Dexter: A Mão Esquerda de Deus

Dexter: A Mão Esquerda de Deus Jeff Lindsay

Resenhas - Dexter

Rub.88 21/01/2021

Evento Traumático
O transtorno de personalidade, chamado controversamente de psicopatia, não é facilmente identificado. Todos podem agir inumanamente, sem escrúpulos nenhum, em alguma situação estressante. O problema é quando isso se torna um padrão comportamental. Há uma serie de sinais e atitudes para diagnosticar um individuo como um psicopata. Numa lista de faltas ou falha de sentimentos, todos estão ligados essencialmente na ausência de empatia. Não se importar com o outro e quando tem algum interesse é para uso próprio. Abnegação é um conceito incompreensível numa mente assim. E mesmo assim podem andar por ai sem que nada desta essência morta fique evidente em ações ou atos públicos.
No livro Dexter, a mão esquerda de Deus, o primeiro de uma serie de 8 volumes escrito por Jeff Lindsay conta a saga sangrenta de Dexter Morgan, o serial killer de serial killers.
Os atores da Tv se encaixando nos personagens que eu ia lendo. Deborah, irmã adotiva dele que queria ser investigadora, mas tinha um trabalho humilhante na seção de costumes. Da detetive LaGuerta uma alpinista politica no departamento. Angel Batista que era sempre o policial de frente na cena. Vince Masuka técnico de análise de provas. Rita, a namorada de fachada com seus filhos e traumas domésticos. Doakes que não engolia a pose de cara legal do Dexter.
E claro que o ator Michael C. Hall era quem criticava, diminuía e fica surpreso com as atitudes das pessoas ao seu redor. Como elas não reconheciam que eu era um monstro? A estupides humana chegava a diverti-lo. O final deste livro curto é diferente da primeira temporada da serie. Como aqui nessas paginas quem nos conduz é a voz onipresente do personagem principal, isso significa que não tem núcleos separados da trama principal ou desenvolvimentos de outras figuras fora dos olhos e ouvidos de Dexter.

Marjory.Vargas 13/01/2021

"Ainda não estava completamente doido. Claro que eu era profundamente anti-social e, de vez em quando, homicida. Mas não doido."
Dexter Morgan é um especialista em borrifos de sangue da polícia de Miami. Também é o serial killer mais amado da ficção. Siim, a gente sente muita empatia pelo personagem, apesar de ele ser o "errado" da história.
Dexter passou por um evento traumático na infância que deixou profundas sequelas na sua mente. Adotado pelo policial Harry Morgan, o mesmo não demora muito a perceber que o filho tem algo de diferente. Harry entende que não tem como fazer desaparecer esse problema, e passa a doutrinar Dexter para que ele possa ter uma vida mais próxima possível da normalidade.
O código Harry é seguido fielmente por Dexter. É interessante acompanhar a mente dele: finja que está emocionado; lembre-se de sorrir de vez em quando. Dexter inclusive tem uma namorada, porém não é capaz de amar, apesar de ter algum tipo de sentimento (não no sentido amoroso) pela irmã adotiva Deborah, sua única família.
A principal regra do código de Harry é: nunca matar pessoas inocentes. Pode parecer estranho um policial dizer isso ao filho, mas ele sabia que cedo ou tarde Dexter evoluiria à esse patamar. Dexter mata aqueles bandidos dos quais nem a polícia sabe a existência.
Porém, a vida de Dexter dá uma guinada quando surge um novo serial killer na cidade e Dexter sente algum tipo de ligação com ele, mesmo não sabendo quem é. A partir daí, acompanhamos a investigação e vamos ao desfecho surpreendente.
Este é o primeiro livro de oito. Também existe uma série de TV, já bem antiguinha e pelo que me lembro, a série foi bem fiel ao primeiro livro. Até por isso eu não tive grandes surpresas, pois já sabia o enredo. Mas a leitura é muito boa para acompanhar melhor como funciona a mente de Dexter - a mente de um psicopata.

talissaroque 25/07/2022

Ilusão ou expectativa muito alta?
Confesso que comecei a ler Dexter com a completa imaginação que seria a série escrita. Pois bem, não é!
Talvez minha nota para esse livro tenha sido baseada na minha quebra de expectativas mas acredito que o que mais faltou neste livro são detalhes, tudo se passa muito rápido, cenas curtas com grandes ações não criam emoção devido passarem de forma sucinta pela história.

Emanuele.Belfort 20/03/2021

Relido e favoritado
"Que maravilha ter uma experiência humana tão verdadeira. Agora eu sabia como era se sentir um idiota completo."
Dexter é carismático, possui um humor ácido e é impossível não ama-lo... não é a toa que é um dos meus personagens preferidos.
A série traz alguns desfechos diferentes dos que são contados no livro, o que acabou gerando um pouco de decepção em algumas pessoas.

deelabooks 11/08/2020

meu livro conforto
nesse primeiro livro nós acompanhamos os pensamentos de dexter sobre sua pequena excentricidade e sua rotina como integrante da equipe forense da polícia de miami, eu particularmente acho muito legal acompanhar uma investigação do começo ao fim e esse livro é totalmente assim, de certa forma é intrigante e a leitura é fluída, você lê vários capítulos sem perceber.

o final me agrada, não é nada tão radical, mas é bom, a escrita do lindsay é divertida e nunca fica chata ou tediosa.

essa releitura foi muito importante para eu entender que dexter pode não ser uma grande obra prima pra mim, mas que querendo ou não se tornou um livro que agora considero como aquele livro conforto, ou seja, vou querer reler mais vezes futuramente quando eu estiver com vontade de ler algo que já tenho lembranças sobre e que me causam certo conforto.
mesmo se tratando de uma história nada delicada ou suave rs.

esse livro é sobre uma investigação com uma narrativa bem incomum já que a gente tem apenas o ponto de vista de um serial killer que mata outros assassinos.
indico para quem gostaria de ler algo sobre investigação e afins de uma forma bem humorada.

meu Instagram sobre livros : @deelabooks

site: https://instagram.com/deelabooks?igshid=gd1ggsim547b

Who 29/01/2022

A história de um serial killer assustadoramente apaixonante
Dexter já é de longe uma das minhas séries favoritas de todos os tempos. Já havia lido esse livro na adolescência e decidi maratonar toda a série de livros agora adulto.
É impossível não ser fã dessa série.
Um anti-herói trabalhado de forma inteligente e que te faz gostar do personagem mesmo sabendo que ele não é moralmente correto.
A escrita do Jeff Lindsay é tão divertida que a leitura corre de forma fluida e leve, mesmo em cenas mais pesadas.
Diferente da série de tv, o Dexter do livro é um personagem mais engraçado e ao mesmo tempo menos emotivo.
A forma que as reviravoltas são apresentadas é de chocar o leitor, muito bem construídas. Eu que já havia assistido a série por diversas vezes me peguei sendo trapaceado pela escrita dinâmica e inteligente do autor.
Recomendo super e já ansioso para as proximos histórias.

sahlongatto 04/07/2020

Instigante em alguns momentos.
Quem será o assassino!?
História que te prende, porém, quando acaba, fica aquele gostinho de "aaaah, então..."

Bárbara 19/06/2020

Li o livro após assistir a série! Foi bem legal ver o Dexter de maneira escrita!
NatAlia1584 03/08/2020minha estante
Eu amei a sério, mas me falaram que o livro não é tão bom quanto ela. É uma leitura que eu venho adiando bastante, mas uma hora ela vai ter que acontecer hahaha

NatAlia1584 03/08/2020minha estante
*série

Bárbara 06/08/2020minha estante
A série realmente é melhor, explora mais a fundo o universo do Dexter... Mas acho q valeu a experiência ler o livro tbm!

Nanny 03/10/2012

Dexter: A mão esquerda de Deus é um livro emocionante (pra quem gosta de pessoas mutiladas e sangue o livro fica mais emocionante ainda). A série é bem parecida com este livro, então, quem já viu a série já pode ter uma noção de como ele é.
Super recomendo. A história é genial, os personagens são um tanto quanto engraçados. A única coisa negativa foi encontrar alguns erros de português(digitação/tradução), fora isso, o livro é ótimo e divertido.

E com certeza Dexter Morgan é uma obra-prima.

cassio 08/12/2012

Matador
Dexter Morgan é um serial killer que mata apenas assassinos (serial killers ou não), ditado por uma espécie de código de conduta, ensinada pelo seu pai adotivo, Harry.
a série de TV é ótima mas o livro é uma agradável surpresa. intenso do começo ao fim, te faz querer ler sem parar até descobrir o que irá acontecer no final. recheado de humor negro e escatologia moderada, Dexter é uma obra prima da literatura no gênero de suspense.

Jenny 08/02/2021

O livro tem e muito parecido com a série de TV, sendo que foi ótimo rever o personagem Dexter!

San 07/04/2013

ADOREI.
Amo livros de suspense, e como não assisti a série ñ me decepcionei com a leitura do livro, já que não sabia oq me esperava.
Muita gente disse q a série é melhor, acredito q será mais empolgante qdo eu terminar de ler todos os livros.Por enquanto estou amando a leitura com Dexter.
San 09/06/2013minha estante
Oie sumido!!! Pode colocar, mas te aviso q terá q ler os outros tb...é tipo Bis..impossível ler um só..rss.. Vc pode ver as séries tb, são ótimas. Estou assistindo a 3a. temporada...viciada total..rss..

Morgana65 16/03/2021

Rápido
Uma leitura facil e rápida
Dificil não gostar do Dexter
Mas senti que faltou progundidade. Acho que a série trabalhou a história do primeiro livro melhor

Plícela 12/06/2022

Diferente da série
Sou fã da série Dexter desde nova e comecei a reprisar a pouco tempo, e então pensei em dar uma oportunidade aos livros pra ver qual é? pois bem? diferente da série.

De fato, não comecei o livro acreditando que seria igual. Muitas coisas são muito semelhantes, temos os personagens que conhecemos na série (LaGuerta, Angel, Masuka, Deb, Harry, Rita e B.), porém eu percebi que a participação de todos (exceto de Harry) é muito secundária, o livro é 95% o que se passa na cabeça do Dexter, deixando ele e o Passageiro Sombrio no comando da narrativa.

O Ice Killer também é o foco do livro e o desenvolvimento também se assemelha a série, porém a conclusão é totalmente diferente.

Gostei? Sim, realmente comecei a ler pra ter uma visão diferente da história que eu já conhecia. Porém, tenho que admitir, a galera da série arrasou, pois criaram uma história muito mais construída e envolvente que a do livro.

Poucas as vezes que eu achei que um filme/série superou o livro, e essa é uma delas.

Enfim, pra você que é fã de Dexter vale super a pena, você conhece mais o que se passa na cabeça dele.
Irei ler a sequência, mais pra frente.

Carolfreitasnf 30/01/2023

Dexter - A mão esquerda de Deus
Foi uma experiência diferente ler sobre um assassino em série ficcional, mas muito interessante. Eu não me lembro de já ter lido algum livro ficcional especificamente sobre um serial killer.

Conheci Dexter através da série e me apaixonei tanto que resolvi partir para os livros, existem algumas diferenças, mas eu achei que esse primeiro livro é basicamente a primeira temporada.

Uma leitura muito rápida, o livro tem um ritmo bem dinâmico e mesmo para mim que já conhecia a história foi um texto que me prendeu bem.