Metamorfose?

Metamorfose? Gail Carriger

Resenhas - Metamorfose?

Yasmin 12/12/2013

Continuação fabulosa, com mais desenvolvimento do steampunk e da trama central da série

Desde que conheci a série da autora Gail Carriger sempre soube que seria uma série diferente daquilo que eu esperava e quando a Valentina publicou o primeiro tive certeza disso. Se o primeiro livro não ressonou como o steampunk que imaginei, nesse segundo a autora muda o tom surpreendendo o leitor de forma elegante e audaz. Uma história ácida e astutamente construída.

A vida de Alexia como nova lady Woolsey ia bastante bem e sua nova função junto ao conselho da rainha a mantinha muito ocupada com as preocupações de sempre. Até o dia em que é despertada pela voz ressonante de seu marido, aos berros com alguém. Provavelmente alguma notícia que o conde não estava esperando, mas ela quer saber assim mesmo. Saindo de casa em tempestiva e sem deixar claro o que está acontecendo o conde desaparece rumo ao norte. Quando Alexia se inteira do problema no conselho e recebe tanto acusações, quanto autorização para descobrir o responsável pelo estranho evento que deixou vampiros e lobisomens momentaneamente de volta a suas formas imortais ela não imagina que teria de lidar com tantos problemas juntos. Desde um enorme regimento acampado em seu jardim de frente, passando pelo noivado de sua melhor amiga e a companhia inesperada da meia-irmã. Depois de conhecer madame Lefoux, uma inventora francesa que se porta de forma mais escandalosa que ela mesma e apurar não só com lorde Akeldama, mas com professor Lyall que seja lá o que for que está causando a mudança de estado dos sobrenaturais está rumando para o norte junto com seu marido, Alexia decide viajar para a Escócia rumo à antiga alcateia de Lorde Maccon. Com companhias até demais Alexia precisará de toda sua astúcia para descobrir não só os mistérios por trás do evento como quem anda espreitando sua vida. Surpresas, segredos e traições.

É a partir daí que a história se desenvolve. O universo criado por Carriger é ao mesmo tempo ousado e descontraído. A autora, no primeiro livro, ao mesmo tempo que desenvolveu uma trama intrincada narrou o lado trivial, desfocado da trama e que tornou a história bastante única. Nessa continuação a autora de forma sutil traz o foco para a trama e surpreende a todos mostrando a força de seu universo. Carriger possui um tom verdadeiramente vitoriano, nítido através de sua narração fluida e ácida. Ao desenvolver as intrigas e tramas da história aliada ao social de seus personagens a autora consegue algo único. A forma como ela entremeou uma conspiração a vida de seus protagonistas merece todo o destaque. Acima de tudo é necessário ressaltar que Carriger é uma escritora astuta e elegante, construindo a trama central de sua história de forma sutil. A singularidade de resolver intrigas, mistérios e desvendar segredos enquanto se saboreia uma bela xícara de chá é brilhante.

Alexia acima de uma protagonista em busca de desvendar os mistérios por trás da recente mortalidade dos sobrenaturais é uma lady vitoriana, que se inteira das fofocas cotidianas da sociedade, que se preocupa com chás e casamentos. Nesse segundo volume a gama de personagens aumenta assim como suas personalidades intrigantes e o lado steampunk ganha mais contorno justamente através dos novos personagens. Madame Lefoux chega para agregar não só o lado steampunk com suas invenções como a trama central, revelando contornos do que promete moldar as descobertas dos próximos volumes, mostrando uma trama central inteligente e bem intrincada.

O final é ótimo em diversos os sentidos, mas absurdo por outros. Fique muito brava, afinal se quando Alexia encosta em um sobrenatural ele se torna humano é claro que ela poderia sim engravidar! Homem é tudo burro ou o que? Aliás, a autora não podia usar esse tipo de trama para levar Alexia à Itália. É injusto, o casal estava tão mais divertido e harmonioso nesse volume... Agora é rezar para a editora lançar o próximo rápido.

Leitura rápida, divertida, que flui com naturalidade e instiga o leitor, sempre com surpresas e personagens realista. Gail Carriger acerta os pontos que precisava e encontra o equilíbrio. Um steampunk delicioso, criativo e inovador, escrito em uma prosa ritmada que cativará o mais variado tipo de leitor. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/11/resenha-metamorfose.html

Nica 11/12/2013

Continua... Irreverente.
Metamorfose? é o segundo volume da série O Protetorado da Sombrinha da autora Gail Carringer e, graças a Deus, conseguiu fugir da péssima fama que segundos livros têm. Gail consegue fazer um romance tão bom quanto o primeiro, focando mais ainda no mundo sobrenatural criado por ela em Alma?, me deixando curiosa e ansiosa para ler o próximo.

Alexia continua espirituosa – e teimosa – como sempre. Acho que foi exatamente por isso que ela se tornou uma das minhas personagens preferidas da literatura em 2013. Ela não leva desaforo para casa e, por mais que agora seja uma mulher casada, mantem sua personalidade forte e destemida. Bem longe daquela imagem frágil e “virginal” que podemos ver em alguns romances sobrenaturais. Inclusive, as cenas entre ela e seu marido são sempre pra lá de “calientes” e/ou engraçadas (risos)! Enfim, virei fã da moça!

Mas, chega de puxar o saco da Alexia... hehe

Enquanto seu agora marido, Lord Maccon, fugiu para a Escócia a fim de resolver um “problema de família”, ela se encontra, novamente, tentando descobrir mais uma situação sobrenatural: o que – ou quem – está causando o exorcismo em massa dos fantasmas na área de Londres bem como a humanização de vampiros e lobisomens.

“Dizem que assolou o Nilo eliminando sangue e mordidas, lobisomens e vampiros, que acabaram parecendo como mortais naquela geração, impedindo a realização de metamorfoses…”

Depois de fuxicar um pouco, coisa que não poderíamos esperar que fosse de outra forma quando se trata da Lady Maccon, Alexia acredita cada vez mais que a ida de seu marido para o norte, para a Escócia, está intrinsecamente ligada aos acontecimentos no mundo sobrenatural. A investigação leva a preternatural, que anda levando a culpa pelas “inesperadas transformações”, para a terra natal de seu marido e em direção a alguns segredos muito interessantes.

Ao conhecer Madame Lefoux, uma inventora francesa ainda mais escandalosa que a própria Alexia, confirmar com o professor Lyall e seu melhor amigo Lord Akeldama que o que quer que esteja alterando o mundo sobrenatural, está indo na mesma direção que seu marido, ela decide ir então para a Escócia com nossos heróis, incluindo sua melhor amiga, Ivy – que está noiva e cada vez mais envolvida com um homem que não é o cara ideal para uma dama como ela se casar. Esperem boas risadas com as crises dela em meio ao turbilhão de coisas que estarão acontecendo.

“-Isto funciona como guarda-chuva? – perguntou a preternatural à inventora ao voltar, agitando a sombrinha.
Madame Lefoux ficou sem graça.
-Eu me esqueci desse detalhe.”

Ah! E se no primeiro volume não encontramos tantos elementos do gênero steampunk, se preparem para se deliciar com as invenções que Gail preparou para esse livro. Uma das mais geniais foi a nova sombrinha de Alexia, que agora era, de fato, uma arma mortífera.

No meio de muita ação, aventura, segredos e traições, nossa destemida protagonista ainda vai descobrir uma coisa sobre si mesma que vai deixar a nós, leitores, de queixo caído, maravilhados, extasiados... mas, ao mesmo tempo, roendo as unhas de curiosidade porque, justamente nesse momento, Gail decide terminar o livro. *pausa para o choque*

Que cliffhanger minha gente!!!! Carriger nos deixa sem final em Metamorfose?, nos fazendo ficar de coração partido e ansiosos para saber o que vai acontecer com nossa estimada Alexia Maccon. Mas, galerinha, não vamos nos desesperar. Precisamos manter a calma para descobrir o que o futuro reserva para Maccon e Alexia, para o futuro dos sobrenaturais.

Mantendo a mesma linguagem rebuscada de Alma?, a mistura de gêneros literários, o ambiente sobrenatural vitoriano e ainda mais elementos steampunk, Gail Carriger nos instiga e tira o fôlego com as surpresas de Metamorfose?. Se você procura um livro divertido, fofo, levemente dramático, com personagens muito bem escritas e desenvolvidas, recomendo a leitura deste pra ontem. Metamorfose? é, definitivamente, um steampunk irreverente, delicioso e pra lá de fascinante, que vai te prender até a última página.

Parabéns à Editora Valentina por ter trazido essa série para o Brasil, bem como por todo o trabalho de revisão e diagramação caprichado que estão fazendo. Mal posso esperar pelo terceiro livro, Blameless, ainda sem nome em português (mas que poderia ser traduzido como Irrepreensível).

Resenha postada no blog Drafts da Nica - PROIBIDA a cópia parcial ou integral

site: http://www.nicasdrafts.com.br/2013/12/resenha-metamorfose-gail-carriger.html

Angel Sakura 03/12/2013

Resenha feita pelo Blog Eu Insisto!
Madame Lefoux ficou sem graça.
-Eu me esqueci dese detalhe. - citação

Eis com muita felicidade estou escrevendo esta resenha sobre o segundo livro da série do Protetorado da Sombrinha, que não decepciona e ainda vai te deixar morrendo pela continuação. É sério, o final é tipo AI MEU DEUS NÃO ACABE AÍ, só que sim, acaba. Muito feio isso senhora Gail e Editora Valentina.
Começamos esse livro já com a Alexia casada com o Maccon, super desfrutando da felicidade do lar, uma vida tão normal quanto uma pessoa “sem alma” e casada com um lobisomem pode ter, além do leve detalhe de ter na frente de sua casa toda uma alcateia acampada com barracas.
O início do livro é uma zona, tem excesso de informação com a Alexia no Conselho das Sombras da Rainha, o problema família de Maccon, o regimento de lobisomens, os vampiros, a irmã de Alexia, sua melhor amiga Ivy com problemas amorosos, a recém chegada, inventora Madame Lefloux e, a clássica, iminente ameaça de morte. Tudo passa num turbilhão onde, em alguns momentos, teria sido legal um toque mais calmo e detalhado, porém já percebi que esse é a forma que a autora escreve. E estou dentro.

A Editora Valentina está de parabéns pela edição, está muito boa e a capa é linda. Diagramação no mesmo nível do anterior, ou seja, muito bom. Eu gosto quando as editoras mantém a qualidade alta em todos os livros e não apenas no primeiro.

"O que há de errado com você? Você está doente? Eu a proíbo de ficar doente, mulher."

A história do livro começa de verdade quando os sobrenaturais começam a perder seus poderes, claro que isso tem uma enorme repercussão. Seria uma doença? Uma arma? Um monstro? A única certeza é que atinge todos os sobrenaturais e que se isso, de fato, for uma arma é MUITO perigosa. Pela semelhança do dano que a arma coisa causa com a habilidade de Alexia, ela fica responsável por encontrar o culpado e, é claro, assumindo um risco enorme, mas a ordem foi dada por ninguém menos que a Rainha.

100
E é neste livro que vemos o porque o livro se chama protetorado da sombrinha. Como presente de seu marido, Lady Alexia ganha uma super sombrinha com dispositivos enlouquecedores. Sério, tem dardos, ácido, veneno, é quase um cinto de utilidades do Batman. Com a ação correndo solta no ar, por terra e em todos os lugares Alexia tem também a sua arma para se defender e preciso confessar, amo essa sombrinha.
O livro nos apresenta personagens muito interessantes tal como a Madame Lefloux, ela é uma inventora que somente usa roupa masculina e ela é de longe uma das melhores personagens que tive o prazer de conhecer no mundo literário. Ela e Lorde Akeldama me são muito queridos, e tenho um sonho louco de vê-los juntos. Sim, estou shippando mesmo, algum problema? ( shippar = arte de fazer casais que você quer, por exemplo em Harry Potter meu casal shippado é Harry e Hermione.
[...]
continua no blog

site: http://euinsisto.com.br/?p=3784

Quatro Amigas 30/11/2013

www.quatroamigaseumlivroviajante.com
Na sequência de "Alma?" Alexia agora é Lady Maccon e conselheira da rainha Vitória. Enquanto se adapta a vida de casada e de mujah (pessoa que trabalha para a coroa como elo de ligação entre os sobrenaturais e humanos), Alexia terá que lidar com mais um mistério nesse universo em que vive. Os seres sobrenaturais estão perdendo seus “dons” temporariamente e cabe a ela e seu esposo, Lorde Maccon, descobrirem o que está causando isso. Como se tudo isso não bastasse na vida da recém casada Alexia, seu esposo Lorde Maccon parte em uma viagem a Escócia para lidar com problemas em sua antiga alcateia. A viagem repentina de Maccon e os problemas com os sobrenaturais parece estar mais ligados do que Alexia gostaria de imaginar.

Terminei de ler meu exemplar Alma? e logo emendei na sequência "Metamorfose?" Porquê? Eu PRECISAVA saber mais da Alexia e do Lorde Maccon que me conquistaram com suas personalidades fortes e com cenas engraçadíssimas. "Metamorfose?" Nos mostra agora Alexia que antes era uma solteirona, casada com um dos melhores partidos da cidade, para horror de suas irmãs rs, e mujah da rainha Vitória. Alexia está no paraíso, né ? Tendo um homem como Lorde Connal Maccon e ainda participando ativamente do mundo “sobrenatural” como mujah, é tudo que ela pode querer. Tudo seriam flores se não fosse esse repentino “surto” de humanidade entre os sobrenaturais e a possibilidade desse surto está se dirigindo para a Escócia, local onde Lorde Maccon se encontra. Alexia então parte em viagem junto com sua irmã e fiel amiga para a Escócia, afim de desvendar mais esse mistério e de quebra se envolver em confusões e cenas engraçadas.

Preciso dizer que me apaixonei TOTALMENTE pela Alexia e pelo Lorde Maccon ? NÃO, né ??? Eles conseguem ser engraçados, irônicos e apaixonantes. Em "Metamorfose?" é tão legal ver a evolução do relacionamento deles e as peripécias que Alexia se envolve para descobrir o que está causando a “humanização” entre os sobrenaturais.

------------------------ CITAÇÃO ------------------------
"Ela levantou os edredons e olhou furiosa para o marido.
- O que está fazendo, seu danado?
- Agindo furtivamente, sua sapeca. Não pareço disfarçado ? - perguntou, zombateiro."
------------------------------------------------------------------------

Gail consegue nos envolver em seu mundo SUPER-SOBRENATURAL totalmente com seus personagens peculiares, suas histórias e seus diálogos ótimos. Um ponto positivo do livro é a diminuição de “informações desnecessárias” que existia em "Alma?". Eram tantos detalhes que nos deixava confusos e pensando no que seria útil em nossa leitura. Pontos Negativos, teve? teve sim ! Achei desnecessária a participação da irmã de Alexia nessa sequência, não contribuiu de nada para a história, sua fiel amiga Ivy, apesar de trazer cenas engraçadíssimas ao livro, também não tem lá seu papel importante na história. Também senti falta de mais interação de Alexia e Lorde Maccon, cenas mais românticas e diálogos deliciosos como os de "Alma?".

Li o livro todo na expectativa da solução do mistério e de que Alexia e Lorde Maccon aproveitassem mais seu tempo de casados e o final SIMPLESMENTE destroçou meu coração. Assim que terminei de ler, fiquei ABALADA EMOCIONALMENTE com o final. Senti UMA RAIVA TÃO GRANDE da Alexia e do Lorde Maccon que vocês não entendem, quis entrar no livro e socar a cara dele e dá uns tapas nela para ela acordar.

Então Galerinha se preparem para um final TOTALMENTE ABERTO e IMPACTANTE, com promessas de corações feridos e leitores traumatizados. Já estou ANSIOSA MASTER para a sequência da série que ainda não tem previsão no Brasil #chorandoapenas.

Título: Metamorfose ?
Saga: O Protetorado da Sombrinha #2
Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
Páginas: 320 Páginas
Resenha por: Mônica Oliveira
Classificação: 4/5

site: http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com/2013/11/resenha-metamorfose-gail-carriger.html

Raffafust 28/11/2013

Pode um segundo livro ser melhor que o primeiro?Bom, em se tratando dessa série, sim, é! Eu gostei de Alma? mas o segundo livro Metamorfose? é ainda melhor. Como se não bastasse a protagonista deliciosamente divertida continuar sendo Alexia Tarabotti, uma preternatural, que se defende como pode com sua sombrinha, usa roupas longas e não curte muito quando notam sua descendência italiana - tudo culpa de seu pai , de quem também herdou o nariz protuberante! - mas se casou com um lobisomem, ou melhor, com um tremendo macho alfa poderoso chamado Conde de Woolsey, que lhe proporciona uma noite de loucuras - não sei se rolam uivos da parte dele, não são citados - jogando sua camisola no chão e a beijando intensamente quando quer que a esposa cale a boca.
No entanto, apesar de cuidar da imensa casa do casal, e de implicar com a empregada lindona, ela se espanta quando lobisomens começam a acampar em seu jardim, e não sabe muito bem o que sente pelo grosso mas arrebatador major Channing, que em uma diálogo engraçado a confunde com a governanta e a trata com ironia para mais tarde descobrir que nossa protagonista é patroa!
Agora chamada de Lady Maccon, ela não sossega enquanto não descobre o porque de seu marido viajar as pressas, desconfiada de que algo de podre está rolando no reino da Dinamarca - ou melhor da Rainha Vitória, da Inglaterra - ela vai atrás da verdade.
Até porque nossa amiga está cansada da vida social ouvindo por exemplo Ivy contar que vai casar e quantas pessoas comentaram de seu noivado!
Atrás da verdade ela vai descobrir por exemplo que no mundo em que vive onde vampiros, lobisomens e fantasmas convivem em harmonia, algo vai fazer com que eles virem mortais e seu próprio marido vai lhe dizer que as suspeitas podem cair sobre ela.
Entre os mistérios da coroa e do DAS, a engraçadíssima Alexia vai nos matar de rir com as confusões que se mete e com seu jeito de encarar a vida, coisas de uma mulher sem alma. Mas com um coração grande, vide as cenas que tem ela e Lorde Maccon, adoro esse casal
Dani 17/08/2017minha estante
Também gostei mais desse do que do primeiro!!

Michelle 16/06/2022minha estante
Tô amando esse segundo livro. Mais até do que o primeiro

ricardo_22 18/11/2013

Resenha para o blog Over Shock
Metamorfose?, Gail Carriger, tradução de Flávia Carneiro Anderson, 1ª edição, Rio de Janeiro-RJ: Valentina, 2013, 320 páginas.

Não dá para negar que Alma?, primeiro volume da série O Protetorado da Sombrinha, foi uma das grandes surpresas do ano, e também por isso a segunda aventura de Alexia Tarabotti era aguardada com certa ansiedade. Felizmente somos recompensados com uma nova obra surpreendente e por isso impecável.

Assim como aconteceu anteriormente, Alexia Tarabotti está em meio a um mistério que está abalando a comunidade sobrenatural de Londres. Por algum motivo que todos desconhecem, esses seres estão perdendo seus poderes, como se algo estivesse causando o mesmo efeito do toque de um preternatural como Alexia. Devido a toda influência da protagonista ela pode ser fundamental para solucionar esse intrigante problema, e para isso está disposta a tudo. Até mesmo ir para a Escócia em um dirigível e se encontrar com os estranhos homens vestindo kilts...

“A esposa estava deitada de lado e os pelos do peito do marido lhe faziam cócegas na parte posterior das pernas. O conde ia levantando a camisola da esposa à medida que prosseguia. Deu um beijo logo abaixo de um dos joelhos dela, o que a levou a mover a perna abruptamente. Os pelos do rosto lhe faziam cócegas de um jeito desconfortável” (pág. 130).

Seria fácil listar os motivos de uma série com vampiros e lobisomens ter se tornado tão especial para um leitor que acreditava ser impossível algum autor conseguir inovar e surpreender com o uso desses elementos. Mas basta dizer que a escrita de Gail Carriger, com seu humor afiado e as descrições de uma época distante, consegue colocar o leitor dentro da história e consequentemente levá-lo para a Era Vitoriana.

Ao escrever o steampunk Metamorfose?, Carriger usa sua criatividade para unir mistérios sobrenaturais com a ciência e os avanços tecnológicos comuns nesse subgênero. Além disso ela brilha ao descrever com maestria a sociedade da época, bem como seus costumes, suas vestimentas e até mesmo os conflitos naturais entre países – nesse caso, países de um mesmo reino. Mas ela também consegue transformar um capítulo perdido em um extremamente importante.

Isso acontece principalmente no início, quando estamos nos adequando ao que está acontecendo aos seres sobrenaturais. Para que tudo aconteça de forma aceitável, a autora nos apresenta novos e importantes personagens, como a excepcional Madame Lefoux, ou dá um destaque maior para outros já conhecidos, ao mesmo tempo em que apresenta situações que podem ser fundamentais para o desfecho.

Ainda que seja narrado em terceira pessoa, a maneira como as situações são colocadas contribui para que o leitor consiga desvendar os mistérios, apesar do livro não ter esse objetivo. O engraçado é notar que tudo aponta para um possível causador do caos e exatamente por isso passamos a desconfiar do clichê, o que seria natural. Mas quem disse que Gail Carriger fica satisfeita em enganar o leitor? Ela precisa enganar e ainda assim surpreender com algo fora do comum.

site: http://www.overshockblog.com.br/2013/11/resenha-191-metamorfose.html

Fernanda 16/11/2013

Resenha: Metamorfose?
Resenha: “Metamorfose?” de Gail Carriger é tão divertido e cativante quanto Alma?. Muitas informações são repassadas neste enredo, de forma rápida e ao mesmo tempo completa. O principal destaque ainda está na narração descontraída da autora e da própria personagem principal, com seu inegável humor e pensamentos obstinados.

Alexia Tarabotti continua sendo sarcástica e irreverente. Agora está casada com Lorde Conall Maccon, que é um lobisomem alfa. Lady Maccon, além de esposa do conte de Woolseu e muhjah da rainha, ainda é uma preternatural, o que significa que ela pode anular os poderes de qualquer ser sobrenatural apenas com um toque. E que consequentemente é uma poderosa arma secreta da Grã-Bretanha. Que belo conjunto né?! E é verdade, pois esta parceria não poderia ser melhor, apesar das confusões que os cercam. Será que tudo ficaria mais tranquilo depois de casados? Óbvio que não. Na verdade, a aventura está apenas começando.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG -

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/11/resenha-metamorfose-gailcarriger.html