A Bandeja

A Bandeja Lycia Barros

Resenhas - A Bandeja

Renato 28/11/2011

Obrigado Lycia!
Não sei como definir esse livro. Posso chamá-lo de tocante, emocionante, realístico, incrível, dizer que tem uma grande lição de vida, mas nada disso seria suficiente para descrevê-lo.
A Escrita da Lycia é muito gostosa e o livro passa tão rápido que nem percebemos, ela consegue nos fazer entrar dentro do livro, e sentir tudo o que a Angelina sente. Essa é uma parte da qual eu não posso reclamar nem um pouco, é incrível mesmo!
Pra quem não sabe, eu estou tentando parceria com a Lycia, e ela me passou um desafio: ler "A Bandeja" em 20 dias e resenhá-lo. Aceitei e ela me passou o PDF. Ah se eu não tivesse tanta coisa pra fazer! Demoro pacas pra ler no PC, mas mesmo assim, o livro não deixou de ser maravilhoso.
O enredo é bem simples e intenso: uma garota ingênua vivendo o que ela acha que é um amor verdadeiro. Como disse, a Lycia nos faz sentir tão dentro do livro que acreditamos em todas as palavras de amor do Alderico, nos decepcionamos e depois perdoamos junto com a Angelina — e tudo isso com uma escrita simples. O livro é um tanto religioso, por assim dizer. Há muitas passagens da Bíblia, e este é um enorme ponto á ser discutido: Como misturar Romance com Religião?
Fiquei um pouco receoso no começo, achando que seria um daqueles livros que tenta te converter á qualquer custa. Decepção total! As passagens da Bíblia e o frequente nome de Deus no livro não o torna chato, muito menos viciado somente na religião. Sou católico, porém acredito no espiritismo, e isso não interferiu em nada — pelo contrário! Muitas vezes senti um arrepio na espinha ao ler as palavras da Bíblia, e muitas vezes estas servirem para o lado pessoal. O livro todo pode ser resumido nesse trecho, encontrado no final do livro:

"Aprendi que escolher o errado é sempre mais fácil, as coisas boas e permanentes nem sempre são as primeiras a aparecer. Se dependermos de Deus, não cometeremos os mesmos erros de quando somos independentes Dele. As escolhas são nossas... Rejeite a maldição e a benção te alcançará."
Não só devo dizer que a Lycia me surpreendeu, como este se tornou um dos meus livros favoritos. É aquele que você faz questão de levar em uma viagem, ou se te perguntam sobre ele, você começa a falar e não pára mais. Obrigado Lycia por fazer um livro tão emocionante e que, por duas ou três vezes, me deu um tapa na cara pra minha baixa auto-estima. Obrigado!

Confira mais resenhas em http://between-letters.blogspot.com

@leitoraincomum 24/11/2011

Bom, primeiro eu gostaria de dizer como tomei conhecimento do trabalho da Lycia Barros, que foi durante a Bienal desse ano no Rio de Janeiro. Estava em busca de informações sobre o evento e vi algum tweet relacionado ao livro 'A bandeja - Qual pecado te seduz?'. O nome do livro me chamou a atenção de imediato, e quando soube que era um romance cristão fiquei doida pra ler (é o primeiro livro desse tipo que eu leio). Fora que a capa é linda (essa acima, é a minha favorita que é a da primeira edição, a nova capa você pode conferir aqui) e eu me apaixono pelas capas dos livros.
A sinopse já nos fala um pouco sobre o que teremos pela frente, mas eu imaginei uma história muito diferente da que encontrei. Me surpreendi do começo ao fim, sofri com a Angelina durante a história e a partir da metade do livro era uma tortura ter que largá-lo fosse pra dormir ou pra terminar meu projeto da faculdade.
Durante a história, há diversas passagens biblícas, mas não é um livro para que você se converta em alguma religião, fala sobre as escolhas que todos nós fazemos diariamente, sejamos jovens ou não, cristãos ou não.
A história se inicia quando a personagem principal, Angelina, passa no vestibular para cursar Letras em uma universidade do Rio de Janeiro. Apesar da empolgação em começar a sua vida adulta, ela fica receosa de sair de seu lar até então, com o conforto da proteção dos seus pais, para morar em uma república. É nitido que ela é cristão apenas por tradição familiar no inicio do livro, ou seja, porque durante toda a sua vida não teve a necessidade de fazer muitas escolhas já que seus pais sempre intermediaram tudo pra ela e sua unica preocupação era agradá-los.

"Queria que as pessoas me conhecessem como eu sou, para depois saberem qual é a minha religião. Já tinha sofrido muitos distanciamentos prematuros por causa desse preconceito religioso, mas eu não me via nem um pouco diferente das meninas da minha idade, apesar de ter sido criada dentro de uma igreja."

Assim que chega na república, conhece Michele que será sua companheira de quarto nos próximos 4 anos e começa a ter seu choque de realidade, pois é através dela que ela começa a conhecer um mundo que até então ela nem se dava conta de que existia e que nem todas as pessoas são realmente o que ela espera. E não pense que as novidades passam por aí, ela conhece logo no primeiro dia de aula Rico (Alderico), seu professor 10 anos mais velho e incrivelmente lindo e atraente. Ele a fascina de tal forma que ela fica obcecada por ele e começa a agir contra tudo que idealizou até aquele momento: sua família, seus amigos e sua carreira. Nesse mesmo momento, ela começa a ter sonhos estranhos, que só descobrirá o porque deles tempos depois e entenderá que Deus nunca a abandonou, esteve sempre presente e é chegado o momento que ela precisa decidir entre o que é certo e o que é fácil. Nessa fase um de seus amigos de infância, Dante, retorna ao Brasil e a faz repensar tudo o que viveu até aqui e ver o quanto sua vida se transformou nos últimos meses. E não é só a vida de Angelina que se transforma durante a história, muitas coisas surpreendentes acontecem com pessoas ao seu redor através dela.
Uma história que fala sobre superação, amor, obsessão e desejos, que é a primeira da Coleção Despertares, que deve ter cinco livros, com dois já lançados (este e 'Entre a mente e o coração').

Lelê 22/11/2011

Resenha: A Bandeja - Qual Pecado te Seduz?
Comecei a ler esse livro a princípio por curiosidade. O título é curioso, pensei: " O que significa A Bandeja"? Depois pensei: "Eu não gosto de livros religiosos". Aí eu me enganei muito. Confesso que o livro é ótimo e não me arrependi em momento nenhum dessa agradável leirura. E o título é perfeito, conforme a história vai se desenrolando "A Bandeja" faz todo sentido.
A autora escreve de uma forma tão rápida, limpa e simples, que quando comecei a ler, só consegui parar no FIM.
Conta a história de Angelina, que vive com sua família em Petrópolis, uma menina bem criada, cercada de todo o carinho e atenção, estudiosa e que segue tranquilamente de acordo com as leis da igreja.
Até que ela entra para umas das melhores faculdades do Brasil, no Rio de Janeiro.
Com a ajuda de Michele, filha de uma amiga da sua mãe, que também estuda na mesma faculdade, ela consegue uma vaga em uma república de estudantes. E Michele se torna sua colega de quarto.
Naqueles dias Michele não tem vivido em comunhão com a igreja e junto com suas amigas, chegam a ridicularizar Angelina.
Com o passar do tempo, fora de casa, rodeada de pessoas bem diferentes do que ela está acostumada, Angelina sem querer acaba mudando muito e se afastando da igreja, dos amigos de infância, mas principalmente da familia.
Deixando assim a porta aberta para todos os conflitos de uma adolescente perdida.
Ela conhece Rico, um professor da faculdade. Ela se apaixona e entrega sua vida a essa paixão doentia. Ele vive uma vida de mentiras, longe de tudo o que é bom...
Nessa impressionante história, que parece real e que qualquer um poderia ter vivido, nós aprendemos o que é o Amor!
O amor próprio, aprendemos também que para perdoar o outro, temos que nos perdoar primeiro.
Ainda tem Natasha e seu irmão Dante, que deixam a história muito mais bonita. E Ana que dedica sua vida para o bem estar dos outros.
O livro traz carinho para a alma.
Eu gostei e recomento! Não se apegue a uma religião ou outra. Leia de coração aberto, que com certeza ele te tocará também.

Lycia Barros 24/11/2011minha estante
Amei a resenha florzinha, não esqueça de avaliar ok. bjkas

Raíssa Lis 22/11/2011

Maravilhoso !!
Recebi esse livro do Booktour. Assim que recebi já comecei a ler e não consegui mais parar. Claro que todo mundo se identificará com a historia de Angelina e Alderico em algum momento da vida e, claro, comigo não poderia ser diferente.

Angelina tem 19 anos e acaba de ser aprovada para entrar na universidade pública, estudar Literatura, se tornando um grande orgulho para os pais. O único problema é que para estudar terá que morar no Rio de Janeiro, na república da universidade. Por isso terá que deixar para trás o conforto de sua casa e se adaptar a uma nova vida, mas sem esquecer-se de levar a bíblia, a grande aliada nos momentos difíceis, responsável por aproxima-la de Deus.

Logo no primeiro dia, já vê as dificuldade de não morar sozinha, Angelina divide o quarto com Michele, que junta às amigas para dar um tapinha quase todos os dias, o que incomoda e muito a Angelina devido seus princípios.

Michele é filha de uma amiga de seus pais, que moram em Petrópolis e participam da mesma igreja e foi responsável por conseguir a vaga na república para Angelina.

Já no seu primeiro dia de aulas Angelina fica decepcionada, pois criou um conceito de tudo ser muito correto e alguns professores faltam e outros liberaram a turma mais cedo. Para completar seu primeiro dia de aulas, ela, sem perceber, esbarra em um homem muito bonito e acaba falando de sua indignação sobre o primeiro dia e, ao entrar na próxima sala de aula, descobre que ele é seu professor. Assim acontece o primeiro encontro em Angelina e Alderico, que logo se tornariam constantes, principalmente por ele se hospedar na mesma república que ela.

Os dias se passaram e Angelina sentia uma forte paixão por Alderico, que correspondia com encontros românticos, piqueniques depois da aula e passeios em volta do lago da universidade.

Sem perceber seu envolvimento, Angelina se esquece de tudo e vive inteiramente em função de Alderico, deixando de passar finais de semana com a família para estar com ele. E para piorar, esquece-se de suas conversas com Deus se afastando cada vez mais dele.

Assim Angelina tem que decidir o que fazer diante dessa situação, junto com toda essa confusão ela começa a ter sonhos estranhos que a fazem repensar em sua vida e entender o que realmente aqueles sonhos querem dizer.

Um livro emocionante que prende o leitor fazendo pensar um pouco em nossas vidas e em nosso relacionamento com Deus. Mais do que recomendado, estou ansiosa para ler o segundo livro da série que se chama “Entre a mente e o coração”.

Lycia Barros 24/11/2011minha estante
Muito obrigada pela resenha tão empolgada. Fico muito feliz!

Annie 06/11/2011

A Bandeja, por Ana Nonato.
Resenha completa em: http://seismilenios.blogspot.com/2011/11/resenha-bandeja-qual-pecado-te-seduz.html

Espaço
Alterna-se entre a casa (cidadezinha) da personagem e a faculdade (cidade grande). Também há o sonho da mesma que rege alguns capítulos.

• Caracterização: Uma caracterização de acordo com o foco da personagem; inteligente pelo fato de ser sucinta na necessidade. Quanto maior a importância do espaço no enredo, maior a caracterização dele, e assim inversamente.

Tempo
Este século.

• Caracterização: Não é o aspecto mais importante do livro, mas sempre está muito bem determinado nas ações das personagens, vestimentas, aparatos tecnológicos, fala... É consequência dos outros aspectos.

Personagens
Como o livro é narrado em 1ª pessoa, na maioria das vezes as outras personagens são vistas de um modo mais subjetivo de acordo com Angelina, a personagem-narradora. Nas outras vezes, a personagem adquire uma visão mais objetiva (a autora está ali, disfarçada) e neste caso as mesmas são descritas de um modo mais conciso e próximo à realidade de cada uma.
Um dos grandes diferenciais deste livro realmente é a personagem principal, Angelina, e seu crescimento pessoal durante o livro. A fé, com certeza, é a pauta principal por trás de tudo, é uma constante comparação e rege muitos momentos da personagem. Analogamente, pode-se compará-la com Eriana, do livro de mesmo nome escrito por Marcelo Paschoalin, já que sua fé é tão forte sem ser cega quanto; a diferença é que Angelina, em alguns momentos, não consegue "passar" nos testes que a vida e sua fé lhe impõem. E como é um livro que tem por regente a fé cristã, um ponto positivo é que Angelina aprende que nunca é tarde para aprender.

Coerência entre espaço, tempo e personagens
São muito coerentes entre si, principalmente espaço e personagens. Tempo está sempre junto deles, não destoa.

Enredo
É um enredo muito interessante. O cunho religioso é a parte mais e menos importante do livro ao mesmo tempo; mais importante por ser a inspiração do mesmo, mas menos importante porque não quer doutrinar o leitor (e este é um ponto EXCELENTE, um diferencial) e sim fazê-lo se questionar acerca de suas crenças, de como é a sua fé, se ele a tem... Acompanhando o crescimento de Angelina e o desenrolar da história, o próprio leitor se coloca no lugar das personagens e se pergunta se as suas ações seriam iguais ou diferentes. Acima de tudo, este é um enredo que possibilita a reflexão; muito bem escrito.

Capa e Sinopse
A capa é totalmente condizente com a história (principalmente com o sonho de Angelina); a sinopse é boa, mas acaba por revelar um pouco mais do que deveria.

Estrutura física
Muito bem diagramado e estruturado, os materiais de capa e páginas são muito bons. Fundo branco do papel pode cansar a visão do leitor.
Título condizente com a obra, erros nulos de português, tamanho excelente das letras.

Gostou da obra?
Eu confesso que não gosto muito de obras com cunho religioso principalmente pelo fato de que estes livros, na maioria absoluta dos casos, pretendem doutrinar seu leitor. A Bandeja é diferente, pretende apenas uma reflexão acerca de sua fé, e não importa que a personagem seja evangélica, como ela mesma diz: o que importa é a fé e seus valores. Há uma frase que explicita bem a que o livro quer chegar:
Deus é único; múltiplos são os caminhos de se chegar a ele.
Eu creio que esta frase é a expressão máxima do que o livro é. Foi uma experiência marcante, como eu nunca tive igual, e tive muito orgulho de esta produção ser NACIONAL, mais uma prova da qualidade de nossos escritores. Só há três autores que conheço que conseguiram imprimir a religiosidade em suas obras sem desrespeitar o leitor: J.B.Barone, Marcelo Paschoalin e Lycia Barros. Estes, sim, têm zelo por seu leitor sem abandonarem suas convicções.

Avaliação

- Enredo (original, sem grandes variações de intensidade, permite a reflexão): 5 (ótimo)
- Capa e sinopse (esquema de cores e conformidade excelentes): 4 (muito bons)
- Estrutura Física (bom material de capa e letras. Cor branca das páginas é uma desvantagem): 3 (boa)
- Espaço (caracterização excelente e inteligente): 4 (muito bom)
- Tempo (é atual, facilmente identificado pelo leitor): 3 (bom)
- Personagens (complexidade, crescimento de Angelina): 5 (ótimas)
- Fluxo narrativo (há uma variação, mas não altera de forma significativa): 4 (muito bom)
- Aspectos linguísticos (não há inconformidades): 5 (ótimos)

Nota: 4,1

Recomendações
A todos que queiram uma reflexão profunda acerca dos valores sem se preocupar com a compatibilidade entre suas crenças e as do livro. Não se recomenda a crianças por passagens sexuais (embora bem veladas) e profundidade reflexiva provavelmente acima da compreensão das mesmas.
Annie 30/12/2011minha estante
Obrigada, Lycia!! *-*'

Flávia Mattos 30/10/2011

Li o livro, pelo grupo livro viajante e posso garantir que foi uma das melhores leituras minha de 2011.
Não dá para não se identificar com a personagem em vários momentos vividos por ela.
Super recomendo a leitura, li em 1 dia!!

Amei..parabéns a Autora pelo excelente livro :)

Drik Ramiro 13/10/2011

Um tesouro em minha estante
Fundo musical: Adele album 21

Seria mais uns do muitos livros que compro aleatoriamente por gostar da capa ou da sinopse na contra capa, se não fosse revelar um dos melhores que eu li, para não dizer o melhor quanto a mensagem direta , pratica; transmitida de maneira tão clara e sem rodeios. Também o unico, que li dentro do universo de mensagem cristã, que rasga o verbo sobre assuntos que outros autores do mesmo universo, na tentativa de elucidar ou comentá-los , tratam-os escondidos por trás das muralhas de tabu exacerbado, jogando-os à mesmice do "não pode porque tudo é pecado!" Mas aí, as maravilhosas paginas de A Bandeja se abrem e você se depara com Angelina, se embrenhando em uma aventura que nos faz, sorrir, chorar, suspirar, se derreter e amar. As novidades que a cercam é de longe as mais surpreendentes se comparadas com aquele ser encantador que vem para abalar as mais sólidas convicções e conceitos de Angelina. Sempre acreditei que histórias de amor,devem acima de tudo, transmitir uma mensagem que cravem em nossas almas aquilo que carregaremos durante a vida e que em algum momento nos servirá para algo. Lycia Barros conquista os leitores pela dinâmica nas histórias de seus personagens, e mesmo quando elas se cruzam, o leitor não perde o ritmo da leitura e consegue acompanhá-los como se assistisse a um filme muito bom. Ela emociona e tem um humor maravilhoso. Sim, seus personagens tem vida. Os acontecimentos na vida de Angelina muita vezes reflete o dia-a-dia de muitas leitoras e leitores de forma criativa e envolvente o que torna a personagem viva e real...Outra coisa muito legal e forma simples de mostrar o caminho a seguir, mesmo quando parece que a personagem está na beira do abismo e é ai que a autora "manda bem", sem cansar, sem te fazer achar cliche, ela prepara o coração e alcança a alma do leitor, com uma mensagem unica e verdadeira: A ultima palavra vem de Deus e contar com Ele é o melhor a ser feito e mesmo que pareça impossível ele nos ouvir pela infindável gama de nossos erros, sim ele irá ouvir e pode fazer mais, muito mais do que possamos imaginar. Pois bem, se você ainda não leu, leia. Se viu a capa e achou interessante, convidativa, ela te trará mais que isso ao virá-la e cair dentro da leitura. Se achou a sinopse emocionante, você precisa ir a fundo e encontrar o que é as entrelinhas escrita pela autora na apresentação. Em "A Bandeja. Qual pecado te seduz?" você encontrará o que há tempos produra em termos de um bom romance.

Juliana565 12/10/2011

Emocionante
Comprei o livro da Ly na Bienal pois como sabia que se tratava de uma ficção cristã eu estava louca para ler, para minha sorte encontrei com a Ly e ainda peguei autógrafos, comprei seus 3 livros autografados! Ela me encantou com seu jeito despojado e falante, eu estava toda travada porque estava nervosa em conhecê-la acho que foi por isso que não gritei ou mesmo tagarelei rs. Conversamos por alguns minutos agradáveis no stand da Danprewan e eu realmente amei a pessoa que ela é! Só queria dizer que esse livro literalmente mostra a realidade do que é cuidar das pessoas, quando você leitor ler vai entender, o verdadeiro evangelho é ''amar o próximo como a ti mesmo''. O que vale hoje no cristianismo é isso, não regras ou dogmas... Ly seu trabalho está espetacular, sei que você teve 3 ajudantes incríveis com você em todo o tempo que você escrevia. Por isso ficou essa benção!
Confesso que comecei a ler hoje às 17:00 e terminei às 23:00 do mesmo dia.
Ao iniciarmos a leitura, somos apresentados a Angelina, ela é carioca e é moradora da região serrana do Rio, Petrópolis. Uma menina criada em um lar cristão, que se muda para o Rio para entrar na Faculdade para cursar Letras. Porém Angelina não imaginava se apaixonar por ninguém e principalmente por seu professor de Linguística I. Alderico é um cara dos sonos, o colírio para olhares femininos... E a nossa querida protagonista é enfeitiçada pela capa linda do lobo... Ele literalmente é o lobo na pele de cordeiro. Vemos e presenciamos - como o livro é narrado na 1° pessoa - a angustia, felicidade, vicio e paixão dela por ele. A todo o momento eu queria entrar no livro e esbofetear a Angelina rs, Deus começou a alertá-la com sonhos, e não eram apenas sonhos, eram revelações. Ai enquanto eu lia e via que a Angelina não acordava eu ficava assim ''Oh meu Santo Deus faça essa menina acordar!''. Leva um tempo e o leitor vai ter que acompanhar o coração viciado dela por ele ser desintoxicado. Eu simplesmente estava a todo instante pensando que eu - felizmente - conhecia a autora dessa obra tão tocante no coração e alma, o livro mostra que - ao contrário desses muitos por ai - a pessoa não pode depender do amor de outra pessoa, uma pessoa deve depender somente e exclusivamente de Deus afinal ele não divide a Glória dele com ninguém.
Eu amei o livro por diversas razões! Amar uma pessoa depois que ela te magoa é uma coisa muito difícil de se fazer! Depois que Rico arranca tudo o que Angelina tem, ele ainda quer mais, porém graças a Deus a essa altura a Angelina está firme e forte com Deus e resiste a tentação não se entregando. Deus é misericordioso ao longo da caminhada da Angelina, enviando a ela amigos de verdade e um presente que ela aprendeu a esperar. Dante é um amigo de infância e eu me apaixonei pelo jeitinho quieto e brincalhão ao mesmo tempo. Ele é que ajuda a Angelina se reerguer. O final me deixou com os nervos a flor da pele, e com aquela atitude de Dante eu passei a amá-lo mais ainda! Meu Deus que atitude mais linda aquela que ele tomou!
Bom se eu pudesse eu escreveria uma big resenha pois eu amei o livro, amei, amei e ameeeei! Vou começar a ler o segundo que é com outro personagem inclusive é narrado pelo Rico.
A literatura cristã está a cada dia me surpreendendo, não iria nunca escrever um livro cristão como escrevi sem saber como era lindo ler alguém se entregar aos braços do Pai e claro sem ajuda dos meus 3 ajudantes mais que lindos! Vocês me inspiram amor. Depois de ler Amor de Redenção eu procurei e procuro essa literatura que nos faz crescer espiritualmente e pessoalmente. E o livro A Bandeja é um desses que nos faz pensar e crescer. 5 estrelinhas com certeza!

Danni 09/10/2011

Uma lição...
A Bandeja foi um dos livros que me surpreendeu esse ano.
Li sem esperar nada,e foi totalmente uma surpresa, uma lição.

O livro conta a estória de Angelina,jovem cristã. Que saí de sua cidade para faculdade.
É lá que desenrola toda a estória, onde ela conhece Rico, um professor, e se apaixona perdidamente por ele, a ponto de deixar sua religião de lado.
Mas será que realmente vale apena? Esquecer Deus e seus princípios por um homem?

O livro traz bastante passagens da Bíblia, mas nada que seja chato, ao contrário. Uma lição pra nós.
Ainda mais nesse momento, que todos nós realmente precisamos de sua palavra.

Aguardo ansiosa pela continuação do livro....

Recomendo o livro, mas pra ler com a mente aberta, e deixar Deus entrar na sua vida!

Iris Figueiredo 27/09/2011

Mais resenhas em: www.literalmentefalando.com.br
Acho muito difícil encontrar livros de ficção cristã, pois a maioria dos livros em livrarias evangélicas são sobre "como agir em determinado momento". E eu não tenho muita paciência para livros-manuais, prefiro ficção. Quando comecei a ver resenhas sobre "A Bandeja", fiquei curiosa! Ficção cristã nacional? Queria conferir. E fui isso que fiz.
A história de "A Bandeja" acompanha Angelina, uma jovem que foi criada na igreja e veio de uma família cristã. Angelina cresceu em Petrópolis, sempre aos cuidados da família amorosa e protetora. Mas agora é hora dela traçar novos caminhos, entre eles a Universidade. Após ser aprovada no vestibular para Letras na UFRJ, Angelina vai morar em uma república no Rio de Janeiro, longe dos seus pais e em um mundo completamente novo. Ao chegar na universidade, Angelina se deslumbra com as possibilidades e conhece Rico, um professor maravilhoso e que tem muito a oferecer a ela. Um mundo aparentemente maravilhoso, servido em bandeja de prata. Mas qual caminho Angelina escolhe seguir?

Existe um "ditado" na igreja que diz que "filho de crente, crentinho não é", que quer dizer, mais ou menos, que cada pessoa é responsável pela sua própria fé - ninguém pode acreditar por você. Angelina foi criada na igreja, mas seu compromisso nunca foi forte. Para quem nasceu na igreja, sabe o quanto certas coisas são "difíceis" e "diferentes". A Universidade é um dos maiores obstáculos para o jovem cristão permanecer na fé, porque geralmente significa um lugar diferente, com pessoas diferentes e dizer o que você pensa muitas vezes é complicado. Por Angelina nunca ter tido esse compromisso sério com religião, ela acaba deixando a sua fé em segundo plano para aproveitar as outras coisas que aparecem.
Alguns conceitos de fé parecem um pouco abstratos para quem não segue uma religião, mas consegui enxergar na história de Angelina pontos relacionados à minha vida e pessoas que conheço. Essa identificação foi um ponto essencial durante a leitura. Angelina faz muita coisa que não deve, que ela sabe que está errado... De vez em quando, dá vontade de sacudir e apontar para ela as coisas certas, mas é impossível criar antipatia pela personagem, porque ela é muito humana. A não ser quando ela insiste no mesmo erro uma, duas, três vezes... Dá raiva sim e vontade de dizer: "não acredito que você está fazendo isso!".
Lycia fala sobre religião, escolhas, amor e outras coisas de uma forma muito fácil de assimilar, que não soa como uma "pregação". Acho que a autora fala também sobre cotidiano, a vida de todo mundo, mas possui uma mensagem cristã ao fundo. É uma característica da personagem, portanto, não há como ignorar. Se você não tem religião ou tem outra fé, isso não o impede de ler o livro. É para todos os tipos de pessoa.
A trama tem reviravoltas, romance, mocinho, "vilão" e cotidiano. O livro também fala sobre muitas coisas que todo mundo se depara - além de escolhas certas ou erradas que a gente toma, independentemente de nossa fé.
Vocês vão se apaixonar pelo Dante - se bem que tem quem ame o Rico, vai entender! -, se comover com alguns personagens e querer saber mais sobre eles. Estou doida para conhecer, por exemplo, a história da Desirée. Me diz que vai ter livro sobre ela, Lycia!
A escrita de Lycia é bem gostosa, a única coisa que me incomodou foi que em alguns momentos a personagem principal não fala como uma menina de sua idade, mas usa palavras como se fosse alguém mais velho. Além disso, alguns comentários da narradora são colocados em parênteses entre as falas de outro personagem, mas isso é o de menos. A leitura é, sem dúvidas, recomendada.
Me chamou atenção o grupo missionário da história, que prega nas universidades. Me pareceu inspirado no Alfa e Ômega, um projeto cristão que existe em universidades ao redor do país. São reuniões de oração que acontecem algum dia da semana e ótimos lugares para conhecer pessoas com a mesma fé que você. Na UFRJ, universidade que Angelina estuda - e eu também -, existe o Alfa e Ômega. Tanto no campus do Fundão (onde fica a faculdade de Letras) quanto na Praia Vermelha (onde fica a Escola de Comunicação e eu estudo). Em outras universidades também existem. Caso você não conheça e queira saber mais, me pergunte que eu farei o possível para pesquisar pra vocês sobre o assunto! (E se quiser saber sobre o Alfa e Ômega Praia Vermelha, me perguntem que eu repasso para a galera que cuida do grupo).
Apesar da capa ter muito a ver com a trama e com os sonhos da protagonista, acho que o livro merecia algo muito mais bonito, que ajudasse a chamar mais atenção ao livro. Mantendo a mesma ideia, mas uma arte um pouco mais legal. O livro merecia! Em relação à revisão, nenhum erro que eu tenha reparado, o texto está bem cuidado.
O que pode incomodar a algumas pessoas que não estão acostumadas a ler a Bíblia são os versículos bíblicos no meio da história, mas para mim isso foi um plus! Só acho que poderiam ter usado alguma versão menos "robusta" do texto bíblico, para cativar aqueles que ainda não estão acostumados com a linguagem de versões mais sérias da Bíblia. A tradução em Nova Versão Internacional ou Nova Tradução na Linguagem de Hoje tem uma linguagem mais "prática" que serviria ao mesmo propósito no livro, mas isso não me incomodou. Afinal de contas, é ótimo as pessoas irem se acostumando com uma linguagem mais incrementada, aumentando o vocabulário - e a Bíblia é um excelente livro para isso. Além do que, algumas coisas em traduções mais "simplórias" acabam desviando do significado real da frase. Mas é bom destacar esses pontos para quem vier a ler o livro no futuro.
Se você não é cristão e está com o pé atrás, é só jogar o nome do livro no Google e ver opiniões de outras pessoas que não tem religião e leram o livro. Eu recomendo fazer isso, quem sabe você não se interessa mais ainda?
Assim que terminei, já peguei o segundo volume da coleção, "Entre A Mente e O Coração"! A série é composta de "companion books". São livros que se passam no mesmo universo e alguns personagens em comum, mas nenhum deles é narrado pelo mesmo narrador.

Melian 15/08/2011

Resenha - Blog Mell Books
O livro é otimo!!!
No inicio ouvi uns comentáriozinhos sobre o fato do livro ter um fundo religioso, porque a protagonista é evangélica e tem seus principios e justamente eles são o apíce dos conflitos do livro!
Eu sou uma pessoa de mente aberta para leitura e já estou acostumado com filmes e novelas de epoca onde sempre tem os padres metidos e tals, então achei que esse fundo religioso não me afetaria, até porque a minha formação é evangéica tbm, não frequento igreja, não sou batizada em nenhuma religião, mas sou mais evangelica do que de qualquer outra doutrina.
Mas vamos ao que interessa.
A histíoria gira em torno de Angelina uma menina do "interior",criada numa familia evangelica e com amigos criados da mesma forma ao seu redor.
quando ela faz seus 18 anos se inscreve na faculdade e ao passar no vestibular vai para uma republica.
ela está muito feliz afinal, é a realização de um sonho e uma chance de independencia, uma nova vida!
Logo no inicio conhece Rico, um professor encantador e ela se sente imensamente atraida por ele, mas ele é mais velho, aparenta ter um estilo de vida mais alto e além de tudo é seu professor tbm.
Mas ela se envolve, vive com eles grandes momentos, bons e ruins.
E é nos momentos ruins que tudo rui ao seu redor, Angelina passou por cima de todos os seus princípios e dos ensinamentos que recebeu em nome de Rico e não recebeu nada bom em troca, e em cima dessas desilusões e conflitos que o livro gira.
O livro é uma delicia, não tem nada a ver com pura religião, qualquer pessoa que crê em Deus ou que já leu a biblia não vai se incomodar com a linguagem, nem com as sitações fitas no livro.
Angelina é uma personagem cativante! Apesar que ela tem um pouco de Bella Swan, lendo vc não imagina Angelina uma menina tão encantadora, bonita e com tal magnetismo pessoal p/ ter atraido os homens q atraiu na história, o que me levou a crer que ou ela é realmente muito diferente das demais ou ela é realmente meio Bella e pronto! kkkkk
é muito gostoso ver a mudança dos personagens o livro, como alguns eram chatos e depois se tornaram interessantes e como alguns q mal foram citados logo se tornam principais.
O livro corre super bem, a escrita é uma delicia, a capa é linda!!! E a descrição do romance é arrebatador, vc praticamente perde o ar junto com ela! rs
Super recomendo gostei mesmo do livro!!!

leia resenha completa aqui: http://mellbooks.blogspot.com/2010/12/resenha-bandeja-qual-pecado-te-seduz.html

Camille 11/08/2011

Depositar todas suas expectativas em um livro é algo perigoso. Suas chances de decepção, no mínimo, duplicam e, enquanto você não tem essa certeza de que é mesmo bom, sua ansiedade te leva a procurar mais e mais informações. Estas te deixam mais curiosa, o que aumenta sua expectativa. Ainda mais se você, como eu, for de uma religião diferente e estiver com um livro em mãos com aparente potencial e que por alguns é classificado como romance gospel / cristão / evangélico. Classificação justa, pelo que o livro fala. Ou seja: tinha em mãos um pacote novo, com muita expectativa e, ao mesmo tempo, receio. É com sincera felicidade que asseguro como, de forma impressionante, Lycia Barros não permite que suas expectativas sejam falhas.

O livro traz uma história real, com a qual muitas garotas e mulheres vão se identificar. Angelina é como toda garota loucamente apaixonada, enquanto Rico é o homem quase-perfeito dos livros românticos. Impossível não se apaixonar com a história do casal, do início ao fim. "A Bandeja" cumpre o que promete: uma grande lição – o crescimento dos personagens – emocional e principalmente espiritual – é muito bem desenvolvido. Não vejo personagens cujas atitudes deixam dúvida, sendo então amplamente explicados de forma breve e que incrivelmente não acelera a história ou a deixa como se faltassem informações.

Lycia nos leva de um extremo a outro, e faz com que nos apaixonemos por ambos. Talvez por se tratar de algo tão verdadeiro e cotidiano, tão real que mesmo quando os dias passam rápido, as situações não são resolvidas em questão de segundos. Há todo um processo, bem escrito e desenvolvido – sem cair na chatisse de ser a mesma coisa sempre, que não pode ser pulado. São etapas. Acompanhar a história de Angelina é muito bom, e divertido. Só acho que seja um pouco problemático o que foi feito nos primeiros capítulos, nos quais gírias e falas da adolescente foram colocadas entre aspas por serem diferentes – se Angelina que conta a história, ela não se preocupa da gíria ser ou não adequada para um livro.

Claro que, como a própria autora disse, ele terá um gosto especial para pessoas que acreditam totalmente nas mesmas coisas que Angelina, Natasha (sua melhor amiga) e Dante (irmão de sua melhor amiga). Acho importante ressaltar que ele realmente não tenta converter ninguém, está claro que se trata de uma história e que pode ser considerada apenas como tal para os que pensam e acreditam de forma diferente.

Tânia Gonzales 08/08/2011

Um alerta
No finalzinho dos agradecimentos a autora diz:

"Contando esta história, espero poupá-los de grandes sofrimentos."

Eu também espero que muitos jovens possam refletir antes de tomar qualquer decisão em suas vidas.
Dizem que devemos aprender com os nossos próprios erros, mas se você aprender com os erros dos outros vai evitar muitos sofrimentos.
Então, aprenda com os erros de Angelina, Michele, Desirée, Rico...

Que a história que Lycia criou seja um alerta para todos os jovens e para os pais também. Devemos a cada dia prestar mais atenção neles. O diálogo não pode faltar e a compreensão também.

Gostei do título do livro e gostei mais ainda por se tratar de um livro com uma mensagem edificante, principalmente para os jovens, só acho que os sonhos não precisavam de muita explicação. A mensagem já estava bem clara. Usar Apocalipse é complicado por ser um livro de muitos simbolismos. Dando um significado para cada detalhe de um sonho, por exemplo, corre-se o risco de dar uma interpretação fora do contexto.

31/07/2011

Quando comecei a ler A Bandeja, esperava que se tratasse dos sete pecados capitais e de uma escolha da personagem principal entre seguir esse caminho ou as crenças de sua família. Só depois, lendo a orelha que percebi que se trataria de um livro evangélico e aí me senti despreparada.

Continue lendo: http://bit.ly/pYDZMq