Elantris

Elantris Brandon Sanderson

Resenhas - Elantris

Crys4lis 27/12/2023

Favorito da vida
Esse livro tem td e mais um pouco. Eu já imaginava que ia ser um bom livro julgando pelo primeiro livro que eu lí do Brandon mas nn imaginava que eu ia gostar TANTO. Todo mundo fala que esse é o mais fraco da cosmere. Eu não achei. Ele conseguiu ornar construção de mundo, de personagens, romance, intriga política e humor de uma forma perfeita, sem ficar exagerado. Se já tinha simpatizado com a escrita dele antes agr eu quero ler a cosmere inteira. O final. O jeito que as coisas fazem a gente se sentir meio contra-posto. Foi tudo perfeito. Foi rápido mesmo com toda a construção de tudo. Me surpreende que nn tenha tanta repercussão quanto ACOTAR ou O Povo Do Ar.

Jessica 27/12/2023

Um bom início no mundo da Cosmere
O livro é bem diferente de outros do gênero que li, não imaginava gostar tanto dele. Até um pouquinho de romance foi o maximo!

lívia 27/12/2023

Bom começo
Gostei consideravelmente desse livro e fico bastante animada com as minha leituras futuras na cosmere.

mas, o que esse livro demorou pra realmente engatar não é brincadeira. só quando chegou em 50% que a história realmente foi seguindo, antes disso o desenvolvimento dos personagens (e de mundo) é bom mas desnecessariamente longo.

os três núcleos são bons, o desenvolvimento dos personagens é bem competente, mas meu favorito foi o do raoden.

sinceramente, em muitos momentos da leitura eu não entendi o que estava acontecendo, a descrição do brandon sanderson não foi suficiente para mergulhar 100% e eu entender a descrição da magia, principalmente.

o nome dos personagens muito parecidos com lugares, com os nomes da magia e da religião me confundiu muito durante toda a história, chegou um momento no climax final do livro e não entendi o peso de algo porque não tinha certeza quem era aquele personagem.

***SPOILER***

o dilaf como o real vilão funciona como um plot twist bom MAS também nos faz pensar em como o desfecho da história já seria com ele, o desenvolvimento do hrathen perde um pouco o peso mesmo com sua morte e sua "declaração" de amor pra sarene (que achei bem nada a ver).

estou animada para continuar na cosmere e entender o valor que tantos dão para o brandon sanderson.

Gabriel1994 25/12/2023

Um ótimo início
Fiz uma releitura de Elantris, e fiquei feliz por ele ser melhor do que eu lembrava (e olha que já lembrava bem dele!).

Sou suspeito pra falar do Brandon Sanderson. Gosto muito da escrita dele, e principalmente da forma que ele conduz sua fantasia moderna; mas Elantris tem uma escrita única, talvez por ter sido o primeiro livro publicado por ele e ainda não ter encontrado seu estilo de fato. Mas a mudança de povs a cada capítulo, os pequenos encontros e ligações entre os protagonistas; realmente adoro a escrita desse livro!

Além disso, gosto muito dos personagens, acho os protagonistas memoráveis e os side characters todos muito agradáveis. O final realmente parece meio corrido, mas eu gosto do sentimento que a resolução me trouxe. Ótimo livro, recomendo! ? (e aproveitando, Hope of Elantris é um conto perfeito!)

andre96g 23/12/2023

Para quem busca uma aventura única é essência
Estava com muita vontade de ler um livro de fantasia mas não queria me aventurar em uma saga de 7 livros e elantris foi essencial pra isso. Uma aventura muito interessante q cativa alternando a narrativa entre os personagens. E o final é eletrizante, não conseguia parar de ler até acabar. Enfim, ótimo

Mariana 20/12/2023

Quero mais
Esse foi meu segundo livro do autor (comecei com Tress), e foi uma ótima surpresa.
A narrativa é muito fluída, os personagens são bem construídos, fica fácil torcer por eles.
Ah, e temos uma mulher protagonista que assume as rédeas, nada de donzela indefesa em perigo. Mal vejo a hora de seguir conhecendo mais obras do Sanderson.

Nathiii 18/12/2023

Bom. Faz algumas semanas que finalizei está leitura. Ainda não superei este livro. Ele não é uma leitura fácil, confesso que pelejei pra acabar ele e foi preciso muita constância mas, eu leria tudo de novo. Sabe aquele livro que se a sua memória fosse apagada, você festejaria porque poderia ler ele pela primeira vez? É ele.
Então, que todos conheçam a obra de arte que é ELANTRIS.

Lorrainy 15/12/2023

É uma jornada épica que vai te prender do início ao fim.
Ah, "Elantris"! Esse livro é simplesmente incrível! Escrito por Brandon Sanderson, ele nos transporta para um mundo repleto de magia, intrigas e personagens cativantes.

A história se passa na cidade de Elantris, um lugar que já foi o auge da perfeição, habitado por seres divinos conhecidos como Elantrianos. No entanto, algo terrível aconteceu e a cidade foi amaldiçoada, transformando seus habitantes em criaturas decrépitas e sem poderes.

O protagonista, Raoden, é um príncipe que acorda um dia e descobre que foi transformado em um Elantriano. Ele é enviado para viver em Elantris, onde encontra um lugar decadente e cheio de miséria. Determinado a encontrar uma solução para a maldição que assola a cidade, Raoden se torna uma figura de esperança para os Elantrianos.

Ao longo da narrativa, somos apresentados a Sarene, uma princesa inteligente e destemida que chega à cidade vizinha de Arelon com o objetivo de se casar com Raoden. No entanto, ela descobre que ele está "morto" e precisa lidar com as intrigas políticas e as tensões entre os diferentes reinos.

O livro explora temas como política, religião, corrupção e redenção. Sanderson cria um sistema de magia único chamado AonDor, no qual os Elantrianos são capazes de usar símbolos mágicos chamados Aons para realizar feitos extraordinários. A maneira como ele descreve esse sistema de magia é fascinante e nos mantém ansiosos para descobrir mais sobre seu funcionamento.

Os personagens são extremamente bem desenvolvidos e cativantes. Raoden é um protagonista carismático e determinado, enquanto Sarene é uma mulher forte e inteligente, capaz de se adaptar às situações mais desafiadoras. Além disso, temos Hrathen, um sacerdote enviado para converter o povo de Arelon à sua religião, que se torna um personagem complexo e cheio de nuances.

A escrita de Sanderson é envolvente e detalhada, nos transportando para esse mundo mágico repleto de reviravoltas e surpresas. Ele constrói um universo rico em detalhes, com uma mitologia própria que se entrelaça de forma brilhante com a trama principal.

"Elantris" é uma leitura viciante, que nos faz devorar página após página em busca de respostas. O ritmo da história é bem equilibrado, alternando entre momentos de ação intensa e momentos mais introspectivos.

Ao final da leitura, somos deixados com uma sensação de satisfação e ao mesmo tempo de querer mais desse mundo fascinante criado por Sanderson. É um livro que certamente ficará na memória do leitor por muito tempo.

Recomendo "Elantris" para todos aqueles que apreciam uma fantasia épica cheia de magia, personagens marcantes e uma trama envolvente. Prepare-se para se perder nas ruas decadentes de Elantris e se emocionar com as jornadas dos protagonistas. Você não vai se arrepender de embarcar nessa aventura incrível!

carol2502 15/12/2023

A ressaca literária mais valorosa que já enfrentei
O livro é MUITO chato até o capitulo 54, leve em consideração que o livro tem 63 capitulos, antes disso é muita enrolação, muita politica e pouca magia pro meu gosto ao ponto do livro estar na categoria fantasia. SARENE É UMA CHATONA, tive mais apreciação por personagens totalmente coadjuvantes como o Saolin por exemplo, enfim Rao é magnifico, um príncipe com consciência de classe é tudo meus amores! Hrathen é uma questão de VOU DO AMOR AO ODIO RAPIDAMENTE!!!!!

Maycão Douglinhas 12/12/2023

Faz o R
Muitas perguntas não foram respondidas, o que me incomodou.
Agora, o verdadeiro incômodo foram em diversos capítulos que me cansavam inteiramente. Muita política, pouca magia.
O início é tão devagar e o final tão acelerado...
De qualquer forma, apesar de tantos problemas, tiveram pontos muito positivos. Amei personagens como Galladon, Raoden, as duas crianças, o gyorn... a Sarene também era um personagem legal, mas como estava fortemente envolvida nos capítulos políticos, acabei gostando menos.

clr4_ 02/12/2023

Surreal
Vou escrever uma resenha bem simples e pequena. Só gostaria de colocar aqui eu o Brandon Sanderson conseguiu o que muitos não conseguem fazer. é raro encontrar um livro de fantasia que é volume único e é realmente bom. Foi o primeiro livro do Sanderson que eu li, e ja me cativou com a escrita do autor e a construção de mundo foi extremamente bem feita, na minha opinião, e mal posso esperar para ler os outros livros dele.

Miihhhhhh 02/12/2023

Sempre tive curiosidade de ler os livros do Brandon Sanderson, e o que posso dizer é que gostei.

Gostei da narrativa, do mundo que ele criou e amei a parte da política. Ah, o romance que tem nesse livro é só a cereja do bolo.

Virginia Barros 20/11/2023

Que inferno, agora eu vou ter que ler tudo o que esse homem já escreveu na vida, até a lista de compras dele

Carla.Raquel 17/11/2023

Completo em um único volume
Elantris nos faz mergulhar em um mundo próprio, com suas próprias regras e peculiaridades.
Amei a experiência de leitura e a forma como o autor conseguiu criar todo um universo em apenas um volume foi surpreendente.
Estamos acostumados a fantasias com vários livros, mas Elantris não perde em nada. Ele deixa algumas questões no final pra que possamos refletir, mas longe de ser incompleto.
Recomendo a leitura.

Maya 16/11/2023

Não esperava o tanto de reviravolta que teve nessa história!!! AMEI os personagens, conflitos e suas resoluções.
Espero me lembrar de todos os detalhes sempre que me recordar desse livro. Que leitura! ?