Dexter: A Mão Esquerda de Deus

Dexter: A Mão Esquerda de Deus Jeff Lindsay

Resenhas - Dexter

Samia.Rodrigues 08/06/2020

Como eu tenho um amor pela série de tv, pode ter sido por esse motivo que o livro não me prendeu tanto.

Raphaella 17/12/2021

é um dos únicos livros que eu lia qdo era mais nova que tive coragem de reler pois sabia que seria tão bom qto foi antes.
eu adoro dexter, eu cresci lendo dexter, e meio que acho que foi esse livro que me instigou a gostar tanto desse gênero

Gladstonier 14/06/2020

Favorito
É a segunda vez que leio esse livro. Quando li pela primeira vez ainda não tinha assistido a Série de TV, como não sabia a identidade do assassino, o livro teve um desenvolvimento surpreendente. Relendo agora se tornou impossível não comparar com a Série de TV que é mais dinâmica e traz um Dexter mais simpático, mais humano. O Dexter do livro é um Serial Killer frio e sem sentimentos, age por códigos de conduta e não por senso de certo e errado. Os personagens também possuem acentuadas diferenças e os desfechos das histórias deles também. Esse primeiro livro é um prefácio ao Dexter, é onde podemos conhecê-lo e para isso o autor abusa das divagações e pensamentos introspectivos, auto-avaliações do nosso serial Killer favorito, isso pode decepcionar quem busca uma história policial cheia de emoção e aventura, o que temos mais pro final do livro, mas não parece ser o objetivo do autor. Pra quem nunca viu a Série de TV é uma experiência única, fantástica. Pra quem já viu, uma oportunidade para conhecer o "verdadeiro Dexter". Os próximos livros, por exemplo, se distanciam muito da Série de TV.

Paula Juliana 26/02/2022

''-Tem muita gente que merece morrer, Dex...

E com aquelas poucas palavras ele formou minha vida inteira, tudo, o meu eu e quem eu sou. O maravilhoso, onividente, onisciente Harry. Meu Pai. Se eu fosse capaz de amar, teria amado muito Harry.''

Sangue, código e uma moral totalmente questionável!

Dexter e seu Passageiro das Trevas é um personagem que mexe com o nosso senso de certo e errado, falar de Dexter é sempre um desafio, maratonar esse primeiro livro que deu origem ao seriado de tv e que apresentou um personagem tão profundo, carismático e assassino foi literalmente uma loucura. Vou tentar ser imparcial pois confesso que sou muito fã do personagem e é muito tenso falar que curto um assassino em série.

Dexter é complicado, é um personagem controverso, que vai ganhando o leitor com seu senso de justiça torto. Ele é um assassino em série que vive dentro de um tipo de código de conduta que lhe foi apresentado por seu pai adotivo quando o mesmo percebeu que o filho tinha tendências sombrias. Dexter precisa alimentar seu PASSAGEIRO DAS TREVAS, essa força, essa necessidade, esse segundo eu, que lhe pede por sangue, porém ele tem moral, Dexter estuda suas vítimas, somente mata assassinos, mata pessoas piores que ele, mata aqueles que mataram INOCENTES! Certo ou errado Dexter é apresentado como um tipo de justiceiro, e é muito complicado não simpatizar com um homem que mata por exemplo um molestador e assassino de criancinhas.

A obra brinca com nosso senso o tempo todo, estar dentro da cabeça de Dexter é literalmente uma loucura, um humor sádico, irônico e ácido. A escrita da autora é maravilhosa, rápida, te captura, intriga, e é genial por fazer o leitor se questionar e se dividir em suas convicções principalmente porque Dex é muito carismático para quem não tem emoções, ou finge muito, muito bem!

Dexter é um especialista Florence, ele investiga os crimes para a policia por meio do sangue, afinal o sangue sempre conta uma história. Outra personagem fundamental para o enredo é a irmã de Dex, a policial Deborah Morgan. Deb é um tipo de alicerce na vida de Dexter e sua maior base, mesmo que Dex se descreva como uma pessoa sem sentimentos, segundo o mesmo se pudesse amar alguém essa pessoa seria Deb, esta policial da Narcóticos que tem a ambição de passar para a Hominídeos, e vê em um caso em especial a possibilidade de subir, Deb precisa da ajuda de Dex, já que Dexter consegue enxergar coisas que outros não veem.

Cinco assassinatos consecutivos de prostitutas em Miami, corpos cortados em pedaços como se fossem presentes e um detalhe bem peculiar, não consta uma gota de sangue nos corpos, Dexter fica intrigado, consegue apesar da falta de sangue ver semelhanças na forma que o assassino mata, com seu próprio modo de operar. O assassino se comunica com Dex, manda mensagens para ele e principalmente é alguém que sabe de seu segredo, que conhece seu Passageiro.

''Esperto, engraçado, despreocupado, Dexter morto-por-dentro.''

Deb, Vince, Angel, LaGuerta, Doakes, Rita, Astor e Code os personagens estão todos ali, claro que de uma forma diferente da que foi apresentado no Seriado, pois toda perspectiva que conhecemos na obra literária são pelos olhos e pela mente de Dex. Dexter que se vê como um monstr0, um ser sem sentimentos, um ser que precisa fingir quase o tempo todo.

Dexter - A Mão Esquerda de Deus é uma obra de origem, um livro com um enredo instigante, curioso que apresenta um personagem bem peculiar e totalmente interessante. A leitura mesmo apresentando capítulos sombrios é leve e divertida, me peguei gargalhando várias vezes durante a leitura, muito disso se deve a escrita de Jeff Lindsay que apresenta um humor negro maravilhoso com um personagem cru, direto e ácido! Recomendadíssimo!

''- Você é diferente, Dexter. Sim, Harry, não há dúvida de que sou. Mas pode aprender a controlar essa diferença e usá-la de forma positiva.''

Paula Juliana

site: https://www.instagram.com/overdoseliterariaoficial/

Leiturasdarich 11/09/2020

Eu sou uma grande fã da série televisiva "Dexter", embora o final tenha deixado a desejar. Foi por causa dela que resolvi ir atrás do livro e não me arrependi.
Dexter é um perito criminal que nas horas vagas mata assassinos que saíram impunes, mas não pensem que ele faz isso por ser um justiceiro. Ele faz isso para controlar o seu desejo assassino que se manifesta através do que ele chama de "Passageiro Sombrio". Para não correr o risco de matar pessoas inocentes, seu pai adotivo criou várias regras quando Dexter ainda era um jovem garoto.
O final desse primeiro volume é bem diferente do caminho escolhido na série, mas vale muito a pena.

Renina Angiostensina Aldosterona 23/08/2022

Meio blah
O livro é sim muito bom, muito bem escrito, e sempre deixa o ar de suspense em cada final de página, entretanto para quem gosta muito da série pode ser meio desconexo e frustrante. Mas é sim um bom livro.

Matheus Lins 22/04/2009

A maioria das pessoas conhece Dexter devido à série de TV do Showtime - que conta atualmente com três temporadas, com mais duas prometidas - mas o que poucos sabem que o programa é, na verdade, baseado numa série de romances policiais do escritor Jeff Lindsay. A primeira temporada em particular, foi uma transposição quase fiel do primeiro livro, Darkly Dreaming Dexter, recentemente lançado em terras tupiniquins com o título Dexter - A Mão Esquerda de Deus, pela editora Planeta.

Nesse romance, Lindsay nos draga à mente perturbada de seu protagonista, Dexter Morgan, compartilhando conosco a sua visão excêntrica do mundo, suas impressões apuradas sobre as pessoas, e seu relacionamento com o “Passageiro das Trevas”, nada mais que a personificação de seus impulsos homocidas, aqui simbolizado como o passageiro do banco de trás.

A obra aborda o jogo de gato-e-rato entre Dexter - que trabalha na polícia de Miami como analista de borrifos de sangue - e um novo assassino em série, o Carniceiro de Tamiami, que desmembra as suas vítimas de forma a não deixar nenhum rastro de sangue, método esse que fascina o nosso “herói”.

Todavia, conforme a trama progride, somos levados a nos questionar se o tal Carniceiro realmente existe, ou se ele seria, na verdade, uma manifestação da psique mais sombria de Dexter, o seu inconsciente se tornando o consciente, o passageiro do banco de atrás assumindo o volante. Tal dúvida paira no ar até os momentos finais do livro, habilmente construída por Lindsay.

Para quem já assistiu à série de televisão, o livro possui distinções suficientes que justificam a sua leitura, como a dinâmica entre Dexter e o Passageiro das Trevas (que recebe muito mais destaque aqui do que na série), bem como a diferença de personalidade e atitudes de alguns personagens em comparação às suas contrapartes televisivas (notadamente, a LaGuerta). E o mais importante: o desfecho é substancialmente diferente, indicando que os trabalhos sebsequentes nada tem a ver com as tramas do programa, como a investigação do FBI ou Miguel Prado.

Excelente romance noir de leitura absolutamente recomendada.

Laura Maia 10/01/2022

Uma leitura super imersiva dentro da cabeça se Dexter Morgan, onde é possível acompanhar toda a sua confusão, as certezas que ele tem sobre quem ele é, as diferenças entre ele e aquele que chama de Passageiro das Sombras.
Dexter é um monstro, mas um monstro bem limpinho e que segue a risca o código de conduta Harry.

Agora resta ler os próximos livros e surtar com as diferenças entre livro e série :P

Plícela 12/06/2022

Diferente da série
Sou fã da série Dexter desde nova e comecei a reprisar a pouco tempo, e então pensei em dar uma oportunidade aos livros pra ver qual é? pois bem? diferente da série.

De fato, não comecei o livro acreditando que seria igual. Muitas coisas são muito semelhantes, temos os personagens que conhecemos na série (LaGuerta, Angel, Masuka, Deb, Harry, Rita e B.), porém eu percebi que a participação de todos (exceto de Harry) é muito secundária, o livro é 95% o que se passa na cabeça do Dexter, deixando ele e o Passageiro Sombrio no comando da narrativa.

O Ice Killer também é o foco do livro e o desenvolvimento também se assemelha a série, porém a conclusão é totalmente diferente.

Gostei? Sim, realmente comecei a ler pra ter uma visão diferente da história que eu já conhecia. Porém, tenho que admitir, a galera da série arrasou, pois criaram uma história muito mais construída e envolvente que a do livro.

Poucas as vezes que eu achei que um filme/série superou o livro, e essa é uma delas.

Enfim, pra você que é fã de Dexter vale super a pena, você conhece mais o que se passa na cabeça dele.
Irei ler a sequência, mais pra frente.

Amanda 03/04/2022

Decidi começar a ler "Dexter" por gostar bastante da série. Achei o livro muito bom. Recomendo! Já estou curiosa para ler os próximos volumes ?

Luan539 24/03/2022

O livro é bem parecido com a série de tv, tirando algumas mudanças e antecipações referente a série.

Eline 06/12/2020

Ler esse livro é estar dentro da mente do personagem, com todos os problemas que isso implica. Leitura interessante.

Marjory.Vargas 13/01/2021

"Ainda não estava completamente doido. Claro que eu era profundamente anti-social e, de vez em quando, homicida. Mas não doido."
Dexter Morgan é um especialista em borrifos de sangue da polícia de Miami. Também é o serial killer mais amado da ficção. Siim, a gente sente muita empatia pelo personagem, apesar de ele ser o "errado" da história.
Dexter passou por um evento traumático na infância que deixou profundas sequelas na sua mente. Adotado pelo policial Harry Morgan, o mesmo não demora muito a perceber que o filho tem algo de diferente. Harry entende que não tem como fazer desaparecer esse problema, e passa a doutrinar Dexter para que ele possa ter uma vida mais próxima possível da normalidade.
O código Harry é seguido fielmente por Dexter. É interessante acompanhar a mente dele: finja que está emocionado; lembre-se de sorrir de vez em quando. Dexter inclusive tem uma namorada, porém não é capaz de amar, apesar de ter algum tipo de sentimento (não no sentido amoroso) pela irmã adotiva Deborah, sua única família.
A principal regra do código de Harry é: nunca matar pessoas inocentes. Pode parecer estranho um policial dizer isso ao filho, mas ele sabia que cedo ou tarde Dexter evoluiria à esse patamar. Dexter mata aqueles bandidos dos quais nem a polícia sabe a existência.
Porém, a vida de Dexter dá uma guinada quando surge um novo serial killer na cidade e Dexter sente algum tipo de ligação com ele, mesmo não sabendo quem é. A partir daí, acompanhamos a investigação e vamos ao desfecho surpreendente.
Este é o primeiro livro de oito. Também existe uma série de TV, já bem antiguinha e pelo que me lembro, a série foi bem fiel ao primeiro livro. Até por isso eu não tive grandes surpresas, pois já sabia o enredo. Mas a leitura é muito boa para acompanhar melhor como funciona a mente de Dexter - a mente de um psicopata.

deelabooks 11/08/2020

meu livro conforto
nesse primeiro livro nós acompanhamos os pensamentos de dexter sobre sua pequena excentricidade e sua rotina como integrante da equipe forense da polícia de miami, eu particularmente acho muito legal acompanhar uma investigação do começo ao fim e esse livro é totalmente assim, de certa forma é intrigante e a leitura é fluída, você lê vários capítulos sem perceber.

o final me agrada, não é nada tão radical, mas é bom, a escrita do lindsay é divertida e nunca fica chata ou tediosa.

essa releitura foi muito importante para eu entender que dexter pode não ser uma grande obra prima pra mim, mas que querendo ou não se tornou um livro que agora considero como aquele livro conforto, ou seja, vou querer reler mais vezes futuramente quando eu estiver com vontade de ler algo que já tenho lembranças sobre e que me causam certo conforto.
mesmo se tratando de uma história nada delicada ou suave rs.

esse livro é sobre uma investigação com uma narrativa bem incomum já que a gente tem apenas o ponto de vista de um serial killer que mata outros assassinos.
indico para quem gostaria de ler algo sobre investigação e afins de uma forma bem humorada.

meu Instagram sobre livros : @deelabooks

site: https://instagram.com/deelabooks?igshid=gd1ggsim547b

Who 29/01/2022

A história de um serial killer assustadoramente apaixonante
Dexter já é de longe uma das minhas séries favoritas de todos os tempos. Já havia lido esse livro na adolescência e decidi maratonar toda a série de livros agora adulto.
É impossível não ser fã dessa série.
Um anti-herói trabalhado de forma inteligente e que te faz gostar do personagem mesmo sabendo que ele não é moralmente correto.
A escrita do Jeff Lindsay é tão divertida que a leitura corre de forma fluida e leve, mesmo em cenas mais pesadas.
Diferente da série de tv, o Dexter do livro é um personagem mais engraçado e ao mesmo tempo menos emotivo.
A forma que as reviravoltas são apresentadas é de chocar o leitor, muito bem construídas. Eu que já havia assistido a série por diversas vezes me peguei sendo trapaceado pela escrita dinâmica e inteligente do autor.
Recomendo super e já ansioso para as proximos histórias.