Elantris

Elantris Brandon Sanderson

Resenhas - Elantris

davidplmatias 09/08/2023

A cidade é o personagem principal
O livro te deixa muito curioso e ansioso pasta descobrir o grande segredo de elantris, porque a cidade morreu, porquê a magia acabou, e será que um dia irá voltar?

Eu imaginava que por ser o primeiro livro de Sanderson, este seria de pior qualidade, mas eu estava enganado. A trama pode ser um pouco mais lenta no começo, mas ela se desenvolve e explode no final, é uma fantasia que te prende e por ser um volume único, acaba é deixa um gostinho de quero mais.

Ainda bem que faz parte da cosmere e isso me faz sentir que ainda veremos a magia de elantris no futuro. Obrigado mais uma vez sanderson!

Bea Barbe 09/08/2023

Muito, bom!
Dá satisfação de saber que tudo que eu teria pra falar mal desse livro o Brandon já fez melhor em outros. Adorei o plot politico da Sarene e os desafios de Raoden em Elantris. Alguns acontecimentos achei um pouco jogados e meio do nada, mas no mais adorei o livro.

Mário Lopes 06/08/2023

Leitura obrigatória para quem gosta de livro de fantasia
O primeiro quinto do livro é um pouco cansativo, mas rapidamente se tornou impossível parar de ler. Trata de situações que remetem a depressão, fanatismo, disputas políticas, miséria e até genocídio, mas também de como é possível fazer o melhor diante de tudo isso. Eu fiquei maravilhado de como até o pior dos personagens, se vê como o herói da história.
Apesar de ser o primeiro livro publicado por Brandon Sanderson, é impressionante. Diante disso, se tornou um dos melhores livros de fantasia já lidos por mim. Ganhou um coraçãozinho. ?? favoritado!
Matheus1028 21/08/2023minha estante
Huuum, vou colocar na minha lista, exatamente o tipo de enredo que eu gosto, e do melhor autor ?

Callum 05/08/2023

Elantris...
Esse livro é a prova de que Brandon Sanderson é um autor magistral. Foi o primeiro livro que ele escreveu e já iniciou sua carreira de maneira fodastica.
Elantris tem personagens femininas fortes, plosts bem elaborados, sistema de magia quase extinto e intrigas. Muitas intrigas, tanto pessoais como políticas e religiosas.
Apesar de ser livro único, daqui a alguns anos Elantris se tornará uma trilogia. Eu fico feliz com o final, mas realmente quero ver como o mundo ficou após os últimos acontecimentos. Se quiserem ler uma fantasia única, leiam Elantris.

Joy 04/08/2023

Que livro incrível, eu amei, amei. Espero ansiosamente que tenha uma continuação de fato, seria maravilhoso.

Lara 30/07/2023

O livro é otimo mas falta a continuação, é uma fantasia em volume unico ate por ali pq ficaram muitas coisas sem respostas.

SassA 30/07/2023

Capotei igual bêbado em ladeira
Eu sinto tanto por ter colocado essa nota. O Sanderson está virando meu autor favorito, mas esse livro foi difícil. Li até 40% em e-book, depois quase abandonei, e tive que ouvir audiobook pra terminar. Pra quem gosta de fantasia política com crítica a doutrina religiosa, vai amar incondicionalmente esse livro. Mas pra quem gosta de desenvolvimento de personagens grandiosos como eu, vai achar uma chatice. EU NÃO GOSTO DESSES PERSONAGENS. Me peguei várias vezes pouco ligando pro que ia acontecer com eles. O Raoden nunca será um Kaladin, a Serene era pra ser (fodona) ficou chatíssima, e o Hrathen teve um grade final merda hein, a redenção dele foi de dar DÓ. O vilão é fraquíssimo fraquíssimo, motivação podre. A única coisa que gosto aqui é a originalidade de universo. Só li ele pra entender melhor a Cosmire. Mas, se um dia virar adaptação eu assisto com toda certeza.
O Brandon cresceu muito depois desse livro, e vai se tornar o maior escritor de fantasia dessa geração, eu tenho fé

Iaszz 29/07/2023

Eu demorei um pouco pra engrenar na leitura, só consegui mesmo lá pelos 30% do livro. Além de ser muito diferente, os personagens não estavam me agradando, no fim acabou que amei todos. Pra mim, o jeito que o Brandon vai soltando as informações durante o livro é impecável, no fim tudo se encaixa. O sistema de magia é diferente de tudo

Gabriela1214 29/07/2023

A vida é maravilhosa quando um livro supera (e muito) nossas expectativas!
Elantris se tornou um dos meus livros de fantasia favoritos da vida, e isso se deve muito as minhas expectativas iniciais de leitura.
Li Elantris depois de Tress, minha primeira leitura do Brandon, por causa das referências diretas a Elantris e porque encontrei esse livro em perfeito estado em um sebo de SP.
Eu sabia que esse não era o livro favorito da maioria dos fãs do Brandon, nem sequer tinha visto muitas críticas positivas sobre ele, então fui de coração aberto sabendo que essa era uma das primeiras histórias de um escritor que está em outro patamar atualmente.
Felizmente, amei essa leitura muito mais do que esperava!
Passado o começo mais complicado com explicação de mundo e muitos nomes diferentes (o que é normal), tudo me interessou: personagens interessantes, discussões políticas e religiosas bem feitas, muito mistério e Elantris, a cidade que, por si só, é muito instigante, fiquei preocupada demais com o seu futuro até o fim! hahahaha
O final, aliás, foi super eletrizante. Depois de 50% da leitura não conseguia mais parar de ler.
Reconheci alguns pontos narrativos que poderiam ser melhores, mas, como experiência pessoal, aceitei e gostei de tudo que li! hahahaha
Raoden e Sarene ganharam meu coração.
Espero reencontrá-los no futuro da Cosmere!
Brandon já confirmou que Elantris terá, pelo menos, mais quatro livros, mas, por enquanto, estou satisfeita com esse “final”!

Gabriela 28/07/2023

Guerreira,humildade eu nao preciso nem falar
Entao, Kkkkk minha relação com esse livro é um pouco complicada. Partindo do começo, que eu larguei ele no minimo umas 3 vezes. Nao por ser um livro ruim, longe disso. Mas e mais sobre eu lê-lo depois de conhecer varias histórias do sanderson. Sinto que se esse fosse minha primeira experiência com o autor ia ser bem diferente minha opinião. Mas no geral é um bom livro, tem muita intriga política e religiosa, e o grande mistério sobre o que diabos aconteceu com elantris. No final o brandon desenrola bem a trama e fecha a histórias dos personagens de uma forma aceitavel.

Coisas que pessoalmente me fizeram tirar nota por experiência pessoal:

-O autor nessa época ainda tinha vários vicios de linguagem e por ja ser macaca velha fiquei levemente incomodada.

-os personagens por mais legais que sejam nao tiveram carisma o suficiente pra fazer com que eu me importasse com eles. (Foi mal sarene e raoden, vcs sao uns queridos)

-Povs de um certo personagem longos demais. Eu sei que era necessário mas era muito entediante, quando via que chegava em um capítulo dele eu tinha vontade de .

Sei que futuramente tera mais livros sobre elantris, e eu tenho um pensamento positivo pois sei que o atual brandon sanderson vai entregar algo no mínimo excelente ?

arthurisco 26/07/2023

Entrando na Cosmere (finalmente)
Que bom saber que no geral esse não é um dos melhores da saga, pois eu tive certa dificuldade com a leitura nos primeiros 30% da leitura. Mas a história foi crescendo muito com o passar das páginas e isso ajudou a subir a nota. Depois dessa dificuldade, vi os valores no enredo, personagens e cenários. Foi um bom início para essa saga.

Renata_ Pandora 24/07/2023

Ótimo livro, cheio de ação, política, religiosidades, simbolismos, guerras. Um livro maravilhoso!!!

Min-ssi 24/07/2023

Demorei mas terminei
Um livro incrível para quem gosta de fantasias complexas e de livro único.Confesso que queria que tivesse tido mais interações entre os personagens que n seja falando de política? sim mas fazer o que a maioria das fantasias que amo os romances também são em migalhas. Gostei de tudo sério muito bom, li bem devagar para saborear bem a história e mesmo assim acho que n entendi ou aproveitei tanto o que a história estava me passando,que bom que para isso existe releituras é isso

Tati Freitas 19/07/2023

Minha primeira experiência com Brendon Sanderson e estou impressionada. Queria saber se ele era tudo isso mesmo e resolvi começar pelo primeiro livro dele. Li em alguns lugares que ele considera esse o seu livro mais fraco. Bom, pois então ele deixou as expectativas na estratosfera, pq eu amei o esse livro.

A trama política, as relações, os conflitos, as lendas e a magia, é tudo muito bem amarrado. Ele criou um mundo inteiro, muito bem feito e crivel, em 570 páginas.

Os personagens são muito bem construídos, Sarene é minha nova heroína, que mulher incrível. Me apeguei a todos os personagens, sofri até mesmo com personagens "secundários", os últimos capítulos desse livro quase me colocaram em uma crise de ansiedade.

Fico chateada de nunca ter lido o autor antes, mas ao mesmo tempo empolgada de saber que tem tantos livros dele pra ler daqui pra frente.

Moringan 16/07/2023

"A eternidade terminou há dez anos."
? Hrathen, você tem meu respeito e meu coração. Que personagem incrível e sem dúvidas, memorável.

A bem da verdade, todos os personagens são muito bons. Não só eles, como também a construção de mundo na qual estão envolvidos.

É impossível não notar a semelhança de Roaden, com Kelsier (Mistborn) e Kaladin (The Ways of King). Os três compartilham de uma estupenda resiliência.
Assim como os outros dois, Roaden traz a luz em meio ao caos e escuridão.

E o que dizer de Sarene? Que princesa e mulher admirável.
Seria uma honra ser amiga dela.

? Só senti falta a respeito da conclusão da cidade de Elantris. O que levou a destruição da cidade? Como Roaden sabia o lugar exato onde devia restaurar a cidade? Esperei por uma explicação, mas esses mistérios ficaram em aberto.
Patrick.Borges 17/07/2023minha estante
O que você acha Moringan, será que vale a pena começar os livros do Sanderson por esse Elantris ou por Mistborn? Vi falar que é um universo compartilhado

Moringan 18/07/2023minha estante
Primeiramente, não há necessariamente um universo compartilhado (pelo menos não ainda, é mais uma ideia). O que nos faz intuir isso é que em todos o livros/histórias que se passam no universo Cosmere há um personagem misterioso que as veze responde pelo nome Hoid, que faz participação pequenas e até insignificantes, seja como mendigo, um informante, ou pegadas em lugares inóspitos que não levam a lugar nenhum.

Ele faz aparições muito sutis, e é divertido procurar por ele em cada leitura. Pois o ponto é, ele sempre está lá. Kk

Quem é? O que é? Como viaja entre uma história e outra? Porquê?
Eis o mistério.

(Foi mal pelo textão, mas é difícil não se empolgar)

Moringan 18/07/2023minha estante
E creio que seria melhor começar por Mistborn.
Elantris é muito bom, mas não é o melhor.
Portanto, comece por Mistborn, é uma trilogia incrível, para um leitor de fantasia que acha que já viu de tudo, é um verdadeiro prato cheio.

Patrick.Borges 18/07/2023minha estante
Ahh sim entendi, vou seguir tua dica, muito obrigado kk
E imagina, é sempre bom ver alguém empolgado sobre alguma saga, deu mais vontade de ler kkkkk