A namorada do meu amigo

Resenhas - A namorada do meu amigo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ariane 11/08/2016

Resenha

Fiquei fã dessa autora depois de ler seu primeiro livro “Até eu te encontrar” que gostei muito, ela escreve para adolescentes, e eu que não sou, mas adoro livros adolescentes, quis ler.

E gostei muito, é contado na primeira pessoa por Cadu, amigo de Beto e Caveira desde a infância, são conhecidos como os três mosqueteiros.

A amizade deles é muito forte, e o livro gira em torno dessa amizade, de suas aventuras, e a dificuldade de Cadu que acaba se apaixonando por Juju, namorada do seu melhor amigo Beto.

Para Cadu é muito difícil ter que fazer essa escolha, ele não queria nem precisar faze-la. Como escolher entre Beto e Juju? De um lado seu amigo de infância e do outro a garota da sua vida, quem ele não consegue tirar da cabeça, por mais que tente.

"Na cidade de Rio das Pitangas, nada parecia capaz de abalar a amizade entre Beto, Cadu e Caveira. Bem, isso antes de juliana voltar à vida deles feito um furacão."

Durante a trama, conhecemos cada personagem, suas histórias, características, erros do passado e sonhos..

"Quando crianças nenhum dos três garotos gostavam de Juju, garotinha intrometida e chata. Mas a mudança para Porto Alegre lhe fez bem! Cadu se apaixona perdidamente pela nova juliana, crescida e muito interessante, o problema é que ela já está comprometida... com Beto."

Confesso que o primeiro livro que li da autora que também é seu livro de estréia "Até eu te encontrar" ainda é de longe meu preferido. Mas "A namorada do meu melhor amigo" também me ganhou, sua escrita continua leve e bem desenrolada, é um livro que lemos rapidamente.

"Tudo que é proibido é mais gostoso. Mas colocar em jogo uma amizade verdadeira para viver uma paixão pode ser arriscado demais."

E agora? Quem ele vai escolher sua amizade de infância ou seu amor por Juju?

Vale a pena ler galera, é um livro focado muito na amizade, de leitura leve e gostosa.

Resenha completa no blog

site: http://arianeeleuterio.blogspot.com.br/2016/08/resenha-namorada-do-meu-melhor-amigo.html

Nat 31/03/2016

Juju ou Juliana era apaixonada por Cadu desde criança, mas ele e seus amigos Beto e Caveira nunca gostaram da menininha que vivia atrás deles querendo ser um dos três mosqueteiros, e Cadu dá graças a Deus quando Juju vai embora da cidade. Anos depois ela volta, e Cadu descobre que ela e Beto estão namorando e não acredita, mas quando vê a moça, ela está totalmente mudada. Sem conseguir tirá-la da cabeça, ele logo percebe que está se apaixonando, mas Beto é seu melhor amigo. Ao mesmo tempo, Alice, irmã de Beto adora Cadu, mas por causa de um pacto entre os três amigos que proibiam ele e Caveira de dar em cima das irmãs de Beto, nada podia acontecer. Mas Beto libera e Alice começa a namorar com Cadu, apesar dele não ter esquecido Juju...

Desde que eu soube desse livro, fiquei louquinha para conseguir, tinha gostado bastante de Até eu te encontrar, da Graciela. Gostei da leitura desse também, o livro é dividido em 40 capítulos, mas eles não são muito grandes, o que eu adoro em um livro que tem muitos capítulos. Leitura fluída, o romance é bonito, e a história prende (fiquei agoniada querendo saber de que jeito o triângulo amoroso se resolveria). Recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2016/03/a-namorada-do-meu-amigo-graciela.html

Poly 27/09/2014

Que. Livro. Fofo! O livro é todo contado do ponto de vista de Carlos Eduardo, o Cadu, em primeira pessoa. Não é na forma de diário, mas com demarcações claras de tempo e espaço.
O prólogo do livro mostra Cadu lembrando de quando era criança e brincava de Os três mosqueteiros com seus melhores amigos, Caveira (Murilo) e Beto. Na época, a vizinha de frente de Cadu, Juju, sempre atrapalhava a brincadeira deles e queria fazer parte do grupo, como DArtagnan. Eles nunca deixavam porque Juju era menina e não podia fazer o papel de um militar, homem. Cadu odiava Juju e sua maior alegria foi quando a família da menina se mudou para sempre para outro estado.
O primeiro capítulo é com um Cadu crescido, estudante universitário do curso de Direito. Cadu acaba de voltar de Florianópolis, onde passou as férias de verão. Ele quase não acredita quando contam que Juju voltou para a cidade e estava matriculada na escola secundária. Cadu ainda tinha na memória aquela menina chata que atrapalhava a brincadeira dele com os amigos.
Para a surpresa de Cadu, quando ele viu a moça ficou de queixo caído. Além de bonita e simpática, Juju, agora conhecida apenas como Ju, era namorada de seu melhor amigo, Beto.

P. 25

O livro conta de uma forma muito natural como acontecem os relacionamentos entre adolescentes. Aquele turbilhão de emoções, sentimentos confusos e hormônios à flor da pele estão tão presentes, que eu tive a sensação de que voltei aos meus 16 anos.

Sorri, ,ou tentei sorrir, fingindo estar interessado nas confidências do meu amigo, mas na verdade queria voar no pescoço dele. Não, isso não. Só queria estar no lugar dele.
P. 116

Outra coisa que eu adoro nos livros da Graciela e que felizmente também estava presente nesta obra, é como ela narra os mineiros. São tão tipicamente mineiros que é impossível não gostar dos personagens. Eu quase consigo ouvir a voz deles carregada de sotaque dentro da minha cabeça.
Como todo capixaba, eu odeio quando os mineiros invadem nossas praias no verão e trazem todo caos possível para o litoral, mas é só birrinha e ciúmes por dividir o mesmo território. Não tem como não amar o carisma desse povo, que é tão bem retratado nos livros da autora.

Os momentos de decisão são importantes em nossa vida, mas nem sempre significam algo bom ou fácil.
P. 309

O livro tem todo clima de uma de minhas novelas preferidas até hoje, Coração de Estudante. A maior parte da história se passa com jovens e adolescentes, no momento da descoberta do amor e na dificuldade em se relacionar com os outros, principalmente as pessoas do sexo oposto.
A autora também mostra que ninguém manda no coração. Os sentimentos surgem sem explicação e não há nada que podemos fazer contra isso. É natural e acontece.
Não preciso dizer que amei a história, não é mesmo? Acho que ficou um pouco claro na minha resenha.
Mas eu preciso confessar que também fiquei apaixonada pela capa cheia de vida, alegre e colorida. É um livro que chama a atenção, mas não é colorido ou espalhafatoso demais. A lombada também é linda para guardar na estante.
O miolo não tem muitos detalhes, é bem simples, mas como ando em um momento de preferir livros simples e com poucos detalhes, amei.
Como é uma leitura fácil e gostosa, dá para ser lido no fim de semana.

site: www.polypop.net

Mayla Viviani 14/09/2015

A história acontece na cidade fictícia de Rio das Pitangas-MG. O livro começa contando a história dos três amigos inseparáveis Cadu (Carlos Eduardo), Beto (Roberto) e Caveira (Murilo). Eles são tão unidos que os vizinhos os apelidaram de Os Três Mosqueteiros. E como na história dos Três Mosqueteiros também há o D'Artagnan, que neste caso é a Juju (Juliana), quatro anos mais novas que os meninos. É claro que ela é uma pedra no sapato dos garotos, eles fogem ao máximo da menina. Durante um jogo de vídeo game entre amigos, Caveira conta para os amigos que Juju vai embora para Porto Alegre-RS. Finalmente eles vão ter um pouco de paz. Cadu vai até a casa de Juju para se despedir, e como ela está indo embora mesmo, e ele acredita que nunca mais voltara a vê-la, por pena, ele dá o título de D'Artagnan a ela.
Oito anos depois a amizade entre Cadu, Beto e Caveira continua ainda mais forte. Cadu e Beto agora cursam direito na UFRP (Universidade Federal de Rio das Pitangas) e Caveira cursa Informática na mesma universidade. Ao voltar de Florianópolis, onde foi visitar sua mãe, Cadu recebe a notícia de que Juju havia voltado. Ele não liga muito para a notícia que seu pai dá.
Ao chegar em casa Cadu recebe a notícia de que Beto está namorando com Juju, quem lhe dá a notícia é Caveira. Ele também avisa Cadu que à noite eles vão se encontrar no barzinho de sempre.
Á noite Cadu vai se encontrar com os amigos, ele só não imaginava que sua vida iria mudar. No barzinho ele se depara com Juju, ela não era mais aquela pirralha chata, ela agora é uma encantadora mulher. Assim que seus olhos cruzam com os de Juliana, Cadu se sente atraído por ela. Mas imediatamente Cadu caí em si, Juju agora é namorada do seu melhor amigo.

"Naquele momento percebi o que estava acontecendo comigo: estava começando a me apaixonar pela namorada do meu amigo e não conseguia parar de pensar em Juliana desde que a revi."

Agora Cadu tem que controlar seus sentimentos em relação a Juju, mesmo tendo a impressão de que Juju sente o mesmo por ele. Cadu terá que escolher entre o amor da sua vida e a amizade de seu melhor amigo. Além de tudo ainda terá que lidar com as investidas de Alice, irmã mais nova e super protegida de Beto. Como Cadu se sairá?

"É claro que eu iria querer ser amigo dela, mesmo que só isso. Não hesitaria nem um instante para ter Juliana ao meu lado."

O livro é contado por Cadu, é uma leitura leve e rápida. Os personagens são bem caracterizados, todos possuem um envolvimento com a história, todos tem seu final. Confesso que o personagem Beto me deixou muito irritada durante o livro, achei um personagem bem machista, e o modo como os meninos tratam as meninas neste livro me estressou um pouco, embora eu saiba que na maioria da vezes é deste jeito que acontece, mesmo assim, fiquei um pouco chateada com as situações. Os diálogos entre os personagens, na maioria das vezes, não são bem desenvolvidos, são frases curtas e bem simples, fazendo com que a narrativa se torne um pouco cansativa (e boba) em alguns momentos.

"Não se pode deixar nada nesta vida sem tentar, para depois não se arrepender."

A namorada do meu amigo é um livro legal (mesmo não atingindo todas as minhas expectativas), você vai se divertir ao lê-lo. Também vai torcer pelos romances secundários apresentados, por exemplo, entre o pai de Cadu e a mãe do Caveira. Vai suspirar por Cadu, (embora ele não trate todas as mulheres como acho que deveria) ele é o tipo de namorado muito atencioso e romântico. Graciela Mayrink nos faz refletir sobre o valor de uma amizade verdadeira, o quão importante ela é.

"Eu pensava que você fosse um amigo confiável. Agora já não sei mais."

Enfim, para quem está procurando um romance fofo e cheio de intrigas, uma leitura para distração, o livro está super recomendado.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2015/09/a-namorada-do-meu-amigo-graciela-mayrink.html *** http://www.aartedeescrever.com/2016/03/31/a-namorada-do-meu-amigo-graciela-mayrink/

Olive 01/06/2021

li na força do ódio
gnt eu li pq minha prima me emprestou e eu não queria deixar o livro de lado
por ser uma história brasileiro eu fiquei meio assim ?
mas é legal o desenvolvimento do romance

Larissa 29/06/2015

Resenha: A Namorada do Meu Amigo/ Blog Por Livros Incríveis
Beto, Cadu e Caveira são amigos e tão inseparáveis que são conhecidos como os três mosqueteiros. Vivem cercados pela Juju, uma garotinha chata e irritante, que insiste em dizer que é o D'Artagnan. Onde já se viu, D'Artagnan mulher? Mas o problema deles acaba quando a família de Juliana se muda para Porto Alegre... E recomeça anos depois.
Ao voltar das férias de verão, Cadu descobre que Juju voltou, crescida, legal e extremamente linda. Paixão à primeira vista, pena que agora ela é a namorada do seu melhor amigo, Beto.
Será que vale a pena colocar em risco uma amizade para viver uma paixão?

"Sentado em minha cama, olhando para o nada, eu me perguntei por que isso tudo tinha que acontecer comigo... Queria que meu amigo fosse feliz... Infelizmente, não escolhemos quem vamos amar."

A namorada do meu amigo é um clássico dos triângulos amorosos. Cadu se apaixona por Juliana, que namora Beto, que é amigo de Cadu e isso, basicamente, resume a trama.

Não, o livro não é ruim, ao contrário. É uma boa leitura pra quem quer algo leve e divertido para passar o tempo. Apesar de não gostar muito da maneira como a Graciela escreve, achei a narrativa fluida e ágil, daquelas que em poucas horas te conduz ao fim. Mas a trama em si não me atraiu muito, confesso. Faltou...

Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2015/06/resenha-namorada-do-meu-amigo-graciela.html?m=1

Simone 10/06/2015

Nacional
É uma história bem leve e retrata a vida de três amigos, os "três mosqueteiros", que têm uma vida bem tranquila de classe média alta. Assim, a principal preocupação deles é a vida amorosa, bem conturbada por sinal, além das infindáveis festas. Quem conta a história é o Cadu, que se apaixonada pela namorada de Beto, Juliana, uma menina que ambos conheciam lá dos primórdios da infância e que, quando adolescente, voltara a morar perto deles, em Rio das Pitangas. Além desse triângulo amoroso, há o Caveira, o terceiro amigo e o personagem mais cômico da história.
Enfim, gostei da leitura, com ênfase à ambientação brasileira.
No entanto, não me apeguei ao Cadu, ao considerar os argumentos pouco convincentes dele para justificar a paixão instantânea pela namorada do melhor amigo. O jeito de ele expor os acontecimentos é envolvente; todavia, impliquei com algumas atitudes.
Enfim, recomendo o livro para aqueles momentos em que a intenção é ler algo leve e bem escrito (apesar de não ter me identificado com a linha argumentativa do narrador, continuei a leitura porque apreciei a escrita da autora).

ViagensdePapel 19/05/2015

A namorada do meu amigo, de Graciela Mayrink
A namorada do meu amigo, escrito pela brasileira Graciela Mayrink, foi publicado pelo selo Novas Páginas, do Grupo Editorial Novo Conceito, que traz apenas títulos nacionais. A obra, que se passa em Rio das Pitangas, traz a história do jovem Cadu, de 20 anos. Ele, que desde pequeno mora na mesma cidade, conta com amigos inseparáveis: o Beto e o Caveira. Juntos, eles formam “Os Três Mosqueteiros”. Sempre foi assim e sempre será. Só que, quando crianças, eram ameaçados por aquela que queria ser a quarta mosqueteira, D’Artagnan, a Juju, alguns anos mais nova. Na época, os garotos viviam fugindo dela, principalmente Cadu, que ainda por cima tinha que ouvir da menina que eles um dia iriam se casar. Um dia, eles recebem uma grande e feliz notícia: ela iria se mudar para o sul do país.

Alguns anos mais tarde, após passar as férias com a mãe em Florianópolis e retornar para Rio das Pitangas, onde mora com o pai, Cadu fica sabendo de algo inesperado. Juju, ou melhor, Juliana, agora com 17 anos, retornou para a cidade onde nasceu e estava namorando seu grande amigo Beto. Como isso havia acontecido ele não imaginava, já que a garota era extremamente insuportável. Nada ansioso para revê-la, ele sabia que o reencontro seria inevitável. Quando por fim encontra com o amigo e a namorada, ele percebe que suas impressões estavam bastante erradas. Ela estava maravilhosa e o que não podia acontecer, acontece. Ele se apaixona pela namorada do amigo.

Alguns dias após lutar contra o sentimento, ele sabe que nada está dando resultado. Além disso, à medida em que conversa com Juliana, descobre nela uma garota meiga, encantadora. Agora, ele tem que lidar com o conflito de proteger sua amizade de anos ou correr atrás do amor de sua vida. Para piorar, ele quebra um pacto antigo que havia feito com o amigo e se envolve com a irmã mais nova dele, Alice. Mais uma vez encontra um desafio, só que esquecer Juliana e se apaixonar por Alice, uma garota linda, com corpo escultural, muito amiga e apaixonada por ele, não é tão fácil quanto parece.

O livro, de 336 páginas, possui uma escrita muito envolvente e fluída. A leitura é rápida e o desfecho não desaponta, porém a obra não é muito cativante. Nenhum dos personagens convence e a história é mais do mesmo, com muitos clichês e poucas surpresas. Entretanto, acredito que a autora retratou bem a angústia de se apaixonar pela namorada de um grande amigo. Inclusive, este é um ponto muito positivo na história. Ela deu bastante destaque e valor à amizade, por vezes deixando de lado o romance. Infelizmente, faltou algo no casal de protagonistas. A ponto de eu desejar que a história desse uma reviravolta e o final fosse diferente do que o esperado. Os personagens secundários roubam a cena e conquistam mais o leitor.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/02/09/resenha-a-namorada-do-meu-amigo-de-graciela-mayrink/

Vitória 28/04/2015

Resenha: A namorada do meu amigo
Conheci a Graciela Mayrink na bienal de São Paulo, e fiquei encantada quando ela me apresentou o livro A namorada do meu amigo, não esperava que seria uma leitura tão leve e divertida.

Cadu, Caveira e Beto são amigos inseparáveis, e por isso são chamados de Os três mosqueteiros por todos no bairro. Eles têm uma vizinha mais nova, a Juliana, ou Juju, que é louca para ser o D’Artagnan deles (considerado o quarto mosqueteio), mas garotos de doze anos não querem uma menina chata de oito anos acabando com a diversão deles. Um belo dia eles recebem uma notícia que não poderia deixa-los mais feliz. Juju está se mudando de cidade.

Oito anos se passaram. Cadu está voltando das férias que passa todo ano na casa de sua mãe em Florianópolis, e recebe duas notícias que pra ele são péssimas, Beto está namorando, e Juju está de volta ao bairro, o que ele não esperava é que a namorada de Beto seria justamente a Juliana. A surpresa maior é que Juju – que agora é só Ju - já não é mais aquela menininha chata, ela está linda e toda meiga, e Cadu se vê pensando nela de uma forma que não deveria. Como ele foi se apaixonar logo por ela? A menina que ele nunca gostou. E pior... a namorada do seu melhor amigo!

“Tentei pensar em outra coisa, mas não consegui. Isso nunca tinha acontecido comigo, e eu não podia aceitar que acontecesse. Não podia desejar a namorada do meu amigo, era canalhice demais.”

Quando iniciei a leitura estava com a expectativa alta por conta dos elogios a narrativa da autora, e posso dizer que ela conseguiu me surpreender. Cadu é quem narra a história e, a meu ver, ele foi um personagem muito bem construído. Mesmo estando apaixonado ele se sente culpado por ser pela namorada do amigo, e conforme os acontecimentos se desenrolam percebemos que a autora quis nos mostrar a essência da amizade.
Os personagens secundários também são incríveis. A Alice, irmã do Beto, me conquistou com a determinação que ela tem, assim como o Caveira – que com certeza se tornou meu personagem favorito- me conquistou com o seu humor. Em alguns momentos eu senti falta da personagem Juliana, acho que ela poderia ter sido mais ressaltada na história, mas nem isso consegue atrapalhar a leitura.
A narrativa da Graciela está maravilhosa, ela consegue contar cada detalhe da fase dos “vinte anos” com perfeição, as festas, paixões, paqueras... A leitura é leve e flui de forma bem rápida, é impossível não se apaixonar pelos personagens e pela história que ela criou.

site: http://passeandocomoslivros.blogspot.com.br/2015/02/resenha-namorada-do-meu-amigo-graciela_23.html

Iara.Antunes 30/08/2019

Um amor de infância na inocência de duas crianças entre Juju e Cadu onde ela tinha certeza e outro só queria distância por não aguentar a Juju grudenta no seu pé.

O tempo passa e esse amor da infância fica distante por bom tempo. Quando se reencontrando Cadu sente um sentimento tão forte por Juju, mas ela está namorando o seu melhor amigo o Beto.

E a grande questão da história o que fazer numa situação dessa?

Até o onde o amor e amizade vão ser colocados em jogo, por um amor que ainda flui nos dois dois, porém as situações e meio não facilitam para que esse sentimento do passado seja ignorado e esquecido.

Um livro bom de ler, porém trás questões de medos de perder amizade e que as vezes o coração faz escolhas que são difíceis de controlar. A autora trás bem forte esse sentimentos em Cadu e Juju, pois acaba sendo o tema delicado e difícil de ficar de uma lado. Uma coisa que deixou irritada no livro foram a escolha destes protagonista em insistir em relacionamentos não saudáveis.

A pergunta que norteia a história é até onde você colocaria o amor em primeiro lugar ou a amizade em primeiro lugar?

Denise 19/04/2015

Delicia de livro!
A Namorada do meu amigo é um livro leve, divertido e super rápido de ler... Distrai muito!
Um livro que consegui ler com pessoas conversando ao meu redor, com a televisão ligada... De tão bom e gostoso de ler, nada tira a atenção... Adorei e recomendo pra qualquer pessoa....

Rotina Agridoce 10/12/2014

Nessa história iremos conhecer a vida de três amigos inseparáveis conhecidos como "Os Três Mosqueteiros" por todos, eles são Cadu, Caveira e Beto, e...

Leia mais em meu blog Lost Girly Girl

site: http://www.lostgirlygirl.com/2014/11/resenha-474-namorada-do-meu-amigo.html

Driza 09/01/2015

Apaixonante
Que linda história Graciela contou. Pegou um tema que não tem nada de novidade, mas conseguiu contar de uma forma inspiradora. É uma deliciosa leitura. E o final de muito bom gosto, considerando quão boa fofos e de boa índole são os personagens.

1 | 2 | 3 | 4 | 5