A Última Nota

Lu Piras

Resenhas - A Última Nota

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Leitor Sagaz 05/01/2014

Um obra primorosa, divertida, poética, contagiante a qual você se apega até a última página e pede desesperadamente por MAIS.
Resenha postada no blog Leitor Sagaz

Oi leitores lindos! Como está sendo o final de semana de vocês? O meu prometeee \o/ boas risadas, conversas com amigos e comida gostosa e claro que sou eu que vou fazer. Sou uma Chef ;) SQN.

Trago para vocês a primeira resenha de 2014 e não poderia ser outro livro para começar o ano com chave de ouro.

Contendo minhas lágrimas para o final vou lhes apresentar a história de Alicia Mastropoulos e de como na música ela encontrou o amor.
Alicia é uma jovem de origem grega e filha única de S. Egídio e D. Artêmia, desde criança teve sua vida planejada pelos costumes gregos e quando completou 18 anos começou a namorar um rapaz do círculo, visto como bom partido pelos seus pais. Mas em seu íntimo Alicia nunca se sentiu ligada ao Theo, não verdadeiramente como se esperava. Sua única paixão era pela música, a qual foi apresentada desde pequena pelo seu avô Amadeus, que era seu único aliado e grande mentor. Por ele e por ela mesma, Alicia se tornou uma exímia violinista e conquistou seu titulo de Spalla na orquestra da Universidade de Música.

Na sua primeira apresentação como principal violinista, ela quis fazer uma homenagem ao seu avô e trocou a música da programação por uma de suas composições inéditas e tocou com todo seu coração, no fim ela também se emocionou e errou a última nota, o público pareceu não perceber e ela foi reverenciada pela plateia. Dando início aos acontecimentos que irão mudar sua vida para sempre.

No dia seguinte a sua apresentação ela recebe uma ligação no Hospital dizendo que um rapaz foi encontrado inconsciente e completamente nu no coreto próximo do local onde ela se apresentou e ao recobrar a consciência chamou por Alicia Mastropoulos. Ela apavorada pensando ser Theo correu para o hospital, foi atendida por um médico e levada para ver o rapaz em questão. Nunca vou me esquecer daqueles olhos azuis, eu poderia ficar mergulhada neles para sempre, o único problema era que Alicia não o conhecia e o jovem não tinha as respostas para suas perguntas, porque simplesmente ele era um mistério, sem passado, sem nome e sem ninguém. Tomada pela dúvida e pelo medo ela foi embora deixando ele no hospital, correndo para seu porto seguro sua avó Cecilia, ao encontrar sua avó ela despeja tudo o que aconteceu e o porque dela estar tão assustada.

D. Cecilia por sua vez vai ao resgate do rapaz e lhe oferece um lugar pra ficar e um nome para ser chamado, Sebastian. Sendo assim vocês já podem imaginar o quanto esses dois se esbarraram, porque quanto mais ela queria se manter afastada de Sebastian mais ele a cercava de todas as formas possíveis.

Nunca sentiu que fizesse parte da família, não como queria, mas era como se fosse presa sob uma redoma forçada a viver de acordo com o que seus pais queriam e o que Alicia queria era ser LIVRE e quando estava com Sebastian podia se sentir assim. Então ela fez o que qualquer pessoa faria: agarrou-se a esse sentimento e voou.

Nossa não imaginei que fosse falar tanto hahaha, me perdoem se falei demais, fui tomada por um sentimento de poder contar tudo e sem falar nada que me empolguei aqui.

Gostaria de agradecer a minha querida amiga Caroline do blog Blogando Linhas que me emprestou esse livro mesmo eu morando a Kms de distância dela. Ela é da Bahia eu da Paraíba, então já me sinto importante na vida dela.

site: http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/01/resenha-ultima-nota-felipe-colbert-lu.html

Sabrina 12/06/2013

Resenha do blog Jardim de Leitura. Por: Sabrina Gonçalves

A Última Nota - Felipe Colbert e Lu Piras

Alícia Mastropoulos - a protagonista - é uma moça de uma família grega e tradicional que lhe impõe o regime de seguir as tradições. Ela cursa faculdade de Música (subtende-se que seja bacharelado em Violino), uma das poucas decisões que tomou por si própria e grande influencia de seu avô, Amadheus Mastropoulos.
A música era sua grande paixão, mas não era sua unica atividade. Ela ajudava os pais no restaurante (grego) do qual eles eram donos e estava destinada a casar-se com Theodoro Papadakis (ou apenas Theo).

Muitas vezes Alícia precisava escapar da "ditadura grega" de sua casa e então se refugiava na casa de sua avó Cecília. Sua avó era seu conforto e sua alegria, porém a vida de Alícia se resumia apenas a isso: estudar música, ajudar seus pais no restaurante grego, namorar seu namorado grego Theo e seguir as tradições gregas de sua família grega enquanto se prepara para o seu casamento grego e para então constituir sua família grega e ser feliz (do jeito grego) para sempre.

Porém, em um dia inesperado, logo após um concerto acontece algo misterioso, que promete mudar seu destino grego. No dia seguinte ao concerto, depois de receber sua nota baixa e as criticas de seu professor Oscar (Ogroscar) ela recebe um telefonema. De um hospital ela recebe a noticia que um rapaz foi encontrado no coreto, no Parque Lage, em frente o lugar onde foi realizado o concerto, e que ele não lembra de nada, nem mesmo de seu nome, apenas do nome dela. Assustada ela pensa que é Theo e corre até o hospital, mas a surpresa quase a derruba quando vê que o homem deitado na cama não é Theo, mas sim um deus grego, lindo, maravilhoso, tudo de bom e desconhecido. Sua unica reação é admirar o Adônis a sua frente até que ele acorda e ela vai embora.

No outro dia, depois de contar sobre o acontecido para sua amiga e colega Carol, elas decidem voltar ao hospital para tentar conversar com o rapaz, e mais uma vez a surpresa estava lá, esperando por Alícia. Ela é informada que alguém da família foi buscar o Adônis (que agora possui um nome: Sebastian).

O que parecia ter sido apenas um sonho ou coisa passageira se materializa na sua frente quando vai visitar sua avó Cecília. Sebastian está lá, vestido com as roupas de seu avô, e agora Alícia emagrecer rapido não tem mais como fugir de seu destino....

A história é muito romântica e envolvente. Mistura as tradições a modernidade, nos apresenta uma cultura diferente, mistura conflitos familiares e amorosos, e ainda por cima tem muita música. Para mim foi um prato cheio. Não senti falta de nada durante a trama, apenas no final senti que faltou algo, mas sinto isso todo final de livro, pois sempre quero saber o que acontece na vida dos personagens depois. Tem também uma pitada de mistério e magia com o aparecimento de Sebastian. Achei a mistura ótima.

Percebe-se uma fundamentação teórica por trás dos trechos em que se fala em música. Com isso concluí que uns dos autores é musico ou então rolou uma bela pesquisa. O único ponto negativo, que vou ter que concordar com um horror de gente que comentou isso, foi o fato de a sinopse do livro revelar quase toda a história. Claro que os detalhes mais importantes do final não foram revelados, mas mesmo assim, poderiam ter sido mais econômicos na sinopse e mais fartos em algumas cenas no final dos capítulos que pareceram ficar sem conclusão (mas apenas algumas, é bom deixar um pouquinho de dúvida para que a imaginação possa trabalhar).
Em fim, recomendo o livro. Avaliei com 4 estrelas no Skoob. Não foram cinco em virtude dos pontos negativos supracitados.

alguns quotes:
"Aquele parecia ser seu primeiro beijo. Às vezes desengonçado, fugidio, hesitante. Às vezes provocante, intenso, insaciável. A cada beijo que aperfeiçoava, em meus lábios ficava o sabor doce, fresco e leve, exatamente como eu imaginei que seria quando o conheci. Este não foi meu primeiro beijos em Sebastian. Eu já o beijara algumas vezes nos meus sonhos. E eu continuaria a beijá-lo, até onde minha felicidade infinita permitisse." p.148

"Talvez Sebastian não entendesse o meu gesto de devolver-lhe as flores. Talvez fosse melhor que apenas pensasse que a gerra entre nós havia acabado. Não era para ser somente uma declaração de paz. Era para ser, sobretudo, uma declaração de amor." p.143

"Sebastian piscou o olho e disse: - O topo do mundo, com você, me parece muito perto." p.147

Carpe Libri 23/02/2015

Alícia Mastropoulos é a primeira violinista da orquestra de sua universidade. Em sua primeira apresentação, ela resolve tocar uma composição inédita de seu avô, um violinista talentoso de quem a moça puxou a paixão pela música e pelo instrumento. Mas ela erra a última nota. No dia seguinte, ela recebe uma ligação de que um jovem encontrado no coreto próximo ao local de sua apresentação chama pelo nome dela. Ele não tem memória, a única coisa que se lembra é do nome de Alícia. Sem entender nada, ela vai embora. Quando descobre que sua avó está hospedando o misterioso e belo rapaz, Alícia não sabe o que pensar. A convivência com ele, Sebastian, faz com que ela sinta um misto de emoções, as quais ela não sabe se realmente deseja sentir. Pois Alícia está noiva de Theo, um rapaz que pertence a uma das famílias gregas mais tradicionais de sua cidade. Como descendente de gregos, a jovem deve começar a querer assumir seu lugar nas tradições da família. O problema é que Alícia nunca quis isso para a vida dela, seu objetivo é sua música. Tentando não ir de encontro ao desejo dos pais, ela deixa que eles decidam seu futuro. Só que Sebastian e o mistério que o envolvem fazem com que ela resolva ser mais senhora de si mesma. Assim, ela acaba entendendo o mistério que cerca o romance de seus avós e tome as rédeas de sua própria vida.

Um livro que te deixa sem palavras. Quando terminei a leitura, fiquei me sentindo anestesiada com tanta doçura e sentimento. Desde que eu soube que a editora Novo Século lançaria este livro, fiquei com muita vontade de ler, por vários motivos: a capa é bonita, a sinopse chamou minha atenção e despertou minha curiosidade. Então, assim que pus minhas mãos nele, eu li logo... E não conseguir largá-lo até terminar! O mistério de Sebastian irritou Alícia e me deixou louca de curiosidade na mesma proporção. O romance que o Felipe Colbert e a Lu Piras criaram é simplesmente perfeito. Sem pieguices, romântico e dramático na medida certa (o que é muito raro, mas a Lu e o Felipe conseguiram dosar isso direitinho), com uns toques divertidos (os momentos em que Alicia se irritava eram muito bons) e com uma playlist excelente (as músicas que Alicia escutava e tocava... que maravilha). Esse é o tipo de livro que desperta várias emoções no leitor, e a história é contada de uma forma tão objetiva que eu de repente me vi querendo mais detalhes. Claro, o mistério é resolvido, mas deixa um gosto de quero muuuuito mais. Uma leitura maravilhosa e tocante é como eu classifico A última nota. E recomendo para todos.

M! 19/05/2013

Graçioso.
Um história instigante de amor e das diversas formas de amar.
Simplesmente adorável e na medida certa.
Muito bem escrito e gostoso de ler.
Adorei.

Moonlight Books 11/05/2013

Ela nunca pensou que a música transformaria sua vida... até aquele dia.

Ano passado fui em um evento literário que contava com a participação de vários escritores nacionais, entre eles Felipe Colbert. Neste dia ele falou sobre seu novo livro, em parceria com a escritora Lu Piras, um livro escrito à quatro mãos.

Logo fiquei muito curiosa. O que eu poderia esperar desta obra criada por duas pessoas que escrevem sobre temas tão diferentes? Com a divulgação da capa, na semana seguinte, a minha vontade de ler foi consolidada. Nesta resenha, minha experiência com A Última Nota.

Alicia faz parte de uma tradicional família grega, embora seus pais façam questão de honrar as tradições desta cultura, a moça não incorpora bem esta ideia. Ela respeita, mas não sente que sua vida deva girar em função disto. Seu namoro, com um rapaz oriundo de outra família grega, Theo, também não é muito animador.

"Mesmo não sendo uma bolsa, sentia como seu meu namorado vivesse pendurado em mim, e não lembrava de nenhum acessório mais chamativo do que ele."

A jovem estuda música e tem como seu maior ídolo, o avô, já falecido, que foi um mestre nesta arte. Prestes a concluir seu curso, ela agora ocupa uma posição de destaque na orquestra da universidade, errar nem passa pela cabeça de seu mestre, e no dia que Alicia resolve tocar em uma apresentação uma composição de seu avô, ela não só desafia as regras, mas também transforma sua vida.

Além de ter que arcar com as consequência desta ousadia, ela encontra um jovem que perdeu as memórias e chama por ela, Sebastian, um enigma que precisa ser desvendado, e cabe à Alicia esta missão.
"Sebastian era como uma assombração, alguém sem passado e com um presente nebuloso, que me dizia coisas sem nexo e me fazia o tempo todo duvidar da minha capacidade de avaliar entre o certo e o errado. Ele tirava os meus pés do chão. Eu perdia a racionalidade com ele..."
A premissa inicial do livro é esta, mas ele consegue ir além, o enredo é enriquecido com um conteúdo, que percebemos facilmente que foi trabalho de uma apurada pesquisa. Narrado em primeira pessoa por Alicia, esta obra doce e poética, nos brinda com mistério, romance e muito amor.

Quando cito a pesquisa da obra, estou me referindo ao cenário cultural e musical que encontramos. A cultura grega é abordada de forma leve e conclusiva, nada de uma aula de história, algo mais sutil, mas de igual teor. Também temos a música, podemos adentrar este universo ao acompanhar o desenrolar da trama. O leitor passa a fazer parte do cotidiano de uma orquestra, de seus músicos e das composições.

Leia o restante da resenha, acesse http://www.moonlightbooks.net/p/resenhas.html

Veri 19/04/2013

UAU!!!!
Meu Deus... que livro maravilhoso é esse? Posso dizer que enquanto escrevo isso ainda estou chorando mesmo depois de ter lido o livro, simplesmente o MELHOR livro que eu já, uma história que viaja intensamente pela alma do leitor, deixa aquela vontade de viver uma história tão mágica como esta, um livro que leitor nenhum vai conseguir ler com os olhos e sim com o coração!

luzuanon.appromances 17/04/2013

Deixe seu comentário: http://www.apaixonadaporromances.com.br/2013/04/li-postei-ultima-nota-lu-piras-e-felipe.html

realmente gostei da premissa de uma história com toque de magia, mistério e amor quase impossível.
Alícia Mastropoulos é boa filha, amiga leal, e uma excelente estudante de música. E, acredite quando se trata de fazer suas escolhas é uma luta constante. Por pouco não teve o seu sonho frustrado. Os pais querem o melhor para os filhos, e gregos muito tradicionalistas é um páreo duro principalmente uma como D. Artêmia. Uma mulher conservadora e exigente que fazia de tudo afastar Alícia da avó, o que ela não contava era que com a morte do avô, Alícia se aproximaria ainda mais.
A todo instante eu me perguntava por que diabo Alicia continuava com o Theo? Gente o rapaz é uma mala sem alça, mas por pura conveniência e com medo de decepcionar os pais ela estava com ele, o que me incomodava era que não existia paixão entre eles, mesmo assim a louca aceitou um noivado. Eu quis matá-la.

Mas graças a Deus a sua “vidinha” estava prestes a mudar completamente.

Ela é surpreendida com a presença de um rapaz. Assim começa um grande dilema para Alicia, ele parece conhecê-la, mas ela nunca o viu antes.E agora?
Ah, conhecer alguém como Sebastian! Ela é noiva de um rapaz que tem aprovação dos pais, mas se sente atraída por outro. Qual deveria ser a sua escolha?
Eu amei o desenvolvimento dos personagens principais e secundários, exceto do Theo. Alguns, no entanto, foram opostos. Por exemplo, Sebastian, ele era uma pessoa genuinamente boa! A todo instante perguntava de onde surgiu esse rapaz? Porque eu adorei seu jeito tímido e apaixonado então a minha admiração por ele só triplicou.
Sebastian tinha um comportamento estranho, mas aos poucos vamos desvendando todo o mistério, com a cumplicidade de outra personagem interessante desta história, a avó de Alicia. Enquanto isso, Alícia sabia que não deveria se envolver, mas sentia a necessidade de ficar próxima e com isso a ligação entre eles cresce lentamente, e aí que ela vê sua relação com Theo ameaçada. Teria Sebastian o direito de invadir sua vida dessa forma? É claro são almas gêmeas. O que não sabe, é que este encontro vai uni-los para sempre.
Houve alguns pontos pequenos que foram confusas, então estava preocupada se a história iria perder força ao longo da minha leitura e, para minha surpresa isso não aconteceu.
Eu sei que são personagens fictícios que existem entre as páginas de um livro, mas a dupla de autores permitiu a esta leitora deslizar diretamente para a história e acredite você vai querer realmente viver tudo ao lado de Sebastian e Alicia. O sentimento entre eles é lindo e doce.
É impossível não sentir raiva do destino, mas tudo se encaixa e se desenvolve bem, isto é, tudo é bem explicado. Há uma reviravolta enorme que eu não vou falar, mas tudo o que posso dizer é que foi incrível. O livro possui um enredo agradável, com uma narrativa emocionante e que flui tranquilamente. Então se prepara para uma leitura intensa e pode ter certeza que você vai se encantar com “A Última Nota”.

Camila 06/03/2016

''Eu chorarei todas as suas lágrimas. E quero sorrir todos os seus sorrisos.''
Hmm eu não sei fazer resenhas, essa é a vergonhosa realidade. Confesso que hesitei um pouco nas 5 estrelas pelo final, porque eu quis mais. Eu quis estrelas bordando um mundinho grego onde o amor nunca fosse demais. Eu quis aqueles olhos lindos do incrível Sebastian tragando o destino na palma das mãos. Sim, fui piegas! Mas eu não ousaria sacrificar de modo algum o sentimento manso que cada parte do livro despertou em mim. Então, bom, não vou falar pra vocês sobre o contexto. Não vou dar Spoiler. Não irei introduzir absolutamente nada. Não ditarei início, meio e fim. Só quero compartilhar com vocês um pouquinho do filme lindo que passou pela minha cabeça enquanto eu lia: Um romance sereno, sem as dores tão pesadas que pregam como sinônimo de amor hoje em dia. Dores essas que fazem a gente até mesmo duvidar da beleza do real sentimento calmo, que por sinal é tão revigorante quanto.Gostei porque amo uma leitura leve, sem dramalhões que fazem a gente se doer. E, por mesmo assim, o livro fazer com que eu me sentisse apegada. Ou melhor, entregue. 'A Ultima Nota' é um livro com acordes traduzindo as melodias silenciosas do que é sentir de verdade. Uma história de amor sobre o encontro de alma intensas escritas em uma partitura, um romance dedilhado pelo destino.

''Lembrei-me do jeito contemplativo com que ele olhou pra mim, como se eu fosse o horizonte que ele não conseguia alcançar.''

Ainda preciso dizer a minha necessidade urgente de uma continuação?? hahaha

Natalia 26/03/2013

A capa me fisgou de cara. A sinopse me deixou morta de curiosidade.
Assim que botei as mãos no livro, o devorei até o fim.
Ri, senti raiva, amei e chorei junto com os personagens.
Despertei uma certa vontade de conhecer a culinária grega e entender mais de música!
Mas confesso que esperava mais do final e me decepcionei um pouquinho!
Fiquei com aquele sentimento de que precisava de mais um capítulo pra explicar certas coisas e encerrar certas pendências com alguns personagens...

O carinho que agora tenho por este livro é inexplicável como Sebastian! Leia!

Cat 15/03/2013

Me disseram que era um livro bobo, mas me enganaram.
No final do ano passado estava dando uma volta no shopping aqui da minha cidade (Guarulhos), e como de costume decidi dar um pulo na Livraria Nobel.
Ao chegar, não pude acreditar no que meu olhos viam: Um livro nacional, atual, na vitrine. O que é uma raridade. Quase sempre os livros nacionais ficam nos fundos da livraria, como se fossem filmes pornográficos. Entrei na loja e pedi pelo livro. É claro que já tinha visto propaganda dele pelo Facebook.

Depois de adquirir o livro, ele ficou na minha pilha, esperando sua vez de ser lido. O engraçado é que enquanto esperava, ouvia comentários de outros leitores, dizendo que acharam a história boba e muito teen.

Sim, a história têm elementos adolescentes, mas é bem escrito e não posso rebaixar a nota ou torcer o nariz só porque tenho 32 anos e já passei da fase adolescente há muito tempo.
Quando leio um livro e resenho (E que isso sirva para outros resenhistas ou críticos), o que mais analiso é se a trama tem ritmo, é bem escrito, têm personagens bem construídos. E não se ele é para a minha faixa etária.

Em “A Última Nota” vemos Alícia Mastropoulos (Acho que escrevi certo), uma jovem violinista, que está prestes a se formar na universidade. Além de ter que aguentar seu professor mala, ela precisa lidar com os pais, que querem que ela siga as tradições gregas. Isso é, viver cercada de gregos, casar com um bom rapaz grego e ter uma penca de filhos (Enquanto lia, lembrei do filme Casamento Grego).

Um belo dia Alícia se apresenta na orquestra da universidade como principal violinista. Contrariando a programação do concerto, ela decidi tocar uma composição feita pelo avô. Durante a apresentação ela se emociona e erra a última nota.

No dia seguinte, Alícia recebe um telefonema do hospital, dizendo que um rapaz foi internado e que ele chama por ela. Pensando ser seu noivo, Theo, ela corre até o hospital, mas ao chegar descobre que o rapaz é um total estranho, e que o mesmo não se lembra de nada sobre si. Furiosa, ela abandona o rapaz no hospital, mas acaba contando para sua melhor amiga e sua avó.

Alguns dias depois, ela descobre que sua avó hospeda o rapaz e ainda por cima dá a ele o nome de Sebastian.
Vi em algumas resenhas dizendo que Sebastian é misterioso. Talvez, mas para mim ele é só misterioso porque não sabe quem é, e não porque ele quer dar uma de gostoso. Ele é um cara bonito, mas simples, o oposto de Theo (O noivo), que é um cara metido, riquinho e besta. Ele me lembrou um pouco o Gaston de A Bela e a Fera.

Além do romance, o livro lida com o conflito que vemos em várias famílias. Os pais querendo que seus filhos sejam o que eles desejam, sem se importar com suas próprias escolhas. E isso não é exclusividade de adolescentes. Pois quando você está na casa dos vinte, seus pais ainda ficam buzinando na sua orelha. Aliás, isso acontece em qualquer época, você pode até estar casado e com filhos e seus velhos ainda vão buzinar na sua orelha.

A trama ainda traz um toque sobrenatural. O que é muito legal, já que foi um sobrenatural diferente. E a doida aqui ama algo fora do comum.

Tati oliveira 27/12/2012

Alicia tem 21 anos, estudante de música clássica, e Spalla de sua orquestra. Namora Theo, um jovem, grego, mais que aprovado por sua família, e quase todos os dia ajuda no restaurante da família.

Criada na cultura grega, coisas normais se tornam grandes problemas para ela, que deve manter as tradições a cima de tudo.

Em sua primeira apresentação como Spalla a garota surpreende a todos, tocando uma composição de seu avô. Ela se emociona tanto que erra a última nota, mas ninguém parece perceber diante tamanha beleza.

No dia seguinte recebe uma estranha ligação, um homem esta no hospital e a única coisa do qual se lembra é um nome, Alicia Mastropoulos. Achando se tratar de seu namorado, a garota vai para lá o mais rápido possível, sua surpresa é gigante quando entra no quarto e se depara com um belo rapaz com maravilhosos olhos azuis, mas maior ainda é seu choque, e sai deixando-o ali, sozinho.

Mas o destino dos dois parece estar traçado, quando Alicia chega na casa de sua avó, descobre que essa, comovida com a história do rapaz, resolveu abriga-lo e passou a chama-lo de Sebastian.

Apesar de todas as resalvas da garota, Sebastian parece sempre aparecer em seu caminho, começando assim uma relação improvável e inadequada.

O livro não se trata apenas de uma história de amor, é também uma história de tradições, ousadia e música. Alicia se mostra como uma boa filha, alguém que tem sonhos, mas respeita os pais e os desejos deles, muitas vezes colocando-os acima dos seus.

Essa é uma história diferente de quase tudo, a começar pelas tradições gregas, eu nunca tinha parado pra pensar nos gregos no Brasil, muito menos que eles realmente mantém seus costumes e tradições, claro que fui pesquisar um pouco sobre o assunto. Ainda temos música clássica, algo pouco ouvido nos dias atuais, e muito menos estudado.

Algo que me chamou muita atenção foram os diálogos, por se tratar de um livro nacional eles são "reais", consigo imagina-los acontecendo normalmente, isso traz uma proximidade maior entre o leitor e os personagens.

A ultima nota é uma história charmosa e envolvente, extremamente bem escrita, tinha certo receio por ter sido escrita por dois autores, mas a história flui de uma tal maneira que isso nem passa pela sua cabeça.

Este é um livro que recomendo para que quer ler uma história de amor leve, jovem, muito bem escrita, diferente  e apaixonante.

Mari 22/12/2012

“-De que vale uma partitura sem o seu instrumento? E de que vale um instrumento sem o seu músico?”

Alícia Mastropoulos tem 21 anos e, apesar de ser grega, ela se considera brasileira. Atualmente ela é spalla na OSUFRJ e o amor pela música e principalmente pelo violino veio de herança do seu avô Amadeus. Seus pais, que possuem um restaurante muito frequentado na Zona Sul do Rio de Janeiro, seguem todas as tradições de sua cultura e não aceitam a decisão da filha de estudar música. Alícia namora Theo, um jovem também de origem grega que segue todas as tradições e quer casar com ela. Alícia tem uma importante apresentação em sua faculdade, na qual deveria cantar Nocture de Chopin, mas a emoção fala mais alto e ela resolve tocar Gratia, de seu avô, um acontecimento que significará muito em sua vida.

“Pela primeira vez, senti que minha presença o incomodava. E, ao contrário dele, pela primeira vez eu me sentia à vontade na sua presença.”

Um rapaz misterioso aparece em sua vida e a mudará completamente. Alícia fica dividida entre sua faculdade, seus pais e seu amor. Mas o que esse homem misterioso tem de tão encantador? E qual é o seu segredo? Por que ele não possui memória? E por que ele mexe tanto com ela?

“Às vezes o perto se torna longe quando corremos demais para alcança-lo.”

Quando soube que Lu Piras estava em um projeto com Felipe Colbert logo fiquei ansiosa. Não conhecia Felipe, nem sua escrita, mas quando sinopse e capa foram divulgadas eu tive uma certeza: o livro seria ótimo. E eu não estava errada. Compareci ao evento de lançamento aqui no Rio e pude conhecer Felipe pessoalmente. Voltei pra casa já lendo o livro e me envolvendo com a estória.

O romance de Alícia e Sebastian é tão... doce. Os dois nos envolvem em uma história única e cheia de mistérios. É tão bom quando o livro nos transmite as mesmas emoções do personagem. Não é como se você simplesmente soubesse o que ele está passando, você se sente como ele. É como se você fizesse parte desse lindo romance também. Quando vi que a narrativa era em primeira pessoa admito ter pensado que isso poderia prejudicar, afinal, o livro é escrito à quatro mãos, mas os dois tiraram isso de letra. Já conheço a escrita de Lu, mas em nenhum momento pude falar "essa parte foi a Lu que escreveu". Os dois autores tiveram uma sincronia que nos envolve e nos surpreende de uma forma inexplicável. Ao longo do livro vi que não poderia ser diferente, pois o livro não nos transmitiria tantos sentimentos bons se fosse escrito em terceira pessoa.

Os personagens foram muito bem estruturados. Minha favorita é Carol, que me lembrou muito a minha melhor amiga. A avó de Alícia, D. Cecília, também é inspiradora. Ela me encantou com sua calma, sua perseverança e sua atitude. A mãe de Alícia, D. Artémia, conseguiu me tirar do sério! No inicio do livro pensei que quem me despertaria esse sentimento era Theo, mas fui mais uma vez surpreendida.

LEIA A RESENHA COMPLETA EM: http://magia--literaria.blogspot.com.br/2012/12/a-ultima-nota-felipe-colbert-lu-piras.html
Lu Piras 26/12/2012minha estante
Maravilha de resenha, Mari.
Fico muito contente por saber que minha parceria com o Felipe encontrou essa sintonia que você descreve e que a narrativa conduziu você a sentir as experiências da Alícia. É bom demais quando uma leitura nos transporta!
Obrigada!
Beijocas,

Lu

John Fellix 01/07/2013

*Super Indico*
Eu queria falar muita coisa sobre o livro, mas tenho medo de soltar muito spolier.
Então vou fazer uma mini resenha...

A leitura é fácil e fluí bem.

O mais divertido do livro é o galã -sem memória -Sebastian.
Sebastian tem o dom para despertar fúria/desejo/ e arrancar risadas tanto do leitor quanto da personagem principal Alícia.
Alícia Mastropoulos tem vinte e um anos de idade, e não tem controle sobre a própria vida.
- Isso devido ao fato dela ser, filha unica de uma família grega, que segue muito bem e a risca suas tradições. . .

Adorei o romance se passar no rio de Janeiro, mesmo ele demorando um pouquinho pra acontecer, mas quando isso acontece é perfeito!

( Rio de Janeiro foi lugar que eu conheci á pouco tempo, e que me apaixonei e que quero voltar e fazer um verdadeiro Tour pela cidade. )

- Confesso que durante a leitura eu imaginava SP, na parte em que a personagem andava de ônibus, e metro. E na parte da vila, eu imaginava o cenário que se passa Mamma Mia! kkkkk

- - Destaque!- -

Durante a leitura, eu quis por que quis saber quem escreveu o que.
Isso porque o livro é perfeitamente bem construído.
E parece realmente que foi escrito apenas por um pessoa.
- Parabéns Felipe Colbert & Lu Piras - realmente fiquei impressionado.

A –única- parte que não gostei....

A família dela é um pé, uma perna, um braço e uma mão, naquele lugar!

* Entendi muito bem a mensagem, que o livro passa.

-Spolier. - Sobre a mensagem do livro...

Ele nos faz pensar que na maioria das vezes fazemos certas coisas apenas para agradar nossa família. Ou as pessoas ao nosso redor, e por fim acabamos sufocando nossos próprios desejos e sonhos....

-------

* Parte que eu senti inveja dos personagens foi quando acontece a guerra de comida – que foi muito loca!
–Não goste, pois querooo muuuuito fazer igual. – porem ñ faço pq sei que EU não vou limpar nada!

Resumo final.

Entendi desde o primeiro momento o mistério do livro, mas mesmo assim não conseguir não amar a historia. Ou parar de ler. . .

Esse livro é uma louca e deliciosa fantasia que todos devemos viver, através dessa magica leitura.

*Super Indico. *

Quatro Amigas 11/07/2013

A Última Nota - Felipe Colbert, Lu Piras
Hoje vamos resenhar um livro NACIONAL ! Antes de tudo deixo meu comentário aqui de quanto fico feliz ao ver a literatura nacional se destacando as editoras investindo nesse mercado ainda pouco explorado.. Sou obrigada a confessar que não sou fã de literatura nacional, não sei o porque, sei que temos autores talentosíssimos no mercado com histórias muito bem escritas e desenvolvidas mais ainda não consegui encontrar uma dessas histórias que quando eu terminasse ficasse: NOSSA ! Então acho que é por esse motivo que ainda tenho relutância em livros nacionais, mais isso é minha opinião e mesmo sendo essa a minha opinião não quer dizer que ainda não continuo na busca por um livro nacional que entre no meu TOP a busca continua enquanto isso estou conhecendo autores e histórias incríveis.

A Última Nota foi uma aposta bem ousada na minha leitura por um único motivo: Nunca li nenhum livro do Felipe e li Equinócio da Lú Piras e foi a decepção literária do ano para mim na época, não me entendam mal a Lú é uma escritora maravilhosa escreve divinamente mais eu esperava tão mais de Equinócio pelas críticas que fiquei meio voando com o livro em si, então imaginem como eu estava quando lançou A Última Nota, por um lado a expectativa de ler um livro nacional e finalmente encontrar o que eu buscava e por outro o receio de ser outra decepção..então li o livro sem nenhuma expectativa e esse foi o meu acerto.

Em A Última Nota conhecemos a história de Alicia uma garota de família tradicional grega que mora no Brasil e tenta manter seus costumes e origens a todo custo. Alicia ao contrário dos familiares não leva os costumes gregos ao pé da letra e nem pensa ser uma típica mulher grega, ela estuda Música na Universidade e essa é a sua grande paixão, a música. Diga-se que essa paixão foi passada pelo seu avô que era um musico excepcional e passou toda a sua paixão para a neta antes de sua morte.

Então Alice estuda música mesmo que isso seja motivo de discussões entre ela e sua mãe que quer que sua filha mantenha seus costumes e origens e não entende a necessidade de Alicia em estudar.

-------------------CITAÇÃO:
“ Quando ouvi meu nome e me levantei, quase me esqueci de cumprimentar o spalla dos violoncelos. Fiz a vênia para a plateia, cochichei para o pianista e acenei para o maestro. Corrigi minha postura com o violino pousado sobre a clavícula esquerda e diante da estante, deixei meu coração me guiar.Eu comecei a tocar a composição do meu avô.”
---------------------------------------------------------------------

Alicia namora Theo um garoto de origem grego que é o genro perfeito para seus pais já que sua família vem de um linha tradicional grega, então tudo que a família de Alicia quer é que o casamento entre eles ocorra, mesmo sem Alicia ter certeza se é isso que ela quer.

Alicia possui um relacionamento maravilhoso com sua avó que a entende mais do que ela crê e esse relacionamento é motivo de discussões constantes entre Alicia e sua mãe que não aceita o modo de viver de sua avó já que ela e o avô de Alicia viveram um casamento feliz mais fora das tradições gregas e isso não é aceitável para a mãe de Alicia.

Tudo na vida de Alicia estava normal dentro do possível até que numa apresentação da orquestra que ela faz parte na hora de seu solo ela erra um nota no final de sua apresentação e no outro dia recebe uma ligação de um hospital informando que existe um garoto internado desconhecido que a chama. Alicia pensando que é Theo seu noivo corre ao hospital e chegando lá se depara com um completo estranho que não se lembra de nada somente do nome de Alicia. A Partir daí a vida de Alicia muda radicalmente pois ela se vê envolvida em novos sentimentos e sensações e questionamentos que até então preferiria não ter sobre sua vida e o rumo com o qual ela está tomando. E no meio de tudo isso está seus sentimentos contraditórios em relação ao total estranho que simplesmente não consegue sair da sua vida já que sua avó resolveu o abrigar em sua residência para completo desespero de Alicia que não entende essa atitude.

-------------------CITAÇÃO:
“ O que significa isso, vó ? O que esse cara está fazendo aqui?"
---------------------------------------------------------------------

Alicia se vê então dividida a suas origens e planejamentos familiares e aos seus desejos e sentimentos e precisa entender e aceitar o que quer para a vida antes que seja tarde demais.

-------------------CITAÇÃO:
“ Quando abri os olhos, encontrei o correto vazio. Foi quando eu percebi: nos meus sonhos, nada era mais perto do que a maior distância que ele sempre esteve de mim. Ou seja ... tão perto. E, ainda assim, tão longe.”
---------------------------------------------------------------------

Antes de qualquer opinião a respeito da história do livro, gostaria de deixar os meus parabéns aos autores Felipe e Lú que escreveram uma história tão bem escrita. As palavras tão bem colocadas, aliás os dois livros que li da autora Lú Piras são muito bem escritos com personagens com emoções bem intensas e sentimentos complexos em A Última Nota não foi diferente.

Quanto a história em si é como eu disse não esperava muito do livro por experiência anterior e isso me fez bem porque a história apesar de ser divina não conseguiu me conquistar e convencer. Me senti na pele de Alicia muitos momentos e não conseguia entender e aceitar suas decisões e a forma pacifica que ela tentava lidar não sei se é por meu gênio ser tão explosivo mais eu não aceitava ver a Alicia passando por tudo que passou e sem tomar atitudes, ações mais rígidas.

A história é muito bem escrita e ficamos torcendo e esperando aquele momento que todas as explicações para todos os questionamentos que apareceram durante a história apareça e esse momento não chegou totalmente, quando apareceu alguma explicação não foi convincente pelo menos para mim.

O relacionamento de Alicia com a mãe é outro fator que me deixou BEM FULA DA VIDA no livro todo, a dificuldade de diálogos de interação entre ambas simplesmente foi perdoado esquecido por um único fator, POR MAIS que esse fator seja forte e marcantes não é justificativa para a mudança total no relacionamento entre ambas. O pai de Alicia foi outro que eu senti mais falta na história, por ser tratar de um homem grego esperava um homem mais FORTE e o pai de Alicia era dominado totalmente pela esposa. Um ponto alto do livro era o relacionamento de Alicia com sua avó, uma senhora adorável e mesmo quando seu filho e nora “lhe deu as costas” jamais deixou de apoiar a neta e estar ao seu lado sempre.

Não vou dizer muito mais porque teria que deixar alguns spoilers mais não aceitei o fim do livro porque me deixou com tantos questionamentos quanto ao início do mesmo. Não entendi a relação ou melhor a falta de relação entre os pais de Alicia e sua avó, não entendi porque sua mãe era do jeito que era, isso era algo que gostaria de ter visto no livro um explicação para o comportamento da mãe de Alicia.

Como digo desde do início o livro é muito bem escrito e seus personagens possuem sentimentos bem profundos que podemos sentir e acompanhar mais não espere uma grande história nem um grande desfecho pois não encontrei.

Quanto a edição e editora estão de Parabéns, muito boa edição, acho que não possui nenhum erro e se possui passou despercebido aos meus olhos. A Editora Novo Século está de Parabéns ainda mais por investir nos autores brasileiros e dar uma chance a eles de participarem desse mercado tão concorrido.

Resenha originalmente publicada em:

site: http://quatroamigaseumlivroviajante.blogspot.com.br/2013/07/resenha-ultima-nota-felipe-colbert-lu.html

Eve Barcelos 14/08/2013

A Última Nota - Por Evelyn Barcelos
"Quando você toca, você faz música. Quando você acredita, você faz mágica." P. 150

Alícia Mastropoulos é uma jovem de 21 anos, de origem greco-brasileira que estuda na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu avô, Amadeus Mastropoulos, que era violinista, passou sua paixão e seu talento para a neta e assim ela se tornou a spalla (primeiro violino) da Orquestra. Além da faculdade, Alícia trabalho com os pais no restaurante tradicional da família e é noiva de Theo, também de origem grega e um ótimo partido, segundo seus pais.
Em sua primeira apresentação como spalla, ela decide tocar Gratia, uma composição de seu avô, ao invés de Nocturne de Chopim, como era o combinado. Após essa apresentação sua vida toma um rumo totalmente diferente e imprevisível. Já no dia seguinte, Alícia recebe uma ligação do hospital informando que um jovem havia dado entrada e chamava por ela. Pensando ser Theo ela vai o mais rápido que pode mas ao chegar lá se depara com um rapaz totalmente desconhecido e perfeitamente lindo.

"Ele não era apenas um homem belo. Ele era um deus grego. E de deuses gregos eu entendia muito bem." P. 31

O jovem de olhos azuis não se lembra de nada, apenas do nome de Alícia. Sem entender e achando até que podia ser uma piada de mau gosto, ela vai embora do hospital. Como as surpresas não poderiam parar por aí, ela descobre que sua avó Cecília hospeda o rapaz em sua casa e, como ele não se lembra do nome, passa a chamá-lo de Sebastian. Logo, Alícia passa a conviver mais do que gostaria com ele e isso começa a mexer com sua cabeça e sentimentos.

"Seu olhar continuava a me explorar, profundo e perigoso como um abismo, infinito e pacífico como um oceano. Fosse o abismo ou o oceano, eu já havia mergulhado e podia ver meu reflexo neles." P. 116

Em A Última Nota, nos deparamos com um romance leve, sensível e misterioso que, muitas vezes, nos faz querer acreditar no inexplicável. Passando por questões familiares, autoconhecimento e aceitação, a história consegue nos envolver de forma totalmente única. Alícia sempre quis ser uma filha perfeita,ainda que isso a afastasse do seu verdadeiro eu, mesmo assim muitas de suas escolhas eram reprovadas por seus pais. Até o relacionamento com sua avó, uma das coisas mais bonitas da história, é motivo de discussões entre ela e sua mãe. O motivo de se casar com Theo é, em grande parte, por ele ser de uma família grega tradicional e isso faria seus pais felizes. Tudo isso vai afastando Alícia cada vez mais do que ela realmente é e ela percebe que só consegue ser ela mesma quando está com Sebastian.

Vários aspectos da cultura grega se fazem presente e, por mais sutis que sejam, nos levam a conhecer um pouco melhor sobre ela. Eu sou super fã de saber mais sobre outras culturas, portanto isso me encantou. Outro ponto que me cativou foi o contato constante com a música. Amo de paixão, acho lindo quem toca qualquer instrumento (até tento, mas não é meu maior dom) e ler sobre isso no livro me trouxe ótimas sensações.
Como o foco principal é o romance não posso deixar de falar como ele me surpreendeu. Diferente da maioria a qual estou acostumada a ler, o amor de Alícia e Sebastian é inocente, sincero e totalmente apaixonante! A narrativa, assim como cada palavra, parece ter sido pinçada, já que os sentimentos transmitidos pelos personagens são facilmente sentidos pelos leitores. Com certeza a escolha de escrever o livro a quatro mãos deu super certo!
Ainda não li outras obras de nenhum dos autores, mas depois da experiência com este livro vou correndo procurar!
Ahh, agora uma das coisas que mais me conquistou: a capa! Sério, é uma das capas mais perfeitas do mundo! (Sem exagero) Me apaixonei assim que bati o olho e, confesso, que decidi comprar o livro só por ela. Mas como já cometi alguns erros fazendo isso, fui ler a sinopse e, para minha sorte, tive certeza da compra. =)

A única coisa que, no início, não me agradou muito foi o final. Fiquei com tantas perguntas quando o livro acabou que até senti um tiquinho de raiva. hahaha
Mas depois de alguns dias pensando sobre, vi que as minhas perguntas não precisavam ser respondidas, acho que essa é a graça do romance: não entender, só acreditar!
Livro suuper recomendado.

Vou deixar só mais um quote que me fez suspirar:

"Antes de conhecer Sebastian, eu me sentia como as flores secas que impedem a natureza de reiniciar o ciclo. Depois que o conheci, o que era seco em mim foi substituído por uma vida nova, fresca e viçosa como flores de primavera. Era assim que eu me sentia quando estava com ele. Eu precisava da primavera na minha vida."

site: http://www.pensamentoseminstantes.com.br/

1 | 2 | 3 | 4 | 5