A Bandeja Lycia Barros

Resenhas - A Bandeja

Duda Oliveira 14/10/2012

Gospel, envolvente e viciante
O livro conta a história de Angelina. Uma jovem que deriva de uma família cristã e vai se aventurar deixando sua cidade, Petrópolis, para cursar Letras em uma universidade pública da capital do Rio de Janeiro. Mas o que a menina não esperava era se apaixonar pelo professor da faculdade, Alderico. Mas está paixão acaba afastando Angelina de sua família, seus amigos, seus estudos e até mesmo de Deus. E, de quebra, uma sessão de sonhos no mínimo estranhos começam a surgir, entretanto no fim, a jovem descobre seus significados.
É impossível não lembrar de alguém na leitura deste livro! Com certeza, vira imediatamente a imagem de uma pessoa ao decorrer da leitura. O livro, sim, é bem voltado ao divino Deus e tem vários versículos da Bíblia! Mas digo e repito se for preciso: Se não é muito ligado a este assunto dê uma chance à Lycia! Tenho certeza que ela vai te conquistar! Este é seu dom. Ela consegue transformar uma lição de moral em uma história envolvente, viciante e que te prende até a última página! Estou louca para ler Entre a mente e o coração que, para quem não sabe, é uma continuação a parte, da história de Rico.

Gostou da resenha? Conheça um pouco mais sobre mim e minhas opiniões aqui: http://dudaoliveira10.blogspot.com.br e não deixe de seguir para acompanhar o blog.

Link da postagem: http://dudaoliveira10.blogspot.com.br/2012/07/resenha-bandeja-qual-pecado-te-seduz.html?spref=fb

Twitter: @DDigitalDuda

Bruno Luiz 13/10/2012

Um livro sobre Perdão
Recentemente, adquiri o livro da mesma autora "A garota do outro lado da rua" e nele ficava evidente o poder da perspectiva, já nesse fica bem claro o quanto é poderoso, e o quanto é complicado o tal do perdão.

Então eu paro e pergunto: O que é o perdão? Um perdão de verdade?
Em minha opinião perdão de verdade é aquele onde mesmo quando alguém nos magoa podemos abraça-la com todo o amor do mundo. Mesmo que não der para inseri-la novamente em nossas vidas, mas só fato de se livrar do sentimento ruim e emitir o perdão e mais ainda, tornando ele tangível em um abraço é algo muito significativo. E outra, somos idiotas, eu sei que é triste ouvir isso, porém mais cedo ou mais tarde iremos machucar e seremos machucados e nessa jornada da vida precisamos aprender a seguir em frente. Precisamos saber perdoar e aceitar perdão.

Angelina como qualquer pessoa solta em um novo universo se sente perdida e deslocada. Vai seguindo sua vida normalmente, mas a vida, a vida é uma caixinha de surpresas e muitas coisas acontecem com ela. Novas amizades, experiências, paixões, decisões, dúvidas, barracos, choros e por ai vai. Só que nem tudo é algo ruim. Toda experiência, toda a experiência ruim nos permite escolher, entre se afundar nela ou se reerguer e continuar caminhando. Como eu li esses dias, crescimento é dor. Mais uma vez fica evidente que não podemos fugir daquilo que somo.

Mesmo caindo em diversas tentações vemos que isso serviu como crescimento pessoal para a personagem, algo totalmente coerente com a realidade. E livros coerentes com a realidade principalmente se tratando de sentimentos são muito legais.

O apelo religioso no livro é muito grande, o que irá agradar muito as pessoas desse meio. Mas não pense que o livro é feito apenas para essas pessoas, pelo contrario, mesmo quem é ateu ou não vai muito à igreja ou até mesmo não vai (como eu) irá gostar, pois não há imposição ou algo tipo, pelo contrario a forma como a religião e mostrada trás uma sensação muito boa, uma paz muito bacana, tanto que será capaz de levar a você a mergulhar em seus conceitos, escolhas e perspectivas.
Temos no livro evidenciado as amizades, o quanto uma boa amizade pode nos ajudar e o quanto uma má pode nos levar para um caminho ruim.

Vale a pena ler o livro, pois não é apenas uma história de ficção, poderia ter acontecido com qualquer pessoa de tão simples que é. Uma simplicidade perfeita para falar de temas sensíveis, mas que precisamos está em sintonia: Amor, amizade, Deus, família e nós.

Por fim, o que tiro de lição do livro, que devemos sempre está em sintonia com uma energia positiva superior, seja ela Deus, família ou natureza e quem sabe todas. Quando há essa sintonia somos capazes de realizar grandes e boas coisas, porque a vida é isso, criar, compartilhar e deixar bons frutos e quem se perde nesse caminho simplesmente foi porque perdeu esse referencial de que somos capazes de muitas coisas, e que muitas delas não veem de forma fácil.

brilhante 06/10/2012

A narrativa foi muito bem elaborada, fiquei inquieta enquanto não consegui acabar; pois queria saber o que iria acontecer com cada personagem. É isso mesmo, a história foi tão bem escrita que me envolvi até com os personagens secundários... Em alguns momentos fiquei com "raiva" da personagem principal por ser tão "inocente" e com a paixão doentia que a dominava... É um livro muito bom e super REcomendo!

Ana 01/10/2012

Excelente livro!
Meu lema quanto aos livros é: Não é gostar de ler, é adorar. E se eu não adorar, eu não termino de ler. Não foram poucas as vezes em minha vida que deixei um livro de lado antes da página 30 e prometendo nunca mais sequer chegar perto dele em toda minha vida! Porém quando me interesso por um, leio-o devagar. Degustando cada frase, decifrando a cena, desfrutando, enfim. O que não passou nem perto deste livro! Ele me fez viver um paradoxo. Adorei e devorei! Sim, isso mesmo. Simplesmente quando comecei a leitura, não consegui mais parar. As horas se passaram, foi escurecendo, o dia passando e eu ali, vidrada. Fazia tempo que isso não ocorria, confesso, a palavra que mais se aproxima de uma descrição aceitável para esse livro é: Magnífico! Minha avaliação para ele são as supermerecidas cinco estrelas.
Não foram poucas as vezes em que me peguei enxugando as lágrimas durante os “sobes e desces” da vida de Angelina. A autora foi indiscutivelmente brilhante na construção e narração desta linda história. A narração em 1ª pessoa foi espetacular, até me fez sentir com 18 anos de volta! Angelina é a filha mais velha de um casal cristão que tem mais o pequeno Vitor para completar a família. Sua jornada começa ao entrar para a faculdade de Letras na cidade do Rio de Janeiro, Angelina também almeja se tornar escritora (o que fez-me identificar com ela). Ela leva uma vida tranquila e está acostumada a ser a “boa garota”, o que a põe em contraste com sua colega de quarto (que segundo Angelina, costuma fumar a erva de satã, o que me arrancou algumas risadas) Michele.
Mas é logo no primeiro dia de aula que as coisas começam a mudar para ela. Angelina conhece o lindo, loiro e perfeito Alderico que para sua futura surpresa, descobriu ser seu professor! Sem muita experiência no campo amoroso, ela logo se vê vivendo numa paixonite platônica por Rico. Paixão essa que para sua alegria, descobre ser correspondida, não demora muito até que ambos se entregam à um romance avassalador e proibido, mas conhecido por todo o campus. Angelina se envolve demais e acaba se entregando completamente a esse amor, o que vai contra seus princípios cristãos. Mas seus princípios assim como sua família, estudos, amigos e a própria vida se tornam algo insignificante para Angelina.
Seu comportamento muda drasticamente nessa nova vida e nem mesmo os sonhos reveladores que lhe são enviados, afim de que não se afunde em sofrimento, são relevantes. O mundo e a vida agora se resumem em uma única palavra para ela: Rico. Mas como ninguém é perfeito, não demora muito para que ela descubra que seu “príncipe” tem um lado de sapo horroroso e mentiroso. Durante as férias Angelina descobre que quase tudo que ouvira dele era mentira. Rico vive em um relacionamento por interesse com uma linda e rica mulher. O que atira Angelina numa profunda depressão, algo que a empurra de volta para seus valores e princípios (pelo menos por algum tempo). Assim que ele retorna e depois de uma briga muito séria, Angelina decide perdoá-lo e dar-lhe outra chance. O que fez apenas para logo depois sofrer mais uma decepção; Rico a traíra mais uma vez! Desta vez com o coração despedaçado, ela não vê mais nenhuma esperança e deseja até mesmo a morte.
Mas é claro que mesmo no túnel mais escuro há uma saída. E a providência em socorro vem por meio de um e-mail pessoal para sua melhor amiga Natasha, interceptado por seu irmão, Dante. Que toma a decisão de ajudar Angelina mesmo sem ela ter pedido a sua ajuda, ele larga tudo na Inglaterra e volta para o Brasil. Ele é sem dúvida uma pessoa maravilhosa que com sua amizade e carinho consegue ajudá-la a curar as feridas em sua alma e voltar para sua fé. Aliás, esse é o ponto: a fé! Como cristã é lógico, claro, óbvio, evidente que me encheu de alegria ao ver versículos bíblicos espalhados por muitas partes do livro.
A autora foi brilhante em sua descrição do que é comunidade jovem cristã (vista com certo preconceito por muitas pessoas =P), cheia de vida, alegre, pronta em ajudar e nula para julgar. E é um grupo missionário em missão na faculdade que Angelina se recupera em meio a novos amigos e um doce, tranquilo e inesperado amor. Tudo isso depois de até mesmo se entregar ao álcool e à maconha! Provando que para todo fim, há um recomeço por mais difícil e doloroso que seja. Queria eu ter as palavras certas e espaço aqui para descrever todas as lindas cenas desse recomeço de Angelina, mas não tenho =(. O jeito é recomendar-lhe fortemente esse livro que, tenha toda certeza, irá te emocionar demais.
É uma história surpreendente e com um lindo final e romântico para minha alegria! Adoooooooooro romance
Lycia Barros 03/10/2012minha estante
Que resenha emocionante, Ana, adorei! Muito obrigada. Espero que vc curta a continuação deste livro: ENTRE A MENTE E O CORAÇÃO. Bjkas

Ana 08/10/2012minha estante
Obrigada Lycia =D
Pena que aqui no Skoob não coube a resenha inteira
=( Mas ela vai sair na íntegra no blog Etc e Tals.
E é lógico que vou baixar o 1º cap da c ontinuação \o/
Bjus

Bárbara 23/09/2012

Eu fiquei muito tempo com um pé atrás com os livros da Lycia por saber que eles tinham um teor mais evangélico (e eu sou uma pessoa que não segue religião alguma, apenas acredita em Deus), mas acabei me deixando levar e acabei vendo que ela fala de religião, sim, mas em momento algum tenta converter o leitor, nem tenta mostrar que a religião das personagens dela é que é a certa. Eu acredito que ela quis apenas mostrar a importância de Deus na vida das pessoas, em como podemos mudar para pior quando não O temos ao nosso lado.

Em A Bandeja: Qual Pecado te Seduz? ela nos apresenta a Angelina, que sai de casa para fazer faculdade e que acaba se deixando levar pela beleza de um professor, se envolvendo com ele e deixando a sua vida religiosa de lado. Esquece de ler a Bíblia, não vai mais a igreja e está dependente de seu novo namorado, Alderico.

Alderico é um homem muito bonito, e que está sempre perto de seus alunos, fazendo amizade com todos eles. Ele tem uma vida totalmente diferente da vida dos outros professores. Tem um apartamento, mas mora na república e acaba se apaixonando por Angelina. Eles engatam num romance, começam a namorar e deixam que todos os outros alunos sabem.

O que Angelina não sabe é que Rico é casado com uma mulher bem mais velha e mais rica que ele. Então todo o dinheiro que ele tem, que diz ser de família, na verdade é desta mulher, com quem se casou há alguns anos.

Angelina é uma personagem fraca, mas, ao mesmo tempo, forte. Ela tem esses dois momentos e conseguimos perceber que a sua fraqueza vem a partir do momento que ela se vê longe de Deus pois quando Ele está por perto, ela se transforma, parecendo até mesmo ser uma nova personagem.

O título do livro se deve ao fato de sonhos que a personagem começa a ter a partir do momento que se envolve com Rico. Ela sonha com essas bandejas. São sete. Em cada uma, tem alguma coisa que ela deseja e aceita. É um sonho super estranho e que tem tentado mostrar algo para ela. Este algo, ela ainda não sabe o que é, mas está disposta a descobrir.

Eu gostei bastante do livro. É uma leitura fácil e gostosa de ler. Me senti envolvida com o livro e, com certeza, vou querer ler os outros desta trilogia. Lycia Barros tem uma facilidade muito grande para fazer o leitor entender seus livros e tirar um ensinamento deles. Eu tirei um ensinamento de A Bandeja e tenho certeza que cada um que fizer a sua leitura, entenderá alguma coisa dele.

Lina DC 16/09/2012

Tem duas coisas que eu não discuto de jeito nenhum: política e religião. Na minha opinião, todo mundo está completamente certo e completamente enganado ao mesmo tempo nesses dois temas.
Então eu vou me focar na trama do livro, sem discutir os aspectos religiosos ok?
Vou começar com a seguinte afirmação: Eu amei o livro! A trama demonstra de um modo maravilhoso o que acontece quando abandonamos os nossos princípios por outra pessoa. Como alguém que tem valores tão claros abre mão de tudo e todos para se envolver com outra pessoa. Angelina cresceu rodeada de amor e de uma família que sempre ensinou e a guiou. Quando vai para a faculdade, em sua primeira experiência de "adulta" envolve-se com Alderico, uma pessoa mais experiente e que de certa forma explora a inocência da Angelina. O problema é que esse romance faz com que Angelina abra mão de tudo: seus pais, seus amigos e da sua integridade. Será que Angelina vai perceber o que está acontecendo? O livro trata de valores pessoais, amor e amizade. É uma linda e emocionante história!

Evellyn 13/09/2012

A Bandeja é um livro da Lycia Barros, o primeiro da coleção Despertares. Nesse livro, conhecemos Angelina, uma garota de dezoito anos que aos passar no vestibular de Letras (yay) se muda de Petrópolis para o Rio para viver numa república e estudar. Como toda moça recém saída da adolescência, Angelina está em êxtase por poder começar uma nova fase da vida, conhecer outros lugares, pessoas e viver sua independência.

Angelina foi criada nos preceitos cristãos, sempre teve um bom comportamento e viveu de acordo com os ensinamentos dos pais e da igreja, mas assim que chega a esse novo mundo da faculdade descobre que, fora do ambiente onde cresceu, as coisas não eram tão bem acordadas assim. A colega de quarto, não lembra em nada a garota que ela conheceu quando criança na igreja e agora Angelina não tem os pais por perto para ampará-la.

Mas é claro que isso não a intimida e ela fica empolgada com a oportunidade de estudar o que sempre sonhou. As coisas ficam ainda mais interessantes depois que ela conhece o cara mais lindo que poderia existir no Rio de Janeiro e, como se olhar para uma beleza daquelas não bastasse, ele ainda se mostra interessado nela. Mas acontece que Rico é o professor de uma das disciplinas que Angelina cursa e ela fica em dúvida se pode ou deve investir.

Rico é um sonho em forma de homem, mas o problemas com homens-sonhos é que eles se desfazem assim que acordamos a.k.a. o efeito cegante da paixão acaba. Rapidamente, Angelina se vê envolvida numa paixão insandecida por esse homem, mesmo com as atitudes suspeitas e o passado misterioso dele. Eu também gostei muito de Michele – e não só na fase boa dela. Senti que ela era uma personagem legal, que ainda se tornaria alguém de confiança, mesmo quando as atitudes dela denunciavam o contrário.

Me senti muito envolvida pela historia. A narrativa é muito agradável e eu acabava lendo mais do que pretendia. A paixão arrebatadora de Angelina por Rico a consome de uma forma que a gente percebe que não vai dar bom resultado, mas ao mesmo tempo, as ações dela são bem coerentes. Não fiquei com aquela sensação que ela estava fazendo burradas só para ter enredo, entende? Gostei muito de como apesar dos problemas que acarretam, as ações de Angelina são incrivelmente plausíveis. É o tipo de coisa que PODERIA MESMO ACONTECER.

O livro tem alguns trechos com passagens da bíblia e confesso que no inicio isso me pareceu um pouco massante, mas as passagens estão relacionadas ao enredo e tem total envolvimento com a realidade da personagem então o propósito é valido. Porém, mais do que os trechos tirados da bíblia, gostei muito de alguns conselhos que Angelina recebe e indagações que ela faz. É um livro que tem uma mensagem pra passar e eu estou certa que recebi várias, para vários aspectos da minha vida.

Sabe quando você lê um livro e pensa 'uau, esse é o livro certo, na hora certa?' – ou parafraseando o livro: foi a bebida certa no copo certo – foi o que aconteceu! Esse livro talvez tenha me tocado mais do que a outro leitor porque me senti muito consolada pela historia. Li numa semana que não foi fácil e eu precisava ouvir algumas coisas que esse livro me disse. Isso foi fantasticamente especial para mim.

Eu não sigo nenhuma religião ou vou a igreja, mas tenho fé em Deus e acredito que as vezes Deus fala para nós por outras pessoas e esse livro me fez sentir isso. Não importa se você tem ou não religião. É um livro sobre amor, fé e como nossas escolhas podem afetar nossa vida e das pessoas a nossa volta. E esse é o ponto principal do enredo: escolhas. Como temos livre-arbítrio para fazê-las e como podem nos atingir.

Ah, eu recebi o livro da Lycia nessa nova versão de capa, que é linda e bem Sparkriana, mas não posso deixar de pensar que aquela capa anterior (que me dava um pouco de medo) tem muita relação com o enredo! O final do livro fecha bem o que precisava, mas eu ainda queria mais detalhes sobre como ficou alguns personagens. Quero dizer, fica tudo encaminhado, todavia, sou curiosa, e queria ver escrito aquele final feliz que fica subentendido. Agora quero ler outros volumes da coleção pra ver a historia de outros personagens e como eles 'continuaram' após os acontecimentos desse livro.

Leia esta história e conheça! Tenho certeza que a mensagem sobre escolhas ficará na sua cabeça como ficou na minha e, além disso, você poderá conhecer um romance que está longe de ser saudável e ver que é possível dar a volta por cima.

Mais no blog: http://heyevellyn.blogspot.com.br/2012/08/eu-li-bandeja-qual-pecado-te-seduz.html

estantedasuh 09/08/2012

A Bandeja
O livro nos conta a história de Angelina, uma jovem que mora em Petróspoles e que vem de uma família evangélica. Quando ela vai morar na república da faculdade que fica no rio de janeiro, vê sua vida mudar totalmente.
Lá ela começa a passar por diversas situações que poem a prova todos os ensinamentos que ela teve na igreja e dentro da própria casa. Angelina conhece Alderico (Rico) seu professor de linguística I, e acaba completamente apaixonada. Na realidade ela fica meio cega mesmo, colocando Rico sempre em primeiro lugar, só o que ela nem imagina é que seu coração vai passar por momentos turbulentos.
O livro também tem uma série de personagens maravilhosos como Michele, Natália, Carla, Raimunda e etc. Também conheceremos Dante, uma jovem evangélico amigo de Angelina desde pequeno. Ele é a chave de muita coisa importante. No livro é um dos meus personagens favoritos.
A escrita dela é empolgante e não te deixa um minuto intediada, a capa do livro também é linda, apesar de ter lido o livro em PDF. Vou comprar o livro preciso dele na minha estante.
O livro nos mostra que o amor de Deus nunca acaba e que quando fazemos algo errado, ou quando estamos em um caminho que não agrada, ele sempre está do nosso lado nos defendendo e afastando todo mal que nos persegue.
Esse livro foi muito importante para mim, chorei muito Deus falou comigo através da Lycia e aconselho todos a ler esse livro, pois ele é fantástico.

Andresa 07/08/2012

Resenha original no blog: www.inbookshelf.com
Já li diversos romances, alguns deles se passavam em Universidades como acontece com este, mas nenhum deles tratava de um tema que é tão delicado e que sou muito ligada: Deus. Posso afirmar que nunca li nada igual a este livro.

Confesso que fiquei com um pé atrás no começo, pois a personagem principal é evangélica e eu sou católica. Mas aos poucos fui percebendo que não importava a religião, o assunto era muito maior que isso e acredito que mesmo pessoas que nem acreditam em Deus possam gostar da história.

O livro fala sobre uma garota de 19 anos chamada Angelina, que foi criada a vida inteira dentro de uma igreja, pois sua família era muito cristã. Angelina não fazia coisas que outras meninas da sua idade faziam, como sair toda hora e namorar diversos caras diferentes. Mas ela era feliz com sua vida.

Quando Angelina consegue ingressar em um Universidade Pública sua família vibra! Agora ela irá realizar o sonho de estudar em uma das melhores faculdades do mundo. Porém, como morava em uma pequena cidade do interior e o campus da Universidade é no Rio de Janeiro, Angelina terá que abandonar a família e se mudar para a cidade grande sozinha.

Ela vai, segue o rumo de sua vida pensando em seu futuro e como tudo está acontecendo da maneira que queria. Angelina está realizada. Porém quando chega ao campus percebe que terá alguns problemas: sua colega de quarto usa drogas e ela está apaixonada pelo seu professor!

O que a garota não esperava era descobrir que Rico, seu professor, também se sente atraído por ela. Os dois se envolvem em uma descontrolada paixão e Angelina não percebe que está vivendo para ele, abandonando a família, os amigos, os estudos e colocando ela própria em segundo plano.
Além disso, a moça começa a ter sonhos estranhos e enigmáticos. Que podem revelar mais do que ela imagina.

Angelina é uma personagem bem marcante. Algumas de suas atitudes me irritaram, mas acabei enxergando o lado dela e entendendo os motivos das ações que a personagem tomava. Rico também é interessante e possui um lado meio obscuro que intriga o leitor até o final do livro.

Eu adorei "A Bandeja"! Lycia Barros é mais uma prova de como os autores brasileiros são talentosos e estão, aos poucos, conquistando o seu espaço no mercado editorial. Li o livro em pouquíssimo tempo, pois a narrativa é contagiante e eu não conseguia para de pensar na história da Angelina.

Recomendo o livro à todos, até mesmo aqueles que não gostam muito do assunto. A autora tratou do tema de uma forma super atual e diferente. Esse livro é muito mais do que apenas um romance complicado, ele carrega uma lição de vida que é difícil de esquecer...

Leia essa e outras resenhas em: www.inbookshelf.com

Vanessa Sueroz 07/08/2012

A Bandeja
O livro conta a história de Angelina, uma menina criada por uma família evangélica praticante, uma família bem presente em sua vida e muito protetora. Angelina vivia na igreja mesmo não entendendo bem ao certo porque tinha que fazer isso.

A história começa quando Angelina vai para o Rio de Janeiro estudar em uma faculdade e acaba indo morar em um alojamento de estudantes. É o seu grande momento, sua chance de se tornar independente. Assim que as aulas começam Angelina se encanta por um dos seus professores, Rico, e para a sua alegria ele também parece estar encantado por ela.

Angelina se entrega a paixão de uma forma que nunca fez antes, larga tudo por ele, deixa de visitar sua família, larga a igreja, larga os trabalhos da faculdade e estudos, a única coisa que ela quer é Rico ao seu
lado.

Angelina depois que se mudou começou a ter uns sonhos muito estranhos, cada um sobre um pecado, cobiça, luxuria, tentação e outros, todos os pecados expostos em uma bandeja. O que será que significa tudo isso?

Angelina sofre muito por seu amor por Rico, até que possa encontrar seu caminho de volta. Faz muitos amigos novos e reencontra outros, incluindo Dante, irmão de sua grande amiga, que por acaso lê um e-mail e volta para o Brasil somente para ajudar Angelina a passar por todo o sofrimento.

Resenha cmpleta em: http://blog.vanessasueroz.com.br/a-bandeja-qual-pecado-te-seduz/

Silvia M. B. 30/07/2012

O livro é muito interessante! Não é porque está na faculdade que pode fazer o que quiser sem pensar nas consequencias! As atitudes que qualquer pessoa toma, seja ela de que religião for, terá consequencias. Isso me faz lembrar da Lei de Newton: Cada ação tem uma reação igual e contrária. Se você faz uma coisa boa a alguém, coisas boas acontecerão com você. O oposto é igualmente verdadeiro. Isso se aplica a: "se você se aproxima de Deus, seguindo seus passos, seus mandamentos, indo à igreja, e amando o próximo como a ti mesmo, acontecerão coisas muito boas em sua vida, coisas que você não encontra explicação para aquilo, o que podem ser chamados de "Milagres Divinos", e se você se desviar deste caminho, seguido por Deus, coisas ruins acontecerão com você, farão você ter sentimentos ruins por pessoas que não devia, até perceber que está no caminho errado, pedir orientação ao Pai e retornar ao caminho onde Deus está guiando.
É um livro bom para se ter um tipo de orientação, para saber que não podemos fazer tudo o que queremos "a torto e a direito", pois para tudo na vida existem regras, e estas servem para serem seguidas, não quebradas ou manipuladas. E é bom retratar uma situação em uma cidade brasileira, pois a maioria dos livros que leio, são estrangeiros e retratam cidades como Nova York, Londres... Mas realmente achei interessante! E ainda não terminei de ler! estou na 53. mas li todas em uma noite.
Lycia Barros 31/07/2012minha estante
Estou adorando seus comentários. Gosto quando alguém que não está habituada a ler esse tipo de livro começa a ler. Sào impressões parecidas para todos. Muito bom :-)

Laury 30/07/2012

A Bandeja – Qual pecado te seduz? – Lycia Barros
Na nossa vida, passamos por uma infinidade de coisas, acontecimentos, sentimentos. Temos dúvidas, certezas, ressentimentos, magoas, e às vezes com sorte, alegria e felicidade. Todos passamos por dificuldades em busca do aclamado final feliz, mas o que vem antes? Fazemos por merecer o “felizes para sempre”? E as pessoas que escolhemos para ficar ao nosso lado? É sobre tudo isso que se trata A Bandeja.

A leitura foi rápida, mas ao mesmo tempo longa, fácil, mas ao mesmo tempo difícil. Antes que comecem a achar que não gostei do livro ou não sei o que achar dele, já vou adiantar que sim, eu gostei, talvez até mais do que gostei, mas isso a gente deixa pro final, vamos “analisar” o livro.

A Bandeja conta a história de Angelina, mas parece contar a história de todos. É fácil se identificar. Somos apresentados a ela durante sua mudança Petrópolis – Rio, onde ela vai fazer faculdade. Devido a distancia, passa a morar em uma republica, dividindo o quarto com uma conhecida da sua cidade natal. Quando ela começa as aulas, senti como se eu estivesse começando também, porque tive o mesmo baque, porque para quem não sabe, faculdade é total e completamente diferente de ensino médio e muitas vezes, não de uma forma positiva. E em pouco tempo ela começa um relacionamento com Rico, um de seus professores (não é spoiler, tem na sinopse). Lindo, rico, charmoso, educado, inteligente.

Bem, eu sempre leio anotando coisas para não esquecer de falar na resenha e dessa vez não foi diferente, anotei muitas coisas, principalmente de Rico. No inicio coisas boas, mas parei quando percebi que eu estava com uma sensação ruim. Sabe aquela sensação de “tem alguma coisa errada”? Estava tudo indo muito bem, apesar do meu sentimento de desconforto quando… PAM! Tudo mudou. Eu estava preparada para tudo, TUDO mesmo, menos para o que aconteceu. Me chocou de um modo que não tem como explicar.

Era meio obvio que Angelina estava se “desviando do caminho”, e não falo só no sentido religioso, mas também no sentido sensato. No momento que o relacionamento começou, Angelina morreu, assim como tudo no que ela acreditava, só existia Rico. Ela ficou total e completamente cega. Sem família, amigos, faculdade, religião, Deus.

Ok, eu vou parar aqui. Não falarei mais sobre os acontecimentos, pois sinto que a qualquer momento falarei de mais, vou passar para o outro ponto importante, talvez o mais importante de todos, a essência do livro.

Não sou a pessoa mais religiosa do mundo, não sou de freqüentar igreja periodicamente, sei pouquíssimas passagens da bíblia e apesar de batizada católica, já fui em encontros de todas as religiões. Por que eu disse tudo isso? Para dizer que sou imparcial, da mesma forma que o livro, não importa sua religião ou falta dela, o importante é acreditar em Deus. O livro mostra que quando se acredita Nele, tudo é possível, que Nele está o caminho certo. E Angelina passa por poucas e boas para entender isso.

O subtítulo “Qual pecado te seduz?” já diz muito, afinal, encarar o pecado todos os dias é normal, o importante é saber a qual deles você cederá. E acredite, ao menos uma vez na vida você cederá. Cobiça, vaidade, luxuria, ira, orgulho, gula, inveja, preguiça e tantos outros. A tentação é infinita. No livro, Angelina se desvia por acreditar de forma erronia ter encontrado a felicidade, quando na verdade tal felicidade a estava matando, assim como a tudo no que ela acreditava. Somos apresentados a perspectiva de que tudo pode mudar quando se acredita em Deus, e para “provar” isso, vários personagens se transformam, até os mais improváveis.

Talvez a leitura tenha sido tão contraditória para mim por puro reconhecimento. Não nas atitudes da personagem, mas o livro em si, que é maravilhoso. E não falo apenas de escrita, criatividade e afins, apesar dessa parte também ser fantástica – principalmente os sonhos de Angelina, que são impecavelmente criados, descritos e narrador pela Lycia. O fato é que o livro tem um propósito, não foi escrito a esmo. E quem lê tem facilidade para identificá-lo, entender o amor/poder de Deus. Li o livro com a sensação de que ele havia sido escrito pra mim, como se eu não estivesse lendo um livro, mas como se o livro falasse comigo (parece idiota, mas é verdade).

Ler a bandeja foi como ir à igreja, da forma mais prazerosa possível. Foi conhecer pessoas interessantes, me decepcionar, ser surpreendida positivamente e negativamente com outras, vê-las crescer. Me apaixonei pelo Dante, afinal, quem não se apaixona por alguém como ele? Seu ato final foi idiota e louvável, o fazendo merecer ainda mais meu respeito. Fiquei feliz por Michele e adorei conhecer Raimunda e sua família. Algumas pessoas eu não fazia questão de conhecer, mas às vezes na vida é necessário.

Segui com o livro até a madrugada sem conseguir parar. Sempre que eu achava que as coisas iriam se ajeitar, eu descobria ser uma ilusão. A Lycia conseguiu me segurar até a ultima linha, me virando de cabeça para baixo sempre que podia. Você tem idéia de o que é faltar cinco paginas para o livro acabar e tudo estar desmoronando? Eu tenho. E quase morri por isso, aflição com desespero. Mas no final tudo valeu a pena, superou todas as minhas expectativas. Foi divertido e educativo, fazendo você refletir e sendo capaz de fazer qualquer um encontrar seu caminho novamente. Recomendadíssimo.

É isso, a resenha foi grandinha, mas acho que falei tudo que eu queria.

Beijos para vocês,

Laury.
Lycia Barros 30/07/2012minha estante
Sem palavras para expressar o quanto fiquei feliz ao ler...

Andressa 30/07/2012

A Bandeja - muito bom!
Na minha opinião, perfeito, como na sinopse a autora teve o cuidado de realmente trazer o leitor para a pele dos personagens. Não mentirei, este livro me tocou profundamente, pelo simples fato de eu estar numa situação parecida. Não aguentei, chorei na pagína 44 e em outra mais a frente. Falou profundamente comigo e acredito que falará contigo também.

Angelina é uma menina normal, criada por uma família evangelica, sempre esteve na igreja mas não entendia realmente o porque daquilo, não tinha uma ligação com Deus, ouvia a doutrina, obedecia e achava que só isso era necessário para ter Deus. Agora se vê longe de toda essa proteção, quando passa para a faculdade no Rio de Janeiro. É o momento de se tornar independente, em que suas decisões teram sérias consequências para sua vida. Vem morar com uma conhecida no alojamento do campus e logo de cara cobiça o professor gato, Rico. Tudo poderia ter dado certo se ela não tivesse deixado de lado Deus em sua vida.

Nessa louca paixão que se encontra ela esquece tudo, seus objetivos, seus estudos, sua família, seus amigos e até mesmo Deus. Angelina nunca sonha, mas nos últimos tempos veêm tendo uns sonhos esquisitos, que na verdade possuem grande significado em sua vida. A cobiça, a tentação, a luxúria e outros. Em cada sonho ela faz a escolha de pegar o objeto da bandeja e logo depois o anjo transforma-se em um animal feroz para mata-la.

Sem mas esperança, manda um email para sua amiga Natasha que se encontra no outro lado do mundo, mas quem acaba lendo é seu irmão Dante, não tão próximo de Angelina mas também amigos de peito.
Ele decide voltar ao Brasil e tentar ajudar Angelina. Ele será sua salvação!

Depois de tantos infortúnios, algo surpreendente acontece na vida de Angelina e ela percebe o que significa o verdadeiro amor com Dante, algo que não era como um vício, uma dependência em Rico. A vida dela se tranforma porque ela realmente resolve colocar Deus na frente de todos seus planos e decisões.
Sua confiança gerou seu sucesso.

A história é perfeita e ainda tem continuação com o livro Entre a Mente e o Coração.
Amei e acredito que vocês também gostarão, pois pode ser uma leitura simples, mas apresenta o que acontece com todos nós quando não colocamos um verdadeiro propósito em nossas decisões.
Lycia Barros 30/07/2012minha estante
Bom mesmo foi ler essa resenha :-)Obrigada querida!

Daniele Nhasser 24/07/2012

A bandeja - Qual pecado te seduz ?
Esse livro me abriu os olhos para muita coisa , coisas que talvez eu demorasse a cair a ficha , coisas que talvez continuaria a cometer se não tivesse sido alertada !
Quantas vezes afastamos de pessoas especiais de toda uma vida por causa de alguem que chegou de repente , do nada ?
Quantas vezes esquecemos de Deus ? Muitas vezes deixamos de rezar para fazer outra coisa , inventamos desculpas , fugimos de todas as formas de conversar com nosso pai lá de cima e mesmo assim Ele esta presente , esta de bracos abertos para nos acolher , nas nossas desgraças , desgraças essas , que nós mesmos causamos por escolhas erradas !
Angelina uma jovem de 19 anos , religiosa afasta de tudo depois que conhece Rico .
Rico um ser humano sem fé , sem rumo na vida !
Más companhias rondam a republica onde nossa protagonista mora !
Sonhos revelam coisas que a pobre no inicio não sabe decifrar , decepçoes são causadas por sua idolatria ao professor Rico !

Uma historia encantadora que nos ensina liçoes para toda situaçao do seu dia !
Com passagens da Biblia você será indicado a ser melhor , a entender melhor o que Deus tem de bom reservado a voce !
Personagens com uma dosagem de fofura irão encantar você !!