A mulher em mim

A mulher em mim Britney Spears

Resenhas - A mulher em mim

ferreirareads 29/10/2023

Voa, Britoca... O mundo é seu.
Britney Spears passava em looping na minha TV sempre quando eu assistia MTV e MIX TV, mas, antes disso, nossa relação aconteceu meio que de geração para geração por causa das minhas primas mais velhas. Quando cheguei na adolescência, Britney lançou o álbum Blackout e os clipes continuavam rodando sem parar, mas, junto dos hits, lembro perfeitamente das polêmicas. Tanto na internet como em programas de TV, era possível acompanhar em tempo real os acontecimentos na vida da Britney e o que mais me choca nos dias de hoje é saber que todo mundo foi altamente manipulado a acreditar em uma narrativa completamente distorcida.

A Mulher em Mim é um relato cru e doloroso sobre a vida de Britney Jean Spears e confesso que não sei dizer qual parte foi mais difícil de ler. De família humilde — e conturbada —, a princesa do pop narra como foi o despertar do amor pela música e dança, os processos até conseguir um papel em O Clube do Mickey e ser reconhecida de alguma forma, até gravações de demo e a entrada de vez na indústria da música. Até esse ponto, o que mais me chamou a atenção foi a relação familiar que sempre, desde quando ela era criança, foi retratada como algo extremamente tóxico. O que senti é que a Britney queria sair daquele ambiente horrível, trilhar os passos sozinha e construir a própria vida e, como em muitos casos, o anseio pelo novo acaba sendo a maior ruína.

Britney já era muito fragilizada por causa da base familiar quando se envolveu romanticamente com o Justin e o resultado disso foi desastroso. É nítido que ela colocou em cima dele e do relacionamento muitas expectativas e, como toda garota apaixonada, jamais imaginou que ele pudesse destruí-la. Fiquei arrasada com os detalhes desse relacionamento e com a forma como ela deixa claro a inocência dela em acreditar que ele era o cara certo mesmo com atitudes terríveis da parte dele. Muitas pessoas foram negligentes com a Britney ao longo da vida dela, mas, na minha opinião, o Justin foi o responsável por desencadear um dos maiores traumas da vida dela.

Quando uma mulher — e veja só, ela era apenas uma garota de 21 anos — passa por esse tipo de situação, acho que é irreparável, mesmo com o passar dos anos. O choque e o trauma ficou evidente nas páginas seguintes e eu não consigo imaginar o que é estar tentando superar algo quando a mídia, incessantemente, volta a tocar no assunto além de fazer da Britney uma vilã por causa do discurso podre do Justin, que era tido como alguém traído e injustiçado. Sério, se algum dia ouvi músicas desse lixo, acho que só me resta deletar da mente e tentar fingir que nunca aconteceu. Se de alguma forma o comeback dele está sendo arruinado pelas escolhas macabras que ele fez no passado, eu confesso que acho pouco.

No meio de toda essa caca, uma das coisas boas de ler foi o amor da Britney pelo que ela fazia, que aqui ainda era evidente. A princess sempre deu tudo de si e entregou o melhor para os fãs, mesmo estando destruída por dentro, mas isso não parecia o suficiente para quem estava sedento por algum deslize dela. Sério, imagina estar se tornando uma pessoa consagrada no seu trabalho, ter êxito no que faz e a única coisa que parece importar são as suas escolhas na vida pessoal? Que não, nem sempre estarão certas, né? Não posso deixar de ressaltar que a mídia sempre foi muito cruel com ela e transformou a vida dessa mulher em um circo.

Bom, sobre Kevin Federline: no começo fiquei na dúvida se ele era o típico abusivo que coloca a mulher em pedestal e depois que usa e abusa acha conveniente descartá-la. No fim, tive certeza. Na época, acompanhei as notícias sobre o relacionamento deles, mas, de novo, lembro que a mídia tentava colocar ela no papel de "louca". Pelo relato dela, acho que a Britney foi muito feliz com ele no começo do relacionamento, principalmente por achar que nunca mais seria capaz de amar novamente e, de repente, se ver realizada ao lado de alguém. Fiquei pensando como teria sido a vida dela se o Kevin tivesse sido um cara bom que caminhasse ao lado dela e não fosse um estúpido egoísta, principalmente pela Britney estar grávida e com um bebê que não havia nascido há muito tempo. Foi doloroso ler as páginas sobre o fim do relacionamento e o jeito cruel que ele escolheu terminar. A Britney tentou lutar pela família dela, pelo que ela tinha construído com ele, ainda mais que os filhos deram um novo sentido a vida dela — inclusive, essa parte sobre o Sean e o Jayden também foi bem dolorosa.

Até aqui, acho que aquele meme "aguentou muito e ainda foi simpática" resume bem a vida da Britney. As páginas seguintes são marcadas pela briga da guarda das crianças e a curatela que foi o nível mais alto de tortura. Li um comentário em algum vídeo que falava que a Britney foi sexualizada quando criança e infantilizada quando mulher e concordo plenamente. Destruíram o amor dela pela arte, usaram o amor que ela tinha pelos filhos contra ela e acabaram com a Britney como mulher. Impossível que não restassem "sequelas" diante de tudo o que ela passou e penso que as coisas às quais ela foi submetida quando internada são passíveis de crime. Se ela achou que iria m.o.r.r.e.r, eu também me perguntei como isso não aconteceu e me emocionei demais quando ela disse que aguentou algumas coisas sabendo que ali, naquele momento, era Deus. Chorei algumas vezes, pausei a leitura e refleti muito sobre as confissões dela.

Cheguei ao fim dessa biografia sem o poder de fazer uma análise crítica e ficar procurando lacunas ou coisas que poderiam ter sido mais exploradas. Penso que a Britney contou o que se sentiu confortável e foi até o limite dela, ficar se questionando e pedindo por mais só seria mais uma forma de desrespeitá-la.

Torço e oro muito pela felicidade dessa mulher. Espero que ela encontre paz, que se encontre, que volte a amar o que fazia e que todo esse processo seja leve para ela. Quero que ela tenha a oportunidade de ser mãe do jeito mais sublime, que os filhos possam amá-la da forma como ela é e que um dia entendam todas as lutas dessa mulher que, em grande parte, foi apenas por esses dois meninos. Algumas narradas aqui são insuperáveis, mas espero que ela encontre uma forma de viver com isso e ressignificar. Voa, Britoca... O mundo é seu.

flavvvvvvv 15/04/2024

Eu amo ela demais ???? impossível descrever esse aqui, britney a artista gigante que você é!!!!
(E quero o resto da família spears na cadeia!!!!)

Gabrieli.Teles 31/10/2023

Britneyfree
A Britney foi MUITO forte!

Ser sexualizada desde pequena, hostilizada, pintada como louca, ficar longe dos filhos, não tem absolutamente ninguém pra confortar, apoiar, amar ela.
Ela aguentou muito, seguiu as regras do jogo e ainda saiu perdendo.

Esse livro tem tantas camadas!

Raquel 12/02/2024

Esse livro foi uma experiência maravilhosa com audiobook, eu ouvi pela audible e a narração é muito boa.

Esse livro bombou ano passado com todas as revelações da Britney, muitas vezes ficamos chocados com o excesso de holofotes em cima dela, da pra sentir um alívio conforme ela vai desabafando, foram muitos anos sendo oprimida pela mídia e principalmente pela família.

manudefariadias 29/10/2023

É surreal tudo que a Britney viveu: sendo tão nova e tendo vivido tantos sonhos e realizado tantas coisas, música estourando, rock in Rio, se apresentar com o Michael Jackson, superbowl, e tantas outras grandes coisas incríveis.
E aí mesmo tempo ter sido sugada por uma família horrorosa que só viu ela sempre como um monte de dinheiro.

Surreal essa curatela. Apenas triste e chocada!

tamyreiss 03/11/2023

Desesperador(?)
A gente realmente nunca sabe o que uma pessoa está passando na vida não é mesmo?
Chega a ser cruel imaginar o quanto ela precisou lidar e sofrer calada pra simplesmente estar com os filhos.
É um livro que o bem vence o mal, mas vc se pergunta ?porque precisou acontecer isso? Não é justo!!?
Mas a lição que fica é que devemos ouvir nossa intuição e seguir o que nosso coração manda, porque por mais machucado que ele fique, ele sempre sabe o que é melhor pra gente. E claro, rede de apoio IMPORTA!
Eduardo Rockwell 03/11/2023minha estante
O meu chegou agora e já vou ler ksksk ????

Andressa Klemberg 31/10/2023

Emocionante
"Fizeram com que eu esquecesse do meu valor."

Ouvi o audiolivro e anotei 13 páginas de trechos, situações e sentimentos que o livro me causou. O mesmo número de anos que Britney passou sendo tutelada por uma família que não a amava, apenas amavam sua fama, seu dinheiro. É triste que tenham sido os fãs a perceberem que as coisas não iam bem. Mais do que perceberem, agirem.

"A mulher em mim foi diminuída por tempo demais"

Britney engravidou quatro vezes, teve somente dois filhos e ainda foi separada dolorosamente deles muitas vezes. Hoje vemos as entrevistas dos filhos e não sabemos até que ponto suas opiniões não são um reflexo da alienação parental.
Sua avó paterna foi internada após perder um filho recém-nascido e se matou na clínica. Sua avó materna foi levada para os EUA contra sua vontade e viveu uma vida se sentindo presa. Britney precisou reviver os sentimentos das avós. Mas sinto que o fato dela poder contar a história dela e dessas mulheres que vieram antes é também um momento de cura.

Hoje, ela diz: "tento me divertir e ser gentil comigo mesma"
Que o relato dela sirva para refletirmos quantas vezes mulheres são taxadas de loucas e as pessoas passam a controlar suas narrativas e suas vidas. Quantas vezes o machismo vai longe a ponto de internarem uma mulher porque ela não quer continuar uma turnê.

Thainá 09/11/2023

Britney, the woman that you are
Não gosto de dar notas pra autobiografias mas preciso deixar registrada toda minha admiração pela britney, que bom que ela sobreviveu e pode contar sua história, a coitada passou por coisas horríveis e espero que ela tenha toda felicidade do mundo

Nath 14/11/2023

Its Britney B*tch !
Depois de semanas ouvindo o audiobook desse livro (meu primeiro audiobook finalizado!), foi bem pesado ouvir todos os relatos de abuso e agressões que a Britney vivenciou!

Não se enganem, essa autobiografia é visceral e necessária para a própria Britney e para todas nós mulheres!

E para todas nós que já sofremos algum tipo de machismo e misoginia em algum momento de nossas vidas, conseguimos entender perfeitamente e compartilhar da dor da Britney!

Em vários momentos dos relatos dolorosos da Britney, eu vi diversas semelhanças com a carreira brilhante e trágica da icônica Marilyn Monroe, que , aliás, assim como a Britney, foi usada e esmigalhada até o bagaço pelo machismo da Indústria Hollywoodiana!

Pelo menos a Britney, conseguiu se salvar no fim e ter um destino livre de Hollywood e da família tóxica dela! Graças a todos os fãs que foram e são a sua verdadeira família !

Da minha parte, eu me lembro perfeitamente de mim mesma nos meus 14 anos de idade, no ano de 1999, no início da minha adolescência, comprando os cds da Britney e ensaindo no meu quarto todas as coreografias dela.. logo depois eu me tornei rockeira e só frequentei shows de rock na minha adolescência, hihihihi???, mas mesmo assim eu continuei sentindo um carinho ENORME pela Britney Spears e agora eu entendo perfeitamente o porque? na verdade eu me identificava com ela sem nem saber o porque.. somos duas sobreviventes, Britney !

E isso se chama sororidade ????

#freebritney

dsbooks 05/11/2023

Angustiante
Depois de ler esse livro eu entendi porque Michael Jackson temia tanto por sua vida. A gente que é pessoas "normais" vemos os artistas pop como os donos do mundo, como se eles tivessem um poder insuperável e ler esse livro nos faz entender o quanto o artista é somente um artista! São humanos como nós e o pior eles são funcionários como nós só que ganha o dobro do que ganhamos e claro tem muito luxo mas o preço da fama será que vale tanto a pena? Ver o que Britney passou por causa de dinheiro! Sua própria família usar dela para se bancar, quantas pessoas a machucaram!
Começamos a ler o livro com a Britney menina e vamos acompanhando vendo ela se tornar uma mulher que foi roubada de si. Vemos a grande estrela do pop perder seu brilho, o controle de sua vida e seus sonhos. É cruel o que ela passou. É cruel ter sua liberdade roubada pela sua própria família. E nem vou comentar sobre o Justin porque ele merece ser esquecido e nem mencionado porque falar dele só dá mais visibilidade para ele. Britney foi roubada de si por todas as pessoas que passaram por sua vida. Espero que um dia ela volte a ser feliz de verdade e que viva da melhor maneira porque uma vida normal ela nunca terá. Que Britney encontre a felicidade e a paz que ela merece.

Pollyanna Reis 20/11/2023

A MULHER EM MIM
Que livro forte, uma biografia corajosa e reflexiva. A Mulher em Mim é simplesmente a certeza da importância de sempre se ouvir os dois lados da moeda. Uma história triste, mais também libertadora.

Britany, revela nessa obra toda sua trajetória, desde sua infância, de forma sincera e crua. Aqui acompanhamos sua infância, sua adolescência, como toda fama se iniciou, sua convivência com a família, seu amor pela música, seus medos e frustrações, sua inocência, seus sonhos e desejos, suas dores e decepções, sua coragem e toda a batalha por sua liberdade. Tudo isso de forma direta e sem enrolação. Simplesmente uma mulher contando sua própria história.

Sério, tudo que essa mulher passou ??? Não, não foi uma vida fácil. A história da Britney Spears é um retrato do quanto as pessoas podem ser cruéis e ambiciosas. A ganância faz coisa e não devemos acreditar em tudo que vemos na internet e na tv. Foi simplesmente impossível fazer essa leitura e não se emocionar, se importar e se sensibilizar. Precisei sim, dar várias pausas enquanto ouvia seu relato.

Essa obra é um desabafo, um grito de socorro que ficou preso por muitos anos, um grito doloroso, mais também libertador. Um grito de basta! Um grito de coragem e fé. Britney é uma sobrevivente, uma mulher que errou, pois ninguém é perfeito, mais que não desistiu, que lutou pelos filhos, pela própria vida, uma mulher que queria ser a dona do seu próprio destino, que não merecia tudo que passou, uma mulher que venceu e escolheu continuar.

? Usei o Audible e gostei bastante da experiência. Me rendi ao audiobook e não me arrependo.

? Audible Brasil é da Amazon e chegou recentemente no Brasil. E se você já é cliente Amazon Prime pode utilizar esse serviço por três meses. São milhares de livros disponíveis hei. ?

Alan (@coracaodeleitor) 26/10/2023

Britney deixa claro em vários momentos que nunca foi santa. Cometeu seus erros e pecados como todo mundo. Mas nunca fez nada para prejudicar outros. Se errava ela prejudicava a si mesma.

Sua família mesmo com todos os defeitos, era sua prioridade. A liberdade de ser uma estrela e de ter poder começou a consumir o ela desde cedo. Os relacionamentos conflituosos das super estrelas, sempre estiveram presentes em sua vida.

Mas lendo seu livro eu senti que ela realmente tinha esperança que seus relacionamentos poderiam ser pra sempre. A partir do momento que ela se entregava ela só via o lado bom da pessoa, até que o contrário se mostrasse de fato.

Vemos como a fama consome a pessoa. Como a fama destrói os relacionamentos que a cercam.

O que mais me doeu foi ver o quanto a justiça foi falha em dar ao pai dela tanto poder sobre a vida dela. Eu entendo sim que ela precisava de ajuda mas acho que ter um tutor já era demais.

Sua luta por liberdade é descrita em detalhes e nos deixa apreensivos a cada página. Mas a redenção tem vindo pra ela dia após dia, pois isso é uma jornada.

Thainá @thaii.limab 12/12/2023

Muito triste e pesado tudo o que a Britney passou, acredito que outra pessoa no lugar dela poderia não ter aguentado. Graças a Deus a Britney foi forte e conseguiu sair dessa!

"ninguém consegue ferrar com uma mulher que sabe rezar.." (não lembro se eram essas as palavras que ela usou no livro, mas achei impactante.

marcelineo 24/10/2023

Eu amo essa MULHER
Pode ser um livro que vá quebrar (de forma negativa) as expectativas de pessoas que chegam nesse livro com a voracidade para encontrar fofocas picantes que seriam encontradas em qualquer tabloide, só que com o aval da verdade dado por Britney. Porém, pela palavra de um fã, esse livro é exatamente o que eu esperava e precisava dele. Um relato de uma mulher que nunca teve o controle de sua narrativa tendo isso jogado no colo dela após anos de traumas e uma esperança de liberdade quase apagada. Apesar de relatos chocantes pontuais, a história foca muito mais na vontade de Britney contar SUA história do SEU jeito e com SUAS palavras. Um verdadeiro processo de cura. Emocionei-me em diversos momentos, em particular quando ela fala sobre a conexão forte e quase sobrenatural que tem com os fãs. Mal posso esperar para comprar a versão física (fiz a leitura em audiobook) dessa obra que eu já tinha certeza que iria favoritar antes mesmo de seu lançamento.