As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

peuzxi 14/04/2021

Gostei bastante, mas com ressalvas
Apesar de achar a primeira parte mais arrastada (mesmo sendo a parte com mais ação, guerra, etc), foi um livro que acabei lendo rápido.

Durante a segunda parte, foi quando o livro me conquistou. Acho muito interessante a relação de Frodo com Gollum/Smeágle, e muito dessa leitura me fez desconstruir a ideia acerca desses personagens (que tinha construído na infância, quando via os filmes).
Frodo foi um personagem que me afeiçoei mais (no primeiro livro ele já tem o protagonismo, mas acho que nesse, na medida em que ele tem de se guiar sozinho, torna-se mais interessante ver seus pensamentos e o peso de suas decisões).

Acerca da primeira parte: tive um pouco de dificuldade, esperava mais da relação Legolas/Gimli, que muita gente destaca como um bom alívio cômico, mas não gostei tanto. Fora que achei os capítulos muito demorados.

Acho que uma dificuldade que os leitores de primeira viagem de Tolkien têm (como eu estou sentindo) vem do fato de que muito é citado sobre a história antiga, e as vezes só queremos ver um desenrolar mais dinâmico dos fatos atuais.

João_Victor 19/07/2021

muito bom
único defeito é q frodo e sam não se pegam, mas têm mais química q qualquer outro casal de livro de fantasia
mahiana 26/07/2021minha estante
pqp fiquei a segunda parte do livro toda esperando o meu casal desenrolar kkksksksk

Rosana.Montenegro 22/10/2023

As Duas Torres
Esse livro fica muito na lealdade, principalmente a lealdade de Sam para com Frodo, que sobrecarregado pelo anel, depende de Sam para chegar ao seu destino.
Mostra também a ascensão de Gandalf, que combate a corrupção de seu amigo e antigo líder.
E abre caminho para o final da trilogia, que foi épico!!

Vinicius39 12/03/2021

Meu Deus.... Já está na lista de favoritos!!!

Mas tem como não mergulhar nesse universo do Tolkien.

Agora falta o último volume.

Eduardha 30/07/2021

Eu já sabia que iria amar a leitura porque "As duas torres" é o meu filme favorito da trilogia. Acompanhar a trajetória da comitiva, que agora esta separada, foi incrível. O livro foi melhor do que eu imaginava

Mari 07/08/2022

minha única pergunta é: por que não comecei a ler senhor dos aneis antes?

estou impressionada com os detalhes e a construção de mundo que a trilogia tem!!

Marcello.Buzon 24/09/2022

E seguem as releituras
Essas releituras de Tolkien tem me surpreendido mais do que esperava.
Quando li TLOTR a primeira vez foi bastante enfadonho e denso. Primeiro que li a versão de volume único e isso já trás peso a leitura por segurar um calhamaço de 1.500 páginas, mas agora relendo, mais de 20 anos depois, não sinto mais o peso e a densidade de antes.
Talvez por minha maturidade na leitura e como pessoa podem estar fazendo toda diferença hje. Pois não sinto peso, nem pressa, nem mto menos densidade. Estou relendo com sentimentos diferentes e renovados.
Estou relendo pq amo essa história e estou amando cada vez mais.

Jonh 09/06/2020

Bom, mas ainda prefiro o primeiro.
O primeiro me instigou muito e o desenrolar da história me agradou bastante. Apesar de ter o probleminha de ser muito descritivo com lugares.

Nesse livro o que me desapontou foi a separação completa de dois núcleos da história.

O primeiro núcleo contado além de ser o que eu não gostava muito era muito lento.

Isso prejudicou bastante a leitura do início até uns 65% do livro.

Só depois disso que a história retoma os bons caminhos, na minha opinião, e volta a ser igualmente instigante.

Tatiana Beck 18/09/2022

Da um sono as vezes, mas tudo vale a pena!
Maravilhoso e sensacional, queria ter lido mais devagar, ou esquecer para ler de novo como se fosse a primeira vez!
Cada vez que me deparo com essa saga eu fico mais impressionada com a capacidade humana de criar algo tão esplendoroso e rico!

Maisa @porqueleio 25/06/2023

Resenha / As Duas Torres /@porqueleio
Na primeira parte de Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, conhecemos os nove escolhidos que partem de Valfenda com a missão de acompanhar Frodo em sua missão de destruir o Um Anel. Aragorn, Boromir, o elfo Legolas, o anão Gimli, o mago Galdalf e os quatro hobbits: Frodo, Sam, Merry e Pippin. Mas o poder do anel é sombrio, levando Frodo a se separar da comitiva, sendo seguido por Sam.

Boromir tenta defender Merry e Pippin, mas os dois são sequestrados pelos Orcs. Aragorn, Legolas e Gimli vão atrás dos Orcs, na esperança de salvar os hobbits. Mas os dois conseguem escapar e se escondem na floresta de Fangorn, onde conhecem Barbávore e outros Ents, seres poderosos e antigos.

Enquanto isso, Frodo e Sam tentam chegar a Mordor para destruir o Um Anel, mas vão contar com a ajuda improvável de Gollum, o antigo portador do ‘precioso’.

A segunda parte tem mais ação, e muitas batalhas, além de apresentar personagens novos – os Ents são muito diferentes e muito antigos, e apesar de optarem por não intervir nas guerras da Terra Média, sentem a devastação de Sarumam e por isso resolvem seguir para Isengard. Ainda teve a Laracna, trazendo momentos de tensão para Frodo e Sam.

Adoro a amizade que se desenvolve entre Legolas e Gimli...e Aragorn assume um lugar de liderança que parece casar perfeitamente com ele – ainda que não se sinta confortável. Entretanto, mais que as cenas de ação, acredito ser um livro sobre amizade, compromissos assumidos e a angústia de escolher o caminho errado. Ainda que ache que algumas das descrições tenham sido cansativas, e que o final pareceu se estender mais que o necessário, acho As Duas Torres abre caminho para um desfecho Épico em O Retorno do Rei.

site: https://www.instagram.com/p/CtpT0K7vUr9/

Trajano 31/10/2021

Não dá pra definir numa palavra. Memorável, épico, divertido
...manteve bem o nível do anterior, e talvez até tenha aumentado. Aconteceu muita coisa interessante neste livro, talvez até mais do que em A sociedade do anel. Gostei bastante das duas narrativas inseridas no livro, como sempre os personagens estavam em apuros, em lugares interessantes, em situações de perigo, nobreza, batalha, etc.

Fiquei um pouco apegado ao Gollum confesso, me pareceu bem redimido (até chegar no final) e continuo achando o Frodo um personagem menos carismático e do que Bilbo. Não vejo a hora de ler o terceiro e ver como tudo acaba nos livros. Me parece que o melhor ainda ficou pro último.
Gisele.Moreira 31/10/2021minha estante
??????

_Sam_ 31/03/2023

O prenúncio de uma guerra
Essa é a sensação que esse livro transmite: há uma guerra eminente a começar. Durante todo o livro, cheio de surpresas, essa é a sensação que fica. A ideia de Tolkien de dividir a narrativa nas perspectivas de cada grupo foi fenomenal, deixando o leitor curioso quanto ao que ocorre ao outro grupo no mesmo instante. Todos os personagens são memoráveis - e olha que a quantidade deles é grande!

Esse livro consolidou Sam como meu personagem preferido, batam palmas à ele, por favor ???

Será difícil segurar a ansiedade para o próximo livro, mostrando que essa obra é definitivamente fantástica.

call 19/05/2021

As Duas Torres
Só eu fiquei com pena do smeagol? Acho que ele ainda tinha um pouco de bondade no coração. O Sam como sempre protagonista.