A máquina de contar histórias

A máquina de contar histórias Maurício Gomyde

Resenhas - A Máquina de Contar Histórias

LUA 08/12/2014

Dias Melhores
Quando recebemos esse livro da Parceria pela Novo Conceito, eu fiquei muito interessada. Já tinha ouvido algumas amigas elogiarem o autor. Ele estava na minha lista de leituras e de compra, mas nunca concretizava. Até que a oportunidade apareceu e as meninas lindas desse blog deixaram eu ficar com ele.
Para matar a curiosidade, o inscrevi como desafio de leituras na II Maratona Literária #Eusoudoideira e na Maratona Nacional do Desafio das Estrelas e para as duas, foi o primeiro livro que li.
Livro lido, encontro dificuldades em resenhá-lo. Então, peço licença ao leitores desse blog e as Meninas de Tinta para não escrever a resenha, mas talvez um "desabafo",um "testemunho"ou como você queira chamá-lo:
"Bom mesmo é o livro que quando a gente acaba de ler fica querendo ser um grande amigo do autor, para se poder telefonar para ele toda vez que der vontade. Mas isso é raro de acontecer.Jerome David Salinger"
Essa é uma citação que encontrei no livro, e que eu concordo plenamente. Como não tenho o telefone do autor, estou usando essa página do blog para poder externar o que a leitura desse livro provocou em mim e tudo o que aprendi com ele.
Como Vinícius eu tive um perda imensa, há um ano e meio atrás, talvez a pessoa mais importante da minha vida. Minha mãe. Mas diferente dele, eu graças a minha profissão, pude acompanhar todo o seu "tratamento". Aliás, não só eu. Toda a minha pequena família, se esforçou para poder acompanhar a sua partida.
Não me arrependo, fiz tudo o que podia para permanecer ao lado dela, mas como Viviana tenho certeza que se ela pudesse falar, teria dito também:
O tempo há de me levar, mas não quero que também leve sua essência.
Quero dizer que eu entendo o dilema de Vinícius e suas atitudes. Sei que infelizmente nem todo mundo pode abdicar da sua profissão para se dedicar a outro. Ainda mais um autor. Apesar de Vinícius já ser "consagrado" sei como é difícil sempre criar novas histórias, novos personagens, ser criativo, formar frases de efeito. Mesmo com as técnicas de escrita que ele tanto usa. Sei também que a escalada é difícil.Apesar de não ter nenhuma pretensão autoral (minhas palavras não alcançam vôos fora dessa blog) eu acompanho o mundo literário e todo dia vejo novos autores galgando um degrau, divulgando, escrevendo, pensando em capas e esperando apenas uma chance de mostrar seu trabalho e tem gente que merece, muito.(como o próprio autor do livro.)
Ao mesmo tempo, preciso dizer, que apesar de entender, eu concordo com Valentina e imagino como deve ter sido difícil para uma menina de 16 anos, ter que enfrentar a doença da sua mãe "sozinha" e sem amparo.Se eu muito mais velha que isso(não, não vou dizer minha idade #velha) me sentia só é abandonada, imaginem uma adolescente? Infelizmente, nem todo dinheiro do mundo pode comprar a felicidade, pode proporcionar muitas coisas, mas não tudo. Parafraseando Jonh Green:
"O Mundo não é uma fabrica de realização de desejos.(ACEDE)."
Quando Vinícius inventa uma viagem louca,no meio do período escolar com as meninas, eu encarei como uma fuga, e pensei que na "vida real" isso não daria certo. Porque não é "fugindo" dos problemas que se resolve as coisas, mas repensando, talvez um tempo juntos, se "re-conhecendo" pudesse amenizar a distância e a indiferença entre o pai e suas filhas.
E foi na leitura dessa parte do livro que me identifiquei. Depois dessa história, eu percebi que durante muito tempo me senti uma autômata: eu trabalhava, estudava, comia, lia, dormia, mas a felicidade se foi. A impressão é que o brilho do mundo tinha se apagado e eu deixei de perceber que pessoas existiam a minha volta.
Eu percebi que pouco conversava com a minha família, eu não ligava para os meus amigos, eu quase não saia, acho que não vivia. Eu sobrevivia.
E essa constatação tardia, me emocionou muito. Eu chorei "litros" ao perceber o vazio que eu sentia e que eu mesma criei. O afastamento que Vinicius conseguiu combater e eu demorei muito a entender.
A mensagem de Viviana dizendo que :
"...se você errou em algum ponto, a hora de corrigir é agora. Não espere muito, porque o tempo não volta."
Foi libertadora e fez-me repensar todo esse ano e prometer que agora será diferente, "a vida não para, nem para que você enxugue suas lágrimas" como diria o ditado, e agora eu percebo isso.
Uma história pequena, simples, mas com uma mensagem e linda e que merece ser lida e absorvida por todo mundo.
Volto a Salinger, dizendo que sim pode ser raro, mas eu encontrei a o autor que eu gostaria de poder telefonar.
Obrigada Mauricio Gomyde pelo conselho. Desejo que sua família "M" seja sempre muito feliz e que você consiga consiga externar suas emoções a ponto de emocionar os leitores do outro lado dos livros.
Espero que você continue com o :"Mostre, não conte. Não diga ao leitor o que ele tem que sentir. Mostre a cena, e se você você for suficiente habilidosa, ele vai sentir por conta própria.Esse sentimento vai se impregnar no seu leitor e então você o terá conquistado para sempre."
Mauricio é habilidoso, conseguiu conquistar (mais) uma fã.

Termino aqui, mais uma vez emocionada.
Veja mais resenhas no blog

site: www,blogmundodetinta.blogspot.com

Mari Duarte 05/12/2014

Papai, você é famoso?
Livro nada menos do que extraordinariamente emocionante. A máquina de contar histórias nos apresenta como protagonista principal o Vinicius que é o escritor de 10 livros e está em turnê de seu novo livro, que por sinal já virou Best Sellers. O livro fora repartido pelo autor Maurício Gomyde em 3 partes. Sendo elas: A volta de Vinicius para casa após uma tragédia; A superação e reconquistamento do tempo perdido com suas filhas e por fim a compreensão dos erros por ambas as partes.

Eu adquiri meu exemplar neste ano na Bienal de SP, não conhecia nem o autor, nem o livro, porém o autor fora tão simpático que resolvi comprar, chegando em casa como estava lendo no momento outros livros eu larguei ele na minha estante, um certo dia folheei e a leitura não fluiu no inicio, achei cansativo, então o abandonei. Quando terminei ás ultimas páginas me veio o sentimento de culpa. Como eu pude um dia abandonar esse livro? Mas daí no mesmo instante me veio a resposta, talvez naquela época e/ou momento não era propicio para leitura dele, mas nada irá me tirar o aproveitamento que tive nessa semana com ele, foram ás melhores horas no ônibus que tive esse ano. E não é exagero.
"Eu gostei tanto que me deu vontade de me tornar amiga do escritor".

Neste livro é nos ensinados várias coisas, dentre elas que a técnica é importante para a realização da escrita, mas não é 100%, é preciso sentir e amar o que faz ou no caso o que escreve e então será 100% perfeito. A relação entre pai e filha é fortemente retratado no livro, de uma maneira tão cativante que chega a emocionar o leitor.

Não quero falar muito sobre a história porque um livro para mim deve ser lido assim sem informação nenhuma dele, pois você tem que ler e sentir, pois a mesma frase lida por diversas pessoas também causa diversas reações diferentes. Para mim esse livro foi amargo, doce, cruel, cativante e inesquecível.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 02/12/2014

Leve, gostoso de ler, e cheio de sentimento
Sempre ocupado e viajando para cumprir agenda de eventos, o escritor de sucesso internacional Vinícius Becker não está junto da mulher quando acontece o tristemente previsto: Viviane morre após alguns anos de luta contra uma leucemia. Além da dor da perda, Vinícius se vê diante da mágoa da filha mais velha, Valentina, uma adolescente de dezesseis anos que não perdoa o pai pela ausência no momento que a família e a esposa mais precisaram dele.

Ferido pelo sentimento de culpa, Vinícius quer o perdão da filha. Mas não é só isso. Quer uma reconciliação com as duas filhas e voltar a ser com elas uma família de verdade.

Quem já leu Maurício Gomyde sabe que do que vou falar a seguir. A prosa deliciosa, inconfundível do autor, faz de A Máquina de Contar Histórias um livro que pode facilmente ser lido em apenas algumas horas, tamanha a fluidez da narrativa e o envolvimento que a trama gera no leitor. Os personagens são muito humanos, muito reais, e encontram o habitat perfeito nessa história marcada pela leveza, ainda que com um tom essencialmente dramático e sentimental.

Sentimento, aliás, é o que não falta aqui, como bem sabe quem conhece o trabalho de Gomyde. Do desespero à nostalgia, da angústia ao arrependimento; os personagens desse livro derramam muitas lágrimas – talvez um sinal de que a um leitor mais sensível pode acontecer o mesmo. Apesar de evocar um ou outro elemento presente nas tramas do americano Nicholas Sparks – e alguns podem realmente encontrar grandes semelhanças –, não coloquemos os grãos todos no mesmo saco. As tramas do brasileiro ganham em sensibilidade e delicadeza, e não precisam usar de dramalhão apelativo e pouco convincente para umedecer os olhos do leitor. Sem lançar mão de gratuidades dramáticas, A Máquina de Contar Histórias é um livro delicado, bonito e de uma simplicidade reconfortante.

Ah, e para quem curte histórias que envolvem viagens, o livro também agrada nesse aspecto. Como forma de se reaproximar das filhas, o protagonista as leva para uma viagem cujos destinos as garotas vão descobrindo junto com o leitor. E tampouco falta literatura aqui: é o amor pelos livros e palavras que, de um jeito bonito e especial, marcará o renascimento da relação de Vinícius com a filha mais velha.

Em suma, A Máquina de Contar Histórias é aquele livro recheado de pequenas surpresas. Um pai que busca o perdão das filhas e de si mesmo; um drama familiar sobre arrependimento e o poder do amor. E, sobretudo, uma história que mostra que nunca é tarde para correr atrás daquilo que realmente importa.

LEIA PORQUE...
É uma boa pedida para quem curte histórias com tom dramático, mas sem ser densas ou difíceis de digerir. A Máquina de Contar Histórias é um livro leve, gostoso de ler, e cheio de sentimento.

DA EXPERIÊNCIA...
Gostosinho de ler. Triste, mas doce e singelo.

FEZ PENSAR EM...
O sentimento do livro me remeteu ao fofo A Última Música – o filme, né, pelamordedeus; detesto Sparks.

site: http://livrolab.blogspot.com

Vicky 23/11/2014

Às vezes, a chave para nossa vida é abrir os olhos...
Pra quem está acompanhando o blog - valeu, galera! -, meu fanatismo pelo Maurício está mais do que claro. Hoje encerra-se o #MêsGomyde, já que essa é a resenha do último livro dele publicado. Esqueçam tudo o que eu disse nas resenhas dos livros anteriores, porque o que eu senti com A Máquina me marcou para o resto da vida. E, desta vez, sei explicar exatamente por quê. Gomyde criou um universo duro e real dentro de seu livro; os fatos presentes em cada cena açoitavam pelo peso da realidade. O que esse escritor fez nessa história dificilmente se repetirá, pois a impressão que tive foi que Maurício esvaziou seu coração ao escrever essa história. De repente, aquela família era a dele - mas graças à Deus não é -, os sentimentos eram dele e Maurício era na verdade Vinícius.

Quando conheci o Maurício e seus livros pessoalmente, eu estava vivendo um dos melhores dias da minha vida: a Bienal de Sampa. O autor chegou quando eu estava passando a ponta dos dedos na capa de A Namorada do Meu Amigo, de Graciela Mayrink (resenha em breve). Ele me contou que seu livro de lançamento, A Máquina de Contar Histórias, era o melhor livro de toda a Bienal e acabou levando uma "bronca" da Graci. Eu já havia lido resenhas onde o nome do livro carregava os adjetivos triste, tocante, marcante e brilhante. Quando comprei-o, não tinha dúvidas de que seria uma boa leitura, mas a flor que essa história se mostrou deveria ser cheirada por todos no mundo!

A história gira em torno de Vinícius Becker, que vive sua melhor fase da carreira literária: é um escritor da lista dos mais vendidos, tem livros por todo o mundo e agora está lançando seu décimo livro, o romance mais aguardado do ano. O que ninguém desconfia, é que Vinícius vive uma vida de aparências. Quando ele não está sob os holofotes sendo aclamado, sua esposa, Viviana, definha no hospital, lutando contra a leucemia; sua filha mais velha, Valentina, o odeia tanto que não é capaz de chamá-lo de pai. A vida do escritor é tão complexa que é chamado de uma verdadeira máquina de contar histórias. Seu mundo desmorona quando uma ligação anuncia o fim da vida de sua mulher e o objetivo de conquistar a filha ainda mais distante.

Somente a partir do velório que Vinícius começa a se atualizar sobre sua própria família. Valentina escreveu um livro com a mãe. A filha mais velha lança toda a culpa da morte de Viviana sobre as costas do pai, dizendo que ele se preocupava demais consigo mesmo para, ao menos, estar presente com a esposa no momento final. A mais nova, Vida, não entende muito bem o que está acontecendo. No entanto, quando Vinícius encontra no computador da primogênita um vídeo de Viviana contando seis sonhos que queria ter realizado em vida, Vinícius vê a oportunidade perfeita de reconquistar o amor das filhas.

Vou começar dizendo que, na minha opinião, esse foi o melhor livro do Maurício por falar de amor de pai. Consegui me identificar porque o amor de amigo e amor de família são os únicos tipos que conheço até o momento, então, quando Maurício escrevia sobre os sentimentos bipolares de um pai e uma filha, eu sabia exatamente do que ele estava falando. Porém, o problema de Vinícius, agora, é justamente ter o amor das filhas de volta, porque, sinceramente, as coisas está bem feias para o lado dele.

- Você é um egoísta, só pensa em você! E tinha que ter largado tudo, sim, ficado lá do lado esperando ela morrer, segurando a mão, olhando pro rosto irreconhecível dela, mesmo que ainda levasse dez anos pra ela morrer. Todos os dias, todas as horas, minutos e segundos. Não era pra faltar em nenhum momento. Nenhum, entendeu? Era o mínimo que você tinha a fazer!
Vida começou a chorar:
- Para de brigar! Eu quero a mamãe.
- A MAMÃE MORREU! - Valentina berrou em direção à irmã.
Vida passou a gritar agudo, com as mãos nos ouvidos e os olhos fechados. Vinícius tentou pegar a menina no colo, mas ela se debateu, começou a socar as pernas dele.
- A CULPA É SUA, A CULPA É SUA! - Vida gritava e batia nas coxas do pai. (p. 37)

Eu chorei muito com o livro por causa de sua simplicidade. Quando o leitor se depara com o problemão de Vinícius, é muito fácil começar a torcer por ele. É um livro pequeno e de rápida leitura, mas a marca que ele deixa no leitor é muito profunda. Ler um livro desses faz a gente querer entender a raça humana e sua psiquê. Maurício escreveu um livro humano, real e forte, tornando a leitura intensa e angustiante, ao mesmo passo que enche nossos olhos d'água com as expectativas, que eu posso garantir, são mais que atendidas.

A NC fez um trabalho fantástico com a capa, diagramação e acabamento. Os detalhes nas folhas e o livro dividido em partes tornou a leitura compassada, ágil e confortável.

Enfim, é isso que eu tenho a dizer. Eu já sabia que ler os livros do Maurício era uma experiência fantástica, mas ele se superou com seu caçula. Contar uma história como essa deve exigir muito de nós, mas com Maurício a escrita flui gostosamente. Eu quero outro livro e outro, outro e outro; um ano é tempo demais. Maurício, caso esteja lendo essa resenha, nesse fim de #MêsGomyde eu gostaria de te deixar meu obrigada, pelas horas deliciosamente rápidas que suas histórias me proporcionaram. Obrigada mesmo! Com seus livros, descubro mais da vida, mais sobre mim mesma.

P.S. Gostaria de ter mais de cinco estrelas para oferecer.

site: http://omundosecretodavick.blogspot.com/

Apaixonadas por 22/11/2014

Vinicius Becker é um escritor famoso, mas enquanto lança sua mais recente obra sua esposa está morrendo sozinha em um quarto de hospital, suas filhas estão sozinhas em casa com a governanta e Valentina, a filha mais velha, está revoltada com o pai e o culpa pela perda da mãe e por sua ausência. Sem nem se dar conta o escritor famoso deixou de lado sua família e agora precisa arrumar uma maneira de tê-la de volta.

A capa do livro nos mostra a viagem que a família V fará para tentarem seu uma família de novo e em 191 página divididas em 46 capítulos Mauricio nos conta essa emocionante história.A formatação é simples,mas com detalhes lindos na abertura de cada capítulo.

Vinicius sempre quis ser escritor, desde muito jovem, apesar de seus pais serem contra essa carreira, então ele escrevia escondido e achava ter achado a fórmula para um bom livro, ele seguia um roteiro fixo e inseria todos os elementos para fazer com que seus livros fossem um sucesso, e ele consegue esse sucesso, mas o preço que ele pagou foi estar sempre ausente para sua família e não estava presente durante a doença de sua mulher, não sabia nada de suas filhas e quando sua esposa estava morrendo ele também não estava lá.

Após a morte de sua esposa ele fica perdido, não sabe o que fazer para reverter toda a situação que ele mesmo criou sua filha mais velha Valentina está revoltada e não fala com ele, sua filha mais nova está fragilizada pela morte da mãe e Vinicius também se culpa por tudo o que está acontecendo. Sem saber como lidar com as filhas ele tenta procurar pistas para arrumar a bagunça que está a sua família e encontra um vídeo em que sua mulher conta seus últimos desejos.

A partir daí ele bola uma viagem para resgatar todo o tempo perdido com suas filhas e ainda realizar o último desejo de sua amada esposa, e durante essas férias fora de hora ele faz de tudo para conhecer suas filhas e fazer com que elas o perdoem e o amem de novo.

Maurício Gomyde consegue revestir as palavras com emoção, um sentimento genuíno que nos faz repesar nossas atitudes em relação aos que amamos. Ele nos presenteia com essa história tocante de resgate do que realmente importa na vida e faz com que o leitor reflita sobre sua vida.

Ainda não tinha lido nada do autor e foi uma agradável surpresa, a trama é envolvente e só conseguimos largar o livro quando ele acaba, confesso que chorei em vários momentos, as páginas transbordam de emoção, dor, amor e o leitor se vê nesse turbilhão de emoção e não consegue ser indiferente ao que está lendo.

A Máquina de Contar histórias é um daqueles livros que deve ser lido por todas as idades, deve ser dado de presente a todos que realmente importam para gente e tem tudo para emocionar e transformar famílias inteiras.

site: http://www.apaixonadasporlivros.com.br/resenha-a-maquina-de-contar-historias-de-mauricio-gomyde/

silvanasartori 10/11/2014

O livro nos conta a história de Vinicius Becker, um escritor muito famoso no mundo literário que vê sua carreira como prioridade na vida, mas além de todo o sucesso e reconhecimento, ele passa por um problema bastante grave em sua família, pois sua esposa Viviana está com uma doença incurável, e devido a isso, ele acaba se afastando e mergulhando ainda mais em seus compromissos para não ter que ver o sofrimento das pessoas que ama, embora ele ainda não soubesse o quanto se arrependeria por tal atitude.

Então, na noite do lançamento de seu novo livro, ele recebe a noticia de que sua esposa faleceu e tenta de todas as maneiras chegar a tempo de se despedir.

Desculpa, meu amor. Desculpa por não ter estado ao seu lado na hora em que você mais precisou. Eu não sei o que fazer juro. Não sei como pedir perdão, não sei como fazer para acabar com esta dor terrível no meu peito.

Lá percebe que com a ausência de Viviana, tudo ainda seria mais difícil, porque ele não saberia como lidar com suas duas filhas, mesmo sabendo de todo o sofrimento que elas vinham passando no decorrer desse tempo em que ele esteve afastado.

Agora o jeito mesmo era tentar se reaproximar, pois já fazia algum tempo que não as via.

O sentimento de perda de parte fundamental de sua vida chegava ainda mais devastador do que as cenas mais dramáticas descritas em suas histórias

Infelizmente a fama e o sucesso acabaram destruindo as coisas mais importantes que ele tinha em sua vida, e então, ele começa a ver que além de sua filha caçula Vida não entender nada do que está realmente acontecendo, ele percebe o quanto sua filha Valentina esta sofrendo por causa da perda e principalmente revoltada e com ódio pelo próprio pai e marido não ter estado presente nas horas em que todos mais precisavam.

- Mas a questão é que eu não estou feliz, E muito menos a Valentina e a Vida. Elas estão me odiando. Eu estou me odiando. E odiando tudo o que não fiz pelas três todos esses anos.

E apesar de todo esse sofrimento, Vinicius tenta de alguma maneira se aproximar de Valentina, mas ele percebe que ela não o vê mais como um pai e o pior de tudo é que ela ainda lhe culpa pela morte de sua mãe e pela sua ausência que foi bastante exagerada nos momentos em que a família V mais precisava.

Eu te liguei mil vezes quando ela morreu! E a merda do seu celular só dava desligado, como sempre! ela continuou berrando, cada vez mais alto.

Sabe porque eu liguei? Os dentes de Valentina estavam travados, ela espumava pela boca. Porque era você quem deveria estar aqui ao lado da mamãe Ela bateu o indicador na mesa três vezes, seus olhos furavam os olhos dele.

Percebemos então que de alguma maneira, Valentina se torna uma menina bastante rebelde e a cada dia que passa acaba se afastando ainda mais de Vinicius, pois ela não compreende como um marido como ele pôde deixar a esposa tão sozinha, ao contrário dela e da irmãzinha que sempre estavam no hospital fazendo companhia para mãe.

Ela não entendia como poderia uma pessoa amar tanto a outra e lhe deixar de lado como se fosse qualquer coisa.

***************

Então, um dia, quando Valentina e Vida vão para escola, Vinicius resolve dar uma olhada no quarto de suas filhas, chegando ao de Valentina ele sem querer vê em seu computador um arquivo de texto que a própria escreveu e um vídeo que ela gravou de sua mãe antes de morrer.

A foto que preenchia a área de trabalho do computador mostrava Valentina, Viviana e Vida. As três sorriam, cada uma sentada num balanço de madeira de um parque verde com folhas secas pelo chão.

No rodapé da tela, a barra de tarefas da área de trabalho trazia três abas fechadas. A primeira, um ícone de caixa de e-mails, A segunda, um documento em Word com o titulo em caixa-alta
A SAUDADE QUE O TEMPO.... A terceira, um vídeo.

E então a partir daí começamos a acompanhar o sofrimento de um famoso escritor que tenta de todas as maneiras reconquistar o amor e a confiança de suas filhas.

MINHA OPINIÃO

Primeiramente gostaria de dar os parabéns para o autor Mauricio Gomyde por ter desenvolvido uma história simplesmente ENCANTADORA, pois fez com que eu ficasse conectada aos seus personagens até a última página. Além disso, achei também que ele desenvolveu muito bem a trama do livro e principalmente a sua narrativa que foi o que mais me agradou.
Isso fez com que eu não largasse o livro por nenhum momento. Uma escrita deliciosa que vai fazer o leitor devorar em poucos minutos cada capitulo, pois você fica curioso a todo o momento para saber o que virá a seguir e isso para mim foi bastante marcante, pois são livros assim que eu ADORO.

Sinceramente admiro autores que nos prendem nas histórias como o próprio Mauricio teve a capacidade de fazer e também de citar em seu livro muitas mensagens que nos fazem aprender como é realmente a vida de um autor.

Quanto antes a gente mostrar que vale a pena passar um tempo com a nossa história nas mãos e na cabeça, maiores as chances de o leitor virar nosso amigo e confidente silencioso.

No fundo, as pessoas não compram autores, não compram livros. Compram a emoção que a história promete proporcionar. O que cada leitor quer é, durante a imersão no mundo criado pelo escritor, esquecer-se dos problemas, angustias e tragédias do dia a dia. Ou, ainda que por alguns instantes, experimentar uma vida diferente da sua realidade.

Eu fiquei simplesmente surpresa, porque ele foi muito mais além nessa história, apesar do livro nos mostrar o relacionamento de um pai com suas filhas, o autor nos mostra de certa forma que a vida de um escritor é como qualquer outro trabalho, porque nós que somos leitores nem imaginamos como é o dia a dia de cada um deles.

E lhes digo que pelo pouco que li e aprendi por meio desse livro, vi que não é nada fácil, principalmente porque TODOS os escritores também têm suas famílias e amigos que devem ser preservados e isso me chamou bastante atenção, embora não tenha sido o ponto principal nesse livro.

Mas compreendi as mensagens que o Mauricio quis passar para seus leitores além da história da Familia V. Principalmente o quanto o relacionamento entre a família é importante na vida de uma pessoa.

Além de tudo que já citei, Mauricio nos apresenta uma história onde a dor da perda está o tempo todo presente, mas também com o passar das paginas, percebemos que para ser feliz precisamos superar os problemas e ficar ao lado das pessoas que se importam com a gente, ou seja, que apesar da vida profissional ser muito importante, nunca devemos deixar as pessoas que mais amamos de lado, pois pode ser tarde demais para concertar todas as burradas feitas depois.

O Relacionamento entre pai e filhas foi um ponto bastante forte nessa história e o amor que o personagem luta para conseguir é de uma maneira simples que nos conquista em todos os momentos.

Sinceramente eu não esperava que iria gostar tanto da escrita do autor, até porque não havia lido nada dele, até agora!
Mas depois que o conheci na Bienal de SP e vi a simpatia de pessoa que ele é, resolvi iniciar a minha leitura que me surpreendeu em todos os sentidos.

Espero poder ainda conhecer suas outras obras literárias, pois o autor teve uma sensibilidade muito grande ao desenvolver o livro e principalmente todos os seus personagens que além de serem muito cativantes, acabaram sendo bastante marcantes para mim. Simplesmente estou apaixonada pelo livro e com certeza é mais um que passará a ser queridinho da minha enorme estante de livros (risos)

Quanto a diagramação do livro, preciso confessar que gostei bastante da capa, achei que não tinha nenhum sentido no começo, mas depois que li a história eu percebi que a imagem da Roda Gigante é o significado dos altos e baixos que a vida nos dá. O Sorvete é citado na história como sendo a sobremesa preferida da personagem Vida, que, aliás, é uma fofa!

E a Máquina de Escrever, nem preciso dizer né?
E para finalizar, a moça de vermelho é a personagem Viviana que é ainda bem presente na história apesar de sua morte, e por isso, eu acho que a arte da capa acabou ficando impecável.

Quanto aos detalhes das páginas achei bastante interessante os sinais de pausa e play durante todo o livro. Contém páginas amareladas e contém uma fonte muito boa para deixar a leitura ainda mais prazerosa do que já é =]

Se você tem o livro na estante e ainda não leu, não perca tempo, porque com certeza vai se emocionar e se envolver de uma maneira única com essa obra simplesmente INCRÍVEL. Vale muito a pena.

Parabenizo a Editora Novo Conceito por ter um autor simplesmente maravilhoso em sua equipe; acertaram em cheio. Continuem assim, pois a nossa literatura nacional precisa ser muito mais reconhecida.
E preservem o TESOURO que é o autor Mauricio Gomyde, acho que vocês devem saber que não é fácil encontrar pessoas que emocionam o leitor com suas histórias como faz.

PARABÉNS pela OBRA lançada e desejo de coração muito sucesso para todos que tiveram envolvidos nesse trabalho com o Mauricio Gomyde !

site: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

Dose Literária 04/11/2014

Um delicioso e emocionante nacional - A máquina de contar histórias
Quando vi que a Ed. Novo Conceito lançou A máquina de contar histórias, me peguei impressionada pela arte da capa, e pela sinopse que me despertou o interesse de ler algo sobre o autor Maurício Gomyde, do qual eu já tinha ouvido falar nas redes sociais.

Tive a felicidade de ganhar um exemplar [autografado] do autor em um sorteio de blog. Em poucos dias recebi meu livro em casa e passei a frente de outras leituras, por se tratar de um livro curtinho, com menos de 200 páginas...

O resultado disso é que estou surpresa em como uma história contada de forma tão simples e espontânea me cativou desde as primeiras linhas...

Continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2014/10/um-delicioso-e-emocionante-nacional.html

Rafa 02/11/2014

Essa é a história da família V. Vinícius Becker, renomado escritor, traduzido para não sei quantas línguas, autor de inúmeras histórias e titular de um extremo sucesso se vê sem chão com a morte da mulher, morte precoce causada pela leucemia.

Em certo ponto da história, ele encontra um vídeo feito pela filha mais velha, Valentina, e sua esposa, Viviana, no hospital dias antes de morrer onde ela elenca os seus principais desejos. Dentre eles, era ter a família V reunida mais uma vez. Só que Vinícius não estava presente enquanto ela morria. Tudo muda a partir dai.

A história é triste. Eu li, em e-book, nos momentos de ócio no estágio e fazendo esteira na academia e por diversas vezes quase caíram lágrimas durante a leitura - se eu fosse um pouco mais sensível, diria para não lê-lo em público!

Valentina e Vida, suas filhas, não o conhecem e a mais velha tem um forte ressentimento por ele ter deixado a esposa para morrer nas suas mãos e não ficou presente para enfrentar a doença. Ele precisa reconquistar o amor das filhas, seu lugar como pai, ao mesmo tempo em que se corrói de remorso por ter se afastado da família e o luto pela esposa.

Valentina é um adolescente irritante. Ela tem seus motivos para ser revoltada, mas, nossa, é birrenta - haha! Vida tem quatro anos e meio, logo, não entende por que o pai e a irmã brigam tanto, nem entende a morte da mãe, ela traz um aspecto gracinha para o livro.

O livro tem de tudo um pouco, pois traz aspectos do passado, tanto passado do casal, quanto passado do Vinícius mesmo, quando ele decidiu se tornar escritor. Seus pais tentavam fazê-lo escolher uma profissão "séria", voltada para as ciências, a engenharia e não "essa bobagem" de literatura.

Tá aí um livro nacional muito bom. Gostei bastante da história, gostei das emoções que ela me trouxe. Se não gostei de todos os personagens, pelo menos senti seus sentimentos e entendi suas razões. É um livro triste e bonito.

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

Lina DC 02/11/2014

"A Máquina de Contar Histórias" é um livro que fala sobre segundas chances e recomeços. A história é dividida em três partes e tem como protagonista o escritor Vinícius Becker.
Na primeira parte do livro temos a visão da vida de Vinícius como um escritor de sucesso, indo à eventos e sessões de autógrafos, acompanhado de seu agente Salvatore.
Tudo está correndo bem até que após o evento realizado no Centro de Convenções de Belo Horizonte, Vinícius recebe uma ligação que muda a sua vida.
A sua esposa, a arquiteta Viviana Coltelli faleceu após uma longa batalha travada contra a leucemia. E Vinícius não estava presente....
Ao chegar ao cemitério do Morumbi, a realidade se apresenta ao protagonista: ele tem duas filhas - a corajosa Valentina e a espirituosa Vida, que perderam a mãe, mas não antes de terem sido abandonadas pelo pai.
Vinícius é um personagem difícil de classificar. Quando percebemos que ele continua seguindo sua agenda profissional enquanto sua esposa está extremamente doente em casa, achamos que ele é insensível e egoísta. E de certa forma ele é mesmo, mas também vemos uma vulnerabilidade ao decorrer das páginas. Vinícius tem dificuldades de expressar sentimentos (parece brincadeira já que seus livros são repletos de emoções) e poderíamos até dizer que ele usa o trabalho como forma de negar a verdade que está acontecendo com Viviana. O problema é que como consequência, ele deixa duas jovens sozinhas com uma mãe doente.
Então, na primeira parte do livro temos a perda e a motivação de Vinícius em ser perdoado.
Na segunda parte do livro temos os momentos em que esse trio viaja para diversos locais marcantes. É durante essa viagem que Vinícius conhece mais sua filha Valentina e também que Valentina conhece os sentimentos de seu pai. Vida como sempre, traz a leveza e a ingenuidade que uma criança tem em sua essência, com o seu amor pelo sorvete e pela Disney.
Valentina é uma adolescente extremamente sensível. Cresceu vendo a mãe ficar doente, a acompanhou nas consultas médicas, internações. Ou seja, se tornou a adulta da casa. Apesar de ter mágoas profundas em relação ao pai, é muito parecida com ele, inclusive herdou o amor pela escrita (e é muito talentosa).
Vida é fofa, espirituosa e por ser tão jovem, é bem mais fácil para ela perdoar, pois não ficou tão marcada pela ausência do pai.
E na terceira e última parte temos a volta para a realidade. Como os três vão se adaptar a nova vida sem Viviana e como o relacionamento deles pode florescer com o cotidiano a espreita.
O enredo mescla o presente com alguns flashbacks que vão desde o relacionamento a dois de Vinícius e Viviana, até alguns momentos ternos em família, como a aquisição da nova casa da família quando Valentina era criança.
A escrita do autor Maurício Gomyde é tocante. A maneira como ele dosa a perda e as lembranças de tempos felizes demonstra um equilíbrio no enredo que deixa o leitor acalentado. A construção dos personagens é muito bem feita. Eles são reais, humanos e por causa disso com a capacidade de cometer erros. A história tem referências atuais, cita filmes e séries, locais e eventos.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa combina com o título do livro e possui alguns detalhes da trama, como o sorvete, a roda gigante e muito mais.
"- Papai, você é famoso? ...
- Não, minha linda. Mas, se vocês duas virarem minhas fãs, eu vou ser o homem mais famoso e feliz do mundo..." (p. 170)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Fernanda 31/10/2014

A Máquina de contar histórias Maurício Gomyde

Olá, meus lindos! Como vocês estão? Espero que bem.

Eu sempre posto minhas resenhas com muito tempo de atraso. Podem ver por esta, pois li o livro no mês de Agosto. E Agosto foi o mês em que me superei nas leituras. Mais especificamente entre os dias 16 e 25, pois li sete livros. Foram muitos para pouco tempo, mas quando entro nesta maré de boas leituras eu não paro. Sei que depois vou ficar sem ler um tempo, sempre acontece. Bom, mas o fato é: cumpri minha meta silenciosa de ler 10 livros no mês. Uhuuuulll!!!

Eu conheci o Mauricio no Mochila Literária Edição Goiânia no mês de Maio, mas não comprei nenhum de seus livros. E no dia 16 de Agosto foi o lançamento do livro A Máquina de Contar Histórias aqui na minha cidade e claro que eu fui né. Cheguei atrasada, mas fui. E desta vez eu COMPREI TODOS OS LIVROS. #momentoOstentação.
Deixando este papo todo de lado, vamos para a resenha.

Bom, o livro traz Vinicius x Fama x Família. Como todo ser humano famoso e requisitado ele vive viajando e sempre deixando a família de lado, se esquecendo do bem maior que possui. Sua esposa Viviana está definhando em uma cama de hospital e ele longe em eventos e mais eventos de seus livros. Afinal é seu sustento.

Valentina, sua filha mais velha, deixa o rancor e a raiva tomar conta dela, devido a ausência paterna. Ele por sua vez, nunca está por perto para abraçar e segurar a barra com ela. Essa omissão causava dor e distanciava pai e filha. E cada dia que se passa as coisas ficam piores, mas somente ele não percebe, ou deixou de se importar há muito tempo.

Quando Viviana dá seu último suspiro de vida, ele está longe e ainda por cima com o celular desligado. Isso é o fim para Valentina, que não entende porque o pai troca a família pela fama e seus bajuladores cheios de mentiras e palavras de efeito. Assim como as que Vinicius se acostumou a usar há tempos.

Ele não sabe nada a respeito da filha e isso o deixa em desvantagem. Fazer diferente e mostrar não somente para a filha, mas para ele mesmo que ainda há uma forma de recuperar-se dos maus feitos da vida, e fazer algo de bom, para unir a família. De aprender a amar.

A trama acorre entorno da família de Vinícius e da viagem que ele faz com as filhas. Das dores que a perda de Viviana causou na estrutura familiar. O livro é emocionante e nos faz perceber que, devemos sim dar importância para a vida profissional, afinal ela nos dá um futuro e perspectivas de melhoras, mas devemos lembrar que a família é a base para conquistarmos tudo isso. O que nos mantém próximos e sabermos um do outro, é o que há de mais valioso na vida. Que amor só se mostra enquanto a outra pessoa está viva. Que homenagens só são importantes, quando o homenageado está presente para assistir.

site: www.amorliterario.com

Iuri Keffer 26/10/2014

Simplesmente incrível!
Assim que eu comecei, eu não parei mais de ler! E terminar de ler um livro lindo, emocionante, que me fez aprender e refletir, com o sorriso estampado no rosto e uma sensação maravilhosa, foi o que Maurício me proporcionou através de A Maquina de Contar Histórias. Um livro espetacular, que trata das perdas, mágoas e, principalmente, do amor verdadeiro.
Um drama escrito com maestria, equilibrado entre a inocência de uma criança, o ódio de uma adolescente e a ânsia de um pai em busca do perdão. Onde ele, a fim de reconquistar as filhas, monta uma viagem inesquecível e repleta de significados.
E como disseram, Maurício Gomyde consegue fazer cinema com as palavras.
Leiam, reflitam e se entreguem a esta história. Vocês não vão se arrepender!

Literatura 23/10/2014

A máquina humana de sentimentos extirpados
Sem delongas com sinopses, Vinícius Becker, escritor renomado e vivendo em prioridade de seu sucesso, se vê sem chão ao perder sua mulher e ter o ódio e a mágoa de suas filhas, por tantas ausências.

Eu demorei um bocado para elaborar esta resenha, pois finalizei o livro em poucos dias, mas ainda estava digerindo todas as informações preciosas que a estória aborda. Aí veio a Bienal, eventos, eventos e mais eventos, mas cá estou.

A excelentíssima obra de Gomyde, nos leva a aprofundar nosso conhecimento no amor verdadeiro, além do materno, o paterno. Becker é uma máquina de escrever, mas também um ser humano que se foi deixando levar por suas técnicas de escrita, fazendo não pelo amor, mas pela fama, o que lhe desse sucesso. Cada vez mais foi deixando de lado todo o amor que representava sua família em sua vida.

Uma máquina de contar histórias era como Salvatore o chamava. Frio, certeiro e veloz. Emoções transcritas no papel de forma científica, como se amor, ódio, pena e saudade fossem tópicos de um fichário que ele abria, selecionava e inseria com precisão nas entranhas do texto. Pág. 14

Em uma corrida para reconquistar o amor das únicas preciosidades que lhe restaram na vida, Vinícius parte com suas filhas em direção ao amor, suportando cada desabafo verdadeiro de sua filha mais velha e erguendo a cabeça, não desistindo do que lhe é seu por direito, mas que ele mesmo foi perdendo.

Apostaria nesse plano todas as fichas de pai, acumuladas durante o tempo em que a literatura ainda não o havia cegado para as outras coisas da vida. Sua habilidade de escritor seria usada, agora, para contar uma história ao vivo. O roteiro? Escrito a seis mãos. As personagens? Valentina, Vida e Vinícius Becker. Os cenários? Três cidades. O final? Não sabia, mas faria de tudo para ser feliz Pág. 74
Leia mais em: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-nacional-a-maquina-de-contar-historias-mauricio-gomyde-a-maquina-humana-de-sentimentos-extirpados/#.VElSuSLF_3Q

Dreeh Leal | @dreehleal 23/10/2014

A Maquina de Contar Histórias - Maurício Gomyde
Vinícius Becker poderia se considerar um cara bem sucedido na vida. Ele tinha uma esposa que amava, uma filha linda e outra prestes a nascer. Como escritor profissional ele estava ganhando destaque na mídia e a cada dia mais leitores aguardavam suas publicações. Até que sua vida virou de ponta cabeça. Sua esposa ficou doente e ele, sem conseguir lidar com a situação, se dedicou cada dia mais ao trabalho. No dia do coquetel de A Maquina de Contar Histórias, seu mais novo best-seller, sua esposa morre no hospital. Sozinha.

Valentina é a filha mais velha do casal. Ela nunca aceitou as atitudes do pai, que não deu a sua família a atenção que ela julgava necessária ao longo do tratamento de Vivian. Depois da morte da mãe o ressentimento que ela nutre só aumentou. Vida, a filha caçula, não entende totalmente do que está se passando, mas acaba seguindo os passos da irmã. A família V está oficialmente despedaçada.

Da grande habilidade de Vinicius em escrever histórias tocantes ninguém duvidava. Mas onde isso o levou? Desolado com a morte da esposa e sem chão com a resistência de Valentina a qualquer tentativa de aproximação, Vinicius sabe que precisa fazer algo para ter de volta a sua família. Ou o que restou dela.

Sendo assim ele traça seu plano. Vinicius sabe que só terá uma chance para ser bem sucedido, que qualquer falha poderá acabar de fez com tudo e é por isso que ele vai se fazer de tudo pra que as coisas acabem bem.

A máquina de contar histórias é um livro lindo e que não pode ser considerado como menos que fantástico. Eu não poderia ter iniciado a minha história com esse autor sim, iniciado, porque agora eu vou ter até a lista de compras dele! -de forma melhor. A história é narrada em terceira pessoa, mas o narrador sempre acompanha o protagonista. O livro dividido em três partes, o antes, o durante e o depois do plano de Vinícius. Os capítulos tentem a ser curtos, o que só impulsiona a leitura. Atrelando isso a escrita fluida e contagiante o autor, o resultado não poderia ser outro: devorei essas páginas a cada segundo livre que surgia.

Uma das coisas que mais me encantou nessa história, foram as referencias literárias do livro. O protagonista é um autor, então vemos muito sobre o processo de escrita dele. Não vou dizer que é um dos que mais me agrada e com certeza parei para pensar se alguma das histórias que tanto me emocionaram foram escritas desta forma, porque vou dizer.. seria uma decepção!

Os personagens são extremamente cativantes. Fato esse que me levou a uma situação complicada: eu fiquei compadecida tanto com as dores de Vinícius, quanto as de Valentina. É claro que o pai tinha culpa no cartório, mas o amor dele é tão eminente que não tem como culpa-lo por completo. Torci muito por esses dois! Vida foi um ponto especial. Sempre que surgia em cena ela vinha com tiradas engraçadas e típicas de uma menina tão nova. Não vou contar muito sobre o plano de Vinícius, porque é gostoso por demais ir descobrindo as coisas aos poucos, mas posso adiantar que fiz várias anotações rs.

A capa é linda, linda, linda. Eu sempre a achei bonita, por conta dos traços desenhados e tudo o mais. Só que depois de ler a história, eu fiquei ainda mais encantada. Todos os personagens estão representados aqui. A diagramação também não deixa a desejar, mas vou confessar a vocês que ela só fez sentido para mim lá mais no final do livro.

Essa resenha está enorme! E tenho certeza de que não conseguir passar a vocês metade do que eu senti ao ler esse livro, que entrou para minha lista de favoritos. Mas eu tentei, juto que tentei. Sabe aquele livro que você pensa agora acabou, mas ai o autor te surpreende com mais alguns capítulos? Então, é desse tipo de livro que eu estou falando. Uma história tocante, que fala de amor, de família, de vida... LEIAM e assim vocês irão entender do que estou falando.

site: http://www.maisquelivros.com/2014/10/resenha-maquina-de-contar-historias.html

ValGouveia 13/10/2014

Uma capa linda. Uma história de dor. Uma história de amor.

Vinicius é um escritor de sucesso, que abandonou a família pela fama. Nutre um amor imenso pela mulher e pelas filhas, mas por conta de todo o sucesso que tem em sua carreira, acabou deixando a família de lado. Quando sua esposa morre, durante uma dessas viagens de negócios, ele se vê perdido, desesperado para recuperar o amor e respeito de sua filha mais velha, Valentina.

Ele se sente perdido, um estranho dentro de sua própria casa, e percebe que não conhece mais a filha, não conhece seus sonhos, suas paixões. A única coisa que passa a conhecer é o desprezo que ela tem por ele. Depois de tomar conhecimento de um vídeo gravado por sua filha, onde sua esposa elenca seus maiores desejos, ele se sente ainda mais desesperado para reconstruir sua família.

A história é muito bem narrada, a trama muito bem construída, não dá vontade de parar de ler, enquanto não chegar ao final. Me emocionei em muitos momentos da leitura. O livro fala sobre família, os personagens são muito bem desenvolvidos e cativantes. Adorei a inocência de Vida, a filha caçula, a inteligência de Valentina e a paciência e perseverança de Vinicius, em reconstruir sua família e fazer de sua casa, novamente um lar.

A mensagem que o livro passa é que às vezes, as pessoas se focam tanto no trabalho/carreira, que acabam deixando a família de lado, deixando de participar dos momentos mais simples, que acabam se tornando os mais importantes. Mas que existe sim, tempo para reparar, para recomeçar, para reconstruir. E a forma como a história foi narrada é muito real, que torna-se impossível não se emocionar.

A sensibilidade do autor, faz pensar sobre a forma como levamos a vida, sobre dar valor ao que realmente importa e o que fica marcado, o que realmente levamos da vida.
O livro é realmente muito lindo e mais um autor brasileiro me surpreendeu (ainda não havia lido nada do Maurício Gomyde). Indico muito!!!

site: http://valgouveia.blogspot.com.br/

estantedasuh 10/10/2014

O livro conta a história de Vinícius Becker, um escritor famoso e muito talentoso. Sua carreira no momento é sua prioridade, mas além de todo esse sucesso, Vinícius passa um drama em sua família. Sua esposa Viviana está com uma doença incurável e a família V, como eles se chamam, está prestes a perde a mãe e esposa querida.

E como todos temiam Viviana falecera e agora Vinícius tem a grande missão de cuidar das suas duas filhas Valentina e Vida. Só que não vai ser fácil, pois Valentina tem raiva do pai, por que ele preferiu a carreira a ficar do lado da mulher que estava morrendo. E agora? O que fazer para reconquistar o amor da sua filha?

Bom o livro é baseado no amor de pai e filha. Vinícius terá um trabalho muito grande para reconquistar Valentina, só que ele não sabe por onde começar. Ele percebeu tarde demais que foi um péssimo pai e esposo. Não deu o devido valor a sua linda família. Nesse momento ele não pode concertar o erro que cometeu com a sua esposa, mas com suas filhas ainda há tempo.

Vinícius é um cara muito talentoso, mas ele usa isso de uma forma fria. Ele nunca viveu as cenas que escreveu nos seus livros. É uma pessoa mecânica, usa as mesmas respostas para responder as inúmeras perguntas de fãs e repórteres. Mas tudo tem um motivo para ele ser assim, mas vocês só vão saber quando ler o livro.

Valentina é uma menina de dezesseis anos, que está passando por uma fase difícil em sua vida. Sua mãe faleceu e o seu pai, que era seu maior ídolo, se torno um desconhecido. Uma pessoa que ela tem raiva e que deseja nunca mais ver. Mas apesar de todo esse sentimento ruim, no fundo ela ainda o ama e sente muita falta dele.

Temos também a participação de Vida, uma menina linda. Que não entende o que está se passando na família, mas que nos desperta o ar de inocência, muitas vezes quebrando a tensão do livro.

Eu me emocionei muito com esse livro. O tema que Maurício aborda é lindo, nos faz refletir, principalmente para quem tem filho. Será que você está dando a devida atenção a quem você ama? Suas prioridades são a sua família ou outras coisas? Como está a sua família, sólida ou prestes a desmoronar? São questões fortes que nos remete a pensar e muito.

Além do drama familiar, vamos conhecer vários lugares, por onde esses três vão passar. Maurício dar uma aula de história. Parece que você está viajando junto com a família e tem um guia turístico te explicando cada lugar ou monumento que você vê. Eu amei essa parte, conheci vários lugares através das descrições que as personagens faz.

O final pra mim foi tudo. O ponto máximo da história. Chorei horrores e me emocione muito. Eu fiquei sem palavras para descrever o quanto eu amei essa história. Ela toca fundo na gente. Depois que terminei de ler fiquei horas pensando em tudo que a família V passou. Eu quero parabenizar o Maurício por essa obra prima. Ele mais uma vez soube pegar o leitor pelo coração e nos fazer virar todas as páginas do livro, querendo mais e mais. É uma história que se tornou uma das favoritas para mim e que eu vou levar no meu coração por muito tempo.

site: http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/2014/09/resenha-maquina-de-contar-historias-de.html