas devo admitir que dessa vez ele conseguiu se superar.
O Maurício aterrissou com tudo na Novo Conceito e mostrou porque é um dos autores nacionais preferidos da atualidade. O livro é simplesmente perfeito, do início ao fim.
Se você já conhece o trabalho do autor prepare-se para se admirar ainda mais, se não conhece, vale muito a pena conhecer e começar por essa bela obra. Em ambos os casos, separe a caixinha de lenços, vai precisar de muitos.
O livro é fininho, com apenas 192 páginas, então dá para ler em uma tarde, ou até menos. A narrativa é tão gostosa e envolvente que você vai lendo e quando vê já chegou às páginas finais. Só não aconselho a ler em locais públicos porque você vai chorar (e muito!).

A notícia veio dilacerando o peito de Vinícius do jeito que ele jamais poderia ter descrito em uma de suas tantas histórias. Sentou-se na cama, uma tontura o invadiu.
P. 15

Vinícius Becker é um famoso escritor best-seller. Apesar de trabalhar em casa, em seu escritório particular, ele é um pai ausente. Passa a maior parte do tempo isolado dentro de casa trabalhando e cumprindo sua meta de escrever 1200 palavras diariamente. Quando não está em casa, está viajando para eventos literários, concedendo entrevistas, dando autógrafos para os fãs, entre outras coisas.
Por ser tão workaholic ele não acompanhou os últimos momentos da esposa, Viviana, que estava com leucemia em estado terminal. Só foi saber do falecimento dela no dia seguinte e por pouco não perdeu o enterro da sua amada. A dor do luto é grande, mas não é maior que a dor de perceber que suas filhas, Valentina e Vida, não o consideram como um pai. Ele é um completo estranho que não conhece as filhas e não sabe nada a respeito das meninas.

- O que você vai fazer para reverter, Vinícius Becker?
P. 51

Vinícius começa a se reaproximar das filhas. A princípio ele não sabe ao certo o que fazer e a atitude rebelde de Valentina, a filha mais velha e adolescente, não ajuda. Mas com calma ele pensa em uma solução. Faz as malas das meninas e os três partem para uma viagem de férias. Eles vão para três destinos diferentes e passam alguns dias em cada. As meninas só conhecem o destino na hora do check-in no aeroporto e isso dá um ar bem divertido de mistério à história.
Eles não apenas conhecem novos lugares, como se conhecem e reaprendem a ser uma família.

- Escrever é muito mais do que uma profissão. É uma atitude de amor, de entrega ao que se quer contar.
P. 95

A história é tocante e me fez refletir sobre a efemeridade da vida e em quantas vezes já deixei a família de lado para me ocupar de compromissos secundários, que até eram importantes, mas será que mais importantes que passar um tempo ao lado de quem amamos?

- O significado do girassol é sucesso, sorte e felicidade, vocês sabiam?
P. 121

Como não podia deixar de ser, há várias menções à música no livro. Uma das principais características do autor é inserir música nos seus textos, e enquanto eu leio as cenas passam na cabeça como um filme com trilha sonora. Simplesmente perfeito!
E as músicas citadas por ele se encaixam delicadamente nos momentos certos.

- Acho que cada pessoa, quando morre, chega ao céu e assume a forma que tinha na melhor fase de sua vida na terra. Assim ela ficará pela eternidade. Não digo a melhor fase de aparência física, mas espiritual, de bondade, do auge, da plenitude de querer bem aos outros, de enxergar beleza em tudo o que vê.
P. 129

O livro é dividido em três partes. A parte um falando da morte da Viviana e os momentos de luto, a parte dois com Vinícius tentando se reconciliar com as filhas e a parte três com o retorno da viagem e a volta à rotina da família. A narrativa é em terceira pessoa, mas o texto é simples e de fácil leitura, com muitos diálogos.
Amei a capa, poderia ficar dias olhando para ela sem me cansar. Acho que é uma das mais bonitas lançadas pela editora.
As páginas internas possuem ilustrações no inícios dos capítulos com botões de “play” e “pause” e algumas letras soltas no topo. Particularmente eu não gostei. Preferiria algo mais simples, mesmo assim não interferiu em nada na minha leitura e no final eu já estava até gostando.
Quem gosta de romance, fica minha dica para as férias. Não irão se decepcionar.

site: www.polypop.net

"Ana Paula" 21/01/2015

"Escrever é muito mais do que uma profissão. É uma atitude de amor, de entrega ao que se quer contar."

Posso dizer que, mesmo com todos os livros que eu já tenha lido na minha vida, foram poucos que me deixaram sem palavras. Isso aconteceu durante a minha leitura de A Máquina de Contar Histórias.
Com 4 livros já publicados em edição independente, nunca tinha lido nada do autor. O conheci em alguns eventos literários que fui, mas só tive o prazer de conhecer sua escrita através do quinto livro - A Máquina de contar Histórias, publicado pela editora Novo Conceito.

Este livro é um poço de conhecimento sobre tudo: literatura, amor, perda, dor, autoconhecimento, amizade, companheirismo e muito mais. Sabe quando você fica desde a primeira página, segurando as lágrimas, teimando em não se envolver? Pois é... fiz isso durante as 6 horas seguidas que li este livro! Maurício descreve com maestria todos os sentimentos de seu protagonista e de suas filhas.

"- Tudo o que eu sempre fiz foi por vocês.
- Eu percebi. No meio de uma festinha cheia de gente babando seu ovo e a mãe das suas filhas lá, morrendo sozinha..."

Vinícius é um autor best-seller, no dia do lançamento de seu décimo livro, sua esposa falece devido a uma doença que já a acometia há 4 anos. Vinícius larga tudo para chegar a tempo no enterro, mas de que adianta, se nos últimos anos, ele foi ausente para sua esposa que tanto amava e suas filhas?
Valentina, a filha mais velha, nutriu um ódio por sua ausência. Vida, a mais nova, ainda é muito criança e não entende realmente o que está acontecendo. Vinícius terá que reconquistar suas filhas para conseguir se perdoar. Mas, estarão elas dispostas a perdoar a ausência do pai?

No começo, achei que não conseguiria m envolver com o enredo por causa do temperamento de Valentina. Mas, aprendi, junto com Vinícius, a respeitar seus acessos de raiva e suas supostas razões. Vinícius pode não ter estado por perto, visto suas filhas crescerem, mas é certo que ele as ama e quer reconquistar a confiança delas!

"Um ritual ensaiado à exaustão para algo em que, no íntimo, Vinícius sempre acreditou: escrever era um exercício, e, uma vez aplicada as técnicas, não tinha como dar errado."

A narrativa é em terceira pessoa, pelo ponto de vista de Vinícius e me surpreendeu com a profundidade das palavras escritas. São personagens únicos e marcantes, que passam algo de si para o leitor. Principalmente para nós que amamos ler, vamos encontrar em cada página, um pouco da nossa literatura e nossas músicas.

A editora caprichou na edição! A capa é linda e reflete bem o enredo do livro, a diagramação também está muito bonita, com bom espaçamento entre as letras, títulos com números, detalhes de letras e um botão de "pausa". Creio que tenha sido um dos melhores nacionais que já li. Fugindo totalmente do gênero que amo (fantasia), A Máquina de Contar Histórias tem tudo para entreter, divertir e fazer o leitor amar cada página! Super recomendo!

"-Papai, você é famoso? - Vida perguntou.
- Não fadinha. Não sou não. Mas, se vocês duas virarem minhas fãs, eu vou ser o homem mais famoso e feliz do mundo."

site: http://www.lendoeesmaltando.com/2015/01/resenha-maquina-de-contar-historias.html

Julio Roberto 01/01/2015

A historia
De uma leitura comovente, pois conta o cotidiano de muitas familias, aprendi muito e dentre as minhas mudanças estará alguma passagem.
Indico para muitos.

18/12/2014

Nem sei...
Vale dizer que chorei do início ao fim? Primeiro de tristeza, depois de emoção. Primeiro contato com Gomyde e fiquei encantada! Achei todos os personagens capazes de nos puxar, li em algumas horas e poderia continuar a ler mais.
Parabéns Gomyde! Literatura nacional mais uma vez de parabéns!!!