Factfulness

Factfulness Hans Rosling

Resenhas - Factfulness

Rafa 18/01/2022

Indispensável
Rosling ressalta a importância do espírito crítico apontando o holofote diretamente para hábitos e crenças enraizados. Além disso, apresenta instrumentos que nos levam a pensar verazmente e de maneira lógica. Excelente leitura!

Marion 17/11/2020

Se atente aos fatos não à mídia
Eu queria muito saber a opinião do autor sobre os lockdowns dessa pandemia. Infelizmente não será possível. Excelente livro
Caio 08/01/2022minha estante
Qual lockdown? No brasil, nunca teve

Roger Ruiz 08/01/2022minha estante
ele disse que um dos 5 grandes riscos é alguma pandemia. Olhei a data do livro, 2019. Certeiro hein.

Naiara 02/01/2023

Ate onde estamos certos em achar que o mundo esta piorando ou melhorando se baseando em estatisticas?!
Nesse livro podemos ver um lado positivo de como as coisas estao evoluindo, é diferente pois a maioria das visoes sao lados pessimistas de como tudo esta ou pode ficar, é um livro onde o copo pode sempre estar meio cheio e isso me deixa mais animada..
Para mim nao foi um livro facil de ler, achei um pouco massante, porem nao é massante o tempo todo e tem momentos bem divertidos.
É uma boa leitura que mostra pontos de vistas diferentes e com otimas explicaçoes sobre o porque e como chegaram a essa conclusao.
Vale muito a pena ler..

Igor Almeida 26/12/2020

Visão de mundo
Creio que o objetivo da leitura de qualquer livro (exceto os técnicos), no fundo, possa ser resumido em uma frase: mudar a visão de mundo. Seja do ponto de vista (inter)pessoal, social, econômico, etc, sempre buscamos ver as coisas de um ângulo diferente. Não importa se o livro é de ficção ou de política, lemos um livro em busca da visão de mundo do autor; visão esta que talvez nunca seríamos capazes de desenvolver por conta própria, tendo em vista as diferentes experiências que cada um é capaz de vivenciar a depender da cidade em que vive, renda, temporalidade, etc. Pouco importa quem são os personagens de tal livro que foi lido há 10 anos, pouco importa lembrar a trama principal, o que realmente fica é o aprendizado geral; aprendizado esse na forma de paciência ou visão crítica, por exemplo, que já utilizamos no dia a dia sem perceber e, mesmo se quiséssemos, não seríamos capazes de resumir a história do livro que nos ensinou. O aprendizado simplesmente foi internalizado. Esse é o grande objetivo.

No entanto, Factufulness é o único livro que conheço cujo autor se propõe, desde o início, a escrever com o único objetivo de mudar a visão de mundo do leitor; já deixa isso claro na sinopse. E isso é feito sem ficção, sem história ou discurso moral, mas simplesmente mostrando dados estatísticos, mostrando que o resto do mundo não é a bolha em que vivemos, seja ela qual for. Utilizando exemplos (dados) simples e ao mesmo tempo abrangentes, traça um mundo (literalmente) muito mais real do que se supõe o senso comum adquirido da escola, televisão ou dos jornais. Fica a enorme recomendação.

Lorraine 07/02/2023

uma visão mais positiva do mundo
o livro nos apresenta fatos e dados que ajudam a ter uma visão mais positiva do mundo, além de convencer sobre a importância de se apegar aos fatos e evitar um olhar dramático e negativista. um bom livro para os ansiosos, assim como eu, que sentem dificuldade de olhar para a vida de forma mais leve.
Abiane.Streit 07/02/2023minha estante
Vou salvar aqui kkk do nada saio de um mundo lindo e perfeito pra um mundo caótico, vou ler esse!

David 15/12/2023

Os autores discutiram a ignorância de fatos em nível global, mas com insights que podem colaborar para a identificação de lacunas no conhecimento em âmbitos nacionais, comunitários e organizacionais. Essas lacunas têm impacto significativo em nossa capacidade de formar opiniões e tomar decisões de maneira informada.

Ao longo do livro somos encorajados a cultivar sentimentos de humildade e curiosidade, com finalidade de superar reações instintivas e adotar pensamento crítico. A maioria dos capítulos é dedicada à análise dos nossos instintos naturais, os quais, embora úteis, muitas vezes contribuem para a formação de visões de mundo distorcidas, que poderiam ser melhoradas se baseadas em fatos.

"Uma visão de mundo baseada em fatos é mais confortável. Gera menos estresse e desesperança do que a visão de mundo dramática, que simplesmente é negativa e aterrorizante demais.
Quando temos uma visão de mundo baseada em fatos, podemos perceber que o mundo não é tão ruim quanto parece - e podemos perceber o que precisamos fazer para continuar deixando-o melhor."

Considero uma leitura muito relevante, principalmente em tempos de polarização, onde os nossos instintos são frequentemente manipulados para moldar nossas percepções. A linguagem é simples, apesar de tratar de temas técnicos e apresentar dados estatísticos para reforçar e justificar argumentos. A lista dos instintos trabalhados no livro fornece uma boa ideia do seu conteúdo.

1. O instinto de separação
7. O instinto de destino
8. O instinto de perspectiva única
9. O instinto de culpar
10. O instinto de urgência

Finalizo com uma breve referência ao principal autor do livro:

Hans Roseling (1948 - 2017) foi um médico e pesquisador sueco, reconhecido por seus trabalhos em países africanos, bem como por seu papel como professor de Saúde Internacional no Instituto Karolinska, na Faculdade de Medicina de Estocolmo, Suécia. Além disso, atuou como consultor para a Organização Mundial da Saúde, Unicef e várias agências de auxílio, além de ser um dos fundadores da seção sueca de Médicos Sem Fronteiras. Roseling também produziu e apresentou três documentários da BBC: "The Joy of Stats", "Don't Panic - The Truth About Population" e "Don't Panic: How to End Poverty in 15 Years". Também ministrou palestras em instituições financeiras, empresas e organizações não governamentais, bem como suas duas palestras TED, que foram vistas mais de 35 milhões de vezes.

nalewbs 14/06/2020

Leitura obrigatória pro século XXI
Em tempos de notícias falsas e sensacionalismo, fica muito difícil não se deixar abater pelo fatalismo e pela ansiedade. Ainda mais agora, em plena quarentena, confesso que essas duas coisas têm me afetado com maior frequência. Por isso, fiz questão de ler Factfulness durante esse período.

Os objetivo principal do livro é que a gente adquirira o hábito de pautar nossas opiniões em fatos. Na capa, está escrito "informações como uma forma de terapia" e não tenho como discordar. Hans inicia o livro com um questionário disponível no site da Gapminder, que ele criou com Ola e Anna, sobre economia, saúde, escolaridade de meninas e etc. A ideia é que você teste seus conhecimentos sobre esse assunto. Pasmem: na maioria das questões, os chimpanzés, escolhendo uma das três alternativas aleatoriamente, se saem melhor que nós.

Nossa visão de mundo ainda é pautada em dados muito desatualizados e, com o fluxo de informações que chega até nós diariamente, como fazemos para processar tudo isso? Hans reúne alguns instintos com os quais devemos ter cuidado ao formarmos nossa opinião sobre saúde, cultura, economia, igualdade de gênero, dentre vários outros temas. Tais instintos correspondem aos capítulos de 1 a 10 (foto X), totalizando mais de 200 páginas.

A linguagem é acessível e, no meio de tantos dados e pesquisar, Hans compartilha várias de suas histórias como médico, professor e palestrante. Cada uma dá um tom de pessoalidade ao livro, o que torna a leitura mais leve do que se fossem dados, gráficos e pesquisas somente. Muitas de suas escolhas e vivências foram guiadas por esses instintos então, ao compartilhá-las, fica ainda mais fácil de refletirmos sobre o impacto desses instintos na nossa vida.

O fim do livro conta com uma parte dedicada ao factfulness na prática, suas regras e muitas referências e notas. Muitas mesmo! E com um epílogo emocionante.

Leitura obrigatória em tempos de pandemia, sensacionalismo, notícias falsas, fatalismo e sensacionalismo. Ah, também vale a pena acessarmos os sites da Gapminder e da DollarStreet.

site: https://www.gapminder.org/, https://www.gapminder.org/dollar-street/matrix

felipe.demattos.94 05/07/2022

Necessário para compreender nossa visão equivocada de mundo
O livro busca apresentar dados que desmentem nossa inclinação natural para o pessimismo. Sob o olhar de uma médico e pesquisador e através de dados devidamente analisados aprendemos que o mundo está melhorando, mesmo que em alguns lugares ainda esteja somente menos pior.
Contudo a ressalva vai para o título, que não passa exatamente a mensagem que o autor entrega no livro. O autor até explica que nossas percepções são formadas por dados do passado e que não as atualizamos, logo sempre julgamos o presente com esse olhar atrasado e isso não só distorce nosso julgamento como nossas projeções futuras.
O livro foca em analisar a questão do desenvolvimento sócio econômico (no que faz muito bem), contudo eu esperava um argumento mais amplo sobre não emitir opiniões infundadas, justamente porque nos dias de hoje todos tem opinião, e as expressam, sobre tudo.

Holmes 31/07/2020

Indispensável
Certamente um livro indispensável para 2020. Em conjunto com Sapiens e 21 Lições para o Século XXI de Yuval Harari, Factfulness escrito pela família Rosling seria um livro preparatório para esses outros dois livros fantásticos, moldando a atitude mental do leitor para absorver a essência dos fatos e dados que compõem o nosso mundo. Sem dúvida é uma luz para espantar a escuridão da ignorância humana. Leitura indispensável para os dias atuais!

Leonardo 03/01/2021

Como ter pensamento crítica baseado em fatos e dados estatísticos
“Caso queira ter mais conhecimento que um Chimpanzé escolhendo respostas de forma aleatória, leia este livro”.

Para iniciar, apesar de não ter influência no conteúdo, mas é um livro muito bonito, com vários gráficos de todos os tipos para ilustrar as pesquisas, eles são claros e muito eficazes para complementar as explicações.
Nos apresenta vários dados estatísticos relevantes provando que ao contrário da crença comum, o mundo está em constante evolução e se tornando cada vez melhor.
“Factfulness” nos abre a mente e incentiva a ter uma opinião crítica, baseada em fatos e não apenas em opinião popular e demais “achismos”, nos ensina a buscar a informação correta antes de compartilhar notícias manipuladas pela mídia, que passa as notícias de uma forma que vá impactar as pessoas para obter lucro.
Este livro foi escrito com o intuito de nos ensinar a analisar as notícias de uma forma mais fria, mais racional, deixando de lado as emoções e utilizando a razão e a lógica.
Apesar de ter vários números, dados estatísticos, gráficos, pesquisas, estudos, ao meu ver, foi uma leitura muito fluída e interessante, um livro muito bem escrito e fácil de ser lido.
Serve muito também para termos uma noção de que temos uma vida muito boa, como somos privilegiados, afinal, como é dito em uma parte, “se estamos lendo este livro significa que não estamos na miséria total”, nos ajuda a ter mais consciência de que apesar de tudo, vivemos em um país livre de guerras, com saneamento básico, hospitais, remédios, emprego, é muito útil para refletirmos sobre a vida que temos.
Tem várias perguntas durante o livro, as quais geralmente respondemos com enorme pessimismo, imaginando o pior da situação e quando o autor informa a resposta acaba nos surpreendendo (Inclusive, como o autor diz, “cuidado para não ter um aproveitamento inferior a um Chimpanzé” nas perguntas feitas por ele).
Informa o perigo de analisar as médias sem pesquisar de forma mais profunda com quem foram feitas as pesquisas, por quem foram feitas e em quais locais.
Para quem se encanta com números, estatísticas, gráficos e pesquisas bem fundamentadas será uma leitura muito eficaz.
O livro conta com aproximadamente umas 50 páginas só de fontes bibliográficas, comprovando que é um livro que tem embasamento nas informações que passa.

* Add: Livro fortemente recomendado por Bill Gates.

SPOILER ABAIXO:

Em resumo, “Factfulness” significa ter consciência de que recebemos muito mais informações pessimistas que otimistas, pois estas são as que vendem, por isso devemos ter um pensamento crítica e buscar mais informações em locais confiáveis antes de tirarmos conclusões precipitadas que nos causem desconforto emocional futuramente.

Início: 29-12-2020.
Conclusão: 03-01-2021.

Mss Violeta 30/05/2021

Necessário
Já sabia que o livro era bom porque ouvi críticas muito positivas, mas mesmo assim o livro surpreendeu.
Um livro sobre dados, sobre como não devemos nos informar apenas com a mídia, sobre como o mundo está sim progredindo e sobre esperança.
A leitura é rápida porque não só o assunto é interessante como a escrita é super cativante.
Fiquei arrasada em saber que o autor faleceu antes da publicação do livro, certamente suas analises sobre a pandemia seriam muito embasadas.
Recomendo a todos!!

Marcela.Sanchez 04/03/2021

Factfulness
"Quando temos uma visão de mundo baseada em fatos, podemos perceber que o mundo não é tão ruim quanto parece - e podemos perceber o que precisamos fazer para continuar deixando-o melhor"

Beatriz.Cruz 21/09/2020

A cura para pessimistas crônicos
Factfulness é um livro que ensina a pensar e a refletir sobre a realidade de uma maneira diferente. Hans Rosling é questionador e cético, um pensador crítico nato, contudo, não deixa de ser um grande otimista (e, como ele tenta provar, realista). Assim é seu modo de convencer o leitor: ser otimista, diante dos dados, é inevitável.

Acredito que algumas coisas tenham mudado no mundo pós-pandemia e após a influência que as mídias sociais tiveram nas eleições. Seria interessante uma atualização 2021 da maior parte dos gráficos que, ainda assim, provavelmente mostrarão uma tendência de progresso em todo mundo.

Saradamed 03/01/2022

Factfulness - uma obra imperdível
Uma obra de leitura obrigatória para todos no mundo. O que deveria estar sendo ensinado nas escolas. A sensação ao ler o livro é de estar sentado na sala de Hans Rosling conversando diretamente com ele e aprendendo todo o conhecimento de uma vida.
Cada momento vivido por ele e contado no livro nos transporta para aquele dado momento. Recomendo fortemente a leitura.
Informações como uma forma de terapia.

Madeira 20/11/2021

Inovador, inspirador e revolucionário
A última vez que li algo sobre o mundo ? estar melhor do que imaginamos foi em 2020, num livro do Peter H. Diamandis, intitulado ?Abundância: o futuro é melhor do que você imagina?. Mas FactFulNess consegue de forma enrobustecida, sobretudo com dados e argumentação sólida, ser ainda mais inovador, inspirador e revolucionário! Indubitavelmente, o melhor livro do ano, até aqui!
?Será que algum dia todos poderão ter uma visão de mundo baseada em fatos? Mudanças grandes são sempre difíceis de imaginar. Mas definitivamente é possível, e acredito que vai acontecer por duas razões simples. Primeira: uma visão de mundo baseada em fatos é um modo mais útil de se conduzir a vida, assim como um GPS preciso é mais útil para se deslocar por uma cidade. Segunda, e provavelmente mais importante: uma visão de mundo baseada em fatos é mais confortável. Gera menos estresse e desesperança do que a visão de mundo dramática, que simplesmente é negativa e aterrorizante demais.
Quando temos uma visão de mundo baseada em fatos, podemos perceber que o mundo não é tão ruim quanto parece ? e podemos perceber o que precisamos fazer para continuar deixando-o melhor.?