Belas Maldições

Neil Gaiman
Terry Pratchett

Resenhas - Belas Maldições

Leitorina 03/03/2021

?- Não sei por que levou milhares de anos pra isso ser resolvido.
- É porque as pessoas que tentaram resolver isso eram homens?.

Esse livro parece um filme, juro pra vocês.
A construção dele me deixou confusa no começo, pois ele tem cenas acontecendo simultaneamente e a gente só percebe depois.
?Belas Maldições? conta a história do fim do mundo. O mundo vai acabar no sábado, com direito ao Anticristo (um menino bondoso de 11 anos) e os cavaleiros do apocalipse (fome, poluição, guerra e morte). Acontece que Aziraphale, que é um anjo muito engraçado também conhecido como a bichona do sul, é muito amigo de Crowley, um demônio com o melhor senso de humor existente, e nenhum deles quer que o mundo acabe, então correm contra o tempo pra evitar que isso aconteça.
No meio de personagens cômicos, Neil Gaiman trouxe um universo apaixonante e extremamente divertido, me peguei dando GARGALHADAS enquanto lia, eu nunca li um livro como esse.
É muito muito muito bom, recomendo pra todo mundo que busca uma leitura divertida e intensa.

Mariane Sena 05/04/2021

Releitura: 16/03/2021
Estava com tanta saudade dessa história! Foi incrível poder revisitar esse bom humor apocaliptico de Neil Gaiman e Terry Prachett.

Confesso que voltei a esse, que é um dos meu livros favoritos do Neil Gaiman - meu autor favorito - pelo Crowley e pelo Aziraphale, que além de serem personagens extremamente divertidos por si só, tem uma dinâmica maravilhosa, que, diga-se de passagem foi ainda mais explorada na série Good Omens, que recomendo tanto quanto a leitura.

É muito engraçado como esse livro é uma sátira com algo que deveria causar tanto medo quanto o fim do mundo, além de fazer esse tema se tornar uma loucura estranha, envolvendo crianças, bruxas, velhinhos e um anjo e um demônio rebeldes, tudo é muito leve, tipo, o anticristo é uma criança de onze anos superpoderosa, não consigo nem descrever o quanto essa história é despretenciosa e nos faz rir tão alto.

Eu recomendaria pra todo mundo ler, mesmo que provavelmente não funcione com todo mundo, pois o livro tem sua maneira muito particular de fazer tudo, então em certos momentos pode ser uma leitura estranha, ele tem um elemento que há em todos os livros do Neil Gaiman: acontecem coisas ao longo do livro que não parecem servir de nada e você nem entende onde está mais, mas no fim tudo se amarra e faz sentido.

Enfim, tudo flui, é uma leitura muito gostosa e rápida.

E não posso deixar de comentar que depois de ver a série, a ideia de Crowley e Azi serem um casal se consolida totalmente.

No minha primeira leitura do livro, acreditei que poderia ser um pouco de "coisa da minha cabeça", mas depois da série fica muito claro que eles têm uma relação de amor muito profunda, não convencional e sexual como estamos acostumados, afinal eles são um anjo e um demônio, mas ainda assim são companheiros que se amam muito.

Enfim, eu amo esse livro, continua sendo ótimo mesmo depois de uns anos, leiam

mafezita 16/11/2021

simplesmente perfeito
já tinha visto a série antes e pensei, por que não ler o livro mesmo já sabendo de tudo oq acontece? então comprei e fui ler, me surpreendi a cada capítulo já sabendo de tudo, o livro é bem mais descritivo e no decorrer da história aparecem alguns personagens que não foram encaixados na série (mas esses personagens não foram importantes pra trama, então entendi o pq de tirarem na adaptação) e amei como meus personagens favoritos da série nesse livro tem um desenvolvimento perfeito
eu amei esse livro, confesso que demorei muito pra terminar de ler pq tenho apego emocional com essa obra, não queria que acabasse de jeito nenhum, pois não tem continuação e agora é esperar até que a segunda temporada lance pra saber oq acontece, é o único jeito kkkk

Bruna 10/06/2020

Bem, falar de Neil Gaiman é extremamente difícil pra mim, pois sendo um dos meus autores favoritos, fica difícil não elogiar qualquer coisa que ele escreva (rs). Mas deixando um pouco o amor de lado, Good Omens foi um livro que li depois de ter assistido a série, e amei quando descobri no decorrer da leitura que tanto série quanto livro, são extremamente similares e bons, salvo algumas mudanças que não mecionarei, mas que gostaria de ter visto no livro. Tirando isso, o sarcasmo acerca do fim do mundo, as analogias, a ironia em situações cotidianas são um prato cheio, além do fato de ter dois personagens maravilhosos, que são Aziraphale e Crowley, que são um anjo e um demônio tão sensacionais, que a gente deseja se tornar amigo. (E que, se cabe mais uma crítica, gostaria que aparecessem mais no decorrer da história.) Enfim, Good Omens é divertido, leve e vale muito a leitura!

Mariana - @escreve.mariana 29/10/2020

O pré-apocalipse nunca foi tão bem humorado [IG: @epifaniasliterarias_]
"Good omens: belas maldições", de Neil Gaiman e Terry Pratchett, nos apresenta a uma inusitada profecia sobre o Armagedom, em uma contagem regressiva até o dia no qual o mundo como conhecemos encontrará seu fim. No lugar de uma luta convencional entre anjos e demônios, entre o bem e o mal, somos levados a questionar a existência dessa dualidade, de forma tão delimitada. Afinal, se o ser humano nasce potencialmente bom ou mal, o que determina para qual lado irá pender essa balança?

Além disso, somos convidados a nos equilibrar na linha tênue da relação entre o bem e o mal e, ainda, contestar se não estariam ambos os lados dedicados a um mesmo propósito e somente fingindo duelar entre si, com o propósito de manter as aparências e sua própria autoridade e soberania, em uma batalha de egos que tem como palco o planeta Terra.

Em uma crítica ácida e bem humorada à sociedade no geral, os autores nos fazem refletir sobre como as crenças e a alienação caminham lado a lado, inclusive para retirar a humanidade daqueles que lhe convém.⁣

"Pode ser que ajude na compreensão das questões humanas ter uma noção clara de que a maioria dos grandes triunfos e tragédias da história é provocada não por pessoas sendo fundamentalmente boas ou más, mas por pessoas sendo fundamentalmente pessoas."

Outro ponto que merece destaque é a aparição dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse: Guerra, Fome, Poluição e Morte. Ou melhor, o quanto sua presença parece passar despercebida pela maior parte da humanidade, mesmo que estejam por toda parte. Essa invisibilidade os permite dominar diversos setores da sociedade, inclusive desencadeando vários acontecimentos que a humanidade acredita piamente estar sob controle. Até que ponto já não entregamos esse poder em mãos invisíveis, porém potencialmente letais, sem maiores questionamentos?⁣

Julia 24/08/2021

Acho que esse foi um dos raríssimos casos onde a adaptação não é pior que o livro, tbm não é melhor, mas é absurdamente igual. As cenas, os diálogos, tudo tudo.
E ambos são fantásticos, recomendo os dois principalmente pra quem gosta desse humor mais ?inglês? do neil gaiman pq esse livro é cheio dele, bem mais que outros.

Patty 21/08/2020

Inefável!
Good Omens conta a história do fim do mundo, que deve ocorrer no próximo sábado, porém, uma freira satanista um pouco distraída estraga a troca dos bebês ao entregar o Anticristo para o casal errado, o que pode ameaçar o Armagedom. E Aziraphale, um anjo dono de sebo nas horas vagas, e Crowley, um demônio, vão atrás do agora jovem Anticristo, pois ambos vivem entre humanos desde o princípio e não desejam que a guerra entre Céu e Inferno aconteça.
O livro apresenta de forma leve e bem-humorada como seria o fim da humanidade e usa a analogia com os quatro Cavaleiros do Apocalipse para mostrar que no fim das contas os humanos mesmos é que vão se autodestruir.
A leitura entretém e cativa ao mesmo tempo que gera uma reflexão sobre a poluição do meio-ambiente e a violência entre os homens.
Será que nossas ações são realmente inatas ou sofremos influências ocultas?
Independente da crença de cada um, com certeza a leitura vale para repensarmos nossas ações perante o mundo.

byanka 03/08/2021

sou apaixonada
eu já tinha assistido a série antes de ler o livro, e sinceramente eu gosto mais da série.

a historia é basicamente a mesma, o desenvolvimento dos personagens e top e eu gosto muitoo de cada um deles
porém eu acho que o livro as vezes deixa a leitura um pouco maçante e pesada. demorei mais de 1 mês pra acabar a leitura.
continuo amando good omens de todas as formas e to loucaaaa pra 2 temp da série.

crowley e aziraphale vcs tao no core

Synthia 15/01/2021

Meu retorno à leitura
Reli o livro porque tecnicamente li uma parte em 2019 e outra em 2020. Sendo assim, achei melhor reler antes de ver a segunda temporada da série. Começo dizendo que gostei do livro e isso não mudou, mas estou chocada de como pode ter sido ele a me tirar de um bloqueio de anos. Acho que foi a vontade de voltar a ler mesmo, porque pense em um livro arrastado. Revi a série também e acho que gosto dela um pouquinho mais. Não tem muita diferença, mas tem mais crescimento de personagens em minha opinião e é mais dinâmico.

mandz 10/06/2021

a série é melhor, mas o livro é ótimo
esse é um daqueles casos raros em que a série é melhor que o livro. a proposta da obra funcionou muito melhor na série porque o enredo pode ficar um pouco confuso no decorrer da história ? existe muito humor britânico, então algumas tiradas você vai ficar sem entender nada, e não há sinalização de quando se muda de cenário ou período.

mas a genialidade de Terry Pratchett e Neil Gaiman criou algo único, com um humor não exagerado em uma jornada cômica pelo Armageddon, e ainda sem deixar as críticas sutis (mas perceptíveis) de lado.

João 01/07/2021

Good omens (Belas maldições) - Neil Gaiman e Terry Pratchett
O livro é muito divertido! A história é bastante criativa, surpreendente e imprevisível.
Ironias e críticas sociais permeiam todo o enredo e isso torna a obra mais interessante e engraçada.
A linguagem é simples e de rápida leitura.
Lerei outros livros do Neil Gaiman e do Terry Pratchett em breve!

Glauciene.Barros 31/03/2020

Eu li esse livro direito??
Não sei o que houve. Acho que fui com muitas expectativas e me decepcionei. Vi a propaganda da série da Netflix na TV e pensei que poderia ser bom. Narrativa confusa e um pouco bagunçada. Eu demorei para acabar de ler esse livro e foi uma luta. Nada me cativava nele. Para mim, o livro não me cativa se eu tiver que voltar 5 páginas e ler de novo para entender o que estava acontecendo.

Os personagens principais são razoáveis, mas começaram a entrar outros personagens que eu não consegui ver razão para eles estarem na história, por não adicionarem nada de interessante ou necessário a ela. Decepcionante!!!
Tami 04/05/2020minha estante
esses personagens que apareciam aleatoriamente me confundiam demais.. eu ficava me perguntando se pulei alguma página sem perceber porque não fazia ideia de quem eram ahahahha

_limamanu 10/08/2020

A história é bem cômica e leve, muito boa. Não é pra se levar a sério!!!
Mas no livro ficou muito confusa, confesso que tive que assistir a série pra entender melhor.
Meu personagem preferido foi o Crowley, seu estilo de vida e seu jeitão preguiçoso
Adorei!!!!

Ana 18/07/2020

Marcante
É um livro que não se leva muito a sério, e essa é a melhor coisa dele.