Elantris

Elantris Brandon Sanderson

Resenhas - Elantris

JP Schneider 10/06/2023

Fazia tempo que não lia um livro de fantasia tão bom assim.
Estou em êxtase após essa leitura. Nem dá pra acreditar que é o primeiro livro publicado do autor de tão bem escrito que estava.

Ele conseguiu criar um mundo totalmente novo, com raças novas, magia e tudo o mais que fantasia pode entregar. E o ponto alto foi a disputa entre religião e política, esse tema é tão atual, e ele conseguiu introduzir no livro. E uma religião que ele mesmo inventou.

Difícil encontrar um livro de fantasia tão bom que seja volume único. O autor conseguiu apresentar, desenvolver e concluir muito bem em um único livro, e não ficou com explicações corridas. De fato, gostaria muito que houvesse outros livros ambientados em Elantris.

Os personagens criados são super bem desenvolvidos. Hrathen pelo lado religioso, uma pessoa que faz de tudo pra conseguir o que foi mandado fazer, mas que no final se apresentou como salvador de todos, indo contra sua própria religião.

Sarene, a "viúva" sem nem mesmo ter casado, muito inteligente, não deixando que ninguém a passasse para trás, indo direto contra Hrathen.

E por fim, o príncipe Raoden. A pessoa mais justa possível. Sempre querendo fazer o bem e intermediando todos dentro de Elantris, e a reconstruindo, até por fim conseguir liberar o poder de Elantris.

O final foi coisa de louco, o autor ficou pulando para pontos de vista diferente, sempre passando para outro na parte mais angustiante possível. Fiquei tão vidrado nesse final. Devorei esse livro em muito pouco tempo, fazia muito tempo que não lia um livro de fantasia tão bom. E já comecei logo o segundo livro do Autor, dessa vez uma trilogia.

Lucsaulykos 31/05/2023

História e ambientação impecáveis
Como sempre, brandon Sanderson, sabe como construir e amarrar uma boa história. Do começo lento, aos mistérios e intrigas políticas, tudo faz sentido nessa fantasia incrível. Aquele tipo de história pra agradar quem realmente curte os diversos gêneros de fantasia, misturando política, com um sistema de magia incrível e muito mais. Leitura obrigatória pra quem é fã do gênero

Fernanda Fonseca 29/05/2023

Primeiro livro do autor, é uma excelente estréia
Elantris foi um livro que ficou um tempão parado na minha estante, devo ser sincera que quando li Mistborn, terminei ele com um misto de sentimentos. Acredito que havia um certo grau de empolgação que não foi correspondido, mas isso é tudo culpa minha, de colocar no livro tanta expectativa. Pois no final, foi um ótimo livro. Mas voltando ao que importa aqui, Elantris consegue me empolgar mais que o primeiro livro de Mistborn, acho que muitas questões dos personagens aqui fizeram mais sentidos e toda a construção de universo é bem feita em ambos.

Apesar de ser uma história em volume único, ele conseguiu deixar tudo bem explicado, porém, adoraria ver mais do mundo e desse universo (afinal, apesar de fechada a história, sobrou um pequeno gancho que poderia ser muito explorado em mais um livro).

Por fim, recomendo muito a leitura. Logo estarei lendo outros livros do autor, que apesar de alguns detalhes, vem sendo bem interessante de ler e entrar nesse universo dele.

P.S - achei que poderia ter tido mais diálogos e embates entre a Sarene e Hrathen, isso teria deixado mais interessante o fato que vem a ser revelado no final e teria dado uma tensão maior, que seria bem interessante de acompanhar.

Elisa 26/05/2023

Minha opinião sobre esse livro é um misto de sentimentos. A leitura não foi fácil e demorei muito pra terminar, eu passava horas lendo e parecia que nada andava, só depois de 80% foi ficando mais frenético. Apesar de ter uma construção lenta, eu adorei todos os personagens e a trama politica e religiosa. Sanderson tem uma criatividade cativante ,e a forma como ele escreve... é indescritível. Uma pena mesmo eu ter tido dificuldade em ler rápido, e esse tempo que ficava sem ler, me distanciava um pouco da história, mas pra quem ja é acostumado com esse tipo de leitura, com certeza vai ter uma experiência melhor que a minha.
SassA 26/05/2023minha estante
Esse livro é dificílimo de ler!!! Muito lenta a construção

Felipe 27/06/2023minha estante
tbm achei lenta, demorou demais pra acontecer as coisas... o brandon melhora isso nos próximos livros,

Quel 23/05/2023

Uma Ótima História
"Era como se estivesse empenhada em morrer, uma cidade cometendo suicídio"

Adorei este primeiro livro (publicado) do Brandon Sanderson. Será que nunca encontrarei um livro ruim dele?

"-Sule, algumas vezes você é tão otimista que me dá ânsia"

Adorei a fantasia, os personagens e principalmente a amizade de Raoden com Galladon.

"[...] eu a trancarei em uma sala com Galladon por uma hora, para que aprenda o que é pessimismo de verdade"

"-Por Doloken! Não está morto?
-É claro que estou."

Vinicius 21/05/2023

Um Bom livro do primeiro Autor
Elantris começa já sem o preparo lento que é normal para Brandon Sanderson. O livro é viciante e de extrema fluidez.
É claro que possui alguns erros de autor de primeira viagem. Como sendo o primeiro livro escrito por Sanderson, ainda tem algumas coisas que ele passou a melhorar com o tempo.

Mas mesmo assim, o livro é magnífico. Meio simples com os personagens. Não existe o cinza aqui, se você procura algo entre o bem e o mal apenas, esse livro é pra você.

Claro que o final deixa a desejar unicamente porque ele deixou pra que todos os plots se resolvessem em apenas 50 páginas. Isso é uma das poucas coisas que reclamo.

Contudo, se você procura um livro de fantasia de volume único, esse é uma boa.

@enightlibrary 20/05/2023

Rumo a cosmere para ??
Primeira experiência com o Brandon Sanderson foi sensacional, não vejo a hora de saber o que mais ele criou nos outros livros!

Izabella 19/05/2023

Elantris
Tenho que confessar que no começo, começo no caso eu digo as primeiras 400 páginas eu estava pensando em uma nota menor, porque estava achando horrivelmente monótono e me sentia entediada, porém quando passou desse marco de 400 páginas as coisas finalmente começaram a andar, não achei a melhor fantasia que eu já li, achei o final meio corrido como se tivesse enrolado tanto que no fim tinha que enfiar todas as informações que não foram ditas porém sem maiores explicações, eu classifiquei como "Bom" mas eu diria na minha opinião óbvio que ficou mais para "bonzinho" que é mais que razoável mas não bom de fato, enfim como sempre é só minha opinião, só lendo para que forme a sua, não pretendo ler os outros livros no mesmo universo por hora mas nunca se sabe.

Tatinha 19/05/2023

?Pelo amor de Domi!? Adorei! ?
Já sou apaixonadinha pelo Brandon e seus livros então foi mais um que eu gostei demais!
Poderia ter explorado melhor muuuita coisa, sem tanta afobação mas mesmo assim não deixou de ser ótimo!

Luan.Barbosa 15/05/2023

Comecei este livro e durante o primeiro 1/3 eu considerava a experiência um legítimo 3.5 e ao fim um 4.5, portanto, avalio como um 4.

Personagens extremamente carismáticos, um sistema de magia muito interessante e uma construção de mundo fascinante, com um final que nos deixa aflitos.

Contudo, o livro não é perfeito e tem seu início arrastado pelo excesso de expressões tipicas deste mundo, mas o leitor que encarar este "desafio" com certeza se sentirá recompensado pela história.

Muito ansioso para conhecer mais deste autor.

-Koraline 14/05/2023

Finalmente me rendi à Cosmere. Elantris é o primeiro livro da ordem de séries do universo, e peguei essa sugestão da Tami, do canal Resenhando Sonhos, e logo mais irei reler Mistborn. Dizem que de todos do Brandon, Elantris é o mais fraco em ação, e realmente, o foc é muito mais a dinânmica governamental e manipulações políticas do que o prório universo do livro, que contém elementos mágicos que não foram tão explorados quanto eu gostaria, pois pra mim essa é a parte mais interessante, mas mesmo assim é um ótimo livro, com personagens muito cativantes, e já me afeiçoei à Sarene imediatamente. Como acabei de terminar o livro, confesso que fiquei bastante empolgada com a cena do Hoid (para quem não sabe, o Hoid é um personagem que aparece em todos os livros principais da Cosmere, transitando entre os planetas), mas achei bastante curta. O motivo do livro não ter sido 5 estrelas se relaciona ao fato da magia ser pouco explorada, pois quando aconteceu o conflito, fiquei em certas partes um pouco perdida pelo sistema mágico não rer sido muito explicado durante o livro, e também pelo conflito ter acabado rápido demais. Mas me surpreendi com o livro, e espero cada vez mais da Cosmere.
mandyinhell 15/05/2023minha estante
Eu tô pensando seriamente em explorar a cosmere, mas confesso que tô na dúvida se começo por elantris mesmo

-Koraline 15/05/2023minha estante
Mandy, Elantris foi também o primeiro livro publicado pelo Brandon... Só não comece por o Caminho dos Reis... E acho que Elantris é o menos complexo, então é o ideal pra vc se acostumar com a narrativa e começar a entender a dinâmica

mandyinhell 15/05/2023minha estante
Ah legal! Obrigada pela dica

Berserk 02/05/2023

Misericordioso Domi... Que livro lindo.
Eu nunca mais vou bater o dedinho do pé sem me lembrar de Elantris.

starseaws 30/04/2023

Meu Santo Domi..
Elantris. Não sei por qual motivo demorei tanto para terminar ou dar continuidade a leitura desse livro. Sua história é longa, sim, mas totalmente imersa em detalhes, é uma fantasia única, com apenas um volume, ela começa sem pressa e, ao longo vai agilizando o processo, a partir da metade do livro, você recebe uma enorme bomba de Informações a cada capítulo. Desenvolvimento da trama e personagens eu não vou nem falar, incríveis! Livro ótimo e surpreendente.