Confissões de um garoto talentoso, purpurinado e intimamente discriminado

Confissões de um garoto talentoso, purpurinado e intimamente discriminado Thalita Rebouças

Resenhas - Confissões de um garoto talentoso, purpurinado e (intimamente) discriminado

Tatiane.Nogueira 10/05/2023

Maravilhoso
É perfeito, único e maravilhoso eu ri chorei de raiva por causa desse pai dele que é quadrado e não pensa que o mundo é muito mais do que só aquele mundo que ele vive. O que dizer da dona Zeni ela é tipo muito parecida com minha mãe, uma mulher com a mente aberta de bem com a vida sem dizer que ela é super engraçada e está sempre levantando a auto estima do filho. Os amigos do Zeca são uns fofos, engraçados e super atenciosos sempre dando ótimo conselhos além de um super e maravilhoso professor o Túlio que fala para ele nunca desistir dos sonhos apesar de aparecer muitos obstáculos na vida. Claro que não posso deixar de mencionar a linda e fofa Tônia ela é madrasta do Zeca de má ela não tem é nada, é uma pessoa zero preconceito super pra cima sem mencionar que ela também é artista, essa fofa acaba ajudando muito o Zeca a seguir em frente. Ah não posso esquecer de falar da Joice namorada do professor Túlio ela trabalha na televisão sem mencionar que ela é uma grande fã dos textos dele e ajuda dela também é essencial para esse garoto fofo que eu amo demais o Zeca.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Quezia Keren 04/07/2022

Que livro, que livro
Nossa, que livro, delicado e perfeito. Acho que eu nunca ri e chorei tanto com um livro, nunca me apaixonei tanto por um personagem como pelo Zeca.
É lindo todo o desenvolvimento dele, esse livro é perfeito do começo ao final
LEIAM THALITA REBOUÇAS, ELA VAI MELHORAR A VIDA DE VCS.

Eu.vihr 04/10/2023

Confissões de uma garoto talentoso,purpurinado e (intima...)
Eu n dava nd por esse livro,mas ele entregou td.Achei ele muito bom,perfeito pra sociedade LGBTQIAPN+.Eu achei quase perfeito pq ele,em partes específicas,faz vc pensar bem sobre suas possíveis decisões e decisões que vc ja tomou no passado,faz vc pensar sobre sua relação familiar,relação entre amigos,namorados tbm,relação entre professores...enfim.
Ele te faz refletir (principalmente nós que temos ansiedade,depressão ou crise de pânico)sobre sua vida e a vida ao seu redor,e te mostra que td pode mudar tanto positiva como negativamente de uma hora pra outra!E que nem sempre teremos o apoio de que precisamos daqueles que amamos!
SUPER RECOMENDO!!

(OBS final:lembrem-se q essa é *minha opinião pessoal* do livro tá!)

Vitor387 21/06/2023

Conecte-se com você mesmo e feche com você...
Amei tudo neste livro. ver o crescimento do Zeca é algo incrível, ver ele tendo a noção do quanto o seu pai lhe faz mal também é algo que apesar de muito triste, vai deixando o leitor feliz e revoltado. não é fácil ser gay e principalmente um gay afeminado com um pai homofóbico que duvida de tudo que você faz ou de suas conquistas. é de extrema importância ver histórias LGBTQIAPN+ sendo contadas e tratadas com seriedade e atenção, e é muito lindo também.

neste livro acompanhamos o Zeca, que caso você já tenha lido outros livros de "Confissões" que a autora  escreveu, o conhece um tanto.
Zeca agora está na universidade com os queridíssimos amigos Davi e Tetê e tantos outros novos amigos que são pessoas diversas e muito maravilhosas.
  Zeca que antes tinha um blog, agora segue também no Instagram escrevendo textos e dando dicas sobre moda, boys, maquiagem... mas sente que pode mais e seus amigos e sua maravilhosa mãe, Dona Zeni, sabem que ele pode e deve fazer mais. mas o Zeca carrega traumas de ataques homofóbicos terríveis sofridos todos pelo seu próprio pai e isso faz com que ele busque e queira uma aprovação que nunca vem.
  ainda assim com o apoio dos seus amigos e de sua mãe ele começa fazendo vídeos maquiando as pessoas e isso o torna um fenômeno da Internet e sua vida vai mudando da noite pro dia. mas o seu pai segue fazendo ataques terríveis ao Zeca. tudo indo bem na medida do possível, até que o Zeca tem uma ideia genial, fazer/ensinar makes em Drag Queens e ao iniciar um curso acerca do assunto, gera momentos de muito conflitos com o próprio pai que acaba machucando e ridicularizando ainda mais o filho. Zeca ao ouvir os ataques disfarçados de opiniões do pai acaba se deprimido, mas graças a Dona Zeni sempre se ergue e faz o que sabe fazer de melhor: BRILHAR!!!!

será que ele vai começar a ver que o apoio que ele recebe de sua mãe, amigos e de tantas outras pessoas é mais importante que a do seu progenitor?
um livro sobre encarar o preconceito de frente, sobre aprender a viver o hoje e o agora. sobre ser livre, ir se conhecendo e sobre saber que não está sozinho, que nós sendo quem somos podemos e mudamos o mundo.

um livro sobre aprender e ter CORAGEM para enfrentar pais agressivos e LGBTfóbicos, seguir seus sonhos e garantir que ninguém duvide dos nossos valores.

kkclarice 20/12/2022

?Bicha não morre, bicha vira purpurina?
Esse volume de Confissões é narrado pelo Zeca, um garoto extrovertido, seguro de si e que acabou de entrar na tão sonhada faculdade de Letras. Ele desenvolve a ideia de começar a fazer tutoriais de maquiagem pra internet, já que entende do assunto. Mas tem um problema: o pai do Zeca; que é responsável pela grande maioria dos traumas dele, saiu de casa quando ele era mais novo e que morava em Santa Catarina com Tônia Demônia (a responsável pelo divórcio entre os pais do Zeca); está voltando pro Rio de mala e cuia.
Com a volta do pai, o protagonista revive seus traumas e se vê desesperado por um pouco de aprovação paterna, que nunca teve por ser gay.
Insegurança é uma palavra que não define o Zeca, mas perto do pai, a sua autoconfiança se quebra em milhões de pedacinhos.
É pertinente uma autora com um alcance tão grande como a Thalita Rebouças abordar um assunto tão delicado e importante: a homofobia. Mais especificamente, aquela que vem de dentro da própria família.
A escrita é leve, divertida e de uma linguagem bem informal. Porém, eu achei chata a quantidade ABSURDA de gírias (algumas ultrapassadas) que eu encontrei nas páginas.
Não vou dizer que eu amei esse livro. Eu gostei. Até porque eu não achei que fosse uma história LGBT de destaque. Tem algumas problemáticas, como aquela clássica fala de gay misógino que tem nojo de bct. Muito boa a representatividade, Thalita, mas dá pra melhorar!!
Enfim, Confissões é um livro curtinho, bom de ler, e que passa uma mensagem: se priorize, se ame do jeito que você é, mesmo que algumas pessoas se incomodem com isso.

Anna 07/09/2022

me declaro zequimora
Thalita disse pra mim ?se gostar, manda mensagem, se não gostar mente? MAS TEM COMO NÃO AMAR?
Nada surpresa por o livro envolver tudo: de romance a amizade, de mensagem de texto a lição de moral, com direito a temas super relevantes na sociedade.
Falando diretamente de orgulho LGBTQIA+, Zeca volta a conquistar nossos corações e deixá-los cada vez mais quentinhos e apaixonados por ele. O livro foca muito na questão de Drag Queens, o que eu gostei muito, já que é um tema que considero pouco abordado.
Um ?comfort book?, ideal pra uma leitura leve em absolutamente qualquer horário, que prende e não deixa você ver o passar do tempo. Amei reencontrar a turma e conhecer um pouquinho mais do Zeca, além de ver todos na fase pós ensino médio.

Tomlucitor23 05/08/2022

24 horas para ler um livro, sim, eu não consegui parar, sempre vou amar a Thalita Rebouças, desde a primeira vez que li um conto dela na revista atrevida, em 2015, primeira vez que a conheci pessoalmente, perguntei para ela se ela algum dia iria "dar" algum amigo gay para a Malu, protagonista da série dela "fala sério" ela disse que eu podia esperar coisa melhor, e tá aí, um protagonista com uma história totalmente sua, fui ler sem saber absolutamente nada, inclusive, só soube que o protagonista era gay quando eu literalmente comecei a ler, e uma gayzona afeminada legal pra 🤬 #$%!& , isso é tudo que vou dizer, além do quanto me diverti com esse livro, obrigado pelo presente Thalita, esse eu vou guardar na minha estante e no meu coração.

Grailson 05/09/2022

Comecei este livro por indicação de uma amiga, então foi uma leitura iniciada completamente às cegas, da qual eu não sabia o que esperar, além do fato de ter achado a sinopse legal.
Rapidamente, o livro me ganhou muito e prendeu minha atenção em cada página no decorrer da leitura.
Com toda certeza, é um livro belíssimo e divertido. O carisma, sinceridade e espontaneidade do protagonista são pontos muito fortes para a história, possibilitando identificação ao longo da leitura tanto por sua personalidade, como por suas vivências. A trajetória do Zeca é incrível e é um prazer enorme poder acompanhar todos os passos dados ao longo de sua vida e carreira nesta história.
O livro consegue abordar temas sérios como aceitação familiar, amor próprio, violência e homofobia, sem perder a essência, embora algumas passagens sejam mais pesadas e possam tornar-se gatilhos. Com toda certeza uma leitura ideal para quem busca algo descontraído e que possa terminar numa sentada só.

Observações: Eu não sabia que o livro fazia parte de um universo literário e esse seria o último de todos. Assim como os livros de "Com amor, Simon", as histórias somente são ambientadas no mesmo universo, não necessariamente uma sendo continuação da outra. Confesso que embora tenha gostado deste livro, fiquei com preguicinha de ler as outras, mas fica a dica para quem quiser se aventurar nas outras histórias da autora.

Nando Ataide 03/10/2022

Dúvidas
Algumas coisas me deixaram com um agulha atrás da orelha, como por exemplo: o que acontece co. Tônia e o pai? E o pai? Achei que ficaram algumas perguntas sem respostas.

Allana.Lessa 24/08/2023

Que livroooo incrível ???? eu já gostava e admirava o Zeca,dps desse livro admiro ainda mais a coragem e a força como ele enfrentou todas as dificuldades q apareceu???

Stefany333 12/10/2022

Que livro ESPETACULAR
Esse livro vai ser para algumas pessoas uma história incrível, sensacional, mas para outras vai ser como um conforto, um refúgio , pois as vezes a pessoa está passando exatamente o que o Zeca passou e vai estar procurando uma ajuda ou só querendo um conselho para tentar "mudar " a cabeça de algumas pessoas que cometem homofobia e não sabem o quão grave isso é , e que nunca acaba, é triste saber que ninguém muda para que esse preconceito finalmente acabe .

Valéria Medeiros 18/08/2022

Gente do céu!!!
Que livro INCRÍVEL!!! Amei o Zeca e nossa a leitura e fluída e a autora foi tratou de forma responsável o tema mais sensível em questão! Ri muito e recomendo super! Mais um nacional favoritado e que venham muitos!!!

Aninha 31/05/2023

Confissões de uma garota nostálgica.
Amores del mi vida, vamos começar sabendo que sim! Eu sei que esse livro não é pro meu público alvo, mas isso vai me impedir de julgar? Não, nunca, never ever.
Eu peguei esse livro porque estava seriamente saudosa da minha infância no determinado dia que li haha. Lembro que comprei o primeiro livro de "confissões" quando tinha 12 anos, e era um tempo tão bom que pensei em revisitar através desse livro.
Okay, vamo lá. O personagem do Zeca sempre foi o meu favorito, amo gente bem resolvida que explode carisma e auto estima. E vemos muito esse Zeca aqui, mas também vemos um lado do personagem que é diferente, temos um Zeca inseguro, rejeitado e com uma relação paterna odiosa. Foi ótimo pra dar ainda mais camadas a uma figura tão querida.
Dito isso, eu definitivamente não gostei de como o romance foi desenvolvido. Tudo foi extremamente rápido e superficial. Uma hora ele tava com um crush, no outro ele já tinha superado, arranjado outro boy e começado a namorar. Não deu nem tempo de conhecer e torcer pelo casal.
A melhor parte do livro é a relação do Zeca com a mãe e os amigos, uma fofura só. E o professor cara? Achei muito que ia ser um Age Gap e ele ia pegar o professor. Socorroooo!!!( mas tem muita química )
Pra uma galera de 12-13 anos. Super recomendo. Superior a isso provavelmente vai achar raso.
Enfim, é isso. Boa leitura