Belas Maldições

Neil Gaiman
Terry Pratchett

Resenhas - Belas Maldições

Keila 10/06/2021

O Armagedom mais engraçado e improvável.
Com a chegada do Anticristo (ainda bebê) ao mundo, o anjo Aziraphale e o demônio Crowley se juntam em uma amizade improvável para impedir que a criança faça acontecer o fim do mundo, já que eles são muito apegados à vida na terra.

Ao perceberem que houve uma troca de bebês e que eles já não sabem mais qual é a criança certa, tudo se torna mais caótico para os dois amigos se equilibrarem em sua missão, e é com a ajuda das profecias da bruxa Agnes Nutter que os autores nos mostram todo o caminho até o dia do Armagedom. De uma forma leve e divertida, com reflexões interessantes sobre crenças, céu, inferno, mundo, bem, mal e críticas a respeito da nossa sociedade.

As cenas são divididas em dias da semana. Algumas vezes se tornam um pouco confusas porque há trocas de cenas e ambientes de forma imprevista.

Alguns personagens são interessantes, singulares (freira satânica, profetisa, médium, bruxa, anticristo, caçadores de bruxas), alguns são comuns, espirituosos e outros tive a impressão de terem o papel apenas de existir na história. Sem muita relevância.

Por se tratar de uma obra do Neil Gaiman, senti falta de um pouco do seu universo surreal.

Recomendo demais a leitura (e a série disponível no prime vídeo) por se tratar de uma obra muito bem elaborada, com tema tão complexo retratado de uma forma tão leve e divertida.

Luccas.Soares 12/02/2022

Conheci o livro graças a série e gostaria de poder ter lido antes de ter assistido (pois já saber o final me desanimou um pouco). Mas o enredo me encantou tanto que resolvi comprovar a boa escrita do livro e não me enganei. Alguns momentos arrastados, principalmente os das crianças (assim como as partes mais lentas da série). Mas no fim, é uma excelente história e muito envolvente.

Menino Javali 29/06/2010

Inefável, Absurdamente Inefável
Inefável. Única definição capaz de adjetivar este magnífico romance dos não menos inefáveis, Neil “Crowley” Gaiman e Terry “Aziraphale” Pratchett, personificações terrestres da união implausível do que há de mais divino com o mais diabólico na literatura contemporânea. O armageddon jamais fora tão nonsense quanto na visão corrosiva dos implacáveis arautos deste divertidíssimo apocalipse.

“Belas Maldições - As Belas e Precisas Profecias de Agnes Nutter, Bruxa” é parte do Grande Plano para suprimir o fôlego do leitor pela tensão, suspense e inevitáveis gargalhadas advindas de situações psicodelicamente inusitadas, embaraçosas e surreais a cada página. Impossível traduzir em palavras humanas a sutil profundidade da belíssima trama composta por personagens tão emblemáticos quanto Crowley, Aziraphale, Adam Young, os Eles, Anathema Device, Newton Pulsifer, Shadwell, Madame Tracey e Os Quatro Motoqueiros do Apocalipse, entre outros seres tão abissais ou celestiais quanto.

Contudo, faz-se premente consumir essa obra o mais rápido possível, pois de acordo com os desígnios precisos da bruxa Agnes Nutter, o mundo deve acabar neste sábado, pouco antes da hora do jantar, de um jeitão absurdamente... INEFÁVEL.

Nota desabonadora apenas para a péssima tradução da Editora Bertrand Brasil e a mania imbecil de adaptar gírias para expressões idiotas como "é ruim, hein?" e "içaaaaa!", mas aí já não é culpa dos autores.

Cristiane F. 09/04/2010minha estante
Adorei o "inefável", a composição com os nomes dos distintos e muitas terminologias, como: situações psicodelicamente inusitadas e união implausível entre divino e diabólico... dá uma vontade inegável de ler, se não pelo volume, certamente pelas suas palavras... Ainda estou ensaiando o "colocar a mão no bolso"... mas um amigo comum que me atribuiu uma confiança absurda por aqui, saiu na frente... então, estou parcialmente garantida! Beijão!

Marina 16/03/2021

Adorei!! Gostei muito da série e agora do livro também, fiquei supresa com a adaptação super fiel ao livro.
Muito engraçado e cheio de referências.

Amanda2580 01/01/2022

Inefável!
Um bom livro, me encheu de curiosidade e vontade de assistir a série. Às vezes extremamente confuso, e isso te faz perder um pouco a vontade de ler, mas fora isso, a história e os personagem são cativantes, e muito originais. As referências bíblicas e à cultura pop são muito boas também.

David.Haveroth 14/06/2020

Livro Complicado
*Esse comentário é uma opinião pessoal*

Não tenho o costume de dizer que não gostei de algum livro, ainda mais de autores renomados. Comprei esse livro pela proposta de dar boas risadas, porém não achei nada engraçado, a temática é ótima, porém para mim não funcionou.

Quem sabe futuramente eu releia e mude minha opinião.

Kardec 14/10/2021

É bem Neil Gaiman
Gostei bastante do livro, e percebi muito bem a mão de Neil nele com sua mania de antropomorfizar tudo que é conceito (ainda acho que tudo o que ele escreveu antes e depois de Sandman faz parte de Sandman). Sem contar que há inúmeras reflexões sociais e religiosas, traço forte de Pratchett também, aprecio. Um livro bem-humorado, bem escrito e bastante singular, espero que a continuação aconteça, assim como a série que deverá seguir com as histórias de Adam e sua turma.

TioBriel 28/08/2021

Se eu me dedicasse teria gostado mais
Posso dizer com bastante sinceridade que meus gostos são peculiares; o humor; o terror; a escrita; a cadeia de desenvolvimento capaz de chamar a atenção e exigir foco. Leio de tudo, e pouca coisa me chama atenção de verdade. Esse é um dos exemplos, mas estou aproveitando agora.
A leitura é muito complicada e detalhista. Necessita de muita atenção. Acho que não li do jeito certo, mas consegui aproveitar um pouco da história, e caramba é um humor bem diferente dos demais.
Digo que passei a aproveitar agora porque comecei a série exatamente quando estava na metade do livro, para não pegar spoiler. A série deixa tudo mais claro e muita coisa (que talvez por falta de atenção) não fazia sentido, começa a fazer. Gostei da ousadia dos diretores.
Eu relerei um dia desses quando puder focar totalmente e ter o mínimo de tempo para reaproveitá-lo.

Paulo Silas 20/05/2024

Uma história divertida e cativante que narra o fim do mundo se aproximando ao mesmo tempo em que busca ser evitado por uma dupla de amigos peculiares - assim como peculiar é a própria amizade entre os dois seres - e alguns auxiliares que meio que sem querer acabam se juntando para impedir a destruição do mundo. O apocalipse bíblico acontecendo de uma forma diferente daquela esperada, cujos planos acabam saindo na prática de forma destoante em razão de algumas presepadas de seres celestiais e infernais. "Good Omens" é um romance que agrada de modo mais que suficiente o leitor, recontando a temática central da trama de forma bastante jocosa.

Aziraphale é um anjo aficionado por livros que mantém um sebo com diversas obras raras. Já Crowley é um demônio que adora dirigir o seu veículo possante ao som de Queen. Desde o início dos tempos, ambos os seres cultivam uma respeitosa amizade - escondida de todos, é claro. O pequeno lampejo de humanidade que surgiu quando do primeiro encontro entre o anjo e o demônio repercutiu em uma relação bastante peculiar, mas sempre respeitosa. Os protagonistas da trama vivenciaram (e participaram ativamente de forma ou outra) importantes episódios históricos, inclusive alguns daqueles narrados na bíblia, juntando agora suas forças, cada qual à sua maneira, para impedir que o fim do mundo aconteça, pois nenhum dos dois, diferentemente de seus colegas do céu e do inferno, quer de fato o apocalipse ocorra.

Nei Gaiman e Terry Pratchett entregam aqui ao leitor o resultado de uma parceria que deu certo. A narrativa flui a contento, em que pese a atenção dada em demasia para excessivos detalhes dos tantos personagens que estão presentes na história acarrete cansaço em algumas partes. Por mais que Aziraphale e Crowley sejam apontados como os protagonistas, a história parece ser bem distribuída entre os outros elementos da trama, tendo cada qual a sua importância. "Good Omens" é um livro divertido de ler, repleto de referências bíblicas e populares. Uma boa história muito bem escrita e desenvolvida que vale ser lida!

moonljte 21/04/2022

que viagem
gostei? meio confuso mas eu até que gostei man
um fim do mundo caótico, onde um anjo e um demônio tem que impedir que o Armagedom aconteça e que o Anticristo é um garoto levado de 11 anos
amei todas as partes do Crowley, Aziraphale, os cavaleiros e das crianças.
não consegui gostar muito da Anathema e o Newt, as partes deles eram bem chatinhas
mas em um geral foi bem legal e divertido

Anyna 15/01/2022

O livro é muito bom. É bastante engraçado e divertido de ler, mas tem umas partes bem confusas, umas que mesmo depois de terminar o livro não entendo.
Mas em geral o livro é bom

Ju Fornazier 10/07/2020

A curiosidade sobre o quanto ouvi falar bem da série me fez buscar o livro.
Fiz a leitura ao mesmo tempo em que assistia, foi delicioso "ver" as cenas, e divertidíssimo o desenrolar das ações do anjo e do demônio, amigos improváveis desde o Éden!!
Gostei bastante, mas é um livro "grande" o que pode desanimar um pouco.

Peixe Dourado 21/05/2023

Esse foi um dos livros que mais me prendeu a atenção. A narrativa é simples e fácil de entender, além da história facilmente entreter o leitor.
Sem dúvidas um dos livros que eu mais tive prazer de ler, recomendo quem já assistiu a série a ler essa obra prima.

juresenhas 24/07/2023

Good Omens entrega tudo o que prometeu, uma sátira do apocalipse bíblico, que utiliza de humor e muita genialidade pra construir a trama do fim do mundo.

Crowley e Aziraphale são tudo pra mim, a dupla mais caótica e perfeita que poderia ter sido formada pra impedir o fim dos tempos. Um anjo e um demônio que não tem absolutamente NADA em comum

binhanca 21/09/2021

existem três tipos de pessoa no mundo
as que se dizem aziraphale, mas são crowley
as que se dizem crowley, mas são aziraphale
e??. os newt pulsifers