Melancia

Melancia Marian Keyes

Resenhas - Melancia

Thais.Nascimento 15/04/2021

Achei o livro muito divertido quando li, e adorei acompanhar a recuperação Claire após os abandono do marido.

Kelly 06/06/2013minha estante
concordo plenamente

r@quel 24/01/2011

Chato
Esse livro foi uma decepção... A protagonista o tempo todo durante a narrativa fica dando milhares de opiniões, fazendo diversos comentários e observações desnecessárias, a personagem toma decisões inacreditáveis que te fazem pensar o tempo todo 'meu Deus como essa mulher é burra'... Dificilmente vou me arriscar a ter mais um livro de Marian Keyes na minha estante!
Carol Moreira 18/04/2011minha estante
Pra mim é muito difícil gostar de um livro, quando nao gosto da protagonista e meu Deus como CLAIRE é chata!!

Karina Q. Belin 07/10/2022

Esse livro estava na minha estante a algum tempo e resolvi dar uma chance a ele! O que posso dizer dele? Bom, mas não indico! Achei o livro cansativo de ler, pois a maior parte do livro se passa na cabeça da personagem e no que ela pensa! Faltou pouco para que eu o abandonasse!

Laura de Castro 14/01/2022

C O N F L I T A N T E é a palavra
Eu como mulher gorda estou aqui segurando esse livro no colo pensando como é que eu vou me sentir em relação a uma protagonista tão interessante e divertida e ao mesmo tempo tão gordofóbica e preconceituosa, mimada e infantil. Sei que o livro reproduz os preconceitos que ainda eram latentes nos anos 90 (foi escrito nesse tempo, afinal), mas eu não consegui passar muito pano pra isso, já que existem sim jeitos mais gentis de se referir à uma mulher gorda do que "uma porca gorda" desde, de fato, antes dos anos 90.

A leitura foi muito fluida e a Claire de fato se torna alguém cada vez mais interessante e madura, e eu passei a me importar mais com ela por isso. Acho que preciso aceitar que esse é um chick lit bem real, onde todos os personagens são concretamente verossímeis, com qualidades e defeitos.

Pretendo continuar a série das irmãs Walsh, e justamente por que para mim um dos maiores defeitos desse primeiro foi a falta de sequer UMA menção à irmã do próximo livro, título "Férias". Para uma autora que planeja uma série sobre uma família, mostrar tantas facetas desagradáveis dela em paralelo a sequer mencionar outras irmãs que serão protagonistas, foi uma falha grave. Odiei a matriarca nesse primeiro livro, querendo que a filha volte para o marido bosta dela após ter passado pelo inferno por causa dele. NÃO DÁ PRA DEFENDER, MARIAN KEYES.

To descendo o cacete no livro mas realmente gostei, me diverti, e o final foi de aquecer o coração. Espero somente me impressionar mais positivamente no próximo.

Camila 02/03/2022

Escrita divertida, leve, fluida.
Claire acaba de dar a luz a uma linda menina, e ainda no quarto do hospital, James, até então, seu marido, lhe lá um pé na bunda e vai viver com outra.
Como assim??? ?
Pois é, também foi assim que me senti logo nas primeiras páginas.
E as páginas seguintes nos leva a uma história, não muito fácil, de "superação".
Junto de Claire, vamos vivendo a dor de um fim de relacionamento, e posso lhe garantir...vai lhe render boas risadas!!!!

beatriz 02/06/2021

Melancia foi o primeiro chick-lit que eu li, e acredito que ficou de lição pra eu nunca mais ler de novo.
Esther.Horn 03/06/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkk

Fernanda631 05/07/2023

Melancia (As Irmãs Walsh #1)
Melancia (As Irmãs Walsh #1) foi escrito por Marian Keyes e foi publicado em 1995.
Nesse primeiro livro da Série Família Walsh conhecemos a primeira filha Walsh: Claire, uma mulher de 29 anos, formada em Inglês (acredito que não traduziram para Letras), irlandesa mas que deixou seu país há 7 anos para tentar uma vida melhor em Londres, e casada com James há 3 anos. Tudo vira de ponta cabeça quando Claire é abandona por seu marido no dia em que deu à luz a sua filha, e de repente se vê de volta à casa de seus pais, tentando superar, ou não, o choque de ter sido abandonada.
Claire é apaixonada por livros, então logo de cara já dá para simpatizar com a personagem
Este livro é em estilo de leitura que “ajuda” pessoas que passam por dificuldades cotidianas, passando mensagens de superação. Que é o que acontece com Claire, que vive em um casamento aparentemente feliz e que, logo após o parto de sua primeira filha, seu marido lhe comunica que irá abandona-la para morar com uma vizinha com quem ele tinha um caso há seis meses.
Depressão pós parto é o principal tema abordado no livro. Claire precisa aprender a lidar com a sua nova situação, mas o choque de ser abandonada pelo marido foi muito devastador para ela. Claire se questiona o tempo todo porque o marido foi embora e teve coragem de traí-la, não consegue sair de casa, negligencia até os cuidados com a filha, passa os dias dormindo ou bebendo muito, não consegue nem ao menos ter forças para tomar banho.
A depressão pós parto aliada ao choque da traição e abandono do marido deixaram marcas profundas em Claire, tanto que ela demora muito tempo para escolher o nome de sua filha, Kate, que todos os nomes que pensara, remetiam aos momentos que tivera com o marido, e aquilo era muito doloroso para Claire.
Quando Claire se vê abandonada com uma filha recém-nascida, tendo que passar a licença maternidade na casa dos pais, acaba caindo em uma profunda depressão pós-parto. Claire passa por todos os níveis da depressão, mas acaba superando todas as dificuldades e até acaba encontrando um novo amor. Inicialmente o livro pode ser considerado melancólico, mas com a continuação da leitura podemos ver que o livro é muito mais que isso.
O livro é cheio de reviravoltas, tem apoio da família, o que a ajuda muito. O modo como a autora passa cada situação deixa o livro leve, engraçado e emocionante. Adam é um personagem muito lindo e fofo, dando a Claire um sentido a sua nova situação de vida.
Conforme o tempo passa, as coisas vão se encaixando na sua vida, e o retorno de seu marido só lhe dá mais força para lutar pelos seus objetivos, já que ele é um canalha e completamente imbecil.
Neste livro também conhecemos as irmãs de Claire, sendo assim passamos a conhecer um pouquinho de Rachel, a protagonista do livro Férias.
Com uma narrativa simples e fácil e com um final encantador. Um livro que nos passa como é difícil, mas não impossível, superar certas dificuldades.
O livro trata da trajetória, após um choque traumático e nos faz refletir sobre a vida, perdão, dor, dúvidas e amadurecimento, a saber enfrentar e sobreviver às crises que nos são impostas, a levantar do chão, a sair do fundo do poço.
O livro então se desenvolve em Claire superar o golpe emocional que o marido deu nela e tentar visualizar um futuro sem ele, ela sendo a única responsável por sua filha. E durante isso, ela passa por diversas fases: uma tristeza desoladora e um ódio mortal do mundo, até que se cansa da sua própria depressão e tenta se reerguer e neste momento que conhecemos o Adam, um universitário mais novo, que se encanta por ela e ela por ele.

Bella 01/04/2020

Um livro surpreende, que apesar de todo sofrimento de um parto e o abandono do marido, é contato de uma forma cômica. Adorei!

@montowskihelena 30/03/2023

Alguns pontos positivos que eu posso citar na história é que eu gosto bastante de ver alguém superando e conseguindo lidar com uma situação muito complicada em sua vida. Gostei bastante da evolução da Claire com tudo o que aconteceu (apesar de ter sido muito demorado), e acredito que ela tenha aprendido o que deveria.
Infelizmente teve muitos pontos negativos no livro que me incomodaram um pouco no decorrer da leitura. Sei que os devaneios da Claire é a pitada de "humor" que a história promete, mas acredito que o desenvolver seria mais fluido sem eles. Inclusive, acompanhar os pensamentos da Claire é realmente bem cansativo. A mulher é frenética e não para de pensar nem um minuto, e é incrível que a gente pode perceber que a personagem sabe que é assim quando mais pro final ela se questiona por nunca estar satisfeita com o que tem.
Apesar de eu gostar de personagens que não são tão certinhos, não vi carisma em nenhum dos personagens apresentados na história. Praticamente eu não gostei de todos! Talvez só dá Anna mas ela não tem muito aprofundamento neste livro pra me cativar o suficiente.
Eu sinto que alguns pensamentos neste livro são um pouco ultrapassados e que provavelmente hoje em dia pode não ser bem visto. Como por exemplo a total falta de autovalorização e pensamentos machistas na personagem principal.

Paty.Moreira 24/04/2023

Sofri,mas sofri com gosto
Não é pra mim um 5 estrelas,mas teve seus pontos altos de bom. É um barraco de família que adoro, pra destrair, só tbm.
Eu me vi em muitas atitudes e situações como as da Clare a protagonista da história talvez aí os cri cri.
Não gosto do Adam, pra mim é só um garoto mimado. Não gosto do James ele é um tremendo babava. A Kate na história era só mais um cenário tadinha.
Mas eu me diverti, me aborrecir fui do amor ao ódio nesse livro,ele conversou comigo em alguns trechos. Fez referências a outros livros. Eu lerei outros dela, até porque quero ver se a autora amadurece na escrita. Já estou lendo Adultos dela e tbm sofrendo altos e baixos.
Acho que ela ama escrever sobre pessoas imaturas,inresponssaveis ,inconsequentes.

Juliana 25/06/2022

Difícil de ler, mas não impossível
Melancia não é um livro para mulheres modernas, e com isso traz alguns pensamentos retrógrados.
Claire descobre que foi traída pelo marido e que será abandonada, isso logo após dar luz a filha dos dois.
A história se arrasta pelo sofrimento de Claire e a dificuldade de entender o que aconteceu.
Lendo tive muita vontade de abraçá-la, corrigi-la e até mesmo de perguntar ?amiga? O que você está fazendo??. Você cria um laço com a personagem, e de fato sente que ela é aquela sua amiga ruim de relacionamento que não segue conselhos.
Uma leitura simples e uma história agradável apenas. Nada de surpreendente, muito cômico, ou que de fato prenda a leitura.
A história demora pra desenvolver e cheguei a pular algumas partes para chegar logo ao final. Mas com tudo isso, é uma leitura que me deixou satisfeita.

Idma 23/08/2020

O livro começa com uma mulher que acabara de dar à luz sendo comunicada pelo marido de que o casamento chegou ao fim - e que ele tinha um caso com outra mulher há meses. Num momento tão difícil e vulnerável para qualquer mulher, é nítido a dificuldade de Claire em aceitar a realidade. Confesso que achei o começo um tanto penoso, cheio de pensamentos divagantes(e às vezes desnecessários), especialmente pq a personagem vê a si e sua filha como pobres coitadas. Mas a vida segue seu curso, e Claire começa a se reerguer, se reinventar e isto é um processo lindo de acompanhar. Apesar das confusões, há tbm muitas cenas divertidas e doces entre ela e sua família - seu pai, mãe e irmãs, com quem ela volta a morar após o rompimento. Se, por um lado, a Claire que vemos no início da obra é auto-piedosa e frágil, a do fim é certamente decidida e encantadora - parece que nós amadurecemos junto com ela.
Uma leitura divertida, leve e viciante. Recomendo!

"Sabem como é. Às vezes, você conhece uma pessoa maravilhosa, mas apenas por um rápido instante. Talvez nas férias,num trem ou até numa fila do ônibus. E essa pessoa toca a sua vida por um momento, mas de maneira especial. E,em vez de lamentar o fato de ela n poder ficar com vc por mais tempo ou por vc n ter a oportunidade de conhecê-la melhor, não é mais sensato ficar satisfeito por ter chegado a conhecê-la um dia?".

Victória 17/07/2022

Sobre ?Melancia??
Uma leitura super leve e fluida, com personagens cheios de personalidade e dramáticos, o que me encantou! Marian Keyes construiu um drama perfeitamente elaborado, que explora os lados mais sensíveis do emocional e nos levam a refletir sobre vários assuntos relacionados aos nossos relacionamentos amorosos?

Claire recém pariu sua filhinha e de cara já recebe de seu marido, James, a notícia de que o mesmo tinha um caso e que iria abandoná-la. Perdida, em choque e sem conseguir assimilar os fatos claramente, Claire vai viver sua perda junto de sua família na Irlanda, onde vive reviravoltas e leva seus sentimentos aos limites.

Melancia é sobre perda e superação, sobre amor próprio e como um relacionamento abusivo pode ofuscar nosso brilho, nos levando à fossa. Nos faz refletir sobre a vida, amadurecimento, duvidas, perdão, a enfrentar situações traumáticas e as crises impostas em nossos caminhos e a superar tudo isso com uma pitada de comédia.

Uma leitura que vale cada página, sensacional!
DANILÃO1505 17/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro