Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Amanda.Braun 25/05/2024

O tipo de livro que merece ser lido mais de uma vez na vida
Acho difícil explicar o que a escrita da Clarice faz sentir. Há textos que dá vontade de ler e reler, espremendo até o último suspiro de sentido e de sua essência. Estou curiosa pra ler outros títulos dela, já sabendo que não tem como me decepcionar.

allenylson.ferreir 30/05/2024

Ler clarice é sempre mergulhar no mais profundo do que é ser humano e descobrir não apenas as descobertas de suas personagens, mas a verdade que nós mesmos procurávamos.

Bianca.Rodrigues 24/11/2020

sensacional!!!
Clarice lispector no meu conceito é uma musa inspiradora uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX suas obras prende do começo ao fim.

Pedro.Alves 08/08/2022

4,7/5
(+ 15)

Livro de contos muito bom, com destaque para O Grande Passeio, A Legião Estrangeira, Os Desastres de Sofia e A Mensagem

Ricardo.Barroso 27/05/2021

Contos, crônicas ou apenas digressões
Nesta livro de pequenos contos (ou crônicas, ou não-contos, ...) as histórias são cheias de sensibilidade e reflexões sobre cenas comuns. Como diz no posfácio, é possível identificar as experiências e sensações da própria autora e algumas dessas histórias, ou mesmo as nossas experiências. Alguns são mais cansativos, é verdade, e só li porque estava na coletânea (não consegui seguir até o final com o Ovo e a Galinha). Meus preferidos são o primeiro (homônimo do livro) e o Grande Passeio.

Eveline 08/01/2021minha estante
Parabéns! Texto maravilhoso!

Rebeca 08/01/2021minha estante
Parabéns, Wendy! Excelente trabalho!

Thássya 08/01/2021minha estante
Que lindo Wendy!

saramabela 09/02/2021minha estante
Maravilhoso, Wendy!

Najúlia 02/08/2023

"A esperança era o meu pecado maior."
Não tenho nem palavras para descrever a escrita de Clarice Lispector... São contos carregados de sentimento humano, é fácil se identificar quando você se permite sentir a história também.

Mariimc 10/05/2021

Muitos temas incríveis
Nao é meu estilo de leitura, mas achei muito legal ver essa diferença. Os contos são muito diferentes e sempre falam de assuntos necessário e comuns na nossa vida, mas trás de um jeito diferente

Gabi Rached 31/01/2021

Primeira vez com Clarice: doeu mas eu quero mais.
São vários contos, uns longos e um pouco cansativos, outros terrivelmente maravilhosos..daqueles que te fazem ficar olhando pro nada e pensando: meu Deus, o que essa mulher fez comigo?
Foi assim que fiquei durante toda a leitura, suspirando e saindo da superfície.
Tenha paciência e esteja preparado, você não vai compreender tudo o que ela escreve. Mas não desista! Clarice é um universo.

Naiara Heres 17/11/2021

Leitura obrigatória
Se a escrita de Clarice é confusa? Sim, eu e outros leitores podemos garantir.
Mas, no momento em que se desvenda a mensagem dos seus contos e histórias, sua cabeça já é outra, sua visão sobre as coisas muda, seu senso crítico aguça e Clarice te muda pra sempre.
Ela tem esse poder sobre mim, e eu só tenho a agradecer à Isabella Lubrano por ter acendido minha vontade de ler Clarice. Claro que tive que pesquisar explicações de muitos contos (e não há nenhum problema nisso) e outros eu consegui a decifrar sozinha, mas o que importa no final é a mensagem que cada um trás e o quanto podem nos balançar. Clarice é uma gênia!

Paula1735 11/07/2022

Não foi o melhor pra mim
Não sei se por conter textos mais abstratos, ou por eu não estar "no clima", não consegui gostar desse livro como amei as outras obras de Clarice. Esse é repleto de contos, dos quais eu gostei, foram só dois ou três, estourando. Destaque para: O Grande Passeio, que tocou meu coração profundamente. Ai se todos fossem assim!

xsznep0 04/07/2023

INCRÍVEL
A obra "Felicidade Clandestina" de Clarice é uma experiência única e surpreendente. A forma de escrita por diferentes contos é cativante, possuindo um ótimo contraste com a escrita densa da autora.

A linguagem metafórica e profunda sempre tão presente nos contos de Clarice nos desperta os mais profundos sentimentos. Diferentemente de outra obras como "Perto do coração Selvagem", a expressão desses sentimentos é mais literal, o que torna a leitura muito fluida.

Particularmente não é a minha obra favorita até o momento, pois realmente tenho preferência de quando ela descreve os sentimentos de forma mais complexa, mas em momento algum o texto deixa de apresentar seu impacto.

Meus contos preferidos foram:
-> A mensagem
-> Uma história de tanto amor
-> Os desastres de Sofia
-> O ovo e a galinha

Citações favoritas:

"Amor é não ter. Inclusive amor é a
desilusão do que se pensava que era amor".

"A menina era um ser feito para amar, até que se tornou moça e havia os homens".

Lipe 12/12/2020

Ela escreve é de fora pra dentro. Educadora existencial, sim!