Entrevista com o vampiro

Clarice Lispector
Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

Lysiane.Correa 18/01/2024

Estou triste por não ter gostado desse livro, mas minhas impressões são basicamente:

- as primeiras 150 páginas são incríveis, eu amei amei amei amei;

- quando a Claudia aparece a história desanda. Anne romantiza a pedofilia e ninguém vai me provar o contrário (é a minha interpretação);

- as partes 3 e 4 são prolixas e enfadonhas, nem parece o mesmo livro incrível das primeiras páginas.

É isso! Valeu muito a experiência, mas não sinto vontade alguma de ler outros livros da autora.

Catharina 17/01/2024

Realização de um sonho
Desde que me entendo por gente, sou louca pra ler esse livro. Nunca tinha rolado, e rolou agora. Em dois dias!!!
Eu gostei, é bem envolvente, ela escreve bem
Super recomendo!
Só um pequeno comentário que é: quem reclama do Edward (de crepúsculo claro) ser sofrido, não vai aguentar com o Louis não.

Séh 17/01/2024

Sobre conflitos filosóficos e existenciais (e vampiros)
Um excelente livro que gostei particularmente porque mostra outro viés dessa temática, traz conflitos filosóficos e existenciais da figura mitológica do vampito.

Há perfis diversos de personagens e discorre bem sobre as minúcias da angústia de tentar viver seguindo o que se acha moralmente correto em conjunto com uma imortalidade intríseca a subtração da vida se outrem e sobre razão e motivação de uma existência eterna sob as mais diversas circunstâncias.

Recomento a leitura resaltando que existem algumas posturas e relações entre personagens principais e coadjuvantes que me geraram certo desconforto.

Yara Andrade 16/01/2024

Ao dar a nota para esse livro, fiquei meio conflituosa no começo porque eu amei a história e os personagens mas a experiência de leitura, por vezes, foi bem difícil MASS mesmo com toda a narrativa cansativa em certos momentos, eu me sinto muito feliz e grata por agora conhecer essa história e posso dizer que adorei!
Toda a melancolia e complexidade dos personagens exigiram muito de mim mas acredito que cada momento valeu a pena.
É um livro muito sedutor, assim como alguns de seus personagens e traz uma abordagem tão interessante sobre vampiros que fiquei encantada.

vl2905 15/01/2024

Lestat avisa que terá tortura psicológica mais tarde
algumas frases estranhas mas no geral o livro incrível, a atmosfera criada e muito boa viajei muito lendo apesar de demorar bastante pra terminar

Conclusões finais Lestat is camp and cùnt

Jade 14/01/2024

Maravilhoso
Fiquei pirada a primeira vez que li. Apesar da escrita ser um pouco difícil para os que não têm o hábito de ler, é justamente a abundância de detalhes tão íntimos que torna o livro tão cativante. A sensualidade que isso aqui tem não tá escrito (na verdade, tá sim)

eloiza56 12/01/2024

O lestat inventou ser malewife, inventou ser gado pelo marido, inventou ser 🤬 #$%!& manso
louis inventou a s/n das fanfics, inventou a culpa católica
claudia inventou a criança encapetada, inventou o complexo de electra
armand inventou ser comedor de casados

E EU AMEI ELES DEMAIS, QUE LIVRO INCRÍVEL PQP

Æon 12/01/2024

2009 vs 2024

Essa resenha foi particularmente difícil de se materializar – tratando-se de um fruto de uma releitura do primeiro livro de uma saga que tem o meu coração desde o final da minha adolescência, relê-lo com a mente adulta trás às palavras da Anne Rice uma carga que é absorvida de maneira totalmente diferente.

Dividido em quatro partes, e, apesar da segunda parte ser curta e conseguir ser o trecho mais penoso de se acompanhar, o livro continuará 5 estrelas na minha opinião já que muitos dos problemas que tive com o ritmo do texto se deve mais à tradução da Clarice Lispector do que às palavras da Anne Rice. Aproveitando, fica a dica: se você tem domínio o suficiente da língua inglesa para aventurar-se no original, faça-o, a versão da escritora brasileira nascida na Ucrânia foi o revés mais aparente e persistente durante a minha experiência agora que posso fazer comparações.

Embora possua cerca de 300 páginas é um livro denso, sendo impossível lê-lo com rapidez e realmente conseguir aproveitar seu conteúdo, porém, aos novos leitores, não deixe isso desmotiva-los, garanto que vale a pena. Entrevista Com O Vampiro não é apenas uma das grandes obras sobre vampiros para fãs do gênero, como também é um livro que reflete sobre a própria natureza de ser humano, mantendo-se fresco mesmo aproximando-se de seu aniversário de 50 anos.

Sobre as adaptações, serei concisa: mudanças são inevitáveis e por mais fiel que seja a tradução para outra mídia, sempre vai ter algo que ficou diferente. O que pra mim torna uma adaptação eficiente é se os temas, o sentido, o coração e a natureza se mantêm. Levando isso em consideração, o filme de 94 estrelado por Tom Cruise e Brad Pitt consegue adequar-se bem ao material e manter o espírito do livro apesar das alterações, requisito que lamentavelmente a série de 2022 da AMC foi incapaz de replicar pois, ao meu ver, as modificações realizadas foram mais estéticas do que uma evolução ou uma releitura sincera do material original – infelizmente a condução do showrunner (Rolin Jones) não faz jus às excelentes atuações de Sam Reid e Jacob Anderson, entretanto, ainda aconselho a consumir para tirar suas próprias opiniões.

15 anos após minha primeira leitura, revisitar esse clássico e relembrar-me porque sou tão apaixonada pelo Lestat e Armand foi uma delícia. Estou na torcida para que esse sentimento se mantenha nas próximas releituras da saga!

DomeniqueAlioth 11/01/2024

Uma leitura de altos e baixos
Sempre tive muita dificuldade para prosseguir na leitura desse livro, mas agora que finalizei acho que esse era o momento perfeito para.
Foram várias emoções nessa leitura, mas a maior parte dos sentimentos são boas. Estou voltando com alguns hábitos de leitura e sinto que esse livro e essa série poderá ser capaz de me trazer de volta esse hábito.

Estou ansiosa para ler os outros livros da série!!

Silas 08/01/2024

Demorei terminar
Demorei a terminar de ler, não me prendeu muito a atenção, mas é sim legal, tem uns momenros legais, mas na maioria eu não tava tão curioso, acho que nem vou ler os outros livros da história.

Klx_ 08/01/2024

Começo bom, meio arrastado, e final okay
Sinceramente achei um livro okay, teria dado uma nota 7,5 solida, se literalmente nao tivesse falas *pedófilas* em relação ao louis com a claudia, frases como ?ela era sensual? ou ?seus olhos eram olhos de mulher? entre outras *diversas* situações e falas que me incomodaram, alem da escrita fetichista da autora com mulheres e crianças (porque sim, teve outra cena com outros dois menininhos pequenos em que o lestat acariciou o corpo deles de forma MUITO desconfortável, quase erotica antes de mata-los) que simplesmente me enojou, e me fez pensar se eu nao deveria abandonar o livro, por isso, dou uma no 4, o livro termina com um engato pra outro livro, mas sinceramente, nao sinto vontade de ler nada mais da anne rice, e triste que um bom livro foi arruinado para mim por tudo isso que citei acima (alem da dinamica de relacionamento extremamente suspeita entre o louis e a claudia, que em varios momentos deixava coisas bem subtendidas

Naylla 07/01/2024

É Ium livro bom sobre esse universo de vampiros, o motivo das 4 estrelas é pq acho que demorei pra pegar o ritmo e de leitura e de compreensão dos personagens, mas dps de 60% +/- eu peguei a essência do Louis e tudo ficou melhor.

Maharet Sys 06/01/2024

Todo meu amor para essa obra.
Era pra eu ter feito essa resenha quando terminei o livro, mas diante da guerra na Palestina, Sudão e outros países, eu achei no mínimo injusto tratar sobre qualquer outra coisa quando eu deveria dar prioridade e voz para essa causa...
Mas, ao mesmo tempo, eu gostaria de deixar registrado a leitura.

Definitivamente Entrevista com o Vampiro é um dos livros que mais amo, e a Anne Rice é minha escritora predileta.
É a segunda vez que tenho contato com a obra. A primeira foi a cerca de 10/12 anos atrás, quando eu tinha cerca de onze a treze anos. Confesso que não lembrava muito da história e deixei passar batido muitas questões, então essa releitura foi deliciosa.

Eu amo a forma que a Anne trata os vampiros dela.
Eles são protagonistas de suas próprias histórias, são sentimentais, são vivos de alma; sentem dor, medo, angústia, ansiedade, felicidade, prazer... Eles são dotados de uma profundidade que desde a primeira vez que experenciei foi arrebatadora.

Eu demorei cerca de dois/três meses pra ler, mas não li em dias seguidos. As vezes parava por duas semanas e retomava...
Fui burra. Devia ter baixado no Kindle pra ler fora de casa, mas vida que segue.
Eu terminei, e estou feliz.

Leitura super recomendada.
Dou 5 estrelas porque não posso dar 1000.

Eliane406 01/01/2024

Sedução e traição
?Anne Rice é a verdadeira rainha dos condenados, deu vida a vários personagens profundos destinados a mostrar uma nova perspectiva das histórias vampirescas, uma interioridade rica em questionamentos filosóficos e com uma distinta apreciação artística e estética.

?Em uma noite comum para um ser humano, Daniel tem um encontro inusitado com o sobrenatural e o vampiro Louis narra todo seu nascimento e vida, assim como diz a filosofia "a existência precede a essência", e quando Louis renasceu após um luto traumático se viu condenado a vagar eternamente vendo tudo mudar e ele permanecer, escondido nas sombras, caminhante da noite silente, sentindo aguçadamente a vida que palpita nos caminhantes do dia. Só lhe resta questionar os motivos de ser, enxergando a essência humana e não os traços convencionais usados para estabelecer as relações entre seres humanos normais. A narrativa nos mostra a importância da manifestação contra o preconceito, porque o que vale é a alma, o corpo é apenas um invólucro que nos permite viver em ambientes diferentes.

?"Pois não conseguiria me convencer do contrário do que eu próprio sabia ser verdadeiro: que eu estava condenado em minha própria mente e alma."(pág.312)