Terra em Chamas

Bernard Cornwell

Resenhas - Terra Em Chamas

Flávia Lira 31/07/2016

Nossaaa Incrivel !
Esse é um daqueles livros que ao começar parecendo previsível mais é um terrível engano, ele prende como uma sede insaneável no deserto, ao termina sair com aquela sensação que a sede aumentou quero o 6º livro para ontem...
Wellington.Nascimento 06/11/2016minha estante
Olha verdade, estou no começo ainda, mas já dá pra sentir como a história vai ficar boa, Cornwell caprichando como sempre nessa belíssima história!!!

Flávia Lira 09/11/2016minha estante
Verdade.

Rick 08/10/2011minha estante
Mas terá o sexto.

Lucas 10/08/2012minha estante
Mas não é o último!

Thaís Almeida 24/02/2022

Mais um do Bernard que tira o fôlego, aqui vemos o Ultred sendo tolo, sonhador e incisivo em suas decisões, e vemos um romance que não sei... diferente? Gostei mas não foi meu preferido...
Cosmonauta 24/02/2022minha estante
Melhor saga.

Daniel Roberto 18/10/2022minha estante
Ou seja, o bom e velho Uhtred de sempre: tolo, sonhador e incisivo em suas decisões! Que saga maravilhosa!

Alex 07/02/2023

O surgimento da Inglaterra
Este é o quinto livro da saga de Uthred de Bebbanburg, nele somos levados por entre vitórias e derrotas a sentir o amargor da perda, do desamparo e da deslealdade, tais fatos fazem com que uma nova jornada se inicie.

Primeiramente destaco a capacidade do autor, em recriar cenas e fatos históricos, numa narrativa empolgante, mesmo após 4 livros já muito bons. Não é fácil manter este viço por tantas páginas.

Segundo, Uthred, nesta aventura nos leva a conhecer a estratégia do Rei Alfredo, para consolidar Wessex, pavimentar sua sucessão com seu filho Eduardo, e a composição da ideia de um reino inglês.

Nessa toada, viajamos com Uthred por entre ressentimentos, juramentos quebrados, fuga, novos juramentos, mais vitórias e ao fim um destino que as nornas lhe prepararam e ele já havia esquecido.

Recomendo, não somente pela história da Inglaterra e suas diversas lutas, mas também pela incrível capacidade do autor, costurar fatos e batalhas, como se fosse uma enorme tapeçaria.
Regis 16/02/2023minha estante
Ótima resenha, Alex. ? ?

Daniela742 16/05/2021

Crônicas Saxônicas
Comparado aos outros livros da série até aqui esse foi o mais fraco pra mim. A história continua muito boa, mas acho que não segue o padrão dos outros.

No entanto, tem muitos pontos positivos, Uhtred está mais maduro e suas decisões, antes quase sempre impensadas, agora carregam a reflexão de suas experiências e de tudo o que passou. Isso moldou muito sua personalidade e apesar de ainda encrencar com os saxões, ele consegue pensar além dessas diferenças.

Ætheflaed foi também uma surpresa muito positiva. No último ela já se mostrou diferente da típica mulher submissa e nesse livro é explorado ainda mais sua personalidade, sua força, coragem e importância para a Mércia.
Claudinei.Silva 10/06/2021minha estante
Concordo plenamente! Dos livros até aqui que li, o mais fraco, simplesmente pq a narrativa é um pouco travada, em comparação aos anteriores, mais vale a pena pelo demonstrar de um sutil amadurecimento de Uhtred

TheBathews 19/11/2010

Terra em Chamas - Bernard Cornwell
Assim como quase todos os livros do Cornwell, simplesmente fantástico. Infelizmente e felizmente ele me prende até horas da madrugada, com suas reviravoltas e acontecimentos fantásticos. Achei essa nova personagem Skade um tanto quanto interessante. Confesso que esperava mais dela, mas não posso contar o livro aos que ainda não leram. Bem assim como a narração das lutas e batalhas não pude de me sentir feliz quando Uhtred finalmente retorna ao mar, com a maravilhosa narração de viagens maritímas de Bernard Cornwell. A única coisa que não posso deixar de notar é como Cornwell força e exagera na fraqueza de Uhtred, como se ele fosse uma pessoa totalmente tola; de fácil convencimento. Mas é claro que isso é a melhor forma de dar uma continuidade muita mais desafiadora a Uhtred. Isso obviamnente não impede de eu continuar achando Cornwell o melhor narrador medieval que já tivemos no mundo.
Estou espera mais do que anciosamente o próximo livro, e espero que tenha ainda muito, mesmo que eu não goste de grandes coleções, e sim grandes livros.

Obrigado por ler minha humilde resenha. Pretendo fazer mais, para ajudar novos leitores.
Fridai 21/11/2010minha estante
Vou ler!

Giovanni 31/12/2010

É maravilhoso este livro!! Uhtred (grande estrategista) derrota Harald na famosa batalha Fearnhamme e Wessex de Alfredo fica mais uma vez salva dos dinamarqueses, no entanto neste mesmo dia sua esposa falece ao dar a luz ao seu 4º filho, e no retorno a Ludene um monge louco a mando do bispo Asser ofende a memória da falecisa esposa de Uhtred que acaba matando o dito monge, e em face disso Alfredo confisca as propriedades de Uhtred, faz seus filhos reféns até que ele pague em espécie pela morte do monge, bem como faça o juramento a seu filho Eduardo.
O nosso herói se nega fazer as vontades de Alfredo, e assim pega seu barco, seus homnes e Skade (ex companheira de Harald)e parte para o seu maior desejo conquistar Bebbanburg sua cidade natal e por isso se encontra com seu meio irmão Ragnar que o acolhe de braços abertos.
Mas para obter o seu lar novamente precisava de homens e de ouro e para isso foi à Frísia e saqueou o pirata Skirnir, mas seu ouro não era do tamanho que falavam.
No seu retorno se reuniu a Ragnar e a Haesten para conquistar a Mercia e Wessex, mas neste interim a filha de Alfredo, Aethelflaed clama por ajuda e como tinha um juramento a ela Uhtred abandona Ragnar e a salva a tempo.
E entra em confronto com as tropas de Haesten que devastam a Mercia, Uhtred com os homens de Alfredo, mas no comando Eduardo enfretam e destroem Beamfleot, base de Haesten onde guardava os navios, familiares e todo o ouro roubado, isto com muita sorte e habilidade, esta batalha foi ganha, mas este confronto esta longe de ser finalizado.
Estou doido de vontade de ler os próximos capitulos!!!
Macartiney 31/10/2021minha estante
Amugo, precisava marcar como spoiller. Abraço

Gleici 29/01/2011

o melhor
Na minha (humilde) opinião "Terra em Chamas" é o melhor de Crônica Saxônica (por enquanto).
O mais empolgante, com mais reviravoltas.
Senti a morte de Gisela, assim como de muitas outras amantes de Uthred. Mas confesso, que nesse livro aprendi a gostar da filha de Alfredo, ela é uma das reviravoltas no livro.
O que me decepcionou foi Ragnar e Brida, quando eles apareceram pensei "puxe, agora sim", masss não foi bem assim.

Enfim, espero anciosamente pela mera possíbilidade de um 6° livro da série!
Joel Domingos 31/03/2016minha estante
Fala que tem spoiler amigão!

Juliana 07/05/2011

De todos os livros das Crônicas Saxônicas,com certeza esse é o melhor!Bernard Cornwell consegia me deixar até altas horas da madrugada presa nesse livro,porque cada página acontecia uma reviravolta que me deixava sem ar...
Uhtred continua impressionante,feroz e divertido ao mesmo tempo,e através da narrativa de Cornwell,é possível sim,viajar no tempo até a época medieval e viver aqueles dias de sangue,suor e guerra.
Gostaria muito que Bernard se tornasse um autor tão popular no Brasil quanto a Stephenie Meyer,porque seus livros são sensacionais!
Bernardo Affons 15/12/2011minha estante
Realmente ,acho que não há um reconhecimento devido ao Bernard Cornwell.

André L. Pavesi 14/06/2010

O destino continua inexorável para os lados de Uhtred
Se você ainda não leu o livro, cuidado que pode haver spoilers na resenha. Ok, você foi avisado.

Neste quinto volume das Crônicas Saxônicas, mais uma vez se destaca o talento esmerado de Cornwell para a construção de personagens ricos e complexos; as motivações e conflitos internos dos personagens principais, suas nuances e variações, variações estas que os tornam mais verdadeiros e verossímeis, saltam aos olhos dos leitores.

Cornwell continua apresentando a seus leitores as grandes batalhas de praxe, com as reviravoltas esperadas, assim como um verdadeiro panteão de personagens memoráveis.

Dentre esses personagens, destaca-se de forma surpreendente a evolução de Ethelfled, a filha do Rei Alfredo; apresentada inicialmente como uma garotinha voluntariosa, a personagem cresce de importância ao longo da saga, ocupando nesse quinto livro um papel gigantesco como inspiradora de suas tropas na batalha e co-conspiradora nos planos de Uhtred. Isso sem falar no papel de companheira do personagem-narrador.

Outro personagem que passou por uma surpreendente mudança foi Ragnar Ragnarson, outrora um guerreiro altivo, reduzido a um senhor de terras preguiçoso, mais do que satisfeito com os feitos do passado e que só toma alguma atitude para garantir o futuro de seu povo após ser muito aporrinhado por sua esposa, Brida.

Aparentemente Cornwell deixou esse volume para destacar as personagens femininas, criando nele a tão bela quanto traiçoeira Skade, que conduzida por sua ambição e desejo por poder passa do papel de inimiga ao de amante, voltando depois ao de inimiga ao longo da trama do livro.

Ao longo de pouco menos de 400 páginas, vemos Uhtred sendo conduzido por um destino cada vez mais inescapável a uma série de papéis, desde braço armado do Rei Alfred, passando por conselheiro militar, pária, fora-da-lei, viking, um senhor-da-guerra caído buscando reerguer sua tripulação, até retornar pelas forças do destino ao seu definitivo papel na formação do reino da Inglaterra.

De um modo geral, podemos considerar que a história de Uhtred entrou em sua reta final, embora ainda tenhamos pelo menos mais um ou dois livros pela frente. Graças a Tor, o fio de Uhtred ainda terá muito o que ser manipulado pelas Nornes...

Rodrigo Almeida 06/09/2010

Novamente, uma boa obra de Bernard
Como de costume, Bernard Cornwell nos apresenta uma história envolvente e realista da guerra medieval, onde o herói não é tão herói assim. Onde o homem mostra sua verdadeira face diante do horror da batalha.

No entanto, ao mesmo tempo, mostra-nos a fragilidade deste mesmo homem diante da perda daqueles que lhes são próximos, criando cenas absolutamente tocantes.

Em determinado ponto, para aqueles que acompanham os livros do autor, possam vir a pensar que tudo está se tornando um pouco repetitivo, mas quando isso ocorre, Cornwell arruma uma forma de torcer a história e nos surpreender.

Terra Em Chamas, sem dúvida nenhuma é um ótimo livro, mas dentro da saga não é o melhor, nem por isso, faz com que não mereça as cinco estrelas.

Binho 11/05/2024

Utrhed é o cara mais azarado e sortudo do universo.
As fiandeiras devem achar divertido a vida do personagem principal, pq toda vez que algo tem as chances de dar muito errado, ele escapa. E, de igual modo, quando tudo parece que vai dar muito certo, já nos preparamos pra mudança de planos. Essa obra sempre surpreende, primeiro pela riqueza histórica dos relatos apresentados, também por sua trama ficcional tão bem amarrada que nos deixa presos ao livro, querendo saber o q virá no próximo capítulo.

Stanlay23 21/09/2010

É uma das séries que mais gosto e li até hoje.
Me lembra muito o quarto livro mais como sempre instigante.

Bernardo 24/09/2010

Esse é mais um clássico 'livro de meio de saga' de Bernard Cornwell. Começa meio lento (provavelmente pra dar tempo do leitor relembrar a linha da história), acelera e termina quando você está mais empolgado! hehe
Mas, como é um livro do Cornwell (e ele escreve absurdamente bem!), você acaba sem ter muito do que reclamar. ;)
Sou obrigado a concordar com um comentário que um amigo, que leu o livro antes de mim, fez enquanto eu estava no meio da leitura: por vezes, parece que o autor não sabe muito bem como vai seguir a história (com exceção, é claro, dos pontos principais da narrativa que, claramente, já estão definidos no início do processo de escrita) e isso faz com que algumas reviravoltas da história pareçam meio súbitas e algumas subtramas acabam se perdendo no decorrer da saga.
Mas não acho que isso chegue a ser um demérito, já que a nossa vida diária também é algo com reviravoltas súbitas e com diversas 'pontas soltas'. Dessa forma, a narrativa fica mais realista (de certa forma) e dinâmica do que se tivesse sido previamente toda estruturada e amarrada.
O único porém, na minha opinião é a repetição exagerada de determinadas expressões ao longo do livro (como "dinamarqueses de lança e espada", "vestido em glória guerreira" ou "o destino é inexorável"). Pode ser que o autor tenha propositalmente usado esse recurso para deixar mais claro a nós, leitores, como era a mente das pessoas daquela época ou para delinear a obsessão de alguns personagens em relação a determinados temas, mas, mesmo assim, por vezes fica um tanto enfadonho.
Enfim, foi-se mais um (bom) capítulo da saga em que o fio da vida de Uhtred de Bebbanburg é cada vez mais entremeado à trama da família de Alfredo (seja nas porções claras ou escuras do 'tecido') pelas 'fiandeiras do destino'. E que venha o próximo! \o/