Terra Em Chamas

Terra Em Chamas Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - Terra Em Chamas

LisboaPB 16/11/2022

O final não deu muito gatilho para o próximo livro mas agora promete um protagonismo feminino que deve ser muito importante. Espero encontrar isso. E até o autor prometeu nas notas históricas.

Fabio.Favero 23/10/2022

Terra em chamas
Mais uma vez os nórdicos começam a por em chamas as vilas e cidades desprotegidas da Inglaterra cristã, culminando em mais um confronto militar épico...

João 07/10/2022

Apenas mais um.
Inegável a qualidade do livro, mas cada vez mais fico me perguntando onde a história de Uhtred vai chegar. Não digo no verdadeiro fim, mas quantas vezes a história vai dar voltas e voltas até o certeiro fim atrás das muralhas de Bebbamburg.

Gabriel.Maia 04/10/2022

Um Uhtred mais imprudente
No quinto livro das crônicas saxônicas acompanhamos Uhtred na casa de seus 35 - 36 anos, mais maduro porém mais imprudente, característica que gera várias cenas inusitadas e surpreendentes ao longo desse maravilhoso volume, que me deu um novo gás para continuar a leitura dessa saga.

Após a vitória em Beamfleot, Uhtred retorna a Lundene e descobre que há um novo inimigo querendo tomar Wessex: Harald Cabelo de Sangue. Após negociar a saída de Haesten, seu velho inimigo, das terras de Wessex a mando de Alfredo, o mesmo conta a Uhtred um pouco sobre Harald e sua linda mulher Skade, e alerta a Uhtred que "vê-la é desejá-la". A trama vai se desenrolando e Uhtred comanda um ataque bem sucedido a Harald, onde consegue tomar Skade como prisioneira e machucar seriamente o nórdico, incapacitando-o pelo restante do livro, e faz o exército inimigo se isolar em uma ilha. Uhtred, como sempre, não tem os devidos créditos por seus feitos, e, para piorar, um suposto homem que ouve a voz de Deus diz algumas coisas que enfurecem Uhtred - durante um conselho em que o próprio rei Alfredo estava presente -, que acaba matando o homem "santo" dentro de uma igreja, o que é imperdoável para todos os cristãos presentes. Alfredo tem que tomar decisões drásticas e impõe vários castigos a Uhtred, incluindo a perca de todas as suas posses e um juramento a Eduardo, o futuro rei de Wessex. Uhtred não aceita tais condições e foge para o norte, pois está decidido a retomar Bebbanburg. Porém, como já sabemos, o destino é inexorável, e as coisas não acontecem da maneira que Uhtred esperava, tendo que voltar ao sul para cumprir um juramento antigo.

Esse livro é muito viciante, eu não queria tirar os olhos nem por um segundo e lia dois ou três capítulos em uma sentada facilmente, diferente do quarto livro. Com personagens novos muito cativantes e alguns muito sinistros (a Skade é macabra, sério), Cornwell nos dá um suco de ficção histórica, sendo que todas as batalhas presentes no livro ocorreram de verdade, e nos faz acompanhar o declínio da saúde de Alfredo, que já coloca seu filho Eduardo em batalhas, prevendo que o jovem logo precisará sucedê-lo. É um livro cheio de reviravoltas e tem muito do elemento que mais me cativa nessa saga inteira: a inteligência de Uhtred. Nosso personagem principal é um senhor da guerra, e suas estratégias nada convencionais são viciantes, deixando-nos curiosos para saber o que ele fará para se livrar da enrascada atual. E ele sempre dá um jeito de surpreender-nos.

Essa saga se transformou na minha leitura confortável. Sempre que estou indeciso sobre o que ler de ficção, acabo escolhendo o próximo livro dela pois tenho certeza de que não sairei decepcionado. Cornwell usa a mesma fórmula em quase todos os livros, porém o simples bem feito é muito melhor do que o complexo mal feito, e o autor sabe disso como ninguém.

Amal0 02/10/2022

Terra em Chamas
Essa série é uma aula!
Escrita impecável, acho que Cornwell é o cara que mais sabe descrever uma cena de batalha, é realmente incrível.

Evaldo29 23/09/2022

Muito bom ???leitura impressionante, a descrição nos momentos dos combate e realmente muito boa, da pra entender como aconteceu cada detalhe, simplesmente o melhor autor de ficção histórica ??

Sparr 23/07/2022

O que foi isso, senhor Bernard Cornwell?!
Este foi um livro intenso, talvez o mais intenso que li dentre as Crônicas até o presente momento. Uhtred está mais velho, melhor posicionado, mais certo de seu papel e menos certo de tudo. Amo a acidez e o maldizer que impera nele. Chorei para um [*****] em determinada morte. Comemorei pela inserção de Skade na trama e por ver como uma mulher com poder colocava nações de joelhos. Aethelflaed é prova disso também. Sobre ela, amei ver como a relação dela com Uhtred amadurece é se desenvolve para outras linguagens. Adorei ver o destaque de Osferth conquistando seu espaço, respeito e amizade. Eu nem preciso dizer o quanto amo o Finan. Algo que gosto demais na construção narrativa, é que por vezes o senhor Bernard não entrega nada, nos deixa imaginando uma narrativa que caminha para um limbo e então, BAM!! Joga algo grandioso no meio da nossa cara. As batalhas foram impecáveis e, mais de uma vez, imaginei como seria estar ali, na parede de escudos.
Sobre tudo, destaco ainda a maneira como os homens daneses (dinamarqueses) eram livres em suas crenças. E gosto das comparações e das pequenas similaridades entre as fés. As Nornas são parte do meu grande Encanto, logo, todas as vezes que são citadas como rindo, indignadas, mudando o rumo do destino de Uhtred, eu comemoro. Porque elas se divertem com nossos fios, enquanto nós desbravamos tentando escolher um caminho, um rumo, um destino. Ao final, é bem isso: O destino é inexorável.

Capives 19/07/2022

A saga continua.
Ainda estou esperando um livro dessa saga que não mereça nota 5 de 5. É absurdo o quanto essa história consegue se manter instigante e interessante.

Ronan.Azarias 15/07/2022

O que dizer...
De um livro com 12 anos de existência e tão lido como esse foi sem repetir o mesmo do mesmo? Não acho possível. O que vi foi uma historia, no geral, não muito diferente dos anteriores. Ou seja, a estrutura basica não muda. Contudo um evento realmente me pegou desprevinido, mesmo sendo esperado quando se observa o contexto geral de como o tio Cornwell leva o enredo. Pra quem leu os anteriores com certeza o livro nao traz novidades em questao de estio, ritmo, roteiro e plots, mas mesmo assim é um livro excelente.

skuser02844 30/06/2022

TEC - Livro 5
Nesse livro há muitas guerras, mas uma boa narrativa que te faz visualizar o campo de batalha e seus guerreiros. Nessa quinto volume vivenciamos varias histórias que vão se conectando entre sí, nelas conhecemos novos personagens e novas cidades o que é bem bacana de se ver.

É um livro fácil de ler e de imergir, em muitos momentos tive que freiar algumas vezes porque o fluxo da leitura era muito empolgante. Acredito que o autor esta escrevendo as aventuras cada vez melhor e deixando o desejo de ler mais sobre as Crônicas Saxônicas.

Augusto Bogo 26/06/2022

Segunda vez que leio esse livro e poderia ler a história de Uhtred pelo resto da minha vida.
Muito inteligente a estratégia de Uhtred na última batalha e estava na nossa cara há tempos.

Cesar Garcia 23/06/2022

Batalhas e inteligência
Uthred é um protagonista inteligente, corajoso, ranzinza, forte e obstinado que não foge às suas batalhas e que cativa com carisma enquanto segue em sua jornada.
Um livro divertido e cheio de fatos históricos, a saga continua muito boa.

Gabriel 20/06/2022

Incrível a maneira que o autor descreve as batalhas! Acompanhar a história de um país dessa maneira, colocando personagens fictícios, facilita e muito o interesse pela história.

Andre350 13/06/2022

O rei Alfredo está com a saúde debilitada. Seu herdeiro ainda é muito jovem. Seus inimigos, os dinamarqueses, fracassaram em tomar Wessex, mas agora a vitória parece iminente. Lideradas pelo brutal Harald Cabelo de Sangue, as hordas vikings atacam. Mas o rei tem Uhtred, que inflige aos vikings uma de suas maiores derrotas.
No entanto, o gosto da vitória inglesa é ofuscado por uma tragédia que leva Uhtred a jurar jamais servir o reino saxão novamente. Agora o sonho de retomar as terras que lhe são de direito na Nortúmbria parece mais próximo. E para alcançar seu objetivo, o guerreiro se une ao amigo Ragnar e ao antigo inimigo Haesten para tomar Wessex.
Mas o destino tem outros planos. Os dinamarqueses de Ânglia Oriental e os vikings da Nortúmbria pretendem conquistar toda a Inglaterra. A filha de Alfredo então implora pela ajuda de Uhtred e o guerreiro, incapaz de dizer não, toma a frente do exército derrotado da Mércia, rumo a uma batalha inesquecível num campo encharcado de sangue junto ao Tâmisa.
Na série Crônicas Saxônicas, Cornwell narra a história de Alfredo, o Grande, e de seus descendentes, e, nesse quinto volume, apresenta a criação da Inglaterra que conhecemos hoje.