Dexter: A Mão Esquerda de Deus

Dexter: A Mão Esquerda de Deus Jeff Lindsay

Resenhas - Dexter

Day Morais - @daihanydemorais 15/09/2016

Um livro curto, porém delicioso!
Primeiramente tenho que dizer que eu me apaixonei pela atuação do ator Michael C. Hall, que interpreta Dexter Morgan na série Dexter, disponível na Netflix. E só por agora eu descobri que a série que tanto gostava era baseada em livros, e aí já dei meus pulos para ler o primeiro de 8 livros (em breve resenha dos outros)! E olha, se você já assistiu e gostou da série , vai se apaixonar ainda mais pelos livros!
O livro conta a história de Dexter Morgan, ele tem uma imperfeição na sua personalidade.
Um distúrbio mental caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, falta de remorso e culpa por atos cruéis e tantas outras características que podemos associar a um Psicopata. Sim, Dexter possui a chamada psicopatia e a todo momento possui um desejo desenfreado que o impulsiona a matar. No livro, esse desvio de caráter é personificado em um "personagem" intitulado como "Passageiro das Trevas", uma outra personalidade de Dexter que o instiga a cometer tais atos. Mas e aí, por que Dexter é assim?

O livro nos conta que ele viveu uma situação traumática na infância. Quando tinha apenas 3 anos de idade ele presencia um assassinato e isso marca ele para sempre.

Órfão, ele então é adotado por Harry Morgan (policial que o resgatou) e sua família, e é ele, seu pai adotivo, que ensina Dexter a controlar esses impulsos e só aliviar sua tensão em pessoas que realmente "merecem morrer", isto é, matar assassinos e criminosos . Assim, Dexter segue sua vida seguindo o chamado "Código Harry" vivendo em Miami como uma pessoa normal, tentando esconder de todos quem ele realmente é.

[...]
– Por favor, eu não consegui me conter, simplesmente não consegui. Por favor, entenda… – ele disse.

– Eu entendo, padre. Entendo perfeitamente. Sabe, eu também não consigo me conter. Mas crianças? Eu jamais faria isso com crianças. Com crianças, nunca. Tenho de achar gente como você.
[...]

O livro é narrado em primeira pessoa, pelo próprio Dexter e eu tenho que ressaltar que antes de ler o livro vi muitas resenhas negativas dele por aí, mas nem levei isso em consideração, pois as maiores reclamações eram a falta de dialogo do livro o que para mim é totalmente compreensivo já que a maior parte do tempo a história se passa somente dentro da cabeça dele e eu amei isso.

Você com certeza deve estar pensando: esse livro deve ser um terror! Mas não é. Não há nenhum excesso de cenas sangrentas e tudo mais. Na verdade, Dexter detesta sangue. Seu trabalho como assassino tem que ser limpo, frio, quase uma obra de arte, segundo ele mesmo.
Eu poderia ficar horas falando sobre como este livro é ótimo ou como a escrita de Jeff Lindsay é sofisticada, e de fácil entendimento, mas "Dexter" é uma série de livros que pretendo continuar, então ainda gastarei muito tempo contando pra vocês tudo sobre esse assassino elegante e intrigante.

A série tem 8 temporadas e no total são 8 livros, se você já assistiu a série pode ficar despreocupada(o) pois somente a 1ª temporada foi baseada no 1º livro (e mesmo assim, o final foi diferente) e o restante da série é totalmente independente do restante dos livros. E o que eu tenho a dizer é que se você gosta do gênero, leia! Eu estou ansiosa para continuar essa empolgante trajetória pelas peripécias de Dexter Morgan. :)

site: www.lendo1bomlivro.com.br

Laura Maia 10/01/2022

Uma leitura super imersiva dentro da cabeça se Dexter Morgan, onde é possível acompanhar toda a sua confusão, as certezas que ele tem sobre quem ele é, as diferenças entre ele e aquele que chama de Passageiro das Sombras.
Dexter é um monstro, mas um monstro bem limpinho e que segue a risca o código de conduta Harry.

Agora resta ler os próximos livros e surtar com as diferenças entre livro e série :P

Jesska 28/11/2021

Outros olhos
Eu já havia lido este livro há uns 10 anos, porém naquela época não dei continuidade. Então, agora em 2021, um amigo comentou comigo sobre Dexter e os livros já que seria lançada a série Dexter: New Blood, como eu tinha esse primeiro livro resolvi ler novamente. A leitura é muito fluida, mesmo lembrando algumas coisas, parecia ser a primeira vez que eu estava lendo, senti toda a emoção e envolvimento com os personagens que talvez não tenha sentido nem da primeira vez. Agora já comprei os outros livros e estou ansiosa para assistir a série!

Lorena1155 14/12/2021

O final me deixou meio indecisa sobre ter gostado ou não do que li, porque adorei o humor irônico e até meio sádico do Dexter e achei a leitura bem fluida (apesar da tradução ter me incomodado um pouco), mas o grande problema pra mim foram umas questões na história beirando o sobrenatural ali do meio pro final... foi muita viagem pra mim. Eu assisti a série primeiro porque não sabia que era baseada em livros, talvez isso tenha me atrapalhado em relação ao final da história. De qualquer forma, vou continuar lendo os próximos e ver no que dá.

Nathaly 20/11/2021

Tonight?s the night
Esqueça o dexter televisionado? o anti-herói mais amado, o serial killer de consciência. Se não você pode se decepcionar com o verdadeiro Dexter? o livro mostra o eu dele numa visão mais realista do seria um assassino. Se isso te incomoda, pare, esse não é seu livro. Mas caso, assim como eu, a curiosidade vença, vai fundo! O livro é muito bem escrito, muito mesmo. Tinha tudo pra ser muito bom, mas o final muito aberto me deixou um pouco triste, porém com gostinhos e ?quero?.

Silvio 21/08/2011

Novela policialesca comum. Um serial killer, a polícia prende o suspeito errado, o verdadeiro assassino continua seus crimes e desafia a polícia, faz até uma brincadeira. No final, o verdadeiro assassino é descoberto, mas escapa da justiça. O interessante é que um policial também é um serial killer, mas este só mata quem "deve" morrer e é irmão do serial killer maldoso. Outra coisa interessante é a sátira que ele faz ao sistema policial americano - o que diria se conhecesse o sistema brasileiro!! - e ao comportamento humano com as dúvidas que o ser humano não tem coragem de expressar. Há muita "encheção" de linguiça e algo muito estranho: os desaparecimentos causados pelo policial serial killer não são investigados. Ambos se tornam serial killer por traumas causados na infância - lugar comum demais - talvez com o objetivo de satirizar isso também, ou seja, todo assassino se torna assassino por traumas de infância e não tem culpa nenhuma disso; segundo ele, os assassinos matam por gosto pessoal, ou seja eles gostam, sentem prazer ao fazer isso. Opinião essa que compartilho.

Paulinha 09/10/2011

DEXTER
Um passeio pelo mundo através dos olhos de um sociopata (psicopata). Uma leitura dinâmica e ao mesmo tempo simples.
Jeff nos envolve no mundo particular da mente de um ser que busca de várias maneiras ser igual, ser normal, ser HUMANO, sabendo exatamente sua diferença.
Seu texto é repleto de pensamentos malucos e ao mesmo tempo “racionais”, salpicadas com frases sarcásticas.
Tem um momento que chego a pensar que Dexter é o mais humano de todos e os “anormais” são os outros que o cercam.
Sua visão de mundo é tão complexa e no fundo tão simples que chega assustar.
Ele cresce de uma forma que se torna a personalização do homem ideal.
Uma leitura fascinante.

Caverna 07/07/2013

Dexter é um profissional em borrifos de sangue, ou seja, só de ver uma mancha na parede, ele consegue determinar onde a vítima estava, como ou com o que foi assassinada e tudo mais. Muito foda, apenas. Mas mais do que isso... Dexter é, também, um assassino. Acho que a maioria do pessoal já conhece a história, mas não custa nada dar uma pincelada, né?
Tendo passado por algo muito traumatizando em sua infância - algo que ele nem se lembra -, Dexter criou um monstro dentro de si, o Passageiro das Trevas, que domina nosso protagonista e o faz cometer terríveis assassinatos. Porém, antes que ele pudesse de fato assassinar algum inocente, Harry, seu pai adotivo, lhe ensina a ser um assassino profissional. Afinal, quem melhor do que um policial para treinar um assassino? Contudo, Dexter não simplesmente mata qualquer um: ele precisa se certificar de que aquela pessoa cometeu algum terrível crime para matá-la. E não, ele não se sente um herói por isso. Na verdade, ele não sente nada.
Em A Mão Esquerda de Deus, ele e sua meia-irmã, Debbie, a única pessoa que lhe restou (alguém que ele poderia realmente amar, se um dia ele fosse sentir algo), estão investigando o caso de um cruel assassino de prostitutas. E Dexter não estaria no caso se não fosse porque sua irmã lhe pediu ajuda, visto que ela quer trabalhar na Homicídios, como detetive; isso porque não há sangue nas vítimas, elas foram simplesmente drenadas.
Esse tipo de assassinato fascina Dexter, fazendo com que ele crie uma espécia de vínculo com o serial killer, no seriado conhecido como Ice Truck Killer. E, de alguma maneira, o serial killer conhece O Passageiro das Trevas de Dexter.

site: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2013/01/dexter-mao-esquerda-de-deus.html

Simon 15/12/2021

Eu gosto da série então foi uma delícia ler os livros e ter outra perspectiva, muito bom pretendo ler os outros, acabei deixando de lado a saga.
Sabrina 15/12/2021minha estante
O primeiro é ótimoo

Lais 31/07/2013

Um livro que te surpreende!
Dexter, foi adotado por Harry um tira aos 3 anos de idade e não se lembra da sua infância, tem uma irmã adotiva Deborah.Mas por trás dessa vida simples há um serial killer que trabalha como analista de borrifos de sangue. Dexter, sempre teve controle de sua vida e matava apenas com segurança, porém surge um assassino com o mesmo estilo que o seu e isso pode trazer muitas reviravoltas nesta trama.
Um livro surpreendente que te leva para dentro da história e faz com que você goste de um assassino revelando a mão esquerda de Deus.

Suh 18/08/2013

...
De início fiquei magoada com a simplicidade da escrita, até uma criança de 10 anos conseguiria ler o livro e compreendê-lo facilmente. E então a história demorou para me instigar, não consegui ver nada que me surpreendesse ou que me chamasse atenção. Já no final, ocorre algo diferente com Dexter. Por algum motivo não consegui me "apaixonar" pelo personagem. As últimas 50 folhas conseguiram me surpreender até me deixar em dúvida! Mas não passou disso... Não sei se daria continuidade na na leitura dos próximos litros.

Pra quem nunca leu Hannibal, algo sobre jack the ripper, Agatha Christie, entre outros, talvez ache Dexter surpreendente. Pra mim deixou a desejar.

PS: não assisti a série na TV
Al 10/11/2013minha estante
Ia perguntar se vc tinha visto a série de tv que aliás, é infinitamente melhor. Esse livro além de ter essa escrita facilitada, tem um tom cômico e por vezes o Dexter deixa de ser um sociopata e vira um esquizofrênico que devaneia infinitamente sobre agir ou não.

C.R 05/09/2013

Série x Livro
Assistir uma boa parte da série pra depois ler o livro ajuda a imaginar ou criar na mente o cenário perfeito para esse ou aquele episódio, no livro conseguimos ter uma noção maior com riqueza de detalhe o temperamento e a própria mente do Dexter, um serial killer que teve um treinamento indireto do seu padrasto, um policial que percebeu quem Dexter se tornaria caso ele não o ensinasse atraves do código de Harry a forma correta de usar seu "Passageiro Sombrio", usando uma linguagem comum ele é um assassino justiceiro de assassinos de inocentes, tudo que nossa sociedade precisaria nos dias de hoje. O que difere da série é o andamento da história, mesmo assim tendo alguns detalhes diferentes o livro conseguiu expor com bastante precisão a ideia para o leitor além da história ser bastante original, simples e complicada ao mesmo tempo, como é o próprio assassino Dexter.

Ana Lyra 11/09/2013

Livro x seriado
Sou suspeita pra falar, porque sou muito fã da série de TV que por sinal é bem fiel ao livro,mas claro que houveram modificações.

A história é muito boa, se complica e te prende até o final, pretendo ler as sequencias para conferir se continua boa.

Super recomendo pra quem gosta de suspense, perseguição, serial killers, etc.