A máquina de contar histórias

A máquina de contar histórias Maurício Gomyde

Resenhas - A Máquina de Contar Histórias

Yara Prado 29/07/2014

Nunca havia lido nada do Gomyde, apesar de sempre ter lido resenhas maravilhadas sobre suas obras, mas sempre tive certa vontade de conhecer algo do autor e poder dar minha opinião sobre sua história e agora que finalmente li, posso dizer que ela não se difere muito das outras, afinal também fui conquistada pelo autor e com certeza vou procurar seus outros livros para tirar o atraso e me deliciar com todas as histórias que ele já escreveu ou irá escrever, pois a leveza em suas palavras é incrível, assim como sua habilidade ao criar os personagens mais intensos possíveis, mesmo que nesta obra (afinal não sei sobre as outras) eu tivesse a sensação que conhecia seu final antes mesmo de abrir o livro. O que não impede que o leitor se encante com tudo o que acontece entre a primeira e a última página.

Vinícius Becker é um personagem intenso e muito humano que me deixou em um conflito interno. Apesar de saber o tempo inteiro que ele havia errado, e muito, com a ex-esposa e com as filhas e merecia cada resposta atravessada que Valentina lhe dirigia, não consegui o detestar por completo e torci para que ele ao final conseguisse reconquistar as meninas, que também são duas protagonistas maravilhosamente bem construídas. Valentina e Vida são fortes, intensas e encantadoras, cada uma à sua maneira e me agradaram muito. Principalmente Valentina, a melhor personagem de todo o livro. Achei que a adolescente foi a que mais sofreu, a que mais externou sua dor, a que mais cresceu, a que mais me emocionou e a que mais merecia ser feliz.

A narrativa, sempre em terceira pessoa, também contribuiu muito para que me aproximasse tanto de Vinícius, Vida e Valentina. De forma simples, concisa e coerente, o autor conduziu a história dos três com maestria, desenvolveu os personagens de acordo com o proposto no início, acrescentou informações somente quando eram necessárias, não exagerou no drama (ainda que a história, de certa forma, seja um drama) e soube exatamente os momentos em que o leitor iria se emocionar e os desenvolveu de maneira ainda mais bela. Algo de quem sabe o que está fazendo, não uma "sorte de principiante" ou coisa assim. Confiança foi algo que notei bastante no livro: o autor acreditava no que estava escrevendo e isso é lindo!

Apesar de existir o sentimento de identificação com o personagem, afinal sempre acabamos compartilhando algum sentimento ou situação, não acredito que o autor foi realmente fiel à realidade ao finalizar a obra, pois pela grandiosidade do "problema" de Vinícius acredito que seria necessário um pouco mais para que as coisas voltassem aos eixos na vida real, mas dada as circunstâncias da história e, por ser um livro relativamente pequeno (menos de 200 páginas), o desfecho criado foi lindo, digno e sem pontas soltas. Uma obra que emocionou, envolveu, agradou, ensinou (pois acabei aprendendo um pouco nos erros de Vinícius) e deixou saudade depois da última página ter sido virada. Super recomendo para quem busca uma leitura simples, doce e emocionante.

site: Blog Ilusões Escritas: http://www.ilusoesescritas.com/

Fernanda 28/07/2014

Resenha: A Máquina de Contar Histórias
Resenha: Quem já conhece a escrita do autor nacional Maurício Gomyde sabe que qualquer livro seu envolve muita emoção e descrições marcantes. Não seria diferente em “A máquina de contar histórias”, publicado recentemente pela Editora Novo Conceito. A trama é muito envolvente e se mostra ainda mais intensa, na medida em que os personagens e acontecimentos são revelados.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/07/resenha-maquina-de-contar-historias.html

Ricardo Brandes 28/07/2014

Explore a mágica arte da literatura
Que tal explorar a mágica arte da literatura? Escrever e produzir como uma máquina, contando histórias e fazendo sucesso sem limites? Vinícius Becker, personagem central deste livro o fez, e colheu os frutos dessa experiência neste drama familiar com sabor doce e dramático.

A Máquina de contar histórias, do Escritor Maurício Gomyde, é um livro interessante. Logo de inicio, fica evidente a boa apresentação da obra, com uma formatação moderna e atualizada da Editora Novo Conceito.

Com boas sacadas, frases de impacto e momentos de grande surpresa para o leitor, o livro tem capítulos curtos e agradáveis para a leitura, com boa carga dramática.
As várias citações culturais, com presença constante na obra, complementam o enredo e sugerem boas dicas para o leitor acompanhar o andamento da história mais próximo dos personagens.

Ao final da leitura, fica evidente que se trata de um livro com boa qualidade literária, capaz de emocionar e comover, mas que talvez peque pelo enredo centrado unicamente na questão familiar da família V. Fechando as cortinas deste grande espetáculo literário, fica a sensação de que o autor poderia ter dado um maior desenvolvimento paralelo à boa história daquele homem que teve o mundo em suas mãos e, sozinho, teve que se reinventar e redescobrir para reconquistar o seu espaço e no coração de sua família. E de seus emocionados leitores.

Por Ricardo Brandes / @oktoberblog

site: http://www.amoreselivros.com.br/2014/07/a-maquina-de-contar-historias-mauricio.html

Danielle 27/07/2014

Emocionante
Resenha - Maurício Gomyde - A máquina de contar histórias

Este é o terceiro livro que leio do autor e sempre suas histórias tocam no fundo do meu coração. Já tive o prazer de conhecê-lo e conversar com ele por muitas vezes, sempre muito atencioso com seus fãs. O fato de conhecê-lo não me faz de alguma forma deixar de ser imparcial quanto a minha opinião sobre seus livros, quem me conhece sabe o quanto sempre admirei e elogiei seu trabalho, mesmo antes de conhecê-lo.

O livro é narrado em terceira pessoa,o que nem todo autor consegue passar tanto sentimento com tamanha profundidade quanto em narrativa em primeira pessoa e Gomyde consegue fazer isso com maestria, na minha opinião.

A trama conta a história de um autor brasileiro Vinícius Becker, famoso mundialmente, que tenta reconquistar o amor de sua filha mais velha Valentina. A esposa de Vinícius estava com Leucemia há alguns anos e acabou falecendo, e ele simplesmente mergulhou no trabalho para tentar se livrar de todo aquele sofrimento, sendo egoísta.

A ausência de Vinícius viajando o tempo todo com seus compromissos profissionais fez com que a raiva de sua filha mais velha Valentina por ele aumentasse ainda mais quando sua mãe faleceu e ele não estava presente.

Vinícius finalmente cai na real e vê o quanto foi egoísta e resolve recuperar o tempo perdido. Mas será que Valentina deixar o pai se reaproximar?

O livro me tocou de uma forma tão intensa por já ter uma experiência com a doença abordada, minha irmã morreu da mesma doença e padeceu enferma por alguns anos, sei o quanto é importante para a pessoa doente o amor da família e principalmente da pessoa amada, o que me fez compreender perfeitamente os sentimentos de Valentina com relação ao pai.

O livro me surpreendeu, me emocionou, me cativou, mandando uma mensagem muita bonita.

Achei muito interessante também a trajetória do protagonista de acreditar no seu sonho e passar para o leitor um pouco de como é a vida de um escritor.

"Toda lição não serve de nada se você não aplica na sua própria vida."

Linda demais essa trajetória de um homem que tem a humildade de reconhecer que errou e aprender com seus erros.

Recomendo muito a leitura, mas leiam de coração aberto e deixem a simplicidade e a profundidade das belas palavras tocarem no fundo de seus corações.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Ana Paula Garci 24/07/2014

A Máquina de Contar Histórias conta a trajetória de Vinícius Becker em busca de reconquistar o amor das filhas Vida e VAlentina (não por acaso, os nomes começam com "V" e o leitor logo se apaixona por isso, como foi meu caso). Depois da morte da esposa, e principalmente porque isso ocorre quando ele está lançando seu novo livro (esqueci de dizer que ele é um escritor de mão cheia), faz com que a dor da perda seja ainda mais forte.
Pra reconquistar a família e o sentido dela, ele planeja uma viagem com as filhas. E o que é encantador é que tudo ocorre de um jeito tão perfeito, com mil lições, que é impossível não se apaixonar. E também impossível não se emocionar. Show!!!

André Cerbase 24/07/2014

É muito difícil eu gostar de um livro da forma como gostei deste. Não sei se pelo drama vivido pelo protagonista, ou se pela forma como ele resolve esse drama, ou talvez pela personalidade das outras personagens (as filhas). Tudo me marcou e me fez refletir sobre a importância do hoje na vida de cada um.
Fui fisgado logo de cara pela forma como o Maurício Gomyde escreve, de um jeito leve e com a história muito bem amarrada.
Cada acontecimento no livro tem uma razão particular de ser e amarra a trama muito bem no final.
Emocionante. Favorito!

Mah 24/07/2014

Essa resenha provavelmente será polêmica, mas não vou mudar as minhas impressões para evitar isso. Quando peguei esse livro para ler meu receio era enorme, e não porque ele é de autor nacional, mas sim pela quantidade de elogios que eu vi por aí. Várias pessoas em quem confio nas opiniões dando 5 estrelas para o livro.

Enfim, vamos primeiro a história. Neste livro conhecemos Vinícius, um autor famoso lançando seu novo livro, o mais aguardado do ano. No final da noite de lançamento ao ligar o celular descobre que sua esposa Viviana faleceu, apos lutar 4 anos contra a leucemia.

O personagem sai de seu mundo de sonhos de celebridade e volta para a vida real, para encarar o enterro da esposa que ele tanto ama [sic] e suas duas filhas, Valentina de 16 anos e Vida de pouco mais de 4. Sua relação com a filha mais velha sempre foi frágil mas agora ela é inexistente e o livro vai nos contar a história do pai em busca de reconstruir seu relacionamento com as filhas.

O plot é bom, drama familiar é algo que eu considero interessante. Porém o livro não funcionou para mim. Começo falando sobre o personagem principal, Vinícius é um cara esnobe e irritante. Não consegui em momento nenhum me conectar com ele, comprar suas desculpas, ou sua redenção. A melhor personagem com certeza é Valentina, apesar disso sua mudança pra mim também foi brusca e não me convenceu.

Apesar de ser um livro curto, achei arrastado. A todo o momento haviam informações de "teoria da escrita" [não sei se é bem isso, mas o cara explicava como fazer para ser um bom autor e achei irritante e desnecessário], a escrita pra mim é pretensiosa.

O livro estava em 1 estrela somente, acabou sendo 2 estrelas porque houve um momento que me emocionou - e foi por parte a esposa e não dos outros personagens.

Não vou escrever que não recomendo o livro, porque como eu disse no início muita gente leu e amou. Mas eu não tenho pretensões de ler de novo algo do autor em um futuro próximo.

site: http://www.tocporleitura.com/resenha/a-maquina-de-contar-historias-mauricio-gomyde/
Karen Alvares 31/07/2014minha estante
Estou na metade do livro e sentindo exatamente o mesmo que você. Parece que você descreveu meus sentimentos. E todo mundo diz que o livro é excepcional! Obrigada por me fazer ver que não sou um ET.

Dani Landim 24/07/2014

Só tenho a dizer que é lindo, doce e de uma singeleza tocante. No meio de um turbilhão de emoções minhas, por conta de coisas pessoais, enxerguei muita coisa que gostaria de ter lido. Depois de algumas leituras mais "pesadas", ter tido a oportunidade de ler A Máquina de Contar Histórias foi relaxante e muito gostoso.
Podem ler, sem medo de serem felizes.

Kelly 22/07/2014

Maurício Gomyde meu amigo acho que des do Mundo de vidro eu já queria ser amiga do escritor, não é atoa que tenho todos os seus livros e acompanho sua carreira desde então. Como sempre me surpreende, Vale muito a pena ser lida. Queria estar dentro do livro em alguns momentos. A máquina de Contar histórias Construiu um romance forte, emocionante, singelo, não é uma história de amor, entre um homem e uma mulher. Mas sim de um pai arrependido, para com suas filhas. É interessante ver uma história assim numa época em que tudo ocorre de maneira oposta. É bonito ver o valor dado à família numa época em que as pessoas estão mais preocupadas em ganhar muito dinheiro, do que em dar carinho, dar colo, amparo e ser alguém melhor. As personagens me conquistaram. Vida e Valentina e até Viviana que não participa diretamente da história teve momentos que tive vontade de abraçar a família V. O livro acaba e queria ler mais e mais dele.

Robson 21/07/2014

Uma obra de Arte, sem dúvidas!
É sempre bom conhecer novos autores, principalmente se forem autores nacionais. Foi por isso que, neste mês, resolvi fazer uma maratona pessoal para ler apenas livros nacionais. Surpreendentemente o primeiro da lista foi A Máquina de Contar Histórias, do talentoso Maurício Gomyde.

Eu acho que é praticamente impossível algum bookaholic nunca ter ouvido falar do Gomyde, ele sempre esteve presente em grandes blogs e é extremamente bem elogiado por aí. E, desde já, posso dizer que isso não é em vão, o cara realmente sabe o que faz e encanta o leitor com seus romances.

Os pontos positivos de A Máquina de Contar Histórias já começam a ser contabilizados desde a sua narrativa!

Maurício Gomyde investe em uma deliciosa narrativa em terceira pessoa, explorando todos os lados de seu elenco. Ele consegue deixar suas intenções para cada personagem bem claras, transpassando sentimentos críveis e completamente compreensíveis dentro do enredo.

O texto de Gomyde encanta por sua simplicidade, por seus sentimentos e pela mensagem que ele passa aos escritores veteranos e iniciantes.

Além disso, o drama familiar criado por Maurício é extremamente realista e convincente. Ele trás situações pelas quais várias famílias passaram e consegue fazer com que o leitor se conecte ao seu enredo de forma esplêndida.

Os personagens de Gomyde são dignos de aplausos!

Eles conseguem convencer o leitor de suas ações e sentimentos mesmo nas situações mais simples. Cada um tem seu drama pessoal e o autor acaba por conectar todos esses dramas para ensinar uma só lição: O Valor da Família.

Posso dizer que eu simplesmente não esperava gostar tanto da escrita de Maurício Gomyde como eu gostei. Eu confesso aqui que, na maioria dos casos onde todo mundo ama intensamente um determinado autor, eu acabo por não gostar tanto. Mas com o Gomyde foi diferente, eu acabei por me juntar à grande massa de leitores de seus livros e mal posso esperar para ler seus outros romances.

site: http://www.perdidoempalavras.com/resenha-maquina-de-contar-historias-mauricio-gomyde/

Nathy 18/07/2014

A Máquina de Contar Histórias – Maurício Gomyde – #Resenha | O Blog da Mari
Quando peguei esse livro já tinha visto muitas pessoas dizendo que era ótimo e que nossa era mesmo uma superação. Então comecei com uma expectativa de que seria uma boa leitura e acabou sendo, mas tiveram alguns pontos que me incomodaram um pouco. Também imaginei que seria um pouco no estilo do livro O Presente, ou seja, um homem que tem problemas para lidar com seu trabalho e dar todo o apoio para sua família até que aos poucos consegue reconquistá-los. Apesar de uma temática parecida tem elementos muito diferentes e gostei da forma como foi desenvolvida nesse livro. Ainda que nada pareça fazer sentido ou se encaixar com o período de sofrimento que a família está vivendo depois tudo se resolve de um jeito que sinceramente não estava esperando.

Tive um pouco de dificuldade em me conectar com os personagens. O Vinicius é um autor famoso e com o mundo inteiro aos seus pés, porém nada disso serve quando sua esposa falece e sua filha mais velha o culpa por tudo. Por mais que ele se esforçasse em conseguir esse perdão eu sentia raiva porque deveria mesmo assumir uma culpa. Não consegui perdoá-lo facilmente mesmo que ele explicasse suas ações. Achei um personagem um tanto egoísta que teve que passar por uma situação realmente complicada para abrir os olhos e perceber todos os erros que cometeu. Queria que tivesse sido um pouco mais desenvolvida essa parte do amadurecimento dele, porque senti que muitas vezes ele parecia um menino mimado que não estava conseguindo atingir seus objetivos.

'Lê para mim a última página do seu livro? Só falta ela.'

Eu achava que ao decorrer da leitura ia me acabar de chorar quando mostrasse cenas de sua mulher ou quando a Valentina jogasse todas as suas dores em cima do Vinicius, mas isso não aconteceu porque somente conseguia sentir raiva por ele. Tudo bem que ele fez uma jogada genial com a viagem e se importou o suficiente com as filhas para fazer tal coisa, mas não consegui me aproximar. Ao contrário dos meus sentimentos pela Valentina. A menina passou por poucas e boas, situações que nenhuma menina na idade dela deveria passar e ainda assim aguentou tudo com uma força incrível. Sua atitude em não querer perdoar o pai foi honesta e muito próxima da realidade, algumas pessoas podem achar que ela ficou chata e que deveria ter perdoado logo, mas acho que tudo aconteceu no devido tempo para ela e tomou decisões certas.

site: http://www.oblogdamari.com/2014/07/a-maquina-de-contar-historias-mauricio-gomyde-resenha.html

Patrícia Fragos 17/07/2014

Eu ja tinha ouvido falar tão bem do autor e ja tinha lido tantas resenhas positivas sobre seus livros, que entrei na leitura deste um pouco ressabiada e cheia de expectativas. Um problema, porque isso faz com que você espere, às vezes, muito mais do que o livro poderia oferecer.
No caso de A Máquina de Contar Histórias, as expectativas não só foram satisfeitas como superadas. Eu me encantei logo de cara pela escrita do Maurício e o jeito leve e ao mesmo tempo profundo com que ele conta sua história.
As personagens são muito boas, principalmente as duas filhas. O jeito que o personagem principal, Vinícius, encontra para reconquistar o amor delas é muito fofo.
Favorito.

Catarina Davila 17/07/2014

Brilhante, comovente, triste e inspirador ao mesmo tempo. Terminei com a sensação de abandono da história, e acho que o autor só pecou porque deveria ter colocado mais umas 100 páginas.

Dressa Oficial 16/07/2014

Resenha A Maquina de Contar Histórias
Olá, tudo bem com você?

Esse é o primeiro livro que leio do Maurício Gomyde e logo que chegou não hesitei em ler rapidamente, o livro tem apenas 191 páginas e li em apenas um dia e realmente o autor escreve muito bem, porém a história em si achei um pouco fraca.

Vinicius Becker é um escritor famoso, escreve por encomenda todos os seus livros como se fosse uma máquina, sempre sonhou em ser escritor e deu toda sua vida para esse sonho ser realizado.

Porém em um dia de festa para ele, que é lançamento do livro, é um dia terrível para sua filha Valentina que acaba de saber que sua mãe morreu.

Viviana logo depois que teve sua filha mais nova chamada Vida, descobriu estar com leucemia e ficou por quatro anos lutando contra essa doença terrível.

Vinicius Becker apesar de conseguir expressar com maestria todos os sentimentos que se vive em uma família pois é um aclamado autor de romances, nunca viveu as experiências que relata apenas em seus livros, nos momentos que sua família mais precisava dele ele se afastou para escrever seus romances e ficar apenas no mundo da literatura.

Vinicius aos saber que sua esposa morreu, tenta recuperar o passado, onde perdeu momentos com sua esposa e suas filhas, seu maior bem.

Valentina tem 16 anos e Vida apenas 4 anos, a primeira não vê Vinicius como um pai, pois sempre que ela precisou dele ele estava ausente, já a mais nova encara tudo como uma grande festa.

Juntos eles vão tentar reconstruir a família que se perdeu com a morte de Viviana e tentar recuperar o tempo perdido.

Página 68
- A gente não aprende lendo, aprende vivendo. E a vida, por mais que uma quantidade enorme de pessoas acredite nisso, não é feita de métodos, fórmulas, dicas ou listas de recomendações. Ela é feita de sentimentos pelas pessoas que estão ao lado, ou por aquelas que estão longe, mas que, só por pensarem na gente, já fazem toda a diferença.

A família embarca para um viagem para três destinos diferentes , onde vão se conhecer, reconquistar o amor esquecido e aprender um com o outro não importa a idade.

Página 126
Agradeço pelo toque. Talvez seja algo que eu sempre tenha precisado ouvir e ninguém tenha me dito. O fato é que as pessoas não têm a sua "visão de dentro" . Podem até me achar mesmo parecido com as coisas que eu escrevo, mas ... No fundo, as pessoas não compram autores, não compram livros. Compram emoção que a história promete proporcionar. O que cada leitor quer é, durante a imersão no mundo criado pelo escritor, esquecer-se dos problemas, angústias e tragédias do dia a dia. Ou, ainda que por alguns instantes, experimentar uma vida diferente da sua realidade.

A história é rápida, direta e com muitas dicas para quem deseja também escrever um livro, fala de aproveitar as pequenas coisas da vida e também mostra o lado do autor que mesmo escrevendo belas coisas nem sempre ele vivenciou tudo aquilo, afinal o poder da escrita te dá vários poderes.

Gosto muito de livros que passam uma mensagem para a vida em forma de história isso me faz sentir mais próxima da realidade, porém achei a história como um todo um pouco fraca, até porque que marido vai saber que a esposa tem câncer a abandona-la no momento que ela mais precisa dele?

E a esposa amar o marido até mesmo sendo abandonada por ele e entender que a vida que ele leva é importante para sua carreira?

A edição do livro está maravilhosa, os capítulos parecem com siglas de um rádio para tocar uma música e as letras por cima deram um charme ao livro.

Gostei da leitura leve e despretensiosa, apesar da história em si ser um pouco fraca, pretendo ler em breve mais livros do autor, já que sempre ouvi falar muito bem dele, para ter mais uma opinião sobre.

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/07/resenha-maquina-de-contar-historias.html

Neiva 16/07/2014

Uma história que emociona!
Vinícius Becker é um escritor Best-seller, amado por milhares de fãs, venerado mundo afora por seus livros perfeitos, carregados de vida e emoção. No entanto, na noite de lançamento de seu mais recente trabalho “A Máquina de contar histórias”, a esposa dele, Viviana, morre sozinha num quarto de hospital, sem a presença da pessoa a quem ela mais amou neste mundo, além de suas duas filhas Vida e Valentina.
Por não ser forte o suficiente, Vinícius se entregou de corpo e alma à profissão quando soube da doença grave da esposa. Ele não conseguiria vê-la definhar em cima de uma cama. Por isso, a forma mais fácil e egoísta que encontrou, foi ausentar-se de casa, fugir do problema, deixando a família carente de sua presença.
Mas ao retornar para casa depois da morte de Viviana, ele agora se vê destruído pelo peso da culpa que o consome. Chegar a tempo de enterrar a esposa, não aliviou sua mente culpada, aliás, isso só vinha confirmar o quanto sua falta de sensibilidade (ironia né, uma vez que ele é um famoso escritor.) destruiu o que poderia ter sido uma família invejável.
Quando questionado pelos repórteres e fãs de onde vinha sua inspiração, ele já tinha a frase pronta. Sempre respondia que sua inspiração vinha das coisas que ele vivia. Mas isso tudo não passava de uma grande mentira. Vinícius Becker se transformara em uma máquina de escrever histórias, cheios de metas a ser cumpridas, horários rigorosos, frases perfeitas e técnicas aprendidas ao longo de sua carreira. Mas a ficha só cai, quando ele percebe que sua vida está fadada ao fracasso, sem sua esposa e sem o amor de suas filhas.
Agora, o que resta a ele é provar às filhas e a si mesmo que é capaz de amar verdadeiramente, tanto quanto seus personagens fictícios. Ele precisa fazer com que as filhas vejam nele, o homem por quem Viviana se apaixonou.
Ele propõe às filhas uma viagem. Vida, a menor, concorda sem pestanejar. Mas, Valentina, a filha de 16 anos ressentida com o pai, não acredita nenhum pouco em seu repentino arrependimento.
Entretanto, nesta viagem, a família V se unirá outra vez, resgatando momentos que Vinícius nunca deveria ter deixado se perderem no tempo.
Vinícius se dá conta de que, só poderá alcançar o coração de Valetina, se deixar de lado suas técnicas calculistas e se entregar de uma forma espontânea, deixando transbordar de seu ser todo o amor plantado por Viviana em seu coração.
Confesso que foi difícil para mim conseguir perdoar Vinícius. Durante toda a história senti a garganta apertada pela vontade de chorar. Consegui odiá-lo tanto quanto Valentina o odiava, mas no fim, quando Vinícius demonstra claramente o quanto está arrependido e prova estar disposto a fazer tudo diferente dali em diante, é impossível não se emocionar e não perdoá-lo.
Uma história realista, emocionante, que nos faz refletir sobre amor, família, perdão. Errar é humano. Todos nós estamos sujeitos a errar em algum momento de nossas vidas, mas apenas alguns poucos Vinícius correm atrás do perdão, para resgatar aquilo que realmente importa na vida: o amor familiar.

site: http://neivameriele.blogspot.com.br/2014/07/resenha-premiada-maquina-de-contar.html