Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

skuser02844 18/01/2021

"Aceitei humilde o que o destino me dava de esmola"
Eu sempre tive altas expectativas para ler esse livro de contos da Clarice pois já tinha lido alguns e foram experiências que marcaram até hoje meu gosto pela leitura e ainda me visão sobre a escrita de contos. Entretanto, durante minha leitura, percebi para mim contos muito extensos e altamente misteriosos. Talvez profundos demais, mas não consegui entender plenamente o que se passava nas histórias, ou o seu propósito enquanto narrativa.
De qualquer forma, há contos maravilhosos aqui, e destaco Restos de Carnaval, que foi uma surpresa enorme e muito boa. Quando eu tiver a oportunidade de uma segunda leitura, tentarei destrinchar mais o meu entendimento de alguns contos. É um livro para se ter, sublinhar e anotar durante a leitura.

Julia 01/02/2021

"Os textos de Clarice, assim como qualquer anotação ou como os contos desse livro, não se alcançam através da razão. (...) Clarice passa então a dialogar com o lado de dentro do leitor." (Posfácio de Marina Calasanti)
Após a leitura do livro, foi justamente essa a percepção que ficou. Nesses contos, Clarice nos conta muito mais com abstrações e com sua linguagem de subjetividades do que diria caso se limitasse a contar apenas fatos. Essa outra forma de entendimento sobre o mundo, a vida, as pessoas, que torna a experiência dessa leitura tão diferente de outros autores. E por ser única e prazerosa, torna-se marcante.
Achei igualmente interessante conhecer a opinião de outras pessoas sobre esse livro, e é incrível como as percepções e (interpretações) variam. No meu caso, achei a leitura quase viciante!

xsznep0 04/07/2023

INCRÍVEL
A obra "Felicidade Clandestina" de Clarice é uma experiência única e surpreendente. A forma de escrita por diferentes contos é cativante, possuindo um ótimo contraste com a escrita densa da autora.

A linguagem metafórica e profunda sempre tão presente nos contos de Clarice nos desperta os mais profundos sentimentos. Diferentemente de outra obras como "Perto do coração Selvagem", a expressão desses sentimentos é mais literal, o que torna a leitura muito fluida.

Particularmente não é a minha obra favorita até o momento, pois realmente tenho preferência de quando ela descreve os sentimentos de forma mais complexa, mas em momento algum o texto deixa de apresentar seu impacto.

Meus contos preferidos foram:
-> A mensagem
-> Uma história de tanto amor
-> Os desastres de Sofia
-> O ovo e a galinha

Citações favoritas:

"Amor é não ter. Inclusive amor é a
desilusão do que se pensava que era amor".

"A menina era um ser feito para amar, até que se tornou moça e havia os homens".

jenca 10/12/2022

Clarice limpa os buracos da alma e os lava com os óleos dos deuses, escrita inteligente e saborosa. Cada palavra da prazer.
Camillamaia310 19/12/2022minha estante
Adorei

Luanna.Vieira 10/04/2021

Já conhecia praticamente todos os contos por conta da descoberta do mundo, mas é sempre bom ler outra vez, a Clarice é BRILHANTE.

Isadora 18/07/2023

Profundo
Os contos da Clarice Lispector são realmente muito bons, a cada conto ela consegue fazer com que o leitor sinta algo diferente. As histórias dela sempre possuem algo por trás, e que na maioria das vezes se mantém ocultas, o que deixa sempre uma sensação de confusão, onde o final trás mais perguntas do que respostas.

ApoloS2 20/11/2022

Tapa na cara com luva dói
Querida Clarice, esse seu livro me fez perceber que tinha impressões precipitadas muito erradas sobre você, preconceitos criados por mim sobre você que você mesma quebrou com a destreza de um bisturi.
Como diria minha mãe, fale calmo e use um porrete, você fala calmo e usa uma caneta, e com muita habilidade devo dizer. Contos que retratam o nosso dia a dia e nós faz pensar sobre algumas decisões que tomamos e nós faz entender que por mais que não tenha sido tão boa, foi a que tomamos e não se pode voltar atrás.
Este livro foi como um tapa na cara, de luva por sua delicadeza, mas doido por sua verdade.

Meus contos favoritos:
- Perdoando Deus
- Restos de carnaval
- Cem anos de perdão

Rodrigo 13/06/2021

Sofreguidão
Os contos de Clarice são de uma profundidade que nos afoga em suas nuances, cores e sabores.
Intensidade e sofreguidão são presentes e a cada página uma nova surpresa é desvendada.

Débora 27/09/2023

Leitura densa
Segundo livro que leio da Clarice e achei uma leitura bem densa. Senti mais dificuldade para entender o que a autora estava querendo transmitir em suas palavras, já que não sou tão acostumada com esse tipo de escrita, tornando a leitura um pouco mais demorada. Não li todos os contos, mas, um dia, pretendo.
História preferida, até o momento, foi a que leva o título do livro.
?Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante?.

Jojo 31/08/2021

Ler e reler...
Clarice traz um fluir de palavras poéticas que nos prendem, fala sobre coisas comuns mas ao mesmo tempo aprofunda no abstrato, cita situações cotidianas que tanto nos fazem refletir.
Cada crônica tem seu valor especial, de fato merecem ser revisitadas constantemente!

carlistar 24/01/2023

?Enquanto eu inventar Deus, Ele não existe.?
É de se dizer, no mínimo, fascinante o modo como Clarice Lispector evidencia a complexidade dentro do simples, do corriqueiro, cotidiano em suas obras. Não canso de dizer que não há leitura igual à leitura de Clarice - sim, de Clarice, figura presente em cada uma de suas obras, seja em carne ou essência, memória ou sentimento. A cada página que lia de Felicidade Clandestina, era como se estivesse datilografando páginas de um diário, meu próprio diário, e quando me dei por conta eu era Clarice e Clarice era eu na mais genuína expressão de mim.

lady hideko 12/10/2021

"Meu enleio vem de que um tapete é feito de tantos fios que não posso me resignar a seguir um fio só; meu enredamento vem de que uma história é feita de muitas histórias. E nem todas posso contar."

Clarice tinha um dom único de escrever sobre absolutamente tudo com uma profundidade devastadora. Cada conto tem o poder de nos deixar aprisionados em teorias durante vários dias. Perfeita e inigualável.

Naiara Heres 17/11/2021

Leitura obrigatória
Se a escrita de Clarice é confusa? Sim, eu e outros leitores podemos garantir.
Mas, no momento em que se desvenda a mensagem dos seus contos e histórias, sua cabeça já é outra, sua visão sobre as coisas muda, seu senso crítico aguça e Clarice te muda pra sempre.
Ela tem esse poder sobre mim, e eu só tenho a agradecer à Isabella Lubrano por ter acendido minha vontade de ler Clarice. Claro que tive que pesquisar explicações de muitos contos (e não há nenhum problema nisso) e outros eu consegui a decifrar sozinha, mas o que importa no final é a mensagem que cada um trás e o quanto podem nos balançar. Clarice é uma gênia!

Jhana Monteiro 28/01/2024

Lendo Clarice
Por duas vezes tentei ler os romances de Clarice e não consegui. Isso me incomodou imensamente, afinal é Clarice Lispector. Conseguia perceber claramente a qualidade da escrita, mas simplesmente não conseguia me prender à história e ao seu estilo. Quando me resignei que talvez Clarice não fosse para mim, recebi aleatoriamente a dica de ouro: comece pelos contos.

Essa sim foi uma experiência muito mais prazerosa! Apesar dos seus altos e baixos (os contos envolvendo animais seguem me atormentando, embora o das baratas tenha trazido uma sádica satisfação, o que mostra muito de minha hipocrisia), observar como a mente dela funcionava foi fascinante.

Foi uma leitura lenta, mais lenta que meu usual, mas até hoje me pego pensando em algum conto que li meses atrás. Precisei de tempo para digerir Clarice, mas foi o processo de leitura mais honesto que já tive.

Enfim, me sinto preparada para o próximo desafio.

isamoraex 10/01/2024

Clara? Clarinha? Clarice
Nunca me esqueço de uma história que Clarice conta em sua última entrevista. Um renomado crítico escreve que não entende os escritos de Clarice Lispector, na mesma semana uma garotinha envia uma carta dizendo quão fantástico são seus livros e a capacidade da autora descrever exatamente o que ela sente.
Para mim Clarice é isso, sentimento, acalanto.
Tem que ler Clarice assim, devagarinho, sentindo, questionando, porque as coisas do coração são sempre deliciosamente lentas e delicadas.