Entrevista com o vampiro

Clarice Lispector
Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

Wellington.Pimente 30/10/2023

Louis afirma que tem mais 200 anos de existência como vampiro e após encontrar um jornalista na rua de São Francisco resolve contar sua história, numa espécie de autobiografia, com seus desabafos, arrependimentos e sua melancolia. Mesmo duvidando da história num primeiro momento, o jornalista acaba concordando em ouvi-la e assim grava a voz do vampiro Louis em seu relato detalhado. Começando quando era um fazendeiro escravagista, nos arredores de Nova Orleans. Louis perde esposa e filho no parto e cai em depressão, perdendo completamente a vontade de viver, em uma noite de bebedeira e irresponsabilidade, acaba conhecendo o vampiro Lestat que lhe oferece a oportunidade que ele tanto queria de morrer e assim tornar um vampiro como ele. Após a transformação, eles vão morar na fazenda do Louis, tendo o Lestat como um tipo de mestre, mas vamos percebendo pelo relato, seu arrependimento da decisão tomada.

Louis, mesmo não sendo mais uma criatura humana, portanto livre de toda moralidade, ainda continua vivendo como se houvesse uma alma humana, com a vontade de se afirmar como parte integrante da sociedade, continua agindo como um ser humano, até mesmo com as mesmas objeções morais que tinha no passado.

Posteriormente, acompanhamos os acontecimentos que transformam a garota Cláudia em vampiro, que com sua presença, a relação de Louis e Lestat ganha uma nova dinâmica, principalmente pelos conflitos gerados pela Cláudia, por sua mente já adulta aprisionada num corpo infantil. Após um forte embate entre eles e não confiando mais no Lestat como um mestre, acabam viajando o mundo em busca de iguais e encontram na Europa, um grupo de vampiros, que tem como um líder, o vampiro Armand, que sente muito atraído por essa crise existencial humana que possui o Louis, assim como Lestat sempre teve. O desfecho do livro me surpreendeu pelas decisões tomadas por Louis e a narrativa de Anne Rice é apaixonante.

mluisad 30/10/2023

Meu coração está em prantos
Foi um dos melhores livros que li esse ano, eu simplesmente estou sem palavras, que livro apaixonante.
eu me apaixonei por todos os personagens e não consigo ter ódio de nenhum pq eu consegui entender todos eles. todos os plots foram incríveis. vou ficar um tempão pensando no quanto esse livro é bom e o quando ele me impactou.
não tinha prestado atenção que era uma saga mas sério, estou ansiosa para continuar. quero muito saber as histórias que vem a seguir, se todos os livros da saga for dessa mesma intensidade, haja coração.
a história me prendeu muito, é tão interessante que nem acreditei no que estava lendo.
recomendo demais ?

Ed Bortolotte 30/10/2023

Uma antiga inspiração.
Essa história me influenciou muito na juventude. Como era fascinante a melancolia de Louis, o sadismo de Lestat...
E não é atoa que minha obra atual, também é uma entrevista...

Mas hoje, relendo o livro, vejo que muito ali poderia ter sido lapidado. Tem muita repetição e devaneios que não levam a nada...

Enfim, todos deveriam conhecer a história de Lestat, Louis e Claire...

( Talvez seja polêmico falar isso, mas prefiro a resolução final que conseguiram no filme. De resto é tudo bem fiel ao livro).

sarah.bianchin. 29/10/2023

Não discuto a qualidade da obra
Mas para mim foi uma das leituras mais difíceis de terminar. Estava empolgada pra ler porque sei que se trata de um grande clássico, mas não consegui me conectar com a história, com os personagens, nada, e só não abandonei a leitura por uma questão de honra ? não sei se foi o momento errado de ler, se o estilo da Anne simplesmente não me atraiu ou o quê. Mas no futuro pretendo dar outra chance pra ele.

argni 29/10/2023

Devagar
Segunda leitura coletiva do Skoob!
Achei a narração muito lenta e com poucas pausas na leitura. A maior parte são longos blocos de texto e não tem capítulos.
A estória em si foi interessante, mas nada demais. Espera muito mais desse livro porque sempre ouvia falar dele, mas não atendeu as expectativas.
O final deixa um pequeno suspense para a continuação, mas é bem pouco provável que eu siga para os próximos livros.

Ps: nunca se baseie na experiência de outra pessoa, leia e tire suas próprias conclusões.

Thais645 28/10/2023

"Será o mal um imenso e perigoso poço onde se cai ao primeiro pecado, mergulhando até o fundo? ... Mas é esta escuridão, este vazio. E não traz nenhum consolo".

Sofia 27/10/2023

Denso, mas muito bom. Anne Rice é uma ótima escritora, traz diferentes percepções em cada um dos personagens e agora quero ler o próximo porque estou curiosa kkk

Cida Zientarski 27/10/2023

Entrevista com o vampiro (+14)
É um romance gótico publicado em 1976. A história é contada por Louis de Pointe du Lac, um vampiro que relata sua vida imortal ao jornalista Daniel Malloy.

Louis narra sua transformação em vampiro no século XVIII, seu encontro com Lestat de Lioncourt, outro vampiro mais antigo, e suas experiências ao longo dos anos. A trama também aborda a relação conturbada entre os dois vampiros e a busca de Louis por um sentido em sua existência sobrenatural.

A obra é conhecida por sua abordagem mais realista e íntima do mito dos vampiros, explorando temas como a solidão, a moralidade e a busca por identidade. O estilo de escrita é descritivo e envolvente, transportando o leitor para o mundo sombrio e sedutor dos vampiros.

Em resumo, é um romance gótico que explora a vida de um vampiro imortal e suas reflexões sobre a existência. A obra é conhecida por sua abordagem realista e envolvente, conquistando tanto leitores quanto espectadores.
Dani 29/10/2023minha estante
Boa resenha!

Cida Zientarski 03/11/2023minha estante
Obrigada, fofa!

Kariny 27/10/2023

Esse foi o livro da leitura coletiva do skoob, mas sempre tive interesse de ler desde que vi o filme. O livro tem um início bem lento, então entendo perfeitamente quem largou a leitura, a escrita é meio complicada e maçante, mas do meio para o fim começa a ficar bem interessante o que ameniza a escrita. A forma de diálogo escrita pela autora é meio confusa, então várias vezes me peguei pensando em quem que estava falando. No geral é um livro ok, a história é interessante e o fim me prendeu.

emmanuelle.pitanga 27/10/2023

Melancolia...
Para mim foi um livro melancólico, reflexivo. Me fez pensar sobre como seria a eternidade para cada ser individualmente. Um livro com inicio um pouco mais lento, ficando mais frenético da 3° parte para frente. Recomendo para todos que gostam de histórias com vampiros.

Suelli.coelho 27/10/2023

O livro certo na hora certa
Fazia um tempo que ja estava pensando em ler algum livro de vampiro e esse nao decepcionou em nada
Bem,ja tinha assitido o filme e até certa parte achei bem parecido,apesar do filme apelar muito pro "casal",eles quase sempre matavam mulheres,ja no livro nao,achei bem ecletico se posso assim dizer
Eu gostei mais do que achei gostar,deu pra sentir a dor e solidão do personagem que a meu ver passa a mensagem que quer passar ,de que é torturante de varias formas ser um vampiro
Bianca S 27/10/2023minha estante
nunca vi o filme, mas me deu vontade de ler o livro:)

Suelli.coelho 27/10/2023minha estante
Vou tentar ver o filme esse fim de semana novamente,mas o livro é melhor,mais completo e complexo que o filme

Suelli.coelho 27/10/2023minha estante
Eu senti que nao tem nada maquiado sabe,enche os olhos os poderes,a beleza e a eternidade mas ele mostra tambem a parte ruim disso tudo

Van Bracisiewz 26/10/2023

?Entrevista com o Vampiro?
É um livro fascinante que conta a história de vampiros de uma forma única.

Eu realmente gostei muito do livro e da escrita da autora. A narrativa é envolvente, os personagens são cativantes e a ambientação histórica é incrível.

A maneira como Rice explora as complexidades dos vampiros e suas emoções é impressionante.

Se você gosta de histórias sobrenaturais, com certeza vai adorar este livro!

Amanda 25/10/2023

A releitura que valeu a pena
Eu já havia lido Entrevista com o vampiro em meados de 2011 e confesso que detestei, o Louis me irritava profundamente.

Reli esse ano devido a uma leitura coletiva e minha visão tornou-se outra, quer dizer, de certa forma continuo não gostando do personagem Louis, mas amadurecida como leitora consigo entender que a qualidade de uma obra não se dá pelo seu protagonista.

A escrita de Anne Rice é primorosa, a leitura flui muito bem, ela nos transporta para as cenas de uma maneira que conseguimos visualizar todos os mínimos detalhes, e ela nem precisa gastar páginas de descrição para isso! É tudo tão humano, tão palpável que eu diria que os vampiros de seu Universo são os mais críveis que já li.

Mudo aqui então a minha nota de 3 estrelas para 4, só espero que a Amanda de 2011 me perdoe.

Andressa1338 25/10/2023

Ainda sem entender pq eu não li esse livro antes. A escrita é perfeita. A melancolia do Louis acabou comigo, e me identifiquei muito com vários questionamentos dele. Esse vai pro top 5 do ano.

Jéssica 24/10/2023

Me surpreendeu, vale muito a pena ler
Esse livro me surpreendeu bastante. Tanto pelo quanto gostei quanto em alguns momentos ao longo da história. Sabia que era uma história famosa (e que tem até um filme), mas isso só não me faz achar que gostaria tanto. Mas vale a pena e muito. Até mesmo os questionamentos filosóficos e éticos infinitos foram interessantes kkk Recomendo!