A namorada do meu amigo

Resenhas - A namorada do meu amigo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

skuser02844 16/02/2015

Uma Grata Surpresa
Confesso que tinha muito, mas muito medo desse livro, não é segredo que romances não são o meu forte, mas sempre gostei de histórias de amizade, em uma breve conversa que tive com a autora (absurdamente simpática) ela me disse que o livro tratava mais sobre amizade do que sobre romance. Mas ainda assim tive medo.
Poderia ter colocado ele na minha maratona como autor desconhecido, mas fiquei com medo de ele me travar por ser romance, a verdade é que se eu tivesse colocado esse no lugar do O Ladrão de Raios, minha maratona teria sido bem mais proveitosa e sem dúvida mais prazerosa também.
Ah, mas sobre o que é a história? Como o próprio título sugere, é a história de um garoto que se apaixona pela namorada do melhor amigo, que, óbvio, é o único que não percebe.
Nosso protagonista, Carlos Eduardo (Cadu para os íntimos), é um estudante de direito que pretende se especializar em direito criminal (ou seria civil?) e estuda com, adivinha!? Beto! O melhor amigo, que quer se especializar em direito tributário.
A história consiste em Cadu ora tentando esquecer Juliana, ora tentando conquistá-la e frequentemente se sentindo a pior pessoa do mundo, a autora não facilita a vida do protagonista e frequentemente o põe em situações, para ele, desesperadoras, e para quem está lendo, divertidíssimas. a narrativa é em primeira pessoa pela visão do Cadu, e a forma com que ele narra torna o humor ainda mais presente na história.
É absolutamente impossível não se identificar com o Cadu, ele é um garoto de 20 anos, tímido, com dificuldade de chegar nas meninas e não possui uma boa coordenação motora para esportes, além do fato de achar que o pai está constantemente pegando no seu pé, não sei se todo o jovem de 20 anos é assim mas a mim pareceu que a autora estava me descrevendo.
Com certeza o livro agradará todo mundo que aprecia um bom romance, o que não é meu caso, mas ainda assim eu adorei a leitura, e como a autora tinha me falado (e no começo eu achei que fosse apenas uma forma de me convencer a ler) o livro trata, entre outras coisas, o valor da verdadeira amizade, com personagens secundários quase tão encantadores quanto os principais, cada um dando seu show.
Mega recomendado a todos, mostra o grande potencial dos autores brasileiros.

site: http://leitorantissocial.blogspot.com.br/

Yas Yas 07/12/2018

O livro não me despertou interesse algum. Me forcei a ler pra ver se melhorava, mas não melhorou. Não acontece muita coisa e é sem graça.

Larissa 10/03/2015

Resenha #01 - A Namorada do Meu Amigo
Eu confesso que amei esse livro por diversos motivos,mas o que mais me deixou encantada foi a força da amizade dos meninos.To fascinada até agora!
Três mosqueteiros , Carlos Eduardo ( Cadu) , Roberto ( Beto) , e Murilo ( Caveira), desde crianças são os melhores amigos, fazem praticamente tudo juntos . E tem uma amizade tão forte e sólida , que é uma irmandade quase , que é bem difícil acreditar que algo possa abalar essa relação entre eles.
Mas o impossível acontece quando Juliana ( Juju), a pirralha que eles não gostaram nadinha na infância que foi morar em Porto Alegre, acaba voltando para Rio Pitangas muitos anos depois, mais velha,mais bonita e chamando a atenção dos meninos. Ela e o Beto começam a namorar e sem querer o Cadu acaba se apaixonando pela namorado do amigo, já da pra ver que vem muita confusão por ai né?
Mas como tudo pode piorar, tem a irmã do Beto a Alice, que é perdidamente apaixonada pelo Cadu, só que o irmão dela é extremamente ciumento e morre quando alguém se aproxima dela, e quando se trata do amigo , eles fizeram até um trato pra que isso não acontecesse.
Quando você achar que já desvendou o final desta confusão amorosa você irá se surpreender completamente com os rumos da história. E quando o livro terminar vai ficar pensando em mil e uma formas de dar uma continuação pra vida destes personagens .

site: http://obcecadapeloslivros.blogspot.com.br/

Katy 27/01/2022

Vale a chance
O livro é bem escrito e gostosinho de ler, tanto que terminei em dois dias. O final é bastante previsivel, pelo menos eu já imaginei que aconteceria exatamente isso desde o início do livro. Me incomodo um pouco quando o assunto envolve traição, é um tema que me gera bastante gatilho, então não simpatizei muito com o personagem principal por isso.

Também não gostei de alguns diálogos bem machistas, classificando garotas em "essa é pra uma noite só" e coisas do tipo, enquanto "os três mosqueteiros" vangloriavam-se de serem pegadores, as mulheres tinham que ser virgens e recatadas para merecerem respeito. Bem antiquado, né?

A Alice é, disparado, a melhor personagem! Também gostei do "Caveira" e dos pais deles.

Beto foi o personagem que mais me irritou, com seu ciúme excessivo em relação às irmãs, cara chato demais.

Mas acho que o propósito é exatamente esse, sabe? Quando um livro te faz gostar de alguns personagens, antipatizar por outros, ter ranço, torcer... é porque foi MUITO bem escrito!

Iuri Keffer 15/08/2014

Impossível não se apaixonar pelo livro!
Com “A Namorada do Meu Amigo” entramos na vida Cadu, Beto e Caveira. Conhecidos como Os Três Mosqueteiros, pelo fato de sempre estarem juntos. Porém esta amizade fica abalada, já que Cadu se apaixona por Juliana, namorada de Beto.
E eis que surge a pergunta que não quer calar: Cadu abrirá mão de sua amizade com Beto para ter o amor de Juliana?
Quem me conhece sabe que comecei a gostar romances românticos depois de ler “Até Eu Te Encontrar”, da própria Graciela. E assim que seu novo livro ficou disponível no IBA, eu comprei e parei de ler todos os livros que eu estava lendo e não me arrependi.
A história não gira somente em torno deste triangulo amoroso. Temos o Caveira que é muito engraçado, temos Alice que é uma personagem incrível que em alguns leitores despertará amor, em outros o ódio, mas no fim todos gostam dela. Vamos torcer pelo pai do Cadu se arranjar com a mãe do Caveira e muito mais!
Graciela conseguiu me prender do início ao fim. A história envolvente, os personagens cativantes e os diálogos ágeis tornam o livro uma leitura imperdível!
Super recomendo!

du 28/08/2019

o livro que me inspirou a ler
esse livro é muito bom o tempo todo você fica querendo saber o que vai acontecer
!!!!!!!!!!! leiam !!!!!!!!!!!
eu acho que se não foce por esse livro eu nunca iria ler na minha vida ele me inspirou a ler
!!!!!!!!!!!!!! super recomendado !!!!!!!!!!!!!!!

RUDY 05/10/2014

RESENHA DA ELISANDRA DO BLOG A MAGIA REAL
Nesta história conhecemos amigos que estão juntos desde a infância, Cadu, Beto e o Caveira. E como toda criança tem suas implicâncias, temos a Juju (Juliana), que quer fazer parte do grupo, já que sempre foi encantada pelo Cadu. No entanto eles não permitem. E a Juju acaba tendo de se mudar para Porto Alegre, anos mais tarde com seus 17 anos ela retorna a cidade fictícia Rio de Pitangas/MG. Ela se aproxima dos garotos e acaba namorando o Beto, enquanto o Cadu está em férias com a mãe em Florianópolis e nem sabe que ela já está de volta. E assim segue a história, já que Cadu se apaixona por Juju a primeira vista, ou melhor a primeira vez que a revê depois de tantos anos. Mas agora ela está com Beto e como fica esse sentimento?

Posso dizer que Graciela Mayrink sabe escrever um romance, mesmo com algumas ressalvas ela consegue encaixar os pontos e nos prender a suas palavras. No entanto Até Eu Te Encontrar, ainda é o meu preferido. Vamos aos pontos que gostei e os que não gostei, claro sem dar muito spoiler.

Primeiramente sou irmã de dois rapazes, então creio que por mais que eles tenham birras com crianças que conheceram, eles não chegariam aos seus 20 anos, como é o caso dos personagens da história e teriam os mesmos pensamentos que Cadu teve da Juliana. Afinal os rapazes, - não me crucifiquem - mesmo demorando para amadurecer, um pouco mais que as garotas, não pensariam em atitudes que tivemos na infância. Para mim pensamentos de adolescente seriam o mais correto, querer saber como ela está, quem se tornou e tal. Outro ponto que não aprovei, foi a ciumeira do Beto com as irmãs, sei que homem é meio bobo as vezes, mas o ciúme possessivo foi algo que me pareceu necessitar de ajuda psicológica. Encontrei alguns erros de ortografia, mas nada que prejudique o entendimento.

CITAÇÃO: "Sempre tive dificuldade para falar sobre meus sentimentos e para me abrir com alguém." (pg. 95)

Agora os pontos bons, que para mim superaram os negativos. O Caveira é um personagem incrível, para mim o mais maduro de todos, o amigo que sabe agir dos dois lados, aquele amigo que queremos ter para o resto da vida. O Cadu conforme vamos avançando na história, sabemos que tudo que ele faz, até que é normal, se ele estivesse nos 17 anos também. Creio que com 20 e estudando direito ele deveria ser mais maduro, no entanto deixei essa coisa de idade de lado. O Beto apesar de ser um amigo ótimo, deixa a desejar após demonstrar seu ciúme. Juliana é a mais madura na história, admirei as atitudes dela. Alice é uma das irmãs do Beto, ela parece fútil, mas demonstrar ser alguém que vê além das aparências. Também temos outros personagens secundários que ganharam minha admiração, mas vou deixar você leitor descobri-los.

Me prendi as páginas somente após desconsiderar a idade dos personagens, porque por mais que eu ame um romance e mergulhe neles, há situações que deixam o leitor incomodado. No entanto meus parabéns a querida Graciela Mayrink que nós faz ver que a amizade pode ser muito mais, que qualquer problema. Li em lugares por aí que a história havia ficado com um final aberto, no entanto creio que ele ficou ótimo da maneira que ficou. Eu como leitora fiquei satisfeita com o desfecho. Respeitar os sentimentos das pessoas é algo primoroso nos dias atuais. Se está afim de um romance leve, divertido e jovem eu recomendo, garanto que a escrita da autora vai lhe prender.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/10/resenha-75-namorada-do-meu-amigo.html
Michelle 01/08/2022minha estante
não curto triângulo amoroso

Angela Cunha 13/07/2023minha estante
Gostei de saber somente sobre a parte da amizade, que parece ser bem trabalhada no livro.
Não digo que não leria rs
Beijo

Gianne Marques 17/01/2019

Resenha #10 do meu Blog Literário
A história se passa na cidade fictícia de Rio das Pitangas - MG. O livro começa contando a história dos 3 amigos inseparáveis que os vizinhos os apelidam de tão unidos que são de OS TRÊS MOSQUETEIROS, eles são: Cadu (Carlos Eduardo), Beto (Roberto) e Caveira (Murilo). Mas é claro que como na história dos mosqueteiro existe o D'Artagnan, neste caso a Juju (Juliana).

Juju vive atrás dos meninos e sente uma paixão de criança por Cadu. Os meninos vivem fugindo da menina que sempre quer participar do grupo dos três; até que um certo dia Cadu descobre por Caveira quando jogava vídeo game que a menina iria se mudar, eles finalmente teriam paz.

Cadu resolve ir até a casa de Juju para se despedir e como ele julga nunca mais ver a menina resolve dar o título de D'Artagnan que ela sempre quis.

Oito anos depois a amizade dos tres continua ainda mais forte, eles cursam na mesma universidade chamada UFRP (Universidade Federal de Rio das Pitangas), Cadu e Beto com Direito e Caveira com Informática.

Após voltar de férias da casa de sua mãe em Florianópolis Cadu recebe a notícia que Juju voltou a morar novamente na cidade, e adivinham só? Ela está namorando com seu melhor amigo Beto. Quando Cadu vai se encontrar com os amigos em um barzinho que sempre se reúnem ele vê Juju pela primeira vez desde que era criança, ele se depara com uma Juju completamente diferente de quando eram crianças e logo se apaixona por ela.

Cadu vive em um conflito consigo mesmo. Seu melhor amigo namora com Juju, o que Cadu fará a respeito disso? Arriscará sua amizade de anos por uma garota? Ou tentará esquece-la ou até ignorar esse amor que sente por ela?

Basta ler para descobrirmos.

site: https://literaturalendo.blogspot.com/2019/01/resenha-namorada-do-meu-amigo-graciela.html

Ana Luiza 08/09/2014

Um romance leve e simples, perfeito para descansar a mente, mas também para dar boas risadas
Cadu, Beto e Caveira sempre foram amigos inseparáveis, os três mosqueteiros. Quando crianças, Juju, vizinha de Cadu e loucamente apaixonada por ele, queria fazer parte do grupo, ser D'Artagnan, mas nunca conseguiu. Os meninos sempre a desprezaram, especialmente Cadu, já que ela sempre falava que eles iam se casar. Porém, um dia, Juju vai embora, muda de cidade para a felicidade dos meninos.

Muitos anos depois, voltando das férias em Florianópolis, Cadu recebe duas notícias inesperadas: Juju voltou a morar na cidade e Beto, um galinha assumido, está namorando. E quando Cadu conhece a nova namorada do amigo é que vem surpresa ainda maior: Juju, aquela menininha chata que Cadu odiava transformou-se em uma linda garota que faz o coração dele disparar, mas também o de Beto, de quem ela é namorada.

Cadu corrói-se de culpa por desejar a namorada do melhor amigo, mas o sentimento é muito maior do que ele. O garoto faz de tudo para esquecer Juju, mas será tão difícil quanto ele imaginara. Enquanto Cadu morre de amores por Juju, Alice faz o mesmo com ele. A irmã mais nova de Beto o quer desesperadamente e mesmo que ela seja a menina mais linda da cidade, Beto, Caveira e Cadu tem um pacto que coloca as irmãs dele muito longe das mãos dos amigos. Cadu está determinado a esquecer Juju e Alice a conquistá-lo, mas será que algum deles irá conseguir o que quer? Essa história promete ainda muita confusão, risadas, romance, mas será que terá um final feliz?

Eu realmente queria me apaixonar por ela [Alice], porque gostar da Juliana estava me fazendo muito mal. Precisava esquecer a namorada do meu melhor amigo. Pág. 170

A leitura de A namorada do meu amigo foi tudo o que prometia ser. Esperava uma história leve e divertida, não muito profunda, exatamente o que encontrei. A obra é perfeita para o público juvenil; Mayrink trata de temas como amizade, amor e sexo com uma trama simples, mas bem desenvolvida. A narrativa em primeira pessoa da autora é fácil de ler e fluída, além de cheia de pitadas de humor e ironia, caraterísticas bem próprias do narrador/protagonista.

Cadu é um rapaz fofo e divertido, dedicado a tudo o que faz, e muito romântico: o sonho de toda garota. Mas, assim como faz com os outros personagens, Mayrink não criou um principezinho perfeito, Cadu é um amor de pessoa, mas também têm seus defeitos, seus desejos e pensamentos egoístas e escolhas erradas. Todos os personagens foram bem construídos e colocados na história. A maioria deles se encontra entre os 16 e 20 e poucos anos e a autora conseguiu retratar muito bem essa faixa etária: a impulsividade, o descompromisso com certas coisas e a tendência a acreditar que tudo é o fim do mundo.

Algo que me incomodou muito na trama foi a posição dos personagens masculinos em relação às garotas. Eles fazem uma clara separação entre mulheres de uma noite e para namorar, como se as garotas com as quais eles ficam não fossem adequadas para um relacionamento. Essa posição extremamente machista realmente me irritou, afinal, se Cadu, Caveira e Beto podem sair e ficar com quem eles quiserem de forma totalmente descompromissada, por que as garotas não podiam fazer o mesmo sem receber esse ou aquele rótulo que vocês conhecem bem? Não sei se essa é uma posição dos personagens ou da autora, mas me incomodou e me preocupou a influência que isso pode exercer nos leitores mais jovens, que vão ler o livro e levar esse tipo de comportamento como correto.

Por outro lado, algo que me deixa extremamente feliz com os livros da Mayrink é que todos são bem brasileiros. Como em Até Eu Te Encontrar (resenhado aqui), A namorada do meu amigo se passa em Minas Gerais e valoriza bastante não só a paisagem local e brasileira, mas também os costumes do nosso povo. Como mineira, isso me alegra muito, já que consigo me conectar mais rapidamente com a história e os personagens.

A namorada do meu amigo foi uma boa leitura, que cumpriu todas as minhas expectativas. Esse é o tipo de livro leve e simples, perfeito para descansar a mente, mas também para dar boas risadas. Gostei muito do desfecho da história, que fugiu do clichê dos romances e criou um final feliz bem à sua maneira e bem real.

Quanto a edição, não há qualquer reclamação. A diagramação, apesar de simples, está perfeita. As páginas amareladas ajudam a deixar a leitura ainda mais rápida e o tipo e tamanho de fonte também estão ótimos. Eu amo a capa do livro, que é muito bonita e traduz bem o caráter fofo e juvenil da obra.

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2014/09/resenha-namorada-do-meu-amigo-graciela.html

Vitória 28/04/2015

Resenha: A namorada do meu amigo
Conheci a Graciela Mayrink na bienal de São Paulo, e fiquei encantada quando ela me apresentou o livro A namorada do meu amigo, não esperava que seria uma leitura tão leve e divertida.

Cadu, Caveira e Beto são amigos inseparáveis, e por isso são chamados de Os três mosqueteiros por todos no bairro. Eles têm uma vizinha mais nova, a Juliana, ou Juju, que é louca para ser o D’Artagnan deles (considerado o quarto mosqueteio), mas garotos de doze anos não querem uma menina chata de oito anos acabando com a diversão deles. Um belo dia eles recebem uma notícia que não poderia deixa-los mais feliz. Juju está se mudando de cidade.

Oito anos se passaram. Cadu está voltando das férias que passa todo ano na casa de sua mãe em Florianópolis, e recebe duas notícias que pra ele são péssimas, Beto está namorando, e Juju está de volta ao bairro, o que ele não esperava é que a namorada de Beto seria justamente a Juliana. A surpresa maior é que Juju – que agora é só Ju - já não é mais aquela menininha chata, ela está linda e toda meiga, e Cadu se vê pensando nela de uma forma que não deveria. Como ele foi se apaixonar logo por ela? A menina que ele nunca gostou. E pior... a namorada do seu melhor amigo!

“Tentei pensar em outra coisa, mas não consegui. Isso nunca tinha acontecido comigo, e eu não podia aceitar que acontecesse. Não podia desejar a namorada do meu amigo, era canalhice demais.”

Quando iniciei a leitura estava com a expectativa alta por conta dos elogios a narrativa da autora, e posso dizer que ela conseguiu me surpreender. Cadu é quem narra a história e, a meu ver, ele foi um personagem muito bem construído. Mesmo estando apaixonado ele se sente culpado por ser pela namorada do amigo, e conforme os acontecimentos se desenrolam percebemos que a autora quis nos mostrar a essência da amizade.
Os personagens secundários também são incríveis. A Alice, irmã do Beto, me conquistou com a determinação que ela tem, assim como o Caveira – que com certeza se tornou meu personagem favorito- me conquistou com o seu humor. Em alguns momentos eu senti falta da personagem Juliana, acho que ela poderia ter sido mais ressaltada na história, mas nem isso consegue atrapalhar a leitura.
A narrativa da Graciela está maravilhosa, ela consegue contar cada detalhe da fase dos “vinte anos” com perfeição, as festas, paixões, paqueras... A leitura é leve e flui de forma bem rápida, é impossível não se apaixonar pelos personagens e pela história que ela criou.

site: http://passeandocomoslivros.blogspot.com.br/2015/02/resenha-namorada-do-meu-amigo-graciela_23.html

ViagensdePapel 19/05/2015

A namorada do meu amigo, de Graciela Mayrink
A namorada do meu amigo, escrito pela brasileira Graciela Mayrink, foi publicado pelo selo Novas Páginas, do Grupo Editorial Novo Conceito, que traz apenas títulos nacionais. A obra, que se passa em Rio das Pitangas, traz a história do jovem Cadu, de 20 anos. Ele, que desde pequeno mora na mesma cidade, conta com amigos inseparáveis: o Beto e o Caveira. Juntos, eles formam “Os Três Mosqueteiros”. Sempre foi assim e sempre será. Só que, quando crianças, eram ameaçados por aquela que queria ser a quarta mosqueteira, D’Artagnan, a Juju, alguns anos mais nova. Na época, os garotos viviam fugindo dela, principalmente Cadu, que ainda por cima tinha que ouvir da menina que eles um dia iriam se casar. Um dia, eles recebem uma grande e feliz notícia: ela iria se mudar para o sul do país.

Alguns anos mais tarde, após passar as férias com a mãe em Florianópolis e retornar para Rio das Pitangas, onde mora com o pai, Cadu fica sabendo de algo inesperado. Juju, ou melhor, Juliana, agora com 17 anos, retornou para a cidade onde nasceu e estava namorando seu grande amigo Beto. Como isso havia acontecido ele não imaginava, já que a garota era extremamente insuportável. Nada ansioso para revê-la, ele sabia que o reencontro seria inevitável. Quando por fim encontra com o amigo e a namorada, ele percebe que suas impressões estavam bastante erradas. Ela estava maravilhosa e o que não podia acontecer, acontece. Ele se apaixona pela namorada do amigo.

Alguns dias após lutar contra o sentimento, ele sabe que nada está dando resultado. Além disso, à medida em que conversa com Juliana, descobre nela uma garota meiga, encantadora. Agora, ele tem que lidar com o conflito de proteger sua amizade de anos ou correr atrás do amor de sua vida. Para piorar, ele quebra um pacto antigo que havia feito com o amigo e se envolve com a irmã mais nova dele, Alice. Mais uma vez encontra um desafio, só que esquecer Juliana e se apaixonar por Alice, uma garota linda, com corpo escultural, muito amiga e apaixonada por ele, não é tão fácil quanto parece.

O livro, de 336 páginas, possui uma escrita muito envolvente e fluída. A leitura é rápida e o desfecho não desaponta, porém a obra não é muito cativante. Nenhum dos personagens convence e a história é mais do mesmo, com muitos clichês e poucas surpresas. Entretanto, acredito que a autora retratou bem a angústia de se apaixonar pela namorada de um grande amigo. Inclusive, este é um ponto muito positivo na história. Ela deu bastante destaque e valor à amizade, por vezes deixando de lado o romance. Infelizmente, faltou algo no casal de protagonistas. A ponto de eu desejar que a história desse uma reviravolta e o final fosse diferente do que o esperado. Os personagens secundários roubam a cena e conquistam mais o leitor.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/02/09/resenha-a-namorada-do-meu-amigo-de-graciela-mayrink/

1 | 2 | 3 | 4 | 5