Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector




Resenhas - Felicidade Clandestina


558 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Cat Lu 01/06/2024

A alma escancarada de Clarice
Acho inútil tentar escrever uma resenha sobre os livros de Clarice, pois minha palavras não conseguem explicar as delas, que são especiais, parece até que ela escreve em uma língua diferente, em que cada palavra tem que ser descascada como uma cebola, passando por várias camadas, cada uma delas querendo nos dizer alguma coisa. Ela é o tipo de escritora que vai fazer você ter várias interpretações do livro a cada vez que lê-los, o que é maravilhoso, já que, infelizmente, os livros delas são finitos e sempre haverá a vontade de ler mais Clarice.

Como um bom livro de contos, cada um deles começa com uma situação quase banal e se desmonta em uma enxurrada de sentimentos e reflexões. Segundo as orelhas do livro, muitos deles, inclusive, são experiências da própria Clarice.

Os meus contos preferidos foram "O ovo e a galinha" (a coisa mais abstrata e verdadeira que já li), "Os desastres de Sofia", "A mensagem" e "Encarnação Involuntária" (me identifiquei absurdamente com esses últimos).

Acredito que em pelo menos um conto do livro, cada um pode se identificar, se não com a história, com os sentimentos evocados por ela.
comentários(0)comente



FoorBernardes 31/05/2024

Não curti ler esse daqui não. Foi meu primeiro contato com Clarice, sai sem entender nada, poucos contos foram marcantes, de cabeça apenas recordo-me do OVO, o qual até para a Clarice é um mistério. Talvez essa seja a graça do livro, você não entender? Enfim, como primeiro contato, não me familiarizei, mas sei que darei mais uma chance.
comentários(0)comente



allenylson.ferreir 30/05/2024

Ler clarice é sempre mergulhar no mais profundo do que é ser humano e descobrir não apenas as descobertas de suas personagens, mas a verdade que nós mesmos procurávamos.
comentários(0)comente



Greicy 28/05/2024

Lindo, complexo, necessário.
Os contos são simples e foram se aprofundando, quando percebi, já estavam perto do fim e isso fez com que eu me arrependesse de ler tão rapidamente.
comentários(0)comente



Amanda.Braun 25/05/2024

O tipo de livro que merece ser lido mais de uma vez na vida
Acho difícil explicar o que a escrita da Clarice faz sentir. Há textos que dá vontade de ler e reler, espremendo até o último suspiro de sentido e de sua essência. Estou curiosa pra ler outros títulos dela, já sabendo que não tem como me decepcionar.
comentários(0)comente



Rafaela1002 23/05/2024

Clarice ??
Livro bom é complexo. Não consegui ler e entender tudo mas um clássico é sempre um clássico. Viva Clarice ??
comentários(0)comente



deboraaliceos 22/05/2024

Life-changing
Sem comentários para este clássico. apenas a expressão acima já descreve tudo que o livro significou. já quero ler outros livros da diva.
comentários(0)comente



rafar 21/05/2024

Um livro de contos que parecem crônicas - ou crônicas que parecem contos. Paralelamente à história de Clarice, se ligam e se tecem pelo contraste entre a realidade e a promessa, a escuridão e a epifania.

Como a peotagonista de "Os Desastres de Sofia", saio desta leitura assim:
"Sacudia dos ombros todos os deveres e dela saía livre e pobre, e com um tesouro na mão. (...) O tesouro está escondido onde menos se espera. É só descobrir."

Cada palavra de Clarice vem de camadas tão profundas, tão sinceras, que evocam mais do que um relato ou uma história, mas a essência da vida.
comentários(0)comente



Karina.Calheiros 21/05/2024

Os livros da Clarice sempre me trazem o questionamento: "Será que eu realmente fui alfabetizada?". HAHAH Esse é o 4° livro dela que leio e o que me fez pensar isso com mais frequência. Tive que correr para o Google e procurar análises da maioria dos contos. Mesmo assim, acho que foi uma leitura boa.
Meus contos preferidos foram Felicidade Clandestina, Amizade Sincera e Desastres de Sofia.
Regis 21/05/2024minha estante
Agora fiquei com um pouco de receio de pegar os livros de contos da Clarice. A Hora da Estrela foi até tranquilo, vamos ver os próximos. ?


Karina.Calheiros 22/05/2024minha estante
Eu acho que são muitos bons e os contos são curtinhos, então é uma leitura dinâmica. Mas ao mesmo tempo, em alguns momentos eu não entendia nada que ela queria dizer hahahaha e olha que eu gosto da escrita dela. Vai sem medo, que você vai gostar.


Regis 22/05/2024minha estante
Obrigada, Karina, vou enfrentar sem medo, mas temo que também possa me sentir perdida em alguns momentos. ?




Vidal 20/05/2024

Escrita fantástica
O jeito que a Clarice usa as palavras me encanta, porem nao dou muito fã de contos! Esse livro tem bons contos mas outros nao tao bom, ou é o meu momento que nao se encaixa a aquele conto
comentários(0)comente



Joabe13 17/05/2024

Simplesmente genial o que Clarice conseguiu fazer mesmo com tão pouca idade. Eu me surpreendo mais a cada livro que leio dela.
comentários(0)comente



Rute31 16/05/2024

Essa foi a terceira vez que li Felicidade Clandestina, misto de contos que parecem crônicas e crônicas que lembram contos. Com 25 histórias curtas, Felicidade Clandestina me faz pensar muito em solidão, como se uma cortina muito pesada estivesse colocada na frente de cada personagem.

Meus contos favoritos são Felicidade Clandestina, por ter sido uma das primeiras coisas que tenho lembrança de ter lido, ainda num livro didático: a história do desejo e afeição da menina narradora pelo objeto quase sagrado que a filha do livreiro a um só tempo prometera e negara é uma história que de algum modo se repete ao longo da vida de todo mundo, não necessariamente com um livro. Restos do Carnaval também é um conto que parece muito simples (e só parece) sobre uma menina que pela primeira vez vai poder brincar no carnaval, “bonita e feminina”, fantasiada de rosa. A Legião Estrangeira é um dos contos que mais me impressiona, porque crianças como Ofelia são muito reais e a surpresa que ela deixa após a última visita, ao conhecer o pintinho da casa, é assombrosa. Como essa menina tão bem comportada foi capaz de fazer aquilo? A Criada também é um conto inesquecível, e o curioso nome da personagem, Eremita, me deixa muito intrigada. Por fim, Uma História de Tanto Amor é um dos contos que me marcou mais profundamente: a história da menina que amava suas galinhas rendeu vários rascunhos em minha própria escrita sobre essas aves ao longo do tempo.
Reencontrar Felicidade Clandestina é como reencontrar uma pessoa a quem conheço muito pouco e com quem, apesar de reencontrar, ainda tenho pouca intimidade e sempre encontro algo novo a me fascinar.
comentários(0)comente



Carolina1551 16/05/2024

Costumo dizer que não existe texto ruim ou incompreensível da Clarice, e sim textos que não eram para serem lidos naquele momento. E metade destes presentes nesse livro senti que era dessa forma, e a outra metade li pois estava presente em livros anteriores. Em geral, Clarice escreve sentimento de forma única!
comentários(0)comente



R.Merrighi 14/05/2024

Lindo lindo
Não sou uma pessoa que gosta de ler contos como um livro, acho que falta coesão e confunde muito. Mas esse livro me comoveu demaiss, a escrita é GENIAL e os contos têm mensagens maravilhosas que variam muito o que me prendeu na obra. Acho que no final eu me surpreendi muito sendo uma leitura de um gênero que não me agrada e principalmente pelas mensagens que a autora escrever magnificamente.
comentários(0)comente



geomoura 12/05/2024

Me recomendaram esse livro pra sair da seca literária mas acabou que eu demorei bastante pra terminar, acho que livros de contos não são pra mim :/
comentários(0)comente



558 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR