Elantris

Elantris Brandon Sanderson

Resenhas - Elantris

Ricardo.Estevez 04/07/2023

Eu tinha esse livro parado na estante há uns 8-10 anos, comprado por que estava cansado de livro de fantasia com mil sequências.
Quando comecei achei que iria me arrepender de ler, parecia lento e sem objetivo na história, mas depois de mais algumas páginas só quis engolir tudo mesmo e agora queria que houvesse mais história nesse lugar.

anapmoscoso 03/07/2023

Brandon, por que me odeias?
Elantris foi o primeiro livro publicado pelo Sanderson e é engraçado como ele mesmo fala dela como uma obra "mais fraca" em relação às posteriores.
Entretanto, apesar de reconhecer que Elantris não conta com a profundidade costumeira do autor no tocante ao sistema de magia e falta um pouco em ação, eu simplesmente me encantei pela obra e amei demais o livro. E estou arrasada por descobrir que não é livro único.
Comecei a leitura acreditando que ele era, até descobrir que, na verdade, até 2030, Elantris será uma trilogia. Descobri isso enquanto lia e me animei a principio - porque já estava triste com a ideia de não ter mais da história - mas, ao finalizar a leitura, fiquei dividida, porque o final de Elantris é perfeito e eu ficaria mais que satisfeita em idealizar que meus amados personagens viveriam seus felizes para sempre. Parece que não é isso que vai acontecer, rsrsrsrs.

Brandon Sanderson, é impressionante que sua primeira publicação tenha sido um livro tão bem construído, com protagonistas cativantes, vilões carismáticos que você fica meio em dúvida se deve odiar ou não, sábios rabugentos que dá vontade de entrar no livro e dar um abraço e uma escrita tão maravilhosa que não simplesmente não dá pra largar. Ou seja, 10/10 desde o primeiro de muitos!
leobiel 03/07/2023minha estante
Eu conheci o Sanderson pela trilogia Executores que é incrível, e depois fui descobrir que ele também era autor de Elantris (que tá há um bom tempo na minha lista de leitura) e Mistborn que tb parece ser muito bom

leobiel 03/07/2023minha estante
Vou ler pelo menos o primeiro pra ver se me fisga kkkk ouvi dizer q a mitologia tem um sistema de magia bem complexo

anapmoscoso 03/07/2023minha estante
nossa, Mistborn é INCRÍVEL! Eu comecei por ela! Leia!!! Você não vai se arrepender! Eu sou completamente obcecada e vou até parar de digitar senão vou fazer uma tese aqui sobre o quão maravilhoso Mistborn é

Zanella 13/11/2023minha estante
AAAAH amg, ainda bem que vc fez essa resenha e me salvou de ser torturada por anos pela ansiedade de ler as continuações!! Kkkk

Lanny 30/06/2023

Primeiro livro dele e primeiro dele que li
Tive a oportunidade de comprar o box de Mistborn antes de sumir das lojas bem barato, mas não comprei porque não conhecia o autor. De lá para cá, li e vi muitas pessoas falando maravilhas da escrita do autor. Porém, as pessoas que li e vi falando essas maravilhas, são pessoas que buscam coisas diferentes de mim nas leituras.

Essas pessoas gostam de trama política, eu detesto. Mesmo porque eu não entendo uns 80% das manobras políticas que ocorrem e fico voando no rolê.

Essas pessoas também não gostam que a história tenha foco em romance e eu vivo pelo lema: Sem romance, sem reconhecimento.

Baseado nisso, eu tinha receio que os livros fossem realmente bons (eu não desmereço os livros porque eles não se encaixam no meu padrão), porém, não me empolgassem. Afinal, os livros do Sanderson não são nada curtos. Ler um calhamaço pra no fim dizer um "legal" murcho não era o que eu queria. Fora que os livros dele não são nada baratos.

Mas eis que um belo dia uma colega de trabalho se vira pra mim e diz que o filho tem uns livros em casa e se eu quisesse ela me doaria. Quem sou eu pra dizer não a livros doados? E no meio deles veio Elantris. Acho que meus olhos brilharam quando o vi. Era minha oportunidade de ler Sanderson sem gastar e era uma obra de volume único, então se eu não gostasse, poderia parar por aí.

Aqui estou eu agora pra dar 5 estrelas a esse livro.

Eu tinha dividido a leitura em 4 meses. Pra ler de 15 a 16 capítulos por mês, tem 2 meses isso e eu ontem li os 2 meses restantes porque chegou uma hora que não deu pra parar. Foi surto atrás de surto.

Eu não gosto de política, como já disse no início. Mas como tudo na vida que a gente não gosta, é porque a gente não entende. Mas a política desse livro ou é muito simples, ou é muito bem contada porque eu conseguia entender porque era ruim fulano e beltrano se unirem a cicrano. Ou porque essa ou aquela ação geraria um benefício pra esse ou aquele personagem.

O jogo de xadrez entre Hrathen e Sarene é emocionante. Daí mais pro fim você percebe que alguns peões eram na verdade bispos, torres ou reis que deram o xeque mate.

Raoden parece estar fora de combate por estar em Elantris, mas ele também move peças que afetam os demais do lado de fora. Ele é extremamente inteligente e perspicaz.

Como se isso não fosse suficiente, ainda me identifiquei com Sarene na questão pessoal por ser muito alta e muito intimidadora.

No quesito romance eu não tenho o que reclamar. Os que não gostam, dizem que não é o foco e não se incomodam com qualquer migalha que tenha. Eu gosto de romance de qualidade e não quantidade. Se o pouco que tem é bom, pra mim já vale e valeu demais. Passei o tempo todo ansiosa pra o encontro de Raoden e Sarene e depois pra que ela descobrisse quem ele era. E quando aconteceu, eu quase surto de tão bom que foi.

Hrathen é um personagem feito pra a gente odiar porque ele veio pra acabar com tudo. Mas no fim, tem gente mais odiosa que ele e você ainda consegue ter simpatia pelo gyorn.

Algumas pessoas falaram do rei Iadon, o considerando um fraco. Até mesmo Raoden fala da decepção com o pai. Mas eu achei que ele não mostrou quem era de verdade. Claro que as ações dele que Sarene descobriu foram horríveis, mas ninguém levou em consideração o decreto lido que já tinha sido elaborado dez anos antes. Aquele decreto não é ação de um tolo ou de um tirano.

Aplausos para essa história tão brilhante quanto a alma da cidade de Elantris.

E o veredicto final: lerei mais obras de Sanderson?

Pode ser que sim. Não vou dizer que não, mas também não vou correr atrás porque sinto que, apesar de ter amado esse livro, os outros não terão o mesmo sabor porque virão as semelhanças e as surpresas não serão mais tão surpresas assim. Então vamos com calma, lendo os livros únicos de tempos em tempos pra não cansar.
Ana Carol 30/06/2023minha estante
Olha, nunca tinha ouvido falar desse livro e desse autor e por acaso parei na sua resenha e li. Me identifico com muito da sua fala quanto a política, romances, não desmerecer um livro que não se encaixa no meu padrão, etc e por isso co tinuei a ler e amei sua resenha! Amei o resumo que fez do livro, sem entregar o jogo e despertando uma vontadezinha de conhecimento cer mais essa obra! ?

gabrielle 29/06/2023

Elantris
Amei demais!!
esse livro foi a essência de fantasia que eu mais gosto.
me apeguei com os três personagens principais, então quem leu sabe que sofri com o final de um certo alguém, porém nao mudaria, achei q foi uma ótima conclusão.

Kell 26/06/2023

Fantasia única com potência que eu não tinha visto ainda!
Esse foi meu primeiro contato com o autor, dizem que é bom começar por esse pq foi o primeiro é é mais ?fraco? que os outros, mas se isso é fraco eu mal posso esperar lê-los próximos!
Eu amei a construção da magia e política que se os tópicos pelos quais a história gira em torno. Os personagens são cativantes, com camadas, fortes e que tomam decisões inteligentes. Achei fantástico tudo que o Brandon consegui criar em um único volume, virei fã!!

Felipe 25/06/2023

Devagar mas com conteúdo
Demorei muito pra terminar Elantris mas em nenhum momento quis abandonar, porque sabia que viria coisa boa pela frente.

Brandon construí historia e personagens como ninguém, e esse livro é todo sobre isso, ele prepara terreno para o final.. e acho que foi esse o problema desse livro. Nada acontece em Elantris, só acontece mesmo em 80% do livro, você fica sim intrigado pela história mas a única vez que peguei o livro pra ler e não consegui tirar os olhos foram nos últimos 85% do livro.

Bianca.Gomes 24/06/2023

Elantris foi o segundo livro do Brandon Sanderson que li, e não poderia ser diferente gostei bastante apesar da escrita ser bem diferente de Caminhos dos Reis e notável a evolução dele na escrita.
Mas amei a história. Sarene a melhor muito inteligente.

Agora vamos para Tress a garota do mar de esmeralda que já iniciei e falta pouco para terminar.

Maylla2 24/06/2023

Uma surpresa
Terminei de ler Elantris com um gostinho de quero mais. Decidi começar a ler Brandon Sanderson pelo seu primeiro livro. Todos dizem que é o mais simples de todos e, de fato, achei o enredo simples, mas muito interessante de ser lido. Adorei as personagens, muito bem construídas, e toda a ambientação.
Como falei no início, fiquei querendo mais desse universo. Amei!

Mari 21/06/2023

Que livro incrível, que história INCRÍVEL, super bem desenvolvida, super original, me segurou com tudo na história.

Amei os personagens, amei o mundo, amei tudo!
Se esse é um dos ?piores? do BS, imagine o resto pqp?..

Rodrigo Digão 14/06/2023

Ótimo livro, com certeza o mais humilde de Sanderson, porém não menos legal.

Claro que estou fazendo uma comparação injusta, pois este eh seu primeiro livro, e comparando com seus atuais, nem dá para falar.

Mesmo assim tem o padrão, o carimbo Sanderson, o que eh sinônimo de qualidade.

Vão na fé, uma ótimo leitura.

sevenseas 11/06/2023

Faltou tempero
Elantris é interessante em sua premissa, mas há algo na trama toda que não te faz se conectar com os personagens.

O estudo e a história por trás do poder são bem escritos, o entrave político é simples, mas justificável. A descrição de cenário e dos acontecimentos é simples demais para uma fantasia na minha opinião...

Raoden e Galladon tem seu brilho.
Sarene, a protagonista durante 70% do livro, segue o grande estereótipo da mulher difícil, com uma >pequena< características fora do padrão de beleza e de tamanha inteligência que põe qualquer homem pra correr.

No fim Elantris não é bom o suficiente pra te comover e tocar profundamente, mas é intrigante e bem feito o necessário pra te fazer ler até o final!

JP Schneider 10/06/2023

Fazia tempo que não lia um livro de fantasia tão bom assim.
Estou em êxtase após essa leitura. Nem dá pra acreditar que é o primeiro livro publicado do autor de tão bem escrito que estava.

Ele conseguiu criar um mundo totalmente novo, com raças novas, magia e tudo o mais que fantasia pode entregar. E o ponto alto foi a disputa entre religião e política, esse tema é tão atual, e ele conseguiu introduzir no livro. E uma religião que ele mesmo inventou.

Difícil encontrar um livro de fantasia tão bom que seja volume único. O autor conseguiu apresentar, desenvolver e concluir muito bem em um único livro, e não ficou com explicações corridas. De fato, gostaria muito que houvesse outros livros ambientados em Elantris.

Os personagens criados são super bem desenvolvidos. Hrathen pelo lado religioso, uma pessoa que faz de tudo pra conseguir o que foi mandado fazer, mas que no final se apresentou como salvador de todos, indo contra sua própria religião.

Sarene, a "viúva" sem nem mesmo ter casado, muito inteligente, não deixando que ninguém a passasse para trás, indo direto contra Hrathen.

E por fim, o príncipe Raoden. A pessoa mais justa possível. Sempre querendo fazer o bem e intermediando todos dentro de Elantris, e a reconstruindo, até por fim conseguir liberar o poder de Elantris.

O final foi coisa de louco, o autor ficou pulando para pontos de vista diferente, sempre passando para outro na parte mais angustiante possível. Fiquei tão vidrado nesse final. Devorei esse livro em muito pouco tempo, fazia muito tempo que não lia um livro de fantasia tão bom. E já comecei logo o segundo livro do Autor, dessa vez uma trilogia.

Lucsaulykos 31/05/2023

História e ambientação impecáveis
Como sempre, brandon Sanderson, sabe como construir e amarrar uma boa história. Do começo lento, aos mistérios e intrigas políticas, tudo faz sentido nessa fantasia incrível. Aquele tipo de história pra agradar quem realmente curte os diversos gêneros de fantasia, misturando política, com um sistema de magia incrível e muito mais. Leitura obrigatória pra quem é fã do gênero

Fernanda Fonseca 29/05/2023

Primeiro livro do autor, é uma excelente estréia
Elantris foi um livro que ficou um tempão parado na minha estante, devo ser sincera que quando li Mistborn, terminei ele com um misto de sentimentos. Acredito que havia um certo grau de empolgação que não foi correspondido, mas isso é tudo culpa minha, de colocar no livro tanta expectativa. Pois no final, foi um ótimo livro. Mas voltando ao que importa aqui, Elantris consegue me empolgar mais que o primeiro livro de Mistborn, acho que muitas questões dos personagens aqui fizeram mais sentidos e toda a construção de universo é bem feita em ambos.

Apesar de ser uma história em volume único, ele conseguiu deixar tudo bem explicado, porém, adoraria ver mais do mundo e desse universo (afinal, apesar de fechada a história, sobrou um pequeno gancho que poderia ser muito explorado em mais um livro).

Por fim, recomendo muito a leitura. Logo estarei lendo outros livros do autor, que apesar de alguns detalhes, vem sendo bem interessante de ler e entrar nesse universo dele.

P.S - achei que poderia ter tido mais diálogos e embates entre a Sarene e Hrathen, isso teria deixado mais interessante o fato que vem a ser revelado no final e teria dado uma tensão maior, que seria bem interessante de acompanhar.

Elisa 26/05/2023

Minha opinião sobre esse livro é um misto de sentimentos. A leitura não foi fácil e demorei muito pra terminar, eu passava horas lendo e parecia que nada andava, só depois de 80% foi ficando mais frenético. Apesar de ter uma construção lenta, eu adorei todos os personagens e a trama politica e religiosa. Sanderson tem uma criatividade cativante ,e a forma como ele escreve... é indescritível. Uma pena mesmo eu ter tido dificuldade em ler rápido, e esse tempo que ficava sem ler, me distanciava um pouco da história, mas pra quem ja é acostumado com esse tipo de leitura, com certeza vai ter uma experiência melhor que a minha.
SassA 26/05/2023minha estante
Esse livro é dificílimo de ler!!! Muito lenta a construção

Felipe 27/06/2023minha estante
tbm achei lenta, demorou demais pra acontecer as coisas... o brandon melhora isso nos próximos livros,